30 de janeiro de 2011

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.


Grandeza a pequenez

1 A Academia RTP, que ontem foi apresentada no Porto, é talvez a mais importante marca no relacionamento da televisão pública com a sociedade civil nas últimas largas décadas. E, reconheça-se, um projecto que na actual conjuntura, apenas a RTP, financiada com dinheiros públicos, podia desenvolver.


Na prática, a Academia significa que a RTP vai dar oportunidade a 100 estudantes universitários de poderem ter formação prática nas áreas da comunicação. Esta aproximação entre os profissionais e a sociedade civil, consubtanciada em projectos como este ou como, por exemplo, o Media Lab inaugurado pelo DN e JN no final do ano passado, são fundamentais para o crescimento de uma juventude mais atenta, mais culta, mais formada. É bom que os órgãos de comunicação, sejam eles públicos ou privados, não se demitam dessa função. Isso torná-los-á seguramente mais relevantes.


2 Nestas coisas, raramente há fumo sem fogo. Nas últimas semanas, tem havido insistência nas notícias de que o Porto Canal se transformará num canal de desporto, alegadamente propriedade de Emídio Rangel. O responsável do Porto Canal já veio desmentir as notícias, dizendo que não tem conhecimento de nada e que o recente reforço das características regionais no canal nortenho são para continuar. É, pois, neste ponto que estamos, mas os rumores são mais do que muitos. E a confirmarem-se, mais cedo ou mais tarde, é um novo sinal que o mercado português dá da sua pequenez. Depois do exemplo do CNL - Canal de Notícias de Lisboa e da NTV, a descontinuação do Porto Canal seria uma forte machadada dos que ainda acreditam que um país deste tamanho pode e deve ser regionalizado.


Nenhum comentário: