Mostrando postagens com marcador Festival da Canção. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Festival da Canção. Mostrar todas as postagens

20 de maio de 2011

Revista de Imprensa 20/05/2011



Sexta-feira, 20 de Maio. A Revista de Imprensa desta manhã!

 

Homens da Luta prometem voltar ao Festival da Canção em 2012


Chegou no passado domingo ao aeroporto de Lisboa a comitiva que este ano representou Portugal no Festival Eurovisão da Canção. Apesar da pesada derrota sofrida no palco de Düsseldorf, os Homens da Luta, representantes nacionais na edição deste ano, mostraram-se bastante animados neste mesmo regresso.

Jel, o vocalista da banda, fez um balanço positivo das duas semanas passadas na Alemanha e justificou os maus resultados com a descontextualização dos Homens da Luta com o próprio Festival da Eurovisão: “Sempre dissemos que ninguém nos tirava o último lugar. Estávamos completamente fora do que era a Eurovisão e quando chegamos é que percebemos que aquilo era difícil. Mas nem assim deixámos de acreditar que podíamos ter ganho”, disse.

O principal rosto dos Homens da Luta acrescentou que “o maior prémio” foi o renascer do interesse por parte do público para com este festival e aproveitou para acrescentar que no próximo ano os Homens da Luta vão voltar a lutar pelo primeiro lugar no Festival RTP da Canção: “Viemos dar uma injecção de adrenalina ao concurso. E, nós, para o ano, vamos concorrer outra vez”, lançou.




Pedro Teixeira já se adaptou ao Matias de Anjo Meu


Foi chamado para substituir José Carlos Pereira, três semanas depois do início das gravações da novela da TVI, Anjo Meu. Dois meses depois da estreia da telenovela, Pedro Teixeira garante já se ter adaptado ao papel de Matias: “Caí aqui um bocado de repente, tive cerca de duas semanas para me preparar. Toda a gente me ajudou a compor a personagem e até o próprio texto facilita o trabalho”, afirma.

Para Pedro Teixeira, pegar numa personagem que tinha sido inicialmente criada para um outro actor foi uma surpresa e um desafio difícil: “Deu-me muito trabalho mas foi muito bom. Agora que as coisas já encarrilharam está a correr bem e estou a gostar muito. Fui muito bem recebido no dia em que cheguei”, reforça o actor, bastante satisfeito.


CITAÇÃO DO DIA
"Beber sangue foi diabólico. Chorei porque tive pena da vaca e depois continuei a chorar com pena de mim"
Cláudia Jacques



DESTAQUE DO DIA
Hoje à noite vai para o ar o útimo debate entre os principais líderes partidários nacionais. José Sócrates e Pedro Passos Coelho debatem-se, frente-a-frente, esta noite na RTP1. É a partir das 20:55, com moderação de Vítor Gonçalves.



Quiosque: Mariana, TV Guia, Sábado

15 de maio de 2011

O Protagonista


Muito boa noite. Já falta pouco para o final de "Espírito Indomável", a novela que tem tido melhores audiências na grelha da estação de Queluz de Baixo. Tendo prendido a atenção dos portugueses do início ao fim, a produção da TVI ocupou regularmente o top dos programas mais vistos dos últimos tempos. Contudo, e apesar deste facto, não é esta novela a "Protagonista" desta semana, nem sequer o próximo "Remédio Santo".

Apesar da ficção estar ao rubro, a "Luta Continua" e, como tal, os convidados centrais neste domingo são os "Homens" que marcaram a participação nacional na "Eurovisão".


Foram os eleitos dos portugueses para representarem Portugal na Alemanha. Na altura, os apupos foram registados na mesma escala que os elogios. Colocar um grupo de cantores a dar a cara pelo nosso país, e pela actual situação de crise, desigualdade e injustiça, pareceu para muitos uma autêntica "vergonha". Apesar disso, foram igualmente muitos os jovens que se sentiram representados por estes "Homens da Luta", apoiando-os como ninguém. Mesmo já sendo conhecidos do público português pelos mais diversos programas e intervenções em eventos de importância política, a verdade é que as entrevistas se multiplicaram em "Alta Definição", e aos principais jornais e revistas nacionais. 

Uma coisa é certa: apesar da discordância dos telespectadores, era certo que à partida a actuação de Portugal na Alemanha não passaria despercebida. Foi exactamente com esse sentimento que os "Homens da Luta" representaram o nosso país na terça-feira. Contudo, os resultados poderiam ter sido melhores. Segundo uma informação divulgada pelo Televisão-Opinião no dia de ontem, e depois de vários anos a passar nas semi-finais, o grupo português ficou-se pelo penúltimo lugar no televoto.
Afinal, o que faltou?


Ligação com o público? Coerência na mensagem a transmitir? A imagem da música em Portugal ficou longe de ser representada? Várias são as questões que me ocorrem, no entanto não consigo arranjar uma resposta definitiva. Aliás, espanta-me mesmo que, após este resultado, os "Homens da Luta" refiram que querem estar presentes no próximo ano no "Festival da Canção".

Não os condeno por isso, porém o seu trabalho neste certame começou e terminou na última terça-feira. Agora, é altura de correr o país com as mais diversas actuações! Aliás, de acordo com a página oficial do Facebook, muitos já são os concertos agendados até ao final do Verão! Com mérito próprio, estes "Homens da Luta" demonstraram que a "luta continua" se os portugueses se unirem em prol de uma nação qualificada pela igualdade, justiça e coerência. Cientes da corrupção, da manipulação entre os partidos, das cunhas, este grupo, por pior actuação que tenha tido, teve o objectivo de passar uma mensagem. 

Na "Eurovisão", ela foi de facto transmitida, mas apenas para o nosso país, um dos mais pobres da União Europeia. Assim, é compreensível que os telespectadores não tenham votado na nossa canção, na medida em que eles não vivem o que aqui é sentido. Se, no passado, o amor, a tradição, a vida, eram elementos centrais na musicalidade das actuações nacionais, nesta edição os ingredientes foram outros.



Desta forma, e ganhando ou perdendo a "Eurovisão", há que continuar o trabalho desenvolvido até hoje. Afinal, o povo quer que a "luta continue"... mas não através de um evento que exige uma música e não uma mensagem política!

11 de março de 2011

Falar Televisão


Temos o que merecemos

O que aconteceu na última noite de sábado só veio reforçar o complexo de inferioridade que já existe há muito tempo e que tem todo o fundamento de existir: estamos a anos-luz em termos de mentalidade e civismo em relação ao resto da Europa. E foi desta forma que os portugueses (através do seu voto) voltaram a juntar política e descontentamento social com a actual situação económico-financeira, coisa que fazem praticamente em todo o lado, incluindo agora programas de entretenimento que nada têm que ver com o assunto.

E o mais grave, é que a partir do momento em que se prejudicam os outros cantores participantes, que por ventura trabalharam e esforçaram-se para construir uma actuação decente neste certame internacional e representarem da melhor forma o nosso país, esta ‘brincadeira’ dos revolucionários entra no campo da total falta de respeito e desonestidade.


Apesar de nos dias de hoje a linguagem anacrónica e irrealista dos Homens da Luta (com este "vamos lutar, lutar contra a reacção") estar completamente aparte do mundo real onde vivemos, parece que a grande maioria dos telespectadores se reviu à mesma no discurso falacioso de Jel e Falâncio que, por sua vez, são personagens meramente humorísticas a participar num concurso… musical!

Uma coisa é certa. Apesar de, em Maio, os europeus não ficarem a perceber nada da letra e apenas ficarem a ver 6 parvos num palco gigante a segurar uns cartazes, os Homens da Luta vão com certeza representar os portugueses que neles votaram: um povo que gosta de exaltar um inconformismo podre e descontextualizado e que votou maciçamente nestas figuras que cheiram a mofo e que proclamam a revolução, quando ironicamente estão do lado da reacção à mudança que é preciso fazer-se nos dias de hoje.

10 de março de 2011

Fecho


Boa noite. Hoje em fecho trazemos-lhe mais uma crónica de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.

A luta continua

Luta É Alegria, uma espécie de récita de uma espécie de pós-revista à portuguesa, com uma melodia esquemática, uma letra tonta e uma interpretação caricatural como principais cartões-de-visita, será, naturalmente, um pobre representante da música nacional no Festival da Eurovisão.

O problema, porém, não é esse: muitas outras canções nos têm subrepresentado (e até, muitas vezes, envergonhado) perante a intelligentsia da chamada "música ligeira europeia", que aliás vale ela própria já muito pouco.

O problema é que, apesar de muitos terem identificado ali sinais de um "descontentamento do povo" em relação ao "statu quo da música portuguesa", o que se verificou neste Festival RTP da Canção - ao qual, paradoxalmente, concorriam algumas das canções menos más dos últimos anos - foi coisa bem diferente. Os portugueses perderam a paciência para o festival, o que é legítimo. Perderam declaradamente o bom gosto, o que, bem vistas as coisas, também não é ilegítimo (e já vem acontecendo há algum tempo). E perderam em definitivo o brio na sua representação internacional, o que, sendo tão legítimo quanto o resto, não deixa de ser preocupante.

Os portugueses (ou aqueles portugueses que votaram no Festival, eventualmente todos enquadráveis num mesmo tipo) não votaram por protesto: votaram no gozo. E é isso que torna Luta É Alegria num triplo êxito.

Por um lado, vai à Eurovisão; por outro, chamou mais atenções sobre o festival do que todos os últimos dez ou quinze vencedores juntos; e, por outro ainda, provou que o povo, português ou não, continua o mesmo que um dia escolheu Barrabás. Não dar parabéns aos Homens da Luta, depois disto tudo, até me ficava mal.

9 de março de 2011

Homens da Luta desvalorizam apupos


No último sábado foram os grandes vencedores do Festival da Canção, porém nem todos ficaram agradados com os representantes de Portugal em Dusseldorf, na Alemanha.
Tal como foi possível verificar durante o directo, os apupos e os assobios aos Homens da Luta foram uma realidade que, apesar de tudo, foi desvalorizada por Jel: "Os apupos não reflectiram o que vivemos nos bastidores, foi uma noite fantástica, cheia de alegria. Assim, desdramatizo essa reacção. Aliás, acho que até houve paixão. As pessoas diziam que parecia os festivais de antigamente. Aconteceu com a Tonicha, o Fernando Tordo. Isso é democracia, ninguém nos agrediu e já foi bom".

O cantor acrescentou ainda o seguinte: "Assumimos ainda que vivemos para a luta, gostamos de protestar e a música é baseada nesta ideia, mas o nosso objectivo é cantar uma luta com alegria".

De referir por fim que os vencedores do Festival reagiram à vitória de uma forma bastante peculiar. "E não é que ganhámos esta merda?", confessaram à TV Guia.

Quiosque: TV Guia

8 de março de 2011

Sílvia Alberto 'voz-off' da transmissão do Festival Eurovisão da Canção?



Em declarações à imprensa no final do Festival da Canção do último sábado, Sílvia Alberto deixou aberta a hipótese de poder vir a ser comentadora da transmissão portuguesa do Euro Festival da Canção. Se tal vier a acontecer, Sílvia sucede a Sérgio Mateus, Hélder Reis, Isabel Angelino ou Jorge Gabriel que nos últimos anos desempenharam esta mesma função.

A apresentadora do Festival da Canção 2011 revelou também que a sua preferência este ano recaia sobre outras músicas que não a vencedora, como por exemplo os temas interpretados por Rui Andrade ou por Wanda Stuart. No entanto, e sobre a vitória dos Homens da Luta, Sílvia considera que esta representa "uma espécie de revolução pacífica em Portugal", mas acrescentando que prefere "não ver política aqui"


Quiosque: Oikotimes.com

7 de março de 2011

Revista de Imprensa 07/03/2011



 Segunda-feira, 7 de Março. A Revista de Imprensa desta manhã!


RTP Música com estreia adiada


Hoje, em dia de comemoração dos 54 anos da televisão pública, estava também agendado o início das emissões da RTP Música. Mas ao que parece, não é isso que irá acontecer.

Depois das mais recentes movimentações na direcção de informação da televisão pública, o projecto RTP Música foi posto em segundo plano. Fonte próxima da estação pública adiantou isso mesmo à edição online do jornal Sol: “Não fazia sentido estar a estrear um canal novo, num momento em que é preciso reestruturar a direcção de informação”, refere.

Até ao momento ainda não foi divulgada uma nova data de estreia do novo canal da RTP.


Sandra Barata Belo feliz com exclusividade


Depois de ter protagonizado a novela Perfeito Coração, Sandra Barata Belo está de regresso ao horário nobre da SIC. Em Laços de Sangue, a actriz interpreta Júlia, uma enfermeira que em plena missão humanitárias se apaixona por João. Personagem que enche as medidas de Sandra: “Para mim as enfermeiras têm uma profissão muito nobre. Acho até que era algo que eu poderia ser. Este contacto com as pessoas e a proximidade de querer curar e ajudar… A Júlia deixou-se ir um bocadinho mais longe ao apaixonar-se pelo João”

Depois de ter ganho notoriedade no filme Amália, Sandra Barata Belo rapidamente saltou para a televisão. Prestes a assinar exclusividade com a estação de Carnaxide, a actriz mostra-se feliz profissionalmente: “A SIC é uma casa onde me sinto bem”, afirma.

 
CITAÇÃO DO DIA
"Pensando no Festival da Canção 2012, alguém tem contactos de cantoras com ar de coitadinha e que não saibam cantar, para cantar baladas soporíferas?"
Carlos Coelho, compositor



DESTAQUE DO DIA
Em dia de aniversário, a RTP preparou algumas emissões especiais. No serão, haverá uma emissão especial de Quem Quer Ser Milionário, jogada pelas caras da estação e logo depois, Catarina Furtado encerra o dia de aniversário com a gala "Um Por Todos" em directo do Convento do Beato.


Quiosque: Sol, Notícias TV, Correio TV

6 de março de 2011

"Festival da Canção 2011" - do Teatro Camões à Televisão


Um dia depois de a RTP ter transmitido a quadragésima sétima edição de um dos mais conhecidos festivais do nosso país, Tiago Henriques e Pedro Esteves apresentam duas perspectivas sobre o certame. A de quem esteve no Teatro Camões e a de quem viu o Festival da Canção no conforto do seu sofá. Duas opiniões em muito semelhantes. Descubra as diferenças e partilhe connosco a sua opinião!


Estava expectante. Ou não estivéssemos nós a falar do Festival da Canção, esse acontecimento mítico que, apesar de não ter um terço do impacto, importância e prestígio que tinha há umas décadas atrás, não deixa de ser um evento relevante, pelo menos para quem segue com interesse o Festival Eurovisão da Canção.

E apesar de todo o descontentamento e desilusão que senti nas edições anteriores, e apesar de toda a consequente falta de interesse pela eleição da representante portuguesa nos palcos europeus, às nove da noite de ontem não resisti e larguei tudo para ficar ligado à RTP1, à espera de ver boas actuações e uma boa noite de espectáculo.


E no cômputo geral, não me enganei muito. A vertente de espectáculo foi bem conseguida. Um cenário simpático, uma Sílvia Alberto segura, um teatro Camões completo e uma realização perspicaz. Mas só isto, não bastou.

Faltou mais. Faltou uma diferença que há cerca de um ano parecia estar lentamente a surgir. Faltou inovação. Faltou arrojo e espírito “eurovisivo”. Com um alinhamento fotocópia das anteriores edições e com júris distritais compostos por mediadores de seguros, jornalistas e funcionários públicos, que ficaram desde logo encarregues de aniquilar as poucas músicas com potencial para Düssledorf, o Festival da Canção 2011 manteve um registo a que a RTP sempre nos habituou e que ficou parado algures nos anos 80.


