30 de maio de 2010

O Protagonista


Foi o patinho feio aquando da sua eleição como representante de Portugal no Festival da Eurovisão de 2010. Contra tudo e contra todos venceu as criticas, e procurou demonstrar que estava à altura de participar neste certame em Oslo. Com apenas dezoito anos, a vencedora de Família Superstar teve de superar os nervos, ultrapassar a energia negativa dos portugueses, e procurar brilhar na Eurovisão.

Para surpresa de muitos, não só conseguiu passar à final do Festival, como foi a quarta mais votada das dez que passaram a essa fase do concurso no dia 25 de Maio. Acredito veemente que nesse momento, no momento em que viu a bandeira portuguesa erguer-se do envelope, Filipa Azevedo se tenha considerado a pessoa mais feliz do mundo. Foi graças a ela, a Augusto Madureira, e aos votantes, que conseguiu passar à segunda fase do evento em causa.
Mesmo sabendo que muitos se opuseram à sua qualificação para representar o país na Eurovisão, esta rapariga de 18 anos, conseguiu que neste sábado, todos os portugueses ficassem do lado dela. Os resultados do Festival assim o comprovam. No dia de ontem, a final da Eurovisão foi o programa mais visto dia, com 13,3% de rating e 39,1% de share. Posso mesmo afirmar que Filipa Azevedo venceu a TVI, a SIC e tudo o que existia como obstáculo. Ela conseguiu algo que dada a conjuntura de Portugal parece cada vez mais difícil - chegar ao povo, uni-lo. E isso é de valorizar.


Os 43 pontos que a nossa representante conseguiu podem até não ter colocado Portugal numa melhor posição, mas pelo menos fomos representados. E para mim, como português, isso é mais importante que qualquer outra coisa. A Filipa esteve e está de parabéns, e merece sem dúvida ser a Protagonista desta semana.

Nenhum comentário: