30 de janeiro de 2011

O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana SIC
O programa matinal de Carnaxide é sem dúvida um fracasso. Não consegue fazer frente à concorrência e prejudica a SIC na sua média diária. Os responsáveis de Carnaxide devem estar ansiosos pela estreia em Março do novo programa da manhã conduzido por Júlia Pinheiro, a ver se a "rainha" consegue mexer com as manhãs e fazer uma mudança na fase negativa entre as 10h e as 13h, e torná-la uma fase positiva. "Companhia das Manhãs" ficou esta semana com menos 100 mil espectadores e cerca de menos 15% de share que "Você na TV", o que no período da manhã é uma grande diferença com muito menos espectadores a ver TV.

O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana RTP1
Fez precisamente ontem uma semana que terminou a quarta edição da "Operação Triunfo" na RTP1. Ficam saudades? Não! Poucos foram os que seguiram as galas apresentadas por Sílvia Alberto. Foram cerca de 620 mil espectadores fiéis e uma quota de share inferior a 20%, valores baixos para o dinheiro e dimensão do projecto. Poucos também serão os concorrentes que ficarão na memória dos portugueses, com a excepção de Bruno Correia (de longe o melhor concorrente), de Lia e de Diogo, já que o vencedor Jorge, para mim, cairá no esquecimento dos poucos que seguiram mais uma edição (derradeira?) da OT.

Melhor & Pior da Semana

Boa Noite! Depois de escolhido o melhor das televisões ao longo da semana, fique a saber o pior dos três canais televisivos entre as 21h e as 23h.

Pior da Semana TVI

É talvez o maior flop a nível da ficção nacional em Queluz de Baixo. E a culpa não é do elenco e suas interpretações, não é da história e do seu autor Rui Vilhena mas sim da TVI e da constante troca de horários que fez com "Sedução" já para não falar do corte de episódios que faz com que o público não tenha um seguimento lógico da trama. Por isso mesmo e agora às 23h30, a novela foi-se afundando desde segunda-feira chegando na quinta-feira, não conseguir sequer cativar 500 mil espectadores. O descontentamento de toda a produção é público, mas para mim esta não é uma novela feita para o público da TVI, e é pena, porque a par de "Laços de Sangue" é a melhor em exibição actualmente.

O Protagonista

Boa noite! Com estreia marcada para as 21:45, Portugal Tem Talento será apresentado por Bárbara Guimarães. Nesse sentido, é ela a grande Protagonista desta semana!


É já daqui a sensivelmente uma hora e quarenta e cinco minutos que Bárbara Guimarães dará a cara pelo "agora ou nunca" da sua carreira. Digam o que dizerem, a verdade é que a apresentadora da SIC está longe de atingir o sucesso de outrora. Ciente de tal realidade, a direcção de programas do canal de Pinto Balsemão decidiu dar-lhe uma oportunidade num programa que tem lançado vários talentos no mundo. Com uma vertente de competição, mas igualmente familiar pelas inúmeras histórias de vida que serão retratadas em Portugal tem Talento, Bárbara Guimarães terá de estar à altura deste projecto.

A verdade é que "depois da tempestade vem a bonança", e tal possibilidade poderá vir a acontecer. Porém, e se ela não se verificar? Sinceramente, imagino que a estreia de
Portugal tem Talento, por ter um lead-in de um jogo que incluí a equipa da Luz, de um noticiário que aos domingos tende a ser forte, e de uma reportagem sobre uma realidade turística que está a impor-se no mercado de viagens, obtenha 12% de rating e um lugar no top dos cinco programas mais vistos do dia. O grande problema será se isso não acontecer, se Portugal Tem Talento não captar a atenção dos portugueses. Por outras palavras, se estes continuaram iludidos com o Espírito Indomável da TVI.


A pergunta impõe-se: será que Bárbara Guimarães ainda tem talento para conduzir uma emissão sozinha? Sem duvida que a mulher de Manuel Maria Carrilho é uma boa comunicadora. Apesar de todos os seus clichés, consegue dar a cara por um programa e transmitir uma sensação de trabalho bem feito para os telespectadores. À excepção de M/F: Sarilhos em Caso, um projecto que procurava segurar o público de Salve-se Quem Puder, Bárbara Guimarães desenvolveu sempre um trabalho que tinha como marca de referência "bem realizado".
Assim, e depois da tentativa de entrar diariamente na casa dos portugueses com o programa que apresentava com Eduardo Madeira, a ideia da direcção de programa passa por voltar aos tempos de Família Superstar. Apesar deste formato e Portugal Tem Talento nada terem a ver em termos de variedade dos dotes dos concorrentes, a verdade é que se pretende fazer desta uma Bárbara Guimarães poderosa, que faça parte das grandes apostas da SIC para este ano. Com um programa em horário nobre, planeia-se alcançar um novo tempo de glória para a apresentadora. Será isso a acontecer nesta noite?



Independentemente da resposta, e mesmo tendo noção de todos os aspectos referidos por muitos dos que não apareciam Bárbara Guimarães, o objectivo deste programa será colocar miúdos e graúdos frente as ecrãs a acompanhar uma emissão conduzida por uma profissional qualificada. Assim, e se não fosse a estrela da SIC, seria outra qualquer que teria a responsabilidade de dar a cara pelos futuros resultados, e incluí-los no seu currículo. Resta neste sentido concluir o seguinte: é verdade que Bárbara Guimarães irá estar hoje numa "prova dos nove", mas também não é mentira que a ligação da estação de Carnaxide não é a melhor para com os telespectadores. Logo, e apesar dos números, é preciso ter cautela a quem atribuir as culpas na altura de analisar as audiências.




Jorge solidário com Diogo em "OT"


Ainda no rescaldo da final de Operação Triunfo, Jorge Roque, o vencedor, assumiu à Notícias TV que pediu desculpa a Diogo por não ter sido este o eleito dos portugueses. Segundo o ex-concorrente: "Pedi-lhe desculpa por ter vencido. Apesar de termos diferentes idades, diferentes aprendizagens, maneiras de cantar e estar na música, na minha opinião somos complementares. Ela também merecia a vitória". O natural de Portel demonstrou assim a sua solidariedade com Diogo Leite que, apesar de tudo, já se prepara para gravar um CD.
"Ainda não caí em mim", confessou à publicação do Diário de Notícias e Jornal de Notícias.

Quiosque: Notícias TV

Esta noite...


Saiba qual a personalidade destacada desta semana!
Às 22:00, entra em linha a segunda parte da rubrica O Melhor & Pior da Semana!

Andreia Dinis e José Fidalgo novamente juntos!

andreiadinis2

São dois dos actores exclusivos da SIC e foram um dos pares românticos de Perfeito Coração. Pouco mais de um ano depois, Andreia Dinis e José Fidalgo vão voltar a trabalhar juntos.


Embora não seja a protagonista de A Rainha da Sucata, a personagem da recém-mamã manterá um romance com Edu, vivido por José Fidalgo. E será um papel com bastante destaque, que prometerá fazer frente às personagens de Inês Castel-Branco, a heroína Maria do Carmo, e Cláudia Vieira, a vilã Laurinha Figueiroa.


Com o início das gravações agendado para meados de Março, dentro em breve deverá haver confirmações oficiais por parte dos responsáveis de Carnaxide.


Quiosque: Mariana

Pedro Carvalho e Patrícia Tavares par romântico em “Eclipse”!

pedrocarvalho2


Com as gravações a arrancarem já em meados de Março, mais novidades sobre a substituta de Espírito Indomável vão surgindo. A mais recente dá conta de um novo par romântico, formado por dois actores que nunca se cruzaram.

Depois da hilariante Dolores de Meu Amor, Patrícia Tavares dará vida a uma dondoca em Eclipse, tal como foi noticiado recentemente. Amiga intima da personagem de Margarida Marinho, esta “tia” vai atraiçoar Violante, segundo a edição desta semana da revista Mariana.


Tudo porque viverá uma intensa história de amor com o filho da amiga, papel destinado a Pedro Carvalho. O problema é que este romance não será bem-visto pelos restantes familiares e os dois apaixonados terão que lutar contra tudo e todos.

Resta saber se conseguirão ultrapassar todas as guerrinhas que à volta deles se formarão.


Quiosque: Mariana

TVI procura director de programas ideal!

cotrimfigueiredoandrecerqueira

Já passaram quase dois meses desde a saída de André Cerqueira da direcção de programas da estação de Queluz de Baixo, mas ainda não foi encontrado o seu sucessor. É em entrevista ao Diário de Notícias deste domingo que João Cotrim Figueiredo, director-geral da TVI, explica os motivos para ainda não ter sido anunciado nenhum nome.


"Não é fácil arranjar um director de Programas para um canal como o nosso. Para estes cargos, ou o nome encontrado preenche bem as funções ou então não vale a pena ter lá um nome que depois não corresponde ao que pretendemos", começa por dizer ao referido jornal, acrescentando em seguida: “Este compasso de espera tem a ver apenas com a necessidade de encontrar a pessoa certa."


E qual é então o perfil ideal para um responsável pela programação de Queluz de Baixo? Segundo Cotrim Figueiredo: "Essa pessoa tem de ter um conhecimento profundo do mercado português e uma personalidade que seja compatível com o posicionamento da TVI. Não há muitas pessoas com essas características. Nesse domínio, diria que o mercado é muito rarefeito", frisou.


No entanto, e embora continue a afirmar que gostaria de ter já um director de programas, o director-geral mostra-se despreocupado: "Se me perguntasse se eu preferia terjá director de Programas, obviamente que lhe digo que sim. Mas não estou muito preocupado por não ter. Prefiro ter a solução colegial que tenho neste momento do que ter um director de Programas que não fosse o director de Programas que interessa à TVI."


