4 de junho de 2011

Audimetria Semanal



Muito boa noite. Seja bem-vindo a mais uma edição da "Audimetria Semanal".


A semana que passou foi marcada pelos valores alcançados pelos programas que ocuparam o top dos mais vistos dos últimos dias. Por outras palavras, e à excepção de domingo, dia em que os "Globos" foram entregues, as novelas, os noticiários, os concursos, sofreram com o calor. Os dias quentes estão à porta, e a televisão já começa a ressentir-se com esse facto. Assim, desde segunda-feira, o programa com maior audiência média do dia não chegou à casa dos 13%.

Com as eleições à porta, a Informação não se destacou, acabando por ficar relegada para segundo plano.

No que toca a talk-shows, as posições mantiveram-se, tal como é habitual nesta rubrica. Por fim, e no que toca a "Perdidos na Tribo", de salientar que o programa da estação de Queluz de Baixo registou o resultado mais baixo de sempre.

Tudo isto, e muito mais, na "Audimetria Semanal"!


Manhãs (10:00 - 13:00)


Cristina Ferreira venceu mais uma vez a concorrência. Com ou sem Manuel Luís Goucha, a apresentadora conseguiu atingir melhores resultados que as duplas da concorrência. Por exemplo, no dia da criança, "Você na TV!" atingiu os 3,7% de audiência média e 37,8% de share. Com valores desta expressividade, Jorge Gabriel e Sónia Araújo ficaram em segundo lugar nos últimos sete dias, e Ana Marques e Júlia Pinheiro em último. Sem surpresas, estas manhãs...


Tardes (14:00 - 20:00)


Com os talk-shows da tarde sem grandes variações audiométricas, o "Tempo de Antena" acabou por condicionar os resultados dos conteúdos televisivos a partir das 19:00. Assim, e apesar de "Morangos com Açúcar" ter liderado, "O Preço Certo" permanecido em segundo lugar e "Ti Ti Ti" em terceiro, os seus valores não surpreenderam. Aliás, no caso da novela brasileira, os 3,6% de rating da última quita-feira provaram isso mesmo.
Quanto a "Portugal em Directo", Dina Aguiar não conseguiu alcançar a estabilidade já verificada noutros períodos. Na quinta-feira o resultado de 25,8% de share foi positivo, contudo não foi suficiente para colmatar as falhas dos restantes dias.

"Portugal no Coração" ficou fora dos mais vistos da RTP1, assim como a maior parte das prestações de "Boa Tarde". Destaque para a de segunda-feira, que chegou aos 24,8% de share. Fátima Lopes, apesar de não ter liderado, manteve o seu público fiel, com algumas metas importantes (quarta-feira esteve perto dos 25 pontos).

Ao nível das telenovelas, a disputa entre "Alma Gémea", "Ribeirão do Tempo e "Revelação" foi notória. Ainda assim, foi a segunda a grande vencedora das tardes. Mesmo com a produção da Globo a ultrapassar em alguns dias os 30% de share, foi a RTP1 que ficou com o título de líder. É caso para dizer que os portugueses não procuram apenas serviço público na estação do Estado...


Noite (21:00 - 00:00)


Com os cinco programas mais vistos dos últimos dias a corresponderem a "Remédio Santo", "Anjo Meu", "Laços de Sangue" e "Peso Pesado", o único aspecto a assinalar para além da vitória da TVI em horário nobre, foi o facto de os ratings obtidos terem sido significativamente inferiores aos de semanas anteriores. A única excepção pertenceu aos "Globos de Ouro" que, no domingo, se destacou. A XVI edição deste evento não desiludiu os telespectadores pelos resultados que alcançou. Se a "Passadeira Vermelha" ultrapassou os 14% de rating, a gala em sim chegou praticamente os 13%. Para trás, ficou o concurso da estação de Queluz de Baixo, "Perdidos na Tribo". O programa apresentado por Leonor Poeiras não foi além dos 11,7% de rating, o seu pior resultado desde que estreou.

Para além disso, de referir os valores de "Último a Sair", que mesmo não liderando tem mantido o seu público fiel. Apesar de, em alguns dias, cair a números pouco positivos, os 6,7% de audiência média obtidos na terça-feira significam a meu uma ligação dos portugueses a esta aposta da RTP1.

Por fim, de referir "Estado de Graça", que no dia de ontem alcançou 7,9% de rating e 23,3% de share.


Figura da semana


A estreia de "Amor É Um Sonho" não poderia ser esquecida na edição deste sábado da "Audimetria Semanal". Aquela que à partida seria uma minisérie da TVI com alguns episódios, passou a ser uma espécie de primeira e segunda parte de um programa de televisão. Porquê? Os 7,1% de audiência média e 26,9% de share acabaram por ditar este pobre destino. Afinal, esta nova aposta do canal da Media Capital foi ultrapassada por "Laços de Sangue". É caso para se questionar se compensa ou não substituir uma novela por este tipo de produtos ao nível das audiências.


Número da semana




31,2%


... foi o share alcançado pela última emissão de "Depois da Vida", que teve como convidada Mafalda Arnouth.


MMV - Minuto Mais Visto da Semana




O Minuto Mais Visto desta Semana pertenceu aos "Globos de Ouro". A edição deste ano obteve, às 23 horas e 14 minutos, cerca de 18,7% de rating e 58,4% de share. Em números absolutos quase um milhão e oitocentos mil telespectadores estavam sintonizados na SIC aquela hora. Em segundo lugar ficou o futebol da RTP1 e, em terceiro, a ficção da TVI.

Esqueceram-se de... Filipa Maló Franco!


Boa noite, seja bem vindo a mais um Esqueceram-se de Mim! Pronto para recordar?

Esta noite falo de uma actriz que se encontra desaparecida há quase dez anos da televisão e que muitos não conhecem pelo seu verdadeiro nome: Filipa Maló Franco. 
A actriz, que tem actualmente 19 anos, integrou um dos maiores sucessos da televisão portuguesa, contudo, sem aparecer, acabou por cair no esquecimento. Apesar disso, se recuarmos ao ano 2000, se nos lembrarmos da popular série da TVI ‘Super Pai’ e se falarmos na personagem Clarinha, fica bem evidente de quem falo.

A série ‘Super Pai’ foi o último trabalho de Filipa Maló, de quem não se soube mais nada desde então, no entanto, a actriz fez trabalhos em televisão durante os seus primeiros 10 anos, tendo começado em 1994, quando entrou na série ‘Trapos e Companhia’, da TVI, tinha na época dois anos.
Entrou nas novelas em 1996 (Vidas de Sal e Filhos do Vento, na RTP) e trabalhou desde então, ininterruptamente, até se afastar do pequeno ecrã em 2002, após o término das gravações de ‘Super Pai’.

Para além de actriz, a jovem emprestou ainda a voz a vários filmes da Disney e ainda ao filme japonês ‘A Viagem de Chihiro’. Actualmente não se é conhecido o motivo porque deixou de lado a representação, se por vontade própria, por imposição familiar e pela falta de convites para regressar a um lugar de onde nunca devia ter saído.

Sandra acusa dupla azul de "Peso Pesado"


Embora esteja de volta à Herdade Peso Pesado, a jovem falou com a imprensa, depois de ter sido expulsa na emissão do passado sábado, ao lado do ex-companheiro, João.


E, em declarações à Maria desta semana, tece duras críticas àquela que é uma das duplas favoritas à conquista do título de Peso Pesado. “Quem queria que saísse? O Ricardo, o Filipe ou os dois”, começa por dizer a actual parceira de Karen, acrescentando em seguida: “O Filipe não é, de todo, uma vítima. O Ricardo deita cá para fora tudo aquilo que pensa, o Filipe esconde e faz tudo pela calada”, explica.


A terminar, a jovem mostra-se feliz pela participação no programa: “Aprendi bastante e creio que isso será útil para mim durante o resto da minha vida. Vou fazer questão de pôr em prática tudo aquilo que sei em termos de alimentação e exercício”, conclui.


Quiosque: Maria

Paulo Futre contente com participação em "Laços de Sangue"


O sucesso daquele que é um “caso de estudo de marketing”, como o próprio se apelidou durante a XVI Gala dos Globos de Ouro, é mais do que muito e promete colar muitos “sócios” aos ecrãs da SIC.


É que, tal como lhe revelámos na quinta-feira, Paulo Futre terá uma curta participação na “novela da nossa gente”. É em entrevista ao Correio da Manhã que o ex-jogador de futebol se mostra agraciado com este convite.


