3 de setembro de 2010

Para lá das 24

Boa Noite! Seja bem-vindo a mais um Para lá das 24!


Já aqui falei por diversas vezes sobre redes sociais. Não querendo voltar a “bater na mesma tecla”, recentemente, houve algo que me intrigou.

Confesso que sou quase que “viciado” no Facebook e, como eu, há mais umas quantas pessoas por esse mundo fora. Aproveitando a potencialidade que esta rede social tem, as televisões apostam cada vez mais nela. Todavia, infelizmente, a televisão mais vista pelos português não lhe dá, quanto a mim, o devido uso.


Ora vejamos, que programas da RTP e SIC têm páginas oficias no Facebook? Só Visto, Verão Total, Projecto Moda, Laços de Sangue, Alta Definição, Fama-Show, entre tantos outros. E da TVI? Quantos são os formatos com página oficial? Que eu tenha detectado, quase nenhuns, exceptuando Morangos com Açúcar. Nem a própria TVI liga muito à página que detém.

Qual será, então o motivo pelo qual André Cerqueira e companhia não fazem o que em Carnaxide se tem feito, como se pode ver com a mais recente produção de ficção e criam estas páginas.

Tenho a certeza de que uma página oficial de Espírito Indomável ou Meu Amor seria um autêntico sucesso. Será que, a própria estação tem a ideia de que os seus programas são quase todos para sectores que não possuem redes sociais? Hoje em dia, nem isso é justificação! Até a minha avó tem Facebook!


Se houvesse custos directos com tudo isto, até se compreenderia, mas sendo elas totalmente gratuitas, é, definitivamente estranho. O departamento de Marketing está a falhar…

9 comentários:

TVI Blog disse...

LOL

Anônimo disse...

O Você na TV, TDJ, QQG, MCA,MAr de PAixão Têm facebook, os outros programas não sei.

Tiago Henriques disse...

Anónimo, das páginas que indica, apenas a de "Morangos com Açúcar" é oficial ;)

LM disse...

A página do QQG foi criada por fãs, mas neste momento já conta com a participação da própria Leonor Poeiras.

LM disse...

Mas sim, concordo que a TVI investe pouco neste tipo de redes sociais, tal como investe pouco em grafismo e design, o que demostra, a meu ver, um atraso em relação aos tempos que correm.

Tiago Henriques disse...

Pois, e neste momento é bastante importante que não se deixe ficar para trás... Não sabia dessa informação sobre a página do "Quem Quer Ganha" ;)

LM disse...

Eu também só fiquei a saber que o "Quem Quer Ganha" já tinha uma página no facebook e que a Leonor Poeiras participava nela quando a própria o anunciou numa das emissões, há uns dois ou três meses, salvo erro. Lembro-me que ela até disse que ia pedir ao criador da página a palavra-passe para poder passar a ser a administradora da mesma, mas não sei se isso chegou, de facto, a acontecer.

Honestamente, a impressão que eu tenho é que a TVI "parou" um pouco no tempo desde que descobriu a fórmula vencedora (a das novelas), talvez por, tal como o autor apontou, ter a consciência que não é o investimento nas redes sociais que vai fazer aumentar o interesse do público-alvo da programação habitual da estação. Mas numa altura em que os jovens cada vez mais se escapam para o cabo, para as séries da RTP2 e para a Internet, seria importante que o departamento de Marketing não descurasse esta forma de tornar o que se vê na TV mais próximo dos telespectadores. Afinal, é a própria TVI que se denomina "uma televisão feita por si", que é como quem diz, para nós, o que não deixa de ser um tanto ou quanto paradoxal ;)

LM disse...

Eu também só fiquei a saber que o "Quem Quer Ganha" já tinha uma página no facebook e que a Leonor Poeiras participava nela quando a própria o anunciou numa das emissões, há uns dois ou três meses, salvo erro. Lembro-me que ela até disse que ia pedir ao criador da página a palavra-passe para poder passar a ser a administradora da mesma, mas não sei se isso chegou, de facto, a acontecer.

Honestamente, a impressão que eu tenho é que a TVI "parou" um pouco no tempo desde que descobriu a fórmula vencedora (a das novelas), talvez por, tal como o autor apontou, ter a consciência que não é o investimento nas redes sociais que vai fazer aumentar o interesse do público-alvo da programação habitual da estação. Mas numa altura em que os jovens cada vez mais se escapam para o cabo, para as séries da RTP2 e para a Internet, seria importante que o departamento de Marketing não descurasse esta forma de tornar o que se vê na TV mais próximo dos telespectadores. Afinal, é a própria TVI que se denomina "uma televisão feita por si", que é como quem diz, para nós, o que não deixa de ser um tanto ou quanto paradoxal ;)

LM disse...

Peço desculpa pela repetição dos comentários, mas ocorreu um erro :S