Prestes a terminar, João Cotrim Figueiredo desmentiu ainda a notícia que dava conta de que Filipe Terruta será o substituto de André Cerqueira: "O Filipe não vai ser director de Programas da TVI. Não houve qualquer nomeação nesse sentido, nem vai haver. O Filipe é director criativo e é natural que vá continuar, e até reforçar, a sua colaboração intensa com a Direcção de Programas. Isso vai acontecer com ele, como vai acontecer com outros directores desta casa".


A terminar, uma certeza: André Cerqueira não foi um “erro de casting”: "Não, foi, talvez, o homem certo na altura errada. O projecto de vida dele não encaixou nas funções que tinha", concluiu.


Quiosque: Diário de Notícias

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana SIC
Em dia de eleições presidenciais, houve sem dúvida um programa que se destacou na tabela de audiências. Estou a falar do magazine social "Fama Show" da SIC, que conseguiu um valor de cerca de 36% e quase 1 milhão de espectadores (foi mais visto que a emissão das Presidenciais do canal). Este registo deste dia do programa das 5 beldades da SIC, foi o segundo melhor desde a estreia do magazine em 2008. Ou seja, no domingo de eleições Presidenciais de 2011 o "Fama Show" alcançou o segundo melhor resultado desde que estreou, sinal que a renovação de "Só Visto" em nada atingiu a concorrência.

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana TVI
O regresso de "Casos da Vida" à antena da TVI é de se louvar apesar de serem histórias repetidas. Um produto da era Moniz que foi na altura um sucesso de audiências e que ao longo das últimas semanas tem sido o suficiente para a TVI poder liderar em pleno horário nobre após o final da "Casa dos Segredos". Os números têm sido bastante satisfatórios, se atendermos que se trata de uma repetição. Mais de 30% de share e cerca de 800 mil espectadores foi o suficiente, será que com a chegada hoje à noite de "Portugal Tem Talento" na SIC, estas repetições serão o suficiente até dia 20 de Fevereiro?

O Melhor & Pior da Semana

Olá Bom Dia! Seja bem-vindo a mais uma edição do "Melhor & Pior da Semana". As três primeiras escolhas estarão consigo entre as 10h e as 12h.



Melhor da Semana RTP1

Depois do regresso após o Verão, com uma nova imagem e novo cenário, o programa da tarde da RTP1 tem subido a nível audiométrico. O talk show apresentado por João Baião e Tânia Ribas de Oliveira conseguiu ao longo da semana ter uma média superior a 300 mil espectadores e conseguiu uma média de share bem favorável à estação pública. "Portugal no Coração" a concorrer directamente com "Boa Tarde" na SIC (que tem menos duração), que consegue bater por larga distância, já com Fátima Lopes e "A Tarde é Sua" na TVI, a luta tem sido taco a taco apesar que só se cruzam na emissão das 15h40 (já Fátima Lopes está no ar à cerca de 1 hora) até as 17h, mas mesmo assim "Portugal no Coração" tem dado alegria e alegrias às tardes da RTP1.

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.


Grandeza a pequenez

1 A Academia RTP, que ontem foi apresentada no Porto, é talvez a mais importante marca no relacionamento da televisão pública com a sociedade civil nas últimas largas décadas. E, reconheça-se, um projecto que na actual conjuntura, apenas a RTP, financiada com dinheiros públicos, podia desenvolver.


Na prática, a Academia significa que a RTP vai dar oportunidade a 100 estudantes universitários de poderem ter formação prática nas áreas da comunicação. Esta aproximação entre os profissionais e a sociedade civil, consubtanciada em projectos como este ou como, por exemplo, o Media Lab inaugurado pelo DN e JN no final do ano passado, são fundamentais para o crescimento de uma juventude mais atenta, mais culta, mais formada. É bom que os órgãos de comunicação, sejam eles públicos ou privados, não se demitam dessa função. Isso torná-los-á seguramente mais relevantes.


2 Nestas coisas, raramente há fumo sem fogo. Nas últimas semanas, tem havido insistência nas notícias de que o Porto Canal se transformará num canal de desporto, alegadamente propriedade de Emídio Rangel. O responsável do Porto Canal já veio desmentir as notícias, dizendo que não tem conhecimento de nada e que o recente reforço das características regionais no canal nortenho são para continuar. É, pois, neste ponto que estamos, mas os rumores são mais do que muitos. E a confirmarem-se, mais cedo ou mais tarde, é um novo sinal que o mercado português dá da sua pequenez. Depois do exemplo do CNL - Canal de Notícias de Lisboa e da NTV, a descontinuação do Porto Canal seria uma forte machadada dos que ainda acreditam que um país deste tamanho pode e deve ser regionalizado.