30 de dezembro de 2010

O Protagonista do Ano - Dezembro



Se 2010 foi, por si só, um ano explosivo no que toca ao mundo televisivo, o último mês deste mesmo ano conseguiu surpreender ainda mais. Foi de rompante e contra todas as expectativas que, em meados deste mês, o Diário de Notícias e a sua revista semanal, Notícias TV, garantiram a transferência de Júlia Pinheiro da TVI para a SIC já no início de 2011. Seguiram-se vários rumores, inúmeras especulações, mas ninguém pode negar que este foi um fecho de ano com chave de ouro.

Júlia Pinheiro


Estávamos a 14 de Julho quando lhe noticiamos neste mesmo blogue e pela primeira vez o interesse da estação de Carnaxide em Júlia Pinheiro. Tinham passado apenas 10 dias depois da avassaladora saída de Fátima Lopes da SIC. Foi na conferência de imprensa de apresentação do programa À Procura de Um Sonho que Nuno Santos prometeu um contra-ataque por parte de Carnaxide depois de rumores que garantiam também a transferência de Gabriela Sobral, que acabou mesmo por se concretizar em Setembro.

A partir daí, as atenções focaram-se ainda mais na apresentadora de As Tardes da Júlia. Ainda para mais, depois das declarações da própria Júlia Pinheiro e dos responsáveis da SIC alimentarem ainda mais este caso. Em pleno início de rentrée, a apresentadora confidenciou à TV 7 Dias que via a SIC como a sua casa-mãe, enquanto Luís Marques afirmava, por sua vez, que as portas da SIC estavam abertas para a apresentadora.

Em Outubro, Júlia Pinheiro acabou por ser a escolhida para conduzir o reality-show, Secret Story. Talvez por isso, o assunto desta transferência perdeu algum fulgor a partir daí, já que com esta aposta clara na mulher de Rui Pego a possível transferência tornava-se também ela menos provável de vir a acontecer.


Mas Dezembro trouxe o renascimento das especulações à volta deste caso nas páginas da imprensa especializada. Depois de Júlia Pinheiro ter recusado ocupar o lugar deixado vago por André Cerqueira na direcção de programas da TVI, o Diário de Notícias noticiou que a segunda investida por parte da SIC, já com Gabriela Sobral nos comandos, estava a ser bem sucedida e no dia 9 de Dezembro chegou a garantia de que Júlia Pinheiro já havia assinado um pré-acordo com Carnaxide e a transferência estava prometida ocorrer mal terminasse a primeira edição do reality-show da TVI, ou seja, início de Janeiro.


Os dias seguintes apenas vieram confirmar a boa nova adiantada pelo DN. Várias fontes anónimas acrescentavam pormenores e desenvolvimentos deste caso.

Ao que tudo indica, Júlia Pinheiro tem reservado para si um lugar na direcção de programas de Carnaxide e, em simultâneo, irá ficar encarregue pelas manhãs da estação e ainda pela adaptação portuguesa do programa The Biggest Loser. A produtora de As Tardes da Júlia também confirmou a renovação das tardes da TVI a partir do próximo dia 3, já sem Júlia Pinheiro. Apenas os principais intervenientes neste processo (Júlia Pinheiro e as administrações da SIC e TVI) é que não se pronunciaram sobre aquela que já é considerada como uma das maiores transferências do ano, a par com a de Fátima Lopes, em Julho deste ano.

Frente a Frente


O sucesso da Casa dos Segredos deveu-se a vários aspectos: à saudade dos portugueses em voltar a contactar com um reality-show, ao leque de apresentadores, aos segredos que estavam em jogo e, acima de tudo, aos dezasseis concorrentes. A personalidade de cada um deles provocou intrigas, emoções, gargalhadas, discussões e também uma grande interactividade com os telespectadores da versão portuguesa de Secret Story. Chegou agora a vez de falar dos quatro grandes finalistas do concurso da TVI.

Seja bem-vindo ao último Frente a Frente de 2010!


Quando entrou na Casa, achei que fosse apenas mais uma. Na primeira noite, fiquei até com a ideia de que não conseguiria guardar o seu segredo e pensei mesmo que iria deitar tudo a perder e “denunciar” o seu namoro com Vítor.

Hoje, quase três meses depois percebo o quão estava enganado. Tomei noção de que, de facto, Ana Isabel é mesmo uma grande mulher. Uma jogadora nata, inteligente, uma guerreira. Tornou-se na minha concorrente favorita e é ela quem, no meu entender merece, mais do que ninguém, vencer Secret Story.


A estudante de direito foi a concorrente mais nomeada, aquela que mais inveja causou em vários colegas. Afinal de contas, quando não se tem medo de arriscar e quando se está mesmo empenhada no jogo acabam por suceder situações destas. Mais alguém reparou que poderia haver dois gémeos na casa? Alguém teve a coragem de ir tocar no botão dos segredos ao segundo dia (esqueçamos, claro está, a tentativa de Hugo F)? Não. Só Ana Isabel o poderia fazer, ela que é a típica mulher do norte.

Foi sempre uma grande jogadora, mesmo quando a tentaram deitar a abaixo. Não precisou de imunidades às nomeações, não teve medo de ir à barra e sempre se mostrou confiante, mesmo quando tudo a levava para um cenário contrário.

Para além de tudo isto, entrou com um segredo difícil e passou as passas do Algarve para o defender. Quando descoberto, pensou que poderia, finalmente, ter paz, mas não. Parece que tudo ficou ainda pior.

E o que fez Ana? Foi-se abaixo, mas levantou-se, claro. Não esperava outra reacção. A sua relação com Hugo F foi um dos grandes aliciantes para os portugueses, não tenho dúvidas, mas de uma coisa tenho certeza: ali se viu o companheirismo e amizade entre duas pessoas, mesmo que haja um jogo pelo meio.


Tentou sempre defender os seus, mesmo quando isso implicasse acabar por não “atacar” quem não gostava de si. Com a saída de Vítor, acabou por mostrar ainda melhor a excelente pessoa que é.

É por tudo isto, por me ter chamado a atenção, por ter ficado seu fã, que considero Ana Isabel a melhor concorrente de Secret Story, não só uma excelente jogadora, como também uma belíssima mulher, com uma capacidade exímia de cativar as pessoas. Por mim, ela já ganhou, agora é esperar que os portugueses a ajudem a levar para casa os 50 mil euros, mais doque merecidos por tudo o que passou dentro da Casa dos Segredos! Eu voto Ana Isabel, obviamente!

António foi um dos concorrentes que mais popularidade teve ao longo do concurso da TVI. Proveniente de uma cidade do Porto, o pastor foi apelidado como o novo "Zé Maria". Afinal, existem várias semelhanças entre o vencedor da primeira edição do Big Brother e o habitante de Baião. Tacanho, e à procura de uma namorada, não tenho dúvidas que António se fez passar por menos inteligente do que aquilo que realmente é. Utilizando a ingenuidade como a sua melhor arma, o concorrente conseguiu ganhar o carinho dos portugueses, da maioria dos colegas da casa e até da própria apresentadora, Júlia Pinheiro. Na posse de excelentes dotes de culinária, António fez as delícias dos seus colegas na casa mais vigiada do país. Na altura das nomeações, relembro-me da sua tristeza por ter sido um dos escolhidos para ir à barra. Com a expulsão de Hugo M., o concorrente suspirou de alívio, por ter tido a oportunidade de continuar no reality-show da TVI.


À procura de uma namorada, tal como referido, António esteve inicialmente de olho em Jade. No entanto, e como esta o rejeitou, na medida que não queria que os portugueses pensassem que se estaria a envolver com alguém por ser popular, o pastor acabou por recorrer à nomeação para se vingar. A jovem que participou num assaltou foi expulsa, e António virou-se para Vera. Tal como com Jade, as suas insistências foram muitas. Uma vez que Vera teve, numa missão, de convencer António de ser um melhor partido que a ex-concorrente que participou num assalto, a jovem de 19 acabou por reconhecer que o facto de o pastor se ter "apaixonado"foi culpa sua. Desta forma, Vera acabou por aceitar as investidas de António.



Em termos de carácter, sem dúvida que António não é o "sonso" que todos pensam. Caso contrário, os ex-concorrentes da Casa dos Segredos considera-lo-iam o vencedor do reality-show da estação de Queluz de Baixo. Por outro lado, a vingança a Jade demonstrou uma face de António que os portugueses de certo desconheciam.

As últimas informações dão conta que António não ficou muito contente com o facto de Renato ter passado informações a Vera, afirmando que esta teria uma boa imagem junto dos portugueses, significando isso uma possível vitória do concurso da TVI. A par desta confissão, o concorrente de Boião fez à contas à vida e viu que o seu primeiro lugar estaria em risco. Logicamente, tal situação leva-me a crer que António pensa que tem a vitória quase certa desde o início da Casa dos Segredos. Será?

Dia três de Outubro. Entre 16 concorrentes, que na verdade acabariam por ser 17, sobressaia um rapaz que tinha o típico ar de surfista. “Tudo na boa, bora curtir umas ondas e percorrer o país”. De seu nome Ivo da Silva, escondendo o segredo de obsessivo-compulsivo, cedo se ligou a Vasco Oliveira e a Daniela. No entanto, quis o destino que estes dois saíssem prematuramente da competição e o surfista virou-se para outras frentes.

Nunca passando despercebido, conseguindo sempre arranjar mexericos, mal-entendidos e polémicas, tornou-se numa espécie de líder de um dos grupos que se formou dentro da casa. Teve a sorte de ganhar imunidade na semana em que seria nomeado e só foi uma vez à barra, saindo ileso.

Com o avançar do jogo, provou toda a sua inteligência, que não posso deixar de gabar. Afinal de contas, a sua estratégia foi simplese eficaz: provocou guerrinhas enquanto ainda havia nomeações, tentou conquistar quem de direito, e, quando viu que a final já estava a caminho, começou a concentrar-se nos segredos e tornou-se no concorrente que mais segredos desvendou.

Mas há muito mais a dizer sobre Ivo! Ele que tem ar de rebelde, mas que, na verdade, é um menino triste. Sim, toda a sua história de vida é encantadora. Eu próprio me comovi com as lágrimas que derramou na noite de Natal. Gostei de perceber que, de facto, o surfista também tem sentimentos, também chora, também ri, também tem os seus momentos menos bons. É por isso, e por ter demonstrado na recta final do jogo o quão inteligente era, que passei a gostar dele. É claro que há muitas atitudes que condeno e não sei se será o mais justo vencedor, mas de uma coisa, Ivo está certo, mais do que não seja quando sair da Casa:tem cá fora à sua espera o perdão daquele que tanto ama, o seu pai. E, para além disso, um sem número de fãs que o adoram fervorosamente.


A pergunta à qual ainda não tenho resposta é: será que ele está preparado para tudo isto? Quase de certeza que sim! Acredito que terá um grande futuro pela frente e que, acima de tudo, aprendeu muitas lições durante estes três meses de “clausura”. Força, Ivo!

Deslumbrada pelos flashes da fama, Vera entrou no reality-show da TVI afirmando que a teimosia era uma das suas características. Por outro lado, a mania de que tudo o que é feito por ela, é bem feito, foi outra facetas que a jovem de 22 anos desvendou sobre si. "Sem limites", tal como afirmou na sua vt na primeira gala da Casa dos Segredos, a concorrente confessou que estava disposta a apaixonar-se no reality-show da estação de Queluz de Baixo.


Na versão portuguesa de Secret Story provocou muita polémica, e foram várias as discussões que desencadeou com Vítor. Sem dúvida que até à expulsão do funcionário público que o comportamento de Vera era mais agressivo, nervoso e, de certa forma, histérico. Sempre que discutia a jovem de 19 anos chegava a um ponto em que a sua voz se tornava irritante. Este foi aliás um dos defeitos que alguns dos ex-concorrentes apontaram a Vera.

Após a saída do companheiro de Ana Isabel, Vera acalmou. Talvez por isso tenha ganho a simpatia dos portugueses e dos restantes colegas da casa. A polémica sobre os amigos na Endemol que lhe facilitaram a entrada na Casa dos Segredos foi desviada pelo ambiente de felicidade que a jovem proporcionou à casa mais vigiada do país.

Nunca tendo sido nomeada pelos rapazes, Vera não chegou a saber qual a opinião dos portugueses em relação a si. Por outro lado, e apesar de várias vezes comentar o comportamento dos seus colegas com outros concorrentes, acabou por cair em graça pela maioria deles.

De salientar igualmente a sua relação com Ivo. Claramente atraída pela surfista, a jovem de Sintra tem demonstrado ao longo do últimos dias um grande carinho pelo seu colega. Apesar de não ser correspondida, e nunca admitindo o que sente, Vera tem continuado a desenvolver a sua amizade.

Se existem situações em que uma pessoa passa de "besta a bestial", Vera pode ser um grande exemplo. No inicio do concurso poucas eram as pessoas que a apontavam como possível vencedora da Casa dos Segredos, mas agora várias são as dúvidas se será mesmo Ana Isabel ou António a ficar com o primeiro lugar. Será que Vera conquistará a maior fatia dos votos no dia de amanhã? Teremos que esperar para saber!


Contamos agora com o seu voto! Afinal qual a opinião mais consistente deste especial do Frente a Frente?

Falar Televisão


Prognósticos

Com o aproximar de mais um novo ano, também nos aproximamos daquela que poderá ser uma nova era para a estação de Carnaxide. O ano de 2011 promete ser o ano de relançamento da SIC, que actualmente continua a atravessar uma pesada crise de resultados audimétricos, que se têm agravado substancialmente nas últimas semanas, relegando a estação de Nuno Santos e Luís Marques para o quarto lugar de entre as várias estações generalistas.

Mas nota-se que em 2011 a vontade é de mudar o actual panorama. A contratação de Gabriela Sobral trouxe uma mão cheia de novidades para Carnaxide. Manuela Moura Guedes para a informação, novos actores e novos autores para a ficção e, a cereja no topo do bolo, a contratação de Júlia Pinheiro prometida já a partir de Janeiro do próximo ano para assim tomar as rédeas de problemas crónicos do entretenimento da estação, tais como, o horário matinal.

Mas será esta estratégia, bastante próxima e semelhante à da TVI, completamente eficaz para oferecer de bandeja à SIC o primeiro lugar nas audiências em 2011? Sinceramente, não acredito que o seja. A concorrente TVI, e também a própria RTP1, são projectos já bastantes consolidados e enraizados nos telespectadores portugueses, ao contrário da SIC que, como se pode ver pela maioria dos seus resultados diários, se mostra ainda muito distante da total preferência das pessoas lá de casa.


Todos os profissionais que escolheram a SIC para trabalhar em 2011 têm que perceber que a corrida que irá começar em Janeiro irá iniciar-se bem lá do fundo e será precisa bastante persistência e (porque não) paciência para se conseguirem obter os primeiros resultados verdadeiramente satisfatórios e consistentes.

Para além disso, e tal como já referi, é preciso ter em atenção no rumo que se pretende dar à estação de Carnaxide. Porque a fórmula de sucesso da própria TVI começa a dar claros sinais de desgaste, e ao verificar-se uma (quase) cópia desse mesmo modelo por parte da SIC, o cenário não será certamente muito animador no futuro próximo e tudo poderá continuar no marasmo actual…

Fátima antecipa mudanças


Será no fim-de-semana que a TVI anunciará as novidades da grelha do início de 2011. A dias da primeira semana de Janeiro, foi através de Fátima Lopes que a estação de Queluz de Baixo fez chegar a mensagem que haverá novidades na próxima segunda-feira, dia 3.
Na despedida do programa, a apresentadora afirmou o seguinte: "Ano novo, vida nova. A partir de segunda-feira tenho novidades para si. Eu se fosse aos telespectadores ficava muito atento às emissões da TVI durante o fim-de-semana porque vai perceber o que vai acontecer a partir da próxima segunda-feira".

Ivo não é obsessivo-compulsivo!

ivo2


A veracidade dos segredos que fizeram parte do novo reality-show da TVI continua a ser abalada. A mais recente história prende-se com o segredo que Ivo guardava e que o fez perder todo o seu dinheiro para António.


É em entrevista à TV Mais desta semana que Miguel Almeida, amigo do concorrente, explica que foi a produção que escolheu o segredo do surfista: “Ele contou a sua história de vida e essa foi uma escolha da produção que não fez sentido. Sei que ele tem a mania das limpezas, mas é só isso”, frisou.


O amigo de Ivo garantiu ainda que este nunca fez qualquer tipo de terapia ou mediação, tratamentos habituais em pessoas com um transtorno obsessivo-compulsivo, até porque foi ao médico e nunca lhe foi diagnosticado qualquer tipo de transtorno.