“Em Espanha já tinha feito pequenas coisas, mas esta é a minha primeira experiência a sério na representação. Acho que vai ser incrível. Como vou fazer de mim mesmo, vai ser muito divertido.”, começa por dizer, acrescentando que esta será uma forma de promover o seu livro: Sim. Por um lado é, porque vou falar o idioma desportivo, por outro é claro que acaba por ser uma forma de falar do livro. Estamos a vender muito bem e eu quero que assim continue.”


Questionado sobre se vê a telenovela, Paulo Futre foi peremptório: “Sim. Vi vários episódios e sempre gostei. Não estava à espera de que isto acontecesse, mas fico contente, porque o elenco é muito bom.”, frisou.


A terminar, o antigo número 2 da lista de Dias Ferreira às eleições do Sporting fala sobre a duração desta experiência: Ainda não sei. Penso que devo começar depois do dia 13 deste mês e que vou gravar três ou quatro dias, mas não faço ideia de quantos episódios são.


Quiosque: Correio da Manhã

Esta noite...


.. mais uma edição da rubrica de audiências do Televisão-Opinião/TV Universo. Não pode perder, uma hora após o Esqueceram-se de Mim!

"Peso Pesado: A Pesagem" amanhã às 18h10


Depois de, na semana passada, ter sido emitida sábado à noite, devido à transmissão da XVI Gala dos Globos de Ouro no domingo, a pesagem desta semana irá para o ar no domingo à tarde, devido à emissão especial dedicada às eleições legislativas.


Ao que parece, a decisão de não seguir a mesma linha do passado prende-se com o facto de a RTP emitir esta noite, a partir das 21 horas o jogo Portugal vs Noruega, que “roubaria” muitos telespectadores à televisão de Carnaxide.

"Redenção" estreia a 11 de Junho


Com o final de O Amor é um Sonho reservado para esta noite, a terceira minissérie que a televisão de Queluz de Baixo preparou para os seus telespectadores chega aos ecrãs já na próxima semana.

A notícia foi confirmada na edição deste sábado do Jornal da Uma, que mostrou a apresentação à imprensa de Redenção, onde se podem ver várias declarações de alguns dos actores que fazem parte desta história.


Eis a sinopse:


Rogério Natal (António Capelo), é um empresário de sucesso sem escrúpulos, que subiu na vida à custa de muitas pessoas. Mulherengo e muito preocupado com a sua imagem, ultimamente sente-se em baixo de forma e acaba por se ver confrontado com o seu maior pesadelo ao ser diagnosticado com Parkinson. Decidido a pôr fim à sua própria vida, para não passar pelo sofrimento e degeneração da doença, tenta suicidar-se mais que uma vez mas sem sucesso até que percebe porque não consegue: é o seu “Anjo da Guarda”(Miguel Guilherme) que o tem impedido e lhe aparece, explicando que não vai conseguir pôr fim à sua vida enquanto não emendar muito do mal que fez para que a sua alma possa ir para o céu.


O Anjo tem uma lista de pessoas cujas vidas terá de melhorar antes de poder garantir esse lugar celestial e morrer em paz. O “anjo” avisa-o que a “concorrência” quer muito a alma dele “lá em baixo” e que ele não pense que vai ser fácil cumprir a missão que ele lhe está a confiar, porque não terá a vida facilitada e terá de enfrentar muitos obstáculos. Rogério tenta voltar à vida normal, tentando convencer-se que o “anjo” é apenas uma alucinação, mas, por via das dúvidas, começa a procurar a primeira pessoa que o Anjo lhe indicou da lista. Trata-se de Júlia (Carla Andrino), a noiva que há 30 anos atrás deixou no altar na sua terra natal. A partir desta primeira missão, que termina com uma lição de vida para Rogério, ele vai seguir à risca os nomes que o Anjo lhe vai entregando, mas não vai ser fácil cumprir as missões de que é encarregue, que incluem resolver alguns graves problemas sociais que a sua própria empresa é responsável, tudo isto mantendo o lado de missão “divina” escondido do seu sócio, amigos e conhecidos, que ao ver o comportamento fora de normal de Rogério começam a achar que enlouqueceu. O sócio tenta afastá-lo da empresa. Os poucos amigos que tem revelam-se falsos e oportunistas. Ao longo da sua missão irão suceder constantemente tentações nas mais variadas formas para lhe dificultar as tarefas. Será que Rogério se consegue redimir pelas boas acções com que tenta emendar os seus erros? E será tarde demais para reencontrar o amor?


