18 de agosto de 2009

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma rubrica de Joel Neto retirada do Diário de Notícias:

Do céu cai uma estrela

Está encontrada a primeira estrela da nova temporada televisiva: Jorge Jesus. Em ano de depressão, já se sabe, é assim: viramo-nos para o Benfica (como reconheceu um dia o sportinguista Durão Barroso). Ora, este ano não há só depressão: há epidemia de gripe também. Portugal, aparentemente, precisa mesmo do Benfica. E o Benfica fez a primeira parte da tarefa: contratou treinador e uma série de jogadores novos.

Jornais, rádios e sites passaram a tratá-lo como se de um imperativo nacional se tratasse. Como se fosse a selecção. E as televisões, naturalmente, fizeram o mesmo. Com ou sem o directo do Benfica-Marítimo, não houve estação que não dedicasse ao jogo deste domingo pelo menos um debate e três ou quatro "vivos" antes, mais outro debate e três ou quatro "vivos" depois. Quem chegasse no fim-de-semana a Portugal, não percebia só que os jornalistas são maioritariamente do Benfica: percebia que os portugueses o são também.

No fim, e como as coisas não correram bem, foi preciso varrer as frustrações para algum lado. Pagou o árbitro - e, se fora caixa de ressonância da euforia original, a televisão tinha necessariamente de ser amplificador desse ajuste de contas também.São as regras do jogo. Mas vale a pena conferir se o Benfica de Jesus tem mesmo arcaboiço para levar a nossa retoma anímica às costas. Se não tiver, vamos passar o ano a crucificar árbitros - e no fim, não restando mais árbitros, crucificaremos a nossa nova estrela.


Às 00:05 não perca o Para lá das 24..


Outras audiências

19:00 - 20:00

Morangos com Açúcar - 6,7% de rat e 32,4% de share
O Preço Certo - 4,6% de rat e 22,3% de share
Não há Crise! - 3,3% de rat e 15,7% de share

20:00 - 21:00

Jornal Nacional - 8,3% de rat e 28,3% de share
Telejornal - 8,0% de rat e 28% de share

21:00 - 01:00

Cenas do Casamento - 7,5% de rat e 24,2% de share
Conta-me como Foi - 4,9% de rat e 17,5% de share
Caminho das Índias - 5,4% de rat e 24% de share
A Minha Família - 4,5% de rat e 15,2% de share
Dr. House - 3,9% de rat e 27,3% de share
CSI Miami - 2,6% de rat e 22,6% de share

Fonte: A Minha TV

Um ano amargo para a estações de televisão norte-americanas

Um ano amargo para as estaçõesde televisão norte-americanas

22% foi quanto caíram os lucros das principais estações de televisão americanas na venda de tempo para anúncios publicitários

Com a rentrée televisiva prestes a começar já em Setembro, as grandes estações de televisão dos Estados Unidos registam uma quebra muito acentuada nas receitas relativas à venda do seu tempo para anúncios publicitários. A temporada 2009/2010 está já a ser denominada de " a mais amarga dos últimos anos" pelas revistas ameri- canas da especialidade.

Os lucros obtidos por estações como a FOX, a ABC, a CBS, ou NBC na venda de tempo televisivo aos anunciantes diminuíram cerca de 22% relativamente ao ano anterior.

Segundo a revista Newsweek dois factores contribuíram para este declínio: por um lado, o impacto já esperado que a crise económica e financeira está a ter no mercado publicitário. Por outro, o facto de as estações televisivas terem retido uma parte significativa do tempo de que dispõem para publicidade, na expectativa da chegada de melhores dias para voltar a negociar. Os tempos televisivos que, para já, ficaram fora do mercado são sobretudo os relativos ao prime-time, precisamente aqueles susceptíveis de vir a gerar mais lucros.

A desestabilização que a crise provocou nas relações entre estações de televisão e anunciantes levou a que cada unidade de tempo televisivo fosse negociada por um valor muito mais baixo do que o habitual. Apesar do secretismo que tem envolvido estas negociações, fala-se numa diminuição dos preços da unidade de tempo televisivo entre 1% e 7% em relação à temporada anterior, 2008/2009.

Apesar do panorama sombrio, algumas estações de televisão estão confiantes em que, no primeiro semestre do próximo ano, a situação venha a melhorar devido, sobretudo, ao aumento da publicidade da indústria farmacêutica, das cadeias de fast food e das telecomunicações.

O director da CBS já veio lembrar que um início difícil não é uma fatalidade e que, por vezes, basta entrar um grande anunciante para salvar toda a temporada.

Fonte: Diário de Notícias

Audimetria - 17/08/2009


Bom dia. Ontem a TVI voltou à liderança com 26% de share. A RTP1 ficou em segundo lugar com uma curta distância entre a Cabo (0,4%) e a SIC (0,7%).
O programa mais visto foi a novela Sentimentos, 11,4% de rat, seguida da Deixa que te Leve, 11,3%. Flor do Mar ultrapassou os 40% de share.
Salve-se quem Puder foi o programa mais visto da SIC com 9,6% de rat e 28% de share.
O noticiário mais visto pertenceu igualmente à estação de Carnaxide com 8,8% de rat e 29,8% de share.
Jogo Duplo foi o que mais audiência teve na estação pública - 8,8% de rat e 26% de share.

Mais informações mais logo.