Mais uma polémica que poderá vir dar azo a muito falatório…


Quiosque: TV Mais

“Laços de Sangue” de segunda a sábado em 2011!

Laos_de_sangue_oficial_thumb_medium372_209

Face ao sucesso que a história de Pedro Lopes tem alcançado junto do público, a SIC decidiu “dar-lhe” mais um dia de exibição.

A notícia é avançada pela página oficial no Facebook da telenovela, que garante que a partir de Janeiro Laços de Sangue irá para o ar de segunda-feira a sábado.

Uma prova de que a estação de Carnaxide continua a querer obter os melhores “lucros” com o investimento na ficção nacional.

Júlia Pinheiro mantem silêncio no último "As Tardes da Júlia"


Terminou há momentos aquela que foi, ao que tudo indica, a última edição de As Tardes da Júlia. Nos instantes finais do programa, e na derradeira despedida de Júlia Pinheiro das tardes da TVI, a apresentadora nada acrescentou às palavras finais habituais de cada programa, ao contrário do que a imprensa de hoje especulava.

Júlia Pinheiro limitou-se assim a marcar encontro com os telespectadores na gala final de Secret Story, que se realiza amanhã, na noite de passagem de ano e que será, essa sim, a última aparição da apresentadora nos ecrãs da TVI.

Cristina e Goucha apresentam “Uma Canção Para Ti”?

gouchacritininha

Júlia Pinheiro está de saída da TVI, logo não poderá ser ela a comandar a quarta edição do talent-show juvenil da estação de Queluz de Baixo. Ainda assim, e ao que tudo indica, voltará a ser uma dupla a apresentar o programa.


Manuel Luís Goucha deverá manter a posição que ocupou no passado e ao seu lado deverá ter a companheira de todas as manhãs, que é como quem diz, Cristina Ferreira. Embora ainda não seja oficial, a edição desta semana da revista Telenovelas da a informação como certa.


Apesar de tudo, resta esperar por confirmações por parte da TVI, até porque muito se tem especulado que Fátima Lopes ou Leonor Poeiras venham a ocupar o lugar deixado vago por Júlia Pinheiro.


Quiosque: Telenovelas

Esta noite...

...não, não está enganado! O Frente a Frente tem esta semana uma edição especial, na qual os concorrentes da Casa dos Concorrentes estarão em duelo! O Ponto M regressa em 2011!
Sintonize-se a partir das 21:00 ;)

Fala-se - 30/12/2010

Boa tarde! Nesta última quinta-feira de 2010 Fala-se de...

Pedro Lima

O actor da TVI, que participa em Espírito Indomável, confessou esta semana à TV Guia que, para chegar onde chegou, teve de fazer muitos sacrifícios. Na sua juventude, e para ser chamado para trabalhos de moda, Pedro Lima, para além do exercício que fazia, teve de se alimentar com o mínimo possível, de forma a estar "dentro das medidas".

"Fazia natação e era muito musculado. Na moda funciona-se muito com as peças de showroom, que, na altura, eram números abaixo dos que usava. Nada me servia. Isso, para mim, era frustrante, porque ia aos castings e não era escolhido. O que fiz? Alimentava-me de bolachas de água e sal, não tomava o pequeno almoço... fiz uma série de loucuras para perder peso e ficar com as medidas que todos queriam", explicou à revista.



Filomena Gonçalves

A actriz de Morangos com Açúcar, que interpreta Linda, a directora da escola S. Sebastião, está separada do presidente da Câmara Municipal de Santarém, Moita Flores.
Fonte próxima do Televisão-Opinião afirmou que esta situação já se arrasta desde o Verão, altura em que o também escritor foi acusado de traição. Foi este o atrito que acabou por motivar a separação do casal, levando a que a actriz saísse de casa.

Quiosque: TV Guia

Rui Vilhena satisfeito com "Sedução"


A TV Guia desta semana noticia a amizade existente entre Aguinaldo Silva e Rui Vilhena. Muito para além das audiências, ambos os autores apoiam-me mutuamente e trocam ideias sobre as suas vidas. "Somos muito amigos. Trocamos muitas ideias à mesa. Tentamos, cada vez que o Aguinaldo está por cá, ir a um restaurante diferente, que ele não conheça", confessou o autor da TVI. Rui Vilhena acrescentou ainda o seguinte: "Claro que trocamos ideias, mas não falamos de audiências. Falamos, na maior parte do tempo, sobre exposições, viagens que fizemos e coisas que gostamos de ver na televisão ou no cinema. Não fazemos disto reuniões de trabalho".