Os Homens da Luta são os (supostos) representantes dos portugueses em 2011, mas poderiam muito bem ser os representares nacionais em 1985. Nada mudou desde então, quer no Festival da Canção português, quer nos representantes que levamos até lá. E talvez por isso mesmo é que continuamos a coleccionar maus resultados atrás de maus resultados no palco do ESC.

Em suma, o Festival da Canção 2011 foi mais do mesmo, quando o mesmo já é demais!


Pedro Esteves


Nunca fui um fá acérrimo do Festival da Canção, mas de há uns anos para cá comecei a prestar mais atenção ao certame. Este ano, curiosamente, o amigo de um amigo meu escreveu e compôs uma das músicas a concurso, Chegar à Tua Voz, interpretada brilhantemente por Wanda Stuart.

E foi com uma enorme alegria que recebi o convite para estar sentado na claque mais azul do Teatro Camões, ao lado da calorosa gente do norte. Cada minuto foi vivido intensamente. Cada tema me surpreendeu, positiva ou negativamente e é claro que também eu não fiquei satisfeito com a canção vencedora. Mas tirando isso, a noite foi, como se diz na gíria, B-R-U-T-A-L.


Uma elegantíssima Sílvia Alberto, uma concentrada e cem mil vezes melhor do que Sérgio Mateus, Joana Teles aliados a um óptimo espectáculo televisivo. É certo que a produção poderia ser mais organizada e ter evitado algumas situações, mas isso é o menos.

Para mim, a melhor da noite foi mesmo Wanda Stuart, que me encantou com a sua garra, a sua força e presença em palco. A sua voz pode não ter ganho o passaporte para chegar às gentes de Dusseldorf, mas ninguém no Teatro Camões lhe ficou indiferente. Nota positiva ainda para Carla Moreno, que deu show. Uma actuação muito bem conseguida, em que a garra e força da sua voz se notou. “Foi fera”! Estas seriam, a meu ver, as duas únicas canções que nos representariam decentemente no Festival da Eurovisão.


Para além de Chegar à Tua Voz e Sobrevivo, gostei também de São os Barcos de Lisboa, com um afinado Nuno Norte e das primeiras a pisarem o palco do Teatro Camões, Sete Saias, que com uma música típica trouxeram muita alegria.

Do lado negativo, destaco A Luta é Alegria, que acabou por se sagrar vencedora e que, no meu entender, de música não tem nada. Um tema revolucionário que acabou por ter alguns votos do júri nacional e que conquistou o passaporte. É por estas e por outras que nos bastidores se ouviram tantos assobios e que o Teatro Camões ficou quase vazio quando interpretaram a música da vitória.


Filipa Ruas e a sua Tensão também foram muito más. Se anteriormente já não tinha um grande fascínio pela música, quando a vi em palco ainda fiquei a gostar menos. Perdoem-me os fãs, mas aquilo que se viu mais parecia uma actuação de um qualquer cantor pimba num programa de day-time da televisão portuguesa. Como ouvi tanta gente dizer o que mais se recorda deste tema é a parte “4,3,2,1…”. Talvez a disposição em palco tenha sido o grande alicerce de tão má actuação, no meu entender, claro está.

Por fim, também não posso deixar de dar destaque a Bom, Bom, Yeah, de Axel, que foi o momento ainda mais pimba da noite. Alguma vez aquele tema poderia representar Portugal na Alemanha? Jamais! Merecidos os poucos pontos que receberam. Ver Axel a puxar pelo público como se estivesse num qualquer concerto de terriola também foi deveras mau, mas é o normal.


Prestações à parte, resta-me dizer ainda que ouvir histórias de bastidores é sempre fantástico. Será que alguém sabia que o Festival poderia não se ter realizado porque algumas pessoas tinham o ego demasiado inchado? Ou que havia determinados concorrentes de talent-shows da nossa televisão que se passeavam pela plateia como se fossem grandes estrelas internacionais? O que me ri a acompanhar determinadas situações.

É por estas e por outras que no próximo ano quero estar lá novamente! É que só quem lá esteve sabe o que se sente. Os nervos da votação, a alegria de gritar e puxar pelo nosso concorrente favorito é inquestionável. Um grande obrigado ao Paulo Teixeira de Sousa e ao André Costa que me proporcionaram uma noite tão fantástica!


Tiago Henriques

Festival da Canção: Fãs europeus deram vitória a Filipa Ruas!


O desfecho do Festival RTP da Canção, que decorreu na noite de ontem, foi seguido atentamente por toda a Europa. Nesse sentido, cerca de 12 editores dos principais sítios na internet que seguem o Festival Eurovisão da Canção avaliaram as 12 canções finalistas do festival português.

Vindos de sítios tão variados como a Oikotimes.com, Eurovision Spain, All Kinds of Everything, ESC Daily ou, o português, ESC Portugal, estes mesmos editores pontuaram cada um dos 12 temas portugueses e foram claros ao oferecer o favoritismo a Filipa Ruas com a música Tensão, que ocupou assim o primeiro lugar da lista com 103 pontos.

Em segundo, posicionou-se Wanda Stuart – Chegar à Tua Voz, com 95 pontos. E a fechar o TOP 3 ficou Henrique Feist - Quase a Voar com 94 pontos.

Os Homens da Luta, que ontem se sagraram vencedores e que irão representar Portugal em Düsseldorf, ficaram em antepenúltimo lugar nesta lista votada pelos seguidores mais atentos do Euro Festival.

