30 de maio de 2010

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana RTP1
O programa matinal da RTP está a dar cartas. Durante esta semana Praça da Alegria deixou para trás a concorrência, apesar de Você na TV! continuar bastante próximo, no 2º lugar. O programa tem mérito nos resultados mas não esqueçamos que está entre dois pesos pesados da informação da estação pública: Bom Dia Portugal e Jornal da Tarde.

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana TVI
A poucas semanas do campeonato do mundo de futebol, a TVI transmitiu esta semana o primeiro jogo de preparação da equipa de Carlos Queirós. O jogo em si foi morno, mas a TVI aqueceu com a selecção em antena. Com um share na casa dos 50% e um rating a tocar nos 2 milhões de pessoas a estação de Queluz venceu destacadamente o dia de Segunda-Feira.

O Melhor & Pior da Semana

Bem vindo à edição da noite de O Melhor & Pior da Semana.
Até bem perto da meia noite destacamos o melhor na televisão portuguesa!

Melhor da Semana SIC
Na sua recta final a novela portuguesa da SIC está a conseguir bons resultados. Durante a última semana conseguiu entrar no TOP 5 nacional todos os dias em que foi emitida, excepto na Segunda-Feira onde empatou com Sinais de Fogo partilhando o 5ºlugar. Parecendo que não, o logotipo com a identificação "últimos episódios" ajuda...

O Protagonista


Foi o patinho feio aquando da sua eleição como representante de Portugal no Festival da Eurovisão de 2010. Contra tudo e contra todos venceu as criticas, e procurou demonstrar que estava à altura de participar neste certame em Oslo. Com apenas dezoito anos, a vencedora de Família Superstar teve de superar os nervos, ultrapassar a energia negativa dos portugueses, e procurar brilhar na Eurovisão.

Para surpresa de muitos, não só conseguiu passar à final do Festival, como foi a quarta mais votada das dez que passaram a essa fase do concurso no dia 25 de Maio. Acredito veemente que nesse momento, no momento em que viu a bandeira portuguesa erguer-se do envelope, Filipa Azevedo se tenha considerado a pessoa mais feliz do mundo. Foi graças a ela, a Augusto Madureira, e aos votantes, que conseguiu passar à segunda fase do evento em causa.
Mesmo sabendo que muitos se opuseram à sua qualificação para representar o país na Eurovisão, esta rapariga de 18 anos, conseguiu que neste sábado, todos os portugueses ficassem do lado dela. Os resultados do Festival assim o comprovam. No dia de ontem, a final da Eurovisão foi o programa mais visto dia, com 13,3% de rating e 39,1% de share. Posso mesmo afirmar que Filipa Azevedo venceu a TVI, a SIC e tudo o que existia como obstáculo. Ela conseguiu algo que dada a conjuntura de Portugal parece cada vez mais difícil - chegar ao povo, uni-lo. E isso é de valorizar.


Os 43 pontos que a nossa representante conseguiu podem até não ter colocado Portugal numa melhor posição, mas pelo menos fomos representados. E para mim, como português, isso é mais importante que qualquer outra coisa. A Filipa esteve e está de parabéns, e merece sem dúvida ser a Protagonista desta semana.

Fecho



Boa noite. Seja bem-vindo a mais um Fecho. O de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.

Às 21:00, saiba quem é o Protagonista da semana, e a partir das 22:00 fique com o resto da rubrica O Melhor & Pior da Semana. De referir ainda neste Fecho que, durante esta semana, às 19:00, serão colocados algumas histórias que acabaram por não acontecer em Viver a Vida. Saiba tudo amanhã, às sete da tarde.

No teatro é boa sorte

Não foi um "palavrão", como a generalidade da imprensa noticiou, o que Carla Trafaria disse em directo no Bom Dia Portugal (RTP) de quinta-feira. "Merda" não é uma palavra bonita (é mesmo bastante feia, pela simplicidade e crueza), mas está aí por todo o lado, na linguagem das figuras públicas e na literatura, na televisão e mesmo em crónicas de jornal. Foi um erro? Certo. Carla Trafaria devia ter o cuidado, quando decide fazer apartes internos, de certificar-se de que a via está fechada - e, sobretudo, a régie do Bom Dia Portugal não devia nunca deixar uma via aberta para além da leitura de um pivot.

Mas o facto é que o lapso veio trazer ao mesmo tempo tempero ao Bom Dia Portugal, que tem dificuldade em evitar o cinzentismo numa manhã tão cheia de boas intenções como a da RTP, e uma certa dimensão humana ao jornalismo televisivo. Há vários anos que os pivots da estação pública o perceberam: a apresentação dos telejornais está demasiado automatizada - e, às vezes, é preciso humanizar o apresentador. José Rodrigues dos Santos pisca o olho para as câmaras. Alberta Marques Fernandes faz trejeitos com a esferográfica. Só que em ambos os casos a coisa resulta artificial.

O deslize de Carla Trafaria, pelo contrário, mostrou a milhares de espectadores que há um mundo a acontecer por detrás do Bom Dia Portugal - e que as pessoas desse mundo são iguaizinhas a nós. Nos dias que correm, e em que a actualidade (e a crise e os impostos e o tráfico de influências) parece cada vez mais distante, acaba por ser um momento especialmente terno ouvir um jornalista dizer "merda". Mesmo se não é bonito.

9 de Junho - Filipe dá o primeiro concerto

O primeiro concerto do vencedor da terceiro edição do Ídolos, ocorre já no dia 9 de Junho, quarta-feira, pelas 22:00, no Mercado Municipal de Santo Tirso.
A entrada é gratuita, e estão prometidas algumas surpresas, muita energia e diversão!

E a apresentadora de "Project Runway" é..

..Nayma Mingas. A modelo de origem angolana será a anfitriã do novo reality-show da RTP1. Contrariamente às expectativas de que Isabel Figueiras seria a escolhida, chegou à redacção do Televisão-Opinião que Nayma estará à frente deste programa.
Sem experiência na apresentação, a modelo confessou que o que a levou a fazer o casting para a condução de Project Runway foram os seus conhecimentos na área da moda: "Fiz o casting por se tratar de um programa ligado à área em que trabalho e que conheço bem. É verdade que nunca apresentei nenhum programa de televisão, mas pela consciência da minha inexperiência tenho feito a preparação necessária".

Quanto ao futuro na televisão, Nayma não tem grandes expectativas: "O futuro o determinará. Para já vejo-me apenas como uma iniciante que quer apenas fazer o melhor possível pelo programa para que os concorrentes tenham a máxima visibilidade".
De referir ainda que, tal como vai acontecer em Portugal, também na versão americana de Project Runway, Heidi Klum era uma estreante na apresentação.


O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana TVI
Em televisão o sucesso de uns é o insucesso de outros. Com o sucesso nesta semana de Praça da Alegria, Você na TV! é destacado negativamente.
Apesar de firmar o 2º lugar, à frente de Companhia das Manhãs, o programa de Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira perdeu a liderança sólida que detinha até então, dando assim o 1º lugar à Praça da Alegria. Com as manhãs mais fracas as contas diárias da TVI ficam assim mais ressentidas.

O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana RTP1
O concurso de horário nobre da RTP1 teve uma semana particularmente má. Com a ascensão de Perfeito Coração, Super Miúdos obteve shares bastantes baixos, sem nunca ultrapassar a fasquia dos 20%. Nem com o bom lead-in da semifinal do Festival Eurovisão da Canção, na Terça-Feira, o concurso de Sílvia Alberto conseguiu um bom resultado.

O Melhor & Pior da Semana

Domingo é dia de análise, com o Melhor & Pior da Semana.
Até às 12:00 fique com o pior de cada generalista nesta semana!

Pior da Semana SIC
A principal dor de cabeça de Nuno Santos foi finalmente de férias. E na última semana em exibição Nós Por Cá apenas reforçou a medida tomada pela direcção de programas de Carnaxide. De facto, 400 mil espectadores às 19h é muito pouco para este horário que é tão importante, já que antecede o horário nobre. Aguardemos se em Setembro o regresso do programa de Conceição Lino seja no mesmo formato ou já em forma de rúbrica no Jornal da Noite.

"As Notícias das Estrelas" termina hoje!

Depois de ter ganho uma segunda edição, que incluiu várias mudanças, entre as quais a de apresentadora, o programa do TVI 24 vai mesmo terminar. A decisão foi anunciada no próprio Facebook de As Notícias das Estrelas e apanhou toda a gente de surpresa.


Apesar de tudo, a despedida será em grande. Isto porque o formato terá hoje vários convidados especiais. Rita Pereira, que fez uma nova sessão fotográfica foi entrevistada, assim como Ivete Sangalo, que após a presença no Rock in Rio Lisboa fez questão de falar com os repórteres. Haverá ainda uma conversa com Marcelo Rebelo de Sousa, que regressou na passada semana ao canal de Queluz de Baixo.


Já sabe, não pode perder o último Notícias das Estrelas, quando os ponteiros do relógio marcarem 12h30, no TVI 24!