28 de maio de 2009

Notícias

ERC reprova “Jornal Nacional” da TVI

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social considera que a TVI desrespeitou as normas ético-legais do jornalismo misturando factos e opinião no "Jornal Nacional".

Numa deliberação, a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) "reprova a actuação da TVI" e insta a estação a cumprir "de forma mais rigorosa o dever de rigor e isenção jornalísticas".

Os membros do conselho regulador consideraram que a TVI deve "demarcar 'claramente os factos da opinião'", como determina o Estatuto do Jornalista.

A ERC considera "verificada, à luz da análise efectuada, a possibilidade de a TVI ter posto em causa o respeito pela presunção de inocência dos visados nas notícias".

Entre 16 de Fevereiro e 30 de Março de 2009, deram entrada na ERC dez queixas contra as edições de 13 de Fevereiro, 30 de Janeiro e 01 e 27 de Março e outras edições não especificadas do "Jornal Nacional" da TVI, questionando o tratamento jornalístico de matérias que envolvem o primeiro-ministro e outros membros do Governo.

As queixas referem-se a peças jornalísticas emitidas no "Jornal Nacional-6ª", que é conduzido por Manuela Moura Guedes. Em apenas um caso, a edição transmitida a 01 de Março, não se refere a esse serviço noticioso, uma vez que era domingo.

Queixas com “cariz político”

Notificada pela ERC, a TVI defendeu-se referindo que "as queixas denotam um evidente cariz político e uma ausência total de conteúdo".

"Limitam-se [as queixas] a atacar a TVI e os seus profissionais de forma até insultuosa, sem apontarem um único lapso factual ou incorrecção que se tenha verificado no decurso do referido 'Jornal Nacional'", refere a deliberação hoje divulgada.

A TVI "repudia, veementemente, a acusação de parcialidade política", e "refuta as queixas, alegando que possuem teor e pendor político e considera-as uma tentativa de condicionamento da actividade jornalística e da liberdade editorial".

Na sua defesa, a estação "salienta que investigar em jornalismo é um exercício difícil e complexo, não isento de problemas e susceptível de gerar controvérsia, pela sua própria natureza" e "frisa que não foram formuladas acusações ou emitidas considerações".

A ERC sublinha que a deliberação refere-se apenas ao "Jornal Nacional" e não a qualquer jornalista que o apresente, já que o organismo regulador "não supervisiona os comportamentos individuais dos jornalistas", mas apenas as entidades que 'prossigam actividades de comunicação social'", ou seja, a TVI.

A deliberação da ERC foi aprovada com um voto contra, e quatro a favor, sendo que em dois destes foram apresentadas declarações de voto.

Fonte: Jornal de Notícias

Audimetria - 27/05/2009


Ontem o dia foi ganho pela RTP1. É verdade, a final da Liga dos Campeões entre o Barcelona e o Manchester United valeu a estação pública o programa mais visto do dia - 18,7% de ratio e 51,9% de share.
Este bom resultado repercutiu-se na segunda parte do Telejornal que ficou em terceiro lugar nos mais vistos do dia. Duelo Final acabou por subir, obtendo 7,5% de ratio e 19,5% de share.
A SIC foi a grande derrotada do dia. Basta dizer que Nós por Cá fez 3,7% de ratio e 13,2% de share, que Jornal da Noite obteve 7,3% de ratio e 19,5% de share (apesar de ter ficado à frente do Jornal Nacional) e que Malucos do Riso não passou dos 20% de share para se perceber o mau resultado.
Ontem na TVI Flor do Mar foi mais vista que Deixa que te Leve o que se justifica pelo facto de a segunda novela referida ter a concorrência forte do jogo. Quanto a Olhos nos Olhos conseguiu ser o quinto programa mais visto do dia com 33,9% de share.
Na RTP2 de referir que o Jornal 2 obteve 3,4% de ratio e 8,4% de share.


Audiências dos canais de informação:

SIC Notícias - Com uma média de 4,5% de share e 27,900 espectadores
RTP-N - Com uma média de 2,4% de share e 14,900 espectadores
TVI24 - Com uma média de 1,1% de share e 6,600 espectadores