Sempre atento ao mercado brasileiro, o profissional de Queluz de Baixo não descarta a hipótese de vir a trabalhar no Brasil. Sabendo que os gostos dos telespectadores se alteram, Rui Vilhena confessa que tem um agente em terras de Vera Cruz. "Tenho um agente no Brasil, é verdade, mas não estou a pensar ir para lá agora", explicou.

Em relação a Sedução, o autor da TVI revela estar satisfeito com as audiências: "Para o horário que é, pelo drama que já passou, a novela é uma sobrevivente. Tem tido resultados muito bons. Não me queixo". Rui Vilhena refere ainda que nota a conquista de telespectadores pertencentes a diferentes faixas etárias, em relação a produções anteriores. "Acho que conquistei um público novo. Tenho sido abordado por pessoas que não viam novelas: jovens, homens, pessoas de classes mais elevadas. Por isso mesmo, não me vou preocupar. É natural que recupere com o fim de Casa dos Segredos", finalizou.

Quiosque: TV Guia

Júlia Pinheiro nas manhãs da SIC em Fevereiro!

juliasic_thumb_other374_279

É já a partir de segunda-feira que a apresentadora passa a ser, oficialmente, uma das novas caras da estação de Carnaxide. E, depois de três merecidas semanas de férias, regressará em grande e a um horário onde fez sucesso na sua primeira passagem pelo canal.


Tal como a imprensa vem anunciando ao longo dos últimos dias, Júlia Pinheiro deverá mesmo abraçar o novo programa matinal da SIC. Face ao pouco sucesso de Companhia das Manhãs, a estação de Carnaxide decidiu reformular o seu horário matutino e nada melhor do que a sua mais recente estrela para agarrar telespectadores.


Assim, e ao contrário do que já fora anunciado, o programa deverá estrear somente em Fevereiro, tal como anuncia o Diário de Notícias de hoje, apesar de “a data ainda não estar fechada”, tal como garante fonte do canal ao referido jornal.

Com este novo desafio, Júlia Pinheiro concorrerá directamente com os seus colegas de outros tempos, Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira. Será ela capaz de destronar a cada vez mais forte dupla da TVI, bem como os colegas da RTP Sónia Araújo e Jorge Gabriel?


A juntar a tudo isto, a comunicadora vai também exercer um cargo na direcção de programas da SIC, bem como dar a cara pela versão nacional de The Biggest Loser.


Quiosque: Diário de Notícias

Pedro Granger na SIC em Junho

pedrogranger1_thumb_other389_306

Depois de a Nova Gente ter lançado o rumor, parece que está cada vez mais certa a mudança do actor e apresentador para a estação de Carnaxide.


Embora ainda não haja confirmações oficiais, tudo indica que Pedro Granger siga o mesmo caminho que Maria João Bastos, que é como quem diz, que se mude para a SIC quando o contrato com a TVI terminar, bem como quando chegarem ao fim as gravações de Sedução.

A notícia é avançada pela edição desta semana da revista Mariana, que dá conta de que tudo acontecerá em meados de Maio, estando previsto que em Junho, o actor e apresentador faça já parte do núcleo de estrelas SIC.


Por confirmar está a presença de Pedro Granger na segunda edição de Secret Story, que deverá chegar a Queluz de Baixo em finais de Fevereiro ou no inicio de Março. É que, com a saída de Júlia Pinheiro, o programa poderá sofrer várias alterações…


Quiosque: Mariana

“Portugal tem Talento” chega a 30 de Janeiro

portugaltemtalento_thumb_medium421_193

Anunciado como o sucessor de Ídolos, o novo programa de entretenimento deverá chegar aos ecrãs da SIC no penúltimo dia de Janeiro.


Depois de inicialmente se ter especulado que não haveria qualquer intervalo entre um e outro formato, o Diário de Notícias de hoje garante que a estreia de Portugal tem Talento está já agendada para dia 30 de Janeiro.