Quiosque: Oikotimes.com

Homens da Luta vencem Festival da Canção 2011


Está escolhido o representante português para a edição 2011 do Festival Eurovisão da Canção. Os Homens da Luta com A Luta É Alegria irão representar Portugal no Euro Festival que arranca a 10 de Maio em Düsseldorf, na Alemanha.

Apesar de os júris distritais terem dado os 12 pontos, na grande maioria das vezes, a temas como aos de Inês Bernardo, Sete Saias ou Rui Andrade, foi mesmo o favoritismo do público quem levou a melhor. No televoto, os Homens da Luta conseguiram alcançar o primeiro lugar, seguidos por Rui Andrade e Filipa Ruas, em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

A Luta Continua em Maio, na Alemanha...

5 de março de 2011

“Festival da Canção 2011” hoje à noite, na RTP!


É já hoje à noite, pelas 21h25 que Sílvia Alberto dará início à quadragésima sétima edição do conhecido certame. Depois de Filipa Azevedo, que também actuará esta noite, ter conquistado a vitória na edição do ano passado, doze novos temas estão a concurso.

Escolhidos novamente via votação on-line, este ano estão a concurso nomes bastante conhecidos do público português, como Homens da Luta, Wanda Stuart, Nuno Feist, Rui Andrade, Filipa Ruas, entre outros.
A ordem de actuação está já decidida e é a seguinte:

1. Sete Saias - Embalo do coração
2. Carla Moreno - Sobrevivo
3. Nuno Norte - São os barcos de Lisboa
4. Rui Andrade - Em nome do amor
5. Henrique Feist - Quase a voar
6. Wanda Stuart - Chegar à tua voz
7. Tânia Tavares - Se esse dia chegar
8. Inês Bernardo - Deixa o meu lugar
9. Filipa Ruas - Tensão
10. Homens da Luta - Luta é alegria
11. Axel - Boom boom yeah
12. Ricardo Sousa - O mar, o vento e as estrelas

O sistema de voto volta a ser igual ao do ano passado, com o voto dos telespectadores a valer 50% e o do grupo de jurados de cada capital de distrito outros 50%.

12 temas, 12 interpretes, 12 autores. Mas só um será o representante de Portugal em Düsseldorf. Qual é o seu favorito?

4 de março de 2011

Revista de Imprensa 04/03/2011


Sexta-feira, 4 de Março. A Revista de Imprensa de hoje!

Sara Santos em Eclipse

 
Sara Santos, que dá vida a Simara em Morangos Com Açúcar, será a nova aposta da TVI na ficção de horário nobre. A jovem actriz vai transitar da série juvenil de final de tarde para a próxima aposta da estação no horário nobre, a novela Eclipse.

Sara Santos irá interpretar Clarinha, uma jovem irreverente que faz questão de boicotar todos os bailes organizados pelas tias, um trio de personagens interpretadas por Rita Loureiro, Julie Sargeant e Anabela Brígida.

Mais uma prova de que Morangos Com Açúcar continuam a ser verdadeira escola de novos actores.


Paes do Amaral de olho em José Alberto Carvalho, desde 2006
 
 
Depois de na passada semana se ter ficado a saber, quase simultaneamente, que Miguel Paes do Amaral e José Alberto Carvalho estariam a caminho da estação de Queluz de Baixo, a edição desta semana da revista Sábado conta que Paes do Amaral já estaria interessado em 2006 (altura em que ainda exercia funções como presidente da Media Capital) no ex-director de informação da RTP.

Àquela data, o responsável da Media Capital encomendou um estudo de opinião para avaliar os principais pivôs portugueses. Estudo que, por sua vez, destacou José Alberto Carvalho como o principal e mais conceituado pivô nacional. Um resultado que não gerou, pelas mais diversas condicionantes, a contratação de Alberto Carvalho mas que despertou o interesse do responsável da principal accionista da TVI.

Confrontado agora com esta coincidência de chegar a Queluz de Baixo na mesma altura de José Alberto Carvalho, Miguel Paes do Amaral insiste que tudo isto não passa de “uma coincidência total”, apesar de não esconder o agrado por esta mesma coincidência “Você fará as assumptions [conclusões] que quiser. Acho que já disse bastante”, remata.
 

CITAÇÃO DO DIA
"A partir de hoje, nunca mais terei de ver o meu ordenado publicado no jornal"
José Alberto Carvalho, no dia da sua saída da RTP


CURIOSIDADE DO DIA
 
A 47ª edição do Festival da Canção da RTP, que vai ter lugar já amanhã, vai também contar com uma aplicação no serviço do MEO. Os telespectadores podem assim, entre outras funcionalidades, acompanhar os bastidores do festival através de uma câmara exclusiva ou ver em detalhe entrevistas exclusivas com os participantes desta edição.
 
Quiosque: Mariana, Sábado, Correio da Manhã

23 de fevereiro de 2011

Revista de Imprensa - Especial 2º Aniversário

Bom dia! No dia em que o seu blogue de televisão comemora dois anos de vida, recuamos às caras e aos factos que eram notícia na televisão portuguesa em Fevereiro de 2009. Acompanhe-nos nesta viagem!

TVI 24 prestes a iniciar emissões
Na semana em que o Televisão-Opinião se sintonizou a si, por Queluz de Baixo ultimavam-se os preparativos para o arranque do TVI 24. Foi no dia 26 de Fevereiro que o canal de notícias da TVI arrancou com as suas emissões regulares.