Confira tudo, no próximo sábado, a partir das 23 horas, na TVI

Episódio Seguinte

Boa Tarde! Seja bem-vindo a mais um Episódio Seguinte!


Diana manda matar Eunice

Depois de voltar a agredir a mãe, quando esta descobre que, afinal, não está amnésica, a vilã vai voltar a fazer das suas. Tudo acontece depois de Eunice contar a Inês que quem a agrediu foi a irmã. Preocupada, a loira esconde a mãe na herdade dos Caldas Ribeiro, no Alentejo.


Algum tempo depois, através de Ricardo, a morena fica a saber onde está a progenitora e engendra um plano para que esta não a denuncie. Assim, contrata três homens para irem até à herdade assassinar Eunice.


Quando entra na cozinha, carregando uma saca que trouxe do quintal, Domingos é brutalmente agredido por três homens encapuzados. Um deles aponta-lhe uma arma à cabeça e pergunta-lhe onde está Eunice. O caseiro faz-se de desentendido e os capangas de Diana voltam a agredi-lo. Um deles diz que vai à procura da senhora pela casa, enquanto os outros continuam a espancá-lo.


Enquanto isso, Inês e a mãe estão sentadas no sofá da casa de Daniel, onde foram jantar. Eunice olha em volta com estranheza e, de repente, tem um momento de lucidez e diz: “Ela quer fazer-me mal”. A empresária questiona a mãe e esta recorda-se do momento em que a vilã a atacou na clínica. De seguida conta à filha porque motivo é que Diana lhe quer fazer mal.


Na herdade, e sem encontrarem Eunice, os bandidos vão-se embora. Domingos, brutalmente espancado ainda consegue ligar a Sandra e alerta-a do perigo. A alentejana informa Inês do sucedido e a namorada de João fica perplexa.


Com medo do que a irmã possa fazer, a loira decide ir-se embora, para que não vejam o seu carro e deixa a mãe aos cuidados de Sandra, totalmente trancadas na herdade dos Caldas Ribeiro.


Júlia descobre segredo de Mafalda

Sem aguentar mais a pressão, a esposa de José Carlos conta à vilã que não disse nada sobre Raquel ao marido, pois também ela tem um segredo. Posteriormente, explica que tem uma filha de uma relação anterior, mas que o apresentador não sabe de nada.


Júlia fica surpreendida e decide descobrir quem é a rapariga. Assim, no dia seguinte, vai à casa de Mafalda, onde toma conhecimento de que a filha da amiga é Diana. Calculista, não perde tempo e usa logo a informação em proveito próprio.


Deste modo, procura Raquel e comunica-lhe que vai conseguir separar José Carlos de Mafalda, pois descobriu um “podre” sobre esta. Em troca, quer que a maquinadora se separe de Miguel. Feliz, Raquel aceita a proposta.


CURTAS:


Em Morangos com Açúcar, pressionado por Carolina, Paulo dá uma oportunidade a Inês e Pedro e aceita a relação destes.


Em Remédio Santo, Aurora descobre, através de uma estrela luminosa, onde é que Helena aprisionou Gonçalo. Num momento verdadeiramente mágico, a jovem reencontra o amado e entrega-se a ele, perdendo a virgindade.


Em Anjo Meu, Joana Rita fica muito abatida ao verificar que Geraldo não quer saber dela e procuro apoio junto do padre Teodoro. Os dois acabam por ter um caso amoroso.


Em Araguaia, Max acusa Solano de ser o culpado do acidente de Vítor e Manuela segue Estela na mata.


Em Ti Ti Ti, Jacques e Ariclenes cortejam Jaqueline depois de esta ficar dona da marca de Leclair.


Quiosque: TV Guia, Maria, Telenovelas

Luís Lourenço em telefilme da TVI


Ausente dos ecrãs desde que deu vida ao irmão de Mariana Monteiro em Deixa Que te Leve, o actor já prepara o regresso à ficção da TVI.


É que, depois de participar em Perdidos na Tribo, Luís Lourenço vai integrar o elenco de um dos próximos telefilmes que o canal de Queluz de Baixo prepara para a rentrée televisiva, tal como adianta a Correio TV de hoje.