Produzido pela Fremantle, o programa já foi emitido entre nós, então na RTP, com o nome de Aqui Há Talento. No entanto, o sucesso foi escasso e não teve direito a mais nenhuma temporada. Agora, com o êxito que o programa tem alcançado em Inglaterra, a SIC decidiu apostar nele.


Com a apresentação de Bárbara Guimarães, que regressa aos ecrãs três meses depois de ter sido mãe pela segunda vez, Portugal tem Talento durará até ao dia 10 de Abril, segundo adianta a referida publicação e terá cinco emissões iniciais previamente gravadas, onde serão mostrados os castings. As restantes galas já serão em directo, a partir do mesmo estúdio em que foi feito o Ídolos, e serão semifinais e finais. Vários profissionais de diferentes áreas do mundo do espectáculo já se inscreveram e prometem provar que há muito talento no nosso país.


Por definir está ainda o grupo de jurados, que no passado foi composto por Sílvia Rizzo, Paulo Dias e Joaquim Monchique. Em cima da mesa, segundo o DN está o nome do encenador Ricardo Pais, que nos últimos tempos tem trabalhado com o Teatro Nacional de São João, no Porto. Apesar de tudo, ainda não há confirmações e os restantes nomes continuam “no segredo dos deuses”.

Resta aguardar pelos próximos dias, quando deverão surgir novos pormenores sobre Portugal tem Talento!


Quiosque: Diário de Notícias

Irá Júlia Pinheiro despedir-se dos telespectadores?

julia_as_tardes

Três anos depois de ter revolucionado as tardes da estação de Queluz de Baixo, As Tardes da Júlia chegam hoje ao fim. O motivo é simples: a sua apresentadora está de partida para a concorrência.


Numa altura em que é tempo de despedidas, a pergunta que se coloca é: “será que Júlia Pinheiro se vai despedir do seu público?” E a resposta não é tão simples quanto parece, embora dependa apenas e só da apresentadora, tal como garante uma fonte da TVI ao Diário de Notícias de hoje: “"A iniciativa terá de partir dela. Será um momento apenas da Júlia. Se quiser despedir-se das pessoas, poderá fazê-lo".


Ainda assim, e embora seja a última, esta “será uma emissão normal, igual a tantas outras e com a mesma emoção", garante a mesma fonte, deixando escapar que no final, a comunicadora vai "receber beijinhos e muitos abraços". Quer isto então dizer que não haverá espaço para vídeos com os melhores momentos do programa.


A partir de segunda-feira, há uma nova vida para os lados de Queluz de Baixo e Fátima Lopes regressa a um horário que bem conhece com A Tarde é Sua. Um formato bastante semelhante ao antecessor, que marca o regresso da apresentadora aos formatos que bem conhece. Conseguirá ela fazer esquecer Júlia Pinheiro?


Quiosque: Diário de Notícias

Revista de Imprensa - 30/12/2010

Bom dia. Seja bem-vindo à penúltima Revista de Imprensa de 2010!

Martim ou Sandra: quem será o próximo "Ídolo" de Portugal?

Foi no último domingo que ficámos a saber quais os dois finalistas que amanhã lutarão pela vitória no talent-show de Carnaxide. Depois de uma grande defesa por parte dos jurados para Carolina Deslandes e Sandra Pereira marcarem presença na final do "Ídolos", os portugueses acabaram por trocar as voltas ao quarteto liderado por Moura dos Santos, dando a Martim Vicente o lugar na gala de 31 de Dezembro. Segundo a TV Guia desta semana, o nervosismo da jovem de 19 anos poderá ter sido a principal razão pelo facto de os telespectadores não terem votado tanto em si. Quem o defende é Roberta Medina, que afirma que a continuação de Carolina Deslandes no "Ídolos" terminou "por causa do nervosismo que mostrou durante as actuações".

No vox-pop que a referida publicação faz sobre o possível vencedor do concurso da SIC, Sandra Pereira é a eleita pelos inquiridos. Nas sondagens presentes em vários blogs e sites, é igualmente ela a preferida para se tornar o próximo "Ídolo" de Portugal. Um desejo bastante defendido por Manuel Moura dos Santos, que ambiciona uma vitória de uma mulher na quarta temporada do talent-show de Carnaxide, tal como referido anteriormente.