E com a chegada do TVI 24 também Alexandre Évora estreava-se nas lides televisivas. O jornalista, na altura recém-licenciado, via esta sua entrada no TVI 24 como “uma oportunidade que poucas pessoas têm”, garantindo que sentia “o peso da responsabilidade nos meus ombros”

A poucos dias da estreia, também Iva Domingues se mostrava totalmente dedicada ao seu projecto no canal de notícias, o magazine Notícias das Estrelas: “As minhas energias estão todas neste programa”, afirmava.

Lurdes Baeta mostrava-se preocupada com as horas de sono que este novo projecto lhe roubava: “O meu filho de nove meses ainda mama a meio da noite… vamos ver se consigo resistir fisicamente”

No próximo Sábado, o TVI 24 comemora, também ele, 2 anos de vida.


Cláudio Ramos deseja autonomia de Tertúlia Cor-de-Rosa

Actualmente podemos vê-lo nas manhãs da SIC ao lado de Ana Marques com o Capa de Revista, mas há dois anos atrás Cláudio Ramos já exprimia publicamente o seu desejo pela autonomização da antiga Tertúlia Cor-de-Rosa do já extinto programa Fátima.

“Ficava feliz se a Tertúlia Cor-de-Rosa fosse autonomizada. Sobrevivesse por si própria”, defendia o comentador social que, apesar de toda a vontade, ainda não tinha debatido esta ideia internamente: “Não falei com ninguém sobre isso, é apenas uma ideia minha”

Dois anos volvidos, parece que Cláudio Ramos conseguiu finalmente essa ambicionada autonomização com o Capa de Revista, estreado a 14 de Setembro de 2010. Contudo são de se prever mais modificações nas manhãs da SIC com a chegada de Júlia Pinheiro nas próximas semanas.

Daniela Ruah recusa exclusividade com TVI

Daniela Ruah, enquanto terminava a sua formação nos Estados Unidos, recusou um contrato de exclusividade com a TVI. Tudo porque a actriz já se preparava para participar na série Investigação Criminal que a acabou por lançar para a ribalta e catapulta-la para uma popularidade incrível nos EUA.

“Quando a proposta me foi feita, eu estava a meio da minha formação no Less Strassberg Theatre and Film Institute, aqui em Nova Iorque, e pareceu-me uma decisão prematura assinar um contrato”, justificava a actriz.

Em Fevereiro de 2008, prestes a dar um salto na sua carreira, Daniela Ruah não mostrava nervosismo porque, afinal de contas: “Foi para isto que cá vim!”

Silvia Alberto espectante com Festival da Canção 2009

Desde 2008 que Sílvia Alberto dá a cara pelo Festival da Canção, e na véspera de se apresentar à frente do certame pela segunda vez, a apresentadora realçava a importância da representação portuguesa no Euro festival: “O mais importante é sentir orgulho na canção e no artista que nos representa, sentir que reflectem o nosso país”

Os Flor de Lís venceram a edição do ano de 2009 do Festival da Canção com o tema Todas as Ruas do Amor.

Quiosque: Notícias TV

10 de fevereiro de 2011

Revista de Imprensa - 10/01/2011


Bom dia! Eis os principais destaques desta quinta-feira, em mais uma Revista de Imprensa!

Sílvia Alberto prepara-se para o Festival da Canção

Com a data do Festival da Canção a aproximar-se, Sílvia Alberto e a produção da estação pública já estão a trabalhar para que no próximo mês a RTP ofereça ao telespectadores uma noite mágica. Será a 5 de Março que a apresentadora do primeiro canal irá conduzir mais uma emissão do certame que marca gerações, na qual existirão algumas surpresas. Wanda Stuart, uma das finalistas, revela que a sua actuação irá colocar os telespectadores agarrados aos ecrãs: "Prometo apenas um grande show".
Ainda à TV Guia, o seu colega Rui Andrade, com quem já trabalho em vários musicais, afirma que o facto de estarem a competir por um lugar em Dusseldorf não os impede de se apoiarem um ao outro: "Somos colegas e amigos, não somos rivais nem estamos a competir".


Quanto a Sílvia Alberto, ciente de que estará à frente de mais uma emissão "de um dos programas da RTP mais antigos e populares", explica que a estação irá "introduzir novidades". A apresentadora brincou ainda com a situação de já se ter tornado um hábito conduzir o Festival da Canção: "Já me sinto o Eládio Clímaco, acho que já lhe ocupei o lugar. Divirto-me imenso com este programa, é uma momento de festa e eu farei de tudo para desestabilizar".

Adeus em Morangos com Açúcar

Se no último sábado o Televisão-Opinião informava que o amor de Pedro e Inês continuava na série de Verão da TVI, nesta quinta-feira anunciamos que as despedidas já começaram a ser trocadas entre vários actores. Depois de praticamente um ano em gravações, a nostalgia está a invadir as cenas de Morangos com Açúcar.
É o caso de João Carmona, cuja personagem Diogo abandonará a temporada oito da série da TVI no próximo mês. "É uma experiência que está a acabar. Finda em Março... A minha personagem, o Diogo, vai passar por uma grande reviravolta quando o pai chegar... Ele vai regressar a Paris com a tia. Tenho pena que acabe tão depressa", lamentou o jovem. E quanto ao futuro? "Vou voltar ao meu curso de Direito que ficou congelado. Vai ser complicado passar tantas horas sentado numa cadeira, mas vai ter que ser. Depois, vou tentar voltar a representar. Gostei da experiência", explicou à TV Guia desta semana.