Recorde-se de que o actor não é o único dos participantes do doc-realyt a transitar para um telefilme da TVI. Mafalda Teixeira, Jorge Kapinha, José Carlos Pereira e a estreante Vera Ferreira também integrarão o elenco de um destes projectos da televisão de Queluz de Baixo.


Quiosque: Correio TV

O final de "Ricardo" de "Laços de Sangue"


Numa altura em que as gravações da “novela da nossa gente” estão já na recta final, vão surgindo os primeiros finais. E, para a personagem de Carlos Vieira está reservado um desfecho surpreendente, adianta a Telenovelas desta semana.


Cada vez mais louco por Diana (Joana Santos), Ricardo começa a entrar em desespero. E, num momento de loucura, o filho de Adelaide (Sofia Sá da Bandeira) e Gastão (Alexandre de Sousa) toma uma decisão impensável.


O gestor tenta assassinar a amada, mas, quando está prestes a disparar contra ela, aponta a arma para si próprio e solta o gatilho. O rapaz cai inanimado no chão, deixando a vilã aliviada por, mais uma vez, ter conseguido sobreviver.

A cena irá para o ar apenas na recta final da novela, em meados de Setembro e ainda não foi gravada.


Quiosque: Telenovelas

Gorda expulsa de "Último a Sair"



Numa gala que ocorreu excepcionalmente na noite passada ficámos a saber que foi a Gorda a escolhida pelos portugueses para abandonar a casa do Último a Sair. Depois de uma semana em que esteve muito activa a todos os níveis – alimentares, sexuais e de apoio – a jovem deixou a casa, ficando a salvo o concorrente Damião. Já Bruno Nogueira teve um acidente que o deixou incapacitado, após ter tentado dar um mortal e Luciana Abreu tenha sido responsável pelos primeiros socorros que permitiram partir a perna ao comediante.


Foi este também o programa em que Nuno Lopes fez uma participação especial, ficando por saber se regressará ou não em futuras galas, ou até mesmo entrando na casa, pois é claramente esse o seu desejo.

Momentos


Muito bom dia. A "seduzir" os portugueses a partir das 23h00 na TVI, Pedro Granger também já deu cartas na apresentação. Assim, e para além do "Ídolos", o profissional da estação de Queluz de Baixo conduziu um programa no TVI 24, despertando a "Rédea Solta" junto dos mais jovens. 
Recordamos hoje dois dos programas que lançaram o jovem para outras paragens para além da representação!


Fecho


Fechamos esta sexta-feira com mais uma crónica de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias. Bom fim de semana!

Coelhos da cartola

1. O programa estava mais ou menos traçado. De um lado, a força tradicional da RTP nas noites eleitorais. Do outro, a TVI, habitualmente forte nestes momentos, este ano com o plus de ter José Alberto Carvalho e Judite Sousa e a dupla António Vitorino-Marcelo Rebelo de Sousa. Ainda havia a SIC como alternativa. Com Ricardo Costa e Miguel Sousa Tavares. Até que Nuno Santos tirou dois coelhos da cartola. Na emissão de domingo, entre outros comentadores, a estação pública terá dois velhos rivais: Emídio Rangel e José Eduardo Moniz. Chapeau! É claro que não se sabe se ambos vão estar juntos, frente a frente ou lado a lado, ou em painéis diferentes, mas, para lá do peso específico de cada um deles, é uma grande jogada de marketing. E Nuno Santos já mostrou como é exímio nesse tabuleiro de xadrez.

2. À hora em que escrevo esta crónica ainda não sei que excitantes audiências terão os debates dos pequeninos (MEP contra todos, à razão de oito frente-a-frente), que RTP1, RTP2, SIC e TVI dividiram irmamente ontem à noite (a saga continua hoje). A decisão, imposta por uma Justiça absoluta e, portanto, cega, pode respeitar todos os cânones jurídicos. O juiz que decidiu pode ser profissionalmente o mais competente dos técnicos, mas, a decisão que as televisões foram obrigadas a acatar, é absurda. Se em Portugal, como noutros países do mundo democrático, concorressem a umas eleições 50 ou 60 partidos e movimentos, como se faria? É fácil perceber os argumentos do MEP e do PCTP (Garcia Pereira acabou por faltar aos debates), mas para ser levada a sério a Justiça tem de ter uma característica fundamental: bom senso. E foi essa que faltou.