Também Carolina Deslandes prefere que seja a sua colega a vencer o "Ídolos", na medida que não foi apenas a que mais surpreendeu ao longo das galas, como a que teve um percurso mais estável no programa. Resta então esperar por amanhã e, mais concretamente, pelas doze badaladas de 2o11, para ficarmos a conhecer qual o próximo "Ídolo" de Portugal.

Os trabalhadores da passagem de ano

O última dia do ano é normalmente sinónimo de trabalho para algumas figuras televisivas. Em 2010, Júlia Pinheiro, Leonor Poeiras ou Pedro Granger, são três dos lesados que estarão em directo, a apresentar a "Casa dos Segredos", longe das suas famílias. Também Marisa Cruz irá trabalhar na noite de passagem de ano. A apresentar os números da sorte aos portugueses, a profissional de Queluz de Baixo confessa que já não é a primeira vez que passará o 31 de Dezembro numa viagem de carro: "Saio às 21:00 da TVI e sei que vou chegar a casa depois da meia-noite. Há cinco, seis anos aconteceu-me a mesma coisa. Nessa altura, acho que permaneci em Lisboa, mas desta vez vou-me fazer à estrada para o Porto".
Já Cláudia Vieira e João Manzarra, tal como é sabido, estarão a conduzir a finalíssima do "Ídolos" em Albufeira. É lá que se irá desvendar o vencedor do talent-show da SIC para todo o Portugal. Herman José, que já gravou a gala de fim-de-ano da estação pública, marcará presença em Guimarães, para um espectáculo ao vivo: "Vou com o meu conjunto. Adoro trabalhar nas épocas festivas, principalmente no Norte, onde estão os meus maiores clientes".

Também na informação muitos são os jornalistas que terão de passar a noite de fim de ano a trabalhar. É o caso de Pedro Mourinho, que irá dar a cara pela SIC Notícias, Cristina Esteves, pela RTPN e Lara Santos, pela TVI 24.

Citação do dia:

"Por respeito à mulher, nunca quis aparecer ao lado dele (Pinto da Costa). Eu respeitava-o".

Andreia Leal



Destaque do dia:

Com o final do ano, é altura de fazer contas aos grandes marcos televisivos do ano. A TV Guia fez a sua análise, e a RTP foi eleita a estação de 2010. O facto de o canal do Estado ter ganho terreno à SIC e aproximado-se da TVI, assim como o crescimento da Praça da Alegria e Portugal no Coração, e os bons resultados da informação, são alguns dos aspectos destacados pela publicação da Confina para tal nomeação.


Quiosque: TV Guia

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.

Limites e possibilidades


1. Diz Rui Unas que passa "serões mais divertidos" a navegar no YouTube do que a ver televisão. Não é de estranhar: Unas é um criativo, para além de um homem inteligente - e, naturalmente, a oferta televisiva existente em Portugal não lhe chega como estímulo à criatividade. Mal de todos nós, aliás, se dependêssemos da TV actual para o nosso consumo diário de cultura pop.


Acontece que o YouTube e a televisão, ao contrário do que sugere Unas, não são comparáveis. O YouTube permitiu-nos perceber melhor as limitações e as potencialidades da televisão convencional (mesmo entendendo já a televisão temática e/ou codificada como "convencional"), mas não é sequer um modelo alternativo de televisão. O YouTube pura e simplesmente não é televisão.


Televisão pressupõe alinhamento. Se nós violamos o(s) alinhamento(s) existente(s), o mais provável é que façamos bem. Mas, ainda assim, o(s) alinhamento(s) não deixa(m) de existir. Já o YouTube não passa, para já, de um mero repositório de fragmentos. Para sobreviver, a TV terá de facto de encontrar os seus próprios modelos de reposição, como de resto já vem fazendo. Mas ser capaz de "programar" esses fragmentos permanece essencial.


2. Não deixa de envaidecer-me o facto de Azeredo Lopes, presidente da ERC, ter dedicado à minha crónica de dia 26 ('Polícia' do Bom Gosto) um texto do tamanho daquele que publicou no seu blogue, Vai e Vem (www.vaievem.wordpress.com). Não vou discutir o conteúdo do mesmo, mas sempre quero registar uma curiosidade. Começa Azeredo Lopes o seu extenso texto com: "Habituei-me a apreciar as crónicas de Joel Neto no DN." Só faltou acrescentar: "Até ao dia em que ele me criticou a mim."