Com a chegada dos tempos de calor, as roupas tendem a diminuir, sendo este um dos aspectos que mais faz temer os actores de Morangos com Açúcar. Apesar disto, e sabendo que "é em prol da novela", tal como afirmou Ricardo Duarte, as cenas têm que ser gravadas com o maior profissionalismo.


Por fim, e num ambiente de despedidas, resta dizer que Filipa Maia, uma das jovens que irá reforçar o elenco da série da TVI, promete mais emoções com a sua personagem: "A personagem é diferente. Vou ser uma jovem que vai motivar o Lourenço a regressar ao futebol".

Citação do dia


"Ainda dá para respirar, mas só um bocadinho. Há um certo cansaço..."

Diogo Morgado



Curiosidade do dia

Sabia que o grupo Armazém 13, que actuou no último domingo em Portugal Tem Talento, é composto por um elemento bem conhecido do público português? João Godinho, Rodrigo na série da SIC Rebelde Way, tentou a sorte com a sua ginástica no programa de Bárbara Guimarães.



Quiosque:
TV Guia

3 de fevereiro de 2011

Nuno Norte tece críticas a Homens da Luta


As polémicas no Festival da Canção já começaram. Nuno Norte criticou o facto de Os Homens da Luta também serem finalistas do certame. À TV Guia, o cantor afirmou que Jel e o seu irmão são demasiado entertainers: "Estas votações não significam nada. Os Homens da Luta são, de facto, conhecidos e as pessoas gostam deles. A música é muito boas, mas eles são uns bons entertainers. Na verdade, ele é um boneco e não sei se é isso, sinceramente, que o público quer ver nos festivais da Eurovisão".
Confrontado com tais declarações, Jel ficou surpreendido pois o público foi unânime: Os Homens da Luta foi o grupo mais votado pelos cibernautas. "Somos, de facto, duas personagens que eu e o meu irmão criámos no programa da SIC Radical, Vai Tudo Abaixo!, há seis anos, mas crescemos como banda musical e temos tido muitos concertos. Compreendo que alguns dos cantores que foram apurados para o festival se sintam picados pela nossa presença, mas isso é bom. Faz com que todos nós demos o nosso melhor e vai ser divertido", explicou.

Disputas à parte, a verdade é que Nuno Norte não tem dúvidas de que esta edição do Festival da Canção irá ser muito renhida. O vencedor da primeira temporada do Ídolos, que vai gravar um novo CD em Março, revelou que conhece quase todos os finalistas: "É a segunda vez que concorro e gostava muito de ganhar. Vai ser uma disputa engraçada, pois conheço quase todos os outros cantores".


Quiosque: TV Guia

31 de janeiro de 2011

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Noticias.


Votações populares

1 A suprema ironia da votação online destinada a escolher os 12 temas finalistas do Festival RTP da Canção é que os internautas não eram sequer confrontados com as canções completas, mas com apenas um minuto e 30 segundos de cada uma. Integridade artística? Era o que faltava. Polimento geral da obra? Nem sequer isso. A pergunta essencial era: "Isto fica-lhe no ouvido ou não?" Ou, em alternativa: "Não prefere armar um pouco de confusão no Festival?" Ganhou a confusão: os Homens da Luta lá estarão, com o seu megafone e o estatuto de cabeças de cartaz. Ainda não chega de votações populares?


2 Vale a pena ter em atenção o Íris, novo serviço da Zon. Para além da oferta de triple play em fibra, com todas as vantagens que resultam de tal combinação, estão em causa uma série de outros serviços que, até aqui, constituíam sobretudo cartões de visita do Meo. O acesso ao YouTube e a possibilidade de controlar a set-top-box via smartphone ou tablet PC ficam para breve. Tem a palavra a PT.


3 À hora a que escrevo este texto, o Meo preparava-se para emitir em directo, e em tecnologia 3D, um concerto dos Deolinda no Coliseu dos Recreios. A experiência anterior fora com Pedro Abrunhosa, em Novembro. Só é pena que tenhamos de esperar tanto tempo entre transmissões.


4 O Incrível Hulk, Powers e Jessica Jones deverão passar a contar, até ao final de 2011, com versões televisivas actualizadas e destinadas ao "público jovem adulto". Depois do cinema, também a televisão parece disposta a ceder de vez à macacada. Os "especialistas" hão-de chamar-lhe "ficção crossover". Eu chamo-lhe infantilização definitiva do público adulto. É que já não há paciência.

28 de janeiro de 2011

Sílvia Alberto sem ambição para talk-shows


Será a 5 de Março que Sílvia Alberto regressará aos ecrãs da RTP1 com a apresentação do Festival da Canção. A apresentadora volta assim a ser aposta da estação pública para mais um programa em horário nobre, algo que a deixa bastante satisfeita. Isto porque, segundo Sílvia Alberto, os talk-shows da manhã e tarde do canal do Estado não são a sua praia. "Não tenho perfil para um programa da manhã ou da tarde. Há muitos anos, lembro-me que substituí na SIC a Fátima Lopes durante 15 dias, no programa das manhãs. Foi uma óptima experiência para perceber que não sou talhada para esse tipo de trabalho", explicou à Notícias TV.
Sílvia Alberto considera ainda que não tem a entrega característica de outras apresentadoras mais velhas, que torna um talk-show mais rico: "Tem que ver com uma entrega que a Júlia e a Fátima, por exemplo, dão. Não sei se tenho esse perfil".

Quiosque: Notícias TV

Estes são os 12 finalistas do "Festival da Canção 2011"!

festivaldacancao2011

Depois de uma semana de votações on-line já estão seleccionados os temas que irão a concurso no próximo dia 12 de Março no Teatro Camões, em Lisboa. Embora os números ainda não sejam os oficiais, deixamos-lhe os resultados que estavam on-line pouco depois da meia noite, já as votações haviam fechado:


17374 votos: Homens da Luta - Luta é alegria

14394 votos: Wanda Stuart - Chegar à tua voz

14105 votos: Inês Bernardo - Deixa o meu lugar

14062 votos: Ricardo Sousa - O mar, o vento e as estrelas

14058 votos: Filipa Ruas - Tensão

14056 votos: 7 Saias - Embalo do coração

13868 votos: Carla Moreno - Sobrevivo

13844 votos: Henrique Feist - Quase a voar

13817 votos: Nuno Norte - São os barcos de Lisboa

13656 votos: Rui Andrade - Em nome do amor

13592 votos: Tânia Tavares - Se esse dia chegar

13448 votos: Axel - Boom boom yeah


12431 votos: Alma Real - Não quero falar

11967 votos: Carla Pires - Voar alto

11651 votos: Nádia Correia - Sonhos do verbo amar

7325 votos: Pop Pin's - Esta noite vamos curtir

4862 votos: Carla Ribeiro - Só acontece uma vez

2470 votos: Sandra Dória - Aprende a voar (nas asas do amor)

829 votos: Daniela Galbin - Amor a sério

694 votos: Emanuel Santos - Não estamos sós

261 votos: Woodu - O tempo resolve tudo


Apesar de tudo, só nesta sexta-feira pelas 18 horas a RTP fará o anúncio oficial dos grandes finalistas do Festival da Canção 2011!

26 de janeiro de 2011

Revista de Imprensa 26/01/2011


Bom dia! Seja bem-vindo à Revista de Imprensa desta quarta-feira!


Fátima Lopes recusa comparações com Júlia Pinheiro





Substituiu Júlia Pinheiro em SIC 10 horas ainda nos tempos da SIC e agora na TVI voltou a ocupar o lugar que anteriormente pertencia à mais recente estrela de Carnaxide. Apesar de tudo, a apresentadora recusa qualquer tipo de comparações.


“Não me incomoda que me comparem, mas não é o tipo de coisa com que perca tempo. Somos pessoas muito diferentes! Ela é muito profissional e eu também, temos isso em comum. Eu não faço esse exercício de comparativo… e as pessoas que gostam de mim, os meus amigos, também não me abordam com esse discurso, embora eu esteja sempre receptiva às críticas, desde que sejam construtivas. Essas coisas só servem para fomentar inseguranças. Comecei por substituir a Alexandra Lencastre (em Perdoa-me) e, depois, substitui a Lídia Franco (em All You Nedd is Love)… se me comparassem a elas, tinha ficado logo por ali. Cada pessoa é diferente e pronto. Não sinto, nem nunca senti, necessidade de me medir seja com quem for”, começa por dizer Fátima Lopes à edição desta semana da TV 7 Dias.


Numa conversa intimista e bastante sincera, a cara das tardes da TVI afirmou ainda estar satisfeita com a aceitação do seu novo público e mostrou ainda muita vontade de voltar a trabalhar com Manuel Luís Goucha: “A seu tempo se saberá, mas posso salientar que gostei muito de apresentar a Gala de Natal com o Manuel Luís Goucha. Foi uma dupla que correu bem. Além disso, as mudanças são sempre saudáveis”.

A terminar, um recado aos responsáveis de Queluz de Baixo: “Mudei de opinião sobre os reality-shows. Sempre me desinteressei desses programas, mas cheguei à conclusão que, desde que se tenha classe e profissionalismo, se pode fazer qualquer coisa, mesmo um reality-show.” Será Fátima Lopes a cara da segunda temporada de Secret Story?


Sílvia Alberto volta a apresentar “Festival da Canção”!




Despediu-se da Operação Triunfo no passado sábado, mas já tem o seu regresso aos ecrãs marcado. À semelhança do que aconteceu em outros anos, a apresentadora volta a ser a cara do Festival da Canção.

A notícia é avançada pelo Diário de Notícias e dá conta de que Sílvia Alberto voltará a repetir a tarefa que tem executado ao longo dos últimos anos. Assim, dia 5 de Março, a apresentadora dará a conhecer ao público português as 12 canções a concurso e que lutarão para representar Portugal no próximo Festival da Eurovisão.

Posteriormente ao Festival da Canção, e ainda segundo o mesmo jornal, Sílvia Alberto deverá ter um novo programa na RTP, que está ainda no segredo dos deuses.


CITAÇÃO DO DIA:


“Apetece-me muito investir na minha vida”

Dalila Carmo



Curiosidade do dia:


Já foi há algum tempo, mas a verdade é que Vítor Rangel, que participou em Secret Story, manteve um romance passageiro com Merche Romero. Ao que parece, os dois ficaram amigos e o modelo e a ex-namorada, Ana Isabel, chegaram a frequentar a casa da apresentadora e do ex-namorado desta, Tó Pereira.



Quiosque: TV 7 Dias, Diário de Notícias