5 de dezembro de 2010

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana RTP1
O "Linha da Frente" da RTP1 tem o intuito de decifrar a realidade com rigor e seriedade. E a reportagem desta semana intitulada "Rua, A Minha Casa", foi no mínimo brilhante a nível jornalístico. Os Sem-Abrigo são cada vez mais uma realidade presente na nossa sociedade, e esta reportagem da RTP1 foi nua e crua na sua abordagem e uma das melhores reportagens que já passaram por este espaço. Apesar de não ser o programa mais visto do dia, foi o espaço de reportagem da RTP1 mais visto da semana e para além dos números o que está aqui em causa é a qualidade do jornalismo.

Hugo F teve mesmo experiências paranormais!

hugoFSS


Revelado o segredo de Zé Miguel, fica então a descoberto aquilo que o delegado de propaganda médica guarda dentro de Secret Story.


Assim, e até porque é o único segredo que falta confirmar, Hugo Felgueiras teve mesmo experiências paranormais. Quem acompanha o programa também já se devia ter apercebdio, até porque o concorrente ficou bastante sério, quando Ana Isabel e Andreia andaram perto do seu segredo.


Resta esperar pelo momento em que Júlia Pinheiro e o próprio Hugo F confirmem o segredo.

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana TVI
A novela da TVI conseguiu esta semana valores que dignificam o passado de sucesso das produções da TVI. "Espírito Indomável" esta semana conseguiu em dois dias um share superior a 40% e mais de 1 milhão e 500 mil espectadores a seguirem a novela. Para além disso a média que a novela alcançou é bastante positiva para a estação e das melhores de todos os programas transmitidos ao longo da semana. Uma vez que o número de episódios foi aumentado, esta parece que vai ser a tábua e a bóia de salvação nos próximos meses em Queluz de Baixo.

Zé Miguel teve mesmo mais de 250 relacionamentos!

zemiguelSS


Depois da expulsão na semana passada, o concorrente revelou à instantes o segredo que guardou durante a competição.


Tal como a imprensa havia revelado, Zé Miguel teve mesmo mais de 250 relacionamentos. O concorrente de Irivo afirmou ter tido “muitas namoradas” e ser um homem de “sorte”. O rapaz confirmou ainda que teve vários relacionamentos fora do país, onde estudou e trabalhou.


Apesar de serem 250, Zé Miguel disse não se lembrar de todos e que alguns deles foram breves. A terminar, o rapaz disse ser completamente Heterossexual.

O Melhor & Pior da Semana

Olá Boa Noite! Fique a conhecer as três últimas escolhas do "Melhor & Pior da Semana". Entre as 21h e as 23h no Televisão-Opinião.

Pior da Semana SIC

"Os Malucos do Riso" na minha opinião na passam de lixo televisivo em pleno horário nobre. É triste que este programa tenha voltado à antena da SIC. Os pseudo-actores que por lá circulam, a anedotas que toda a gente já conhece, os estereótipos da loira burra e do homossexual efeminado. Para além disso, "Os Malucos do Riso" conseguiram a "proeza" nesta semana de estar abaixo do que foi a média da estação de Carnaxide, o que por si só é bastante mau. Eu pergunto se a SIC não teria melhor "enche chouriços" para atrasar "Laços de Sangue". Que chegue 2011 e a nova aposta da SIC no humor com "A Família Mata", com verdadeiros actores.

O Protagonista


Se na semana passada se comentava nesta rubrica o regresso de Manuela Moura Guedes aos ecrãs nacionais e, mais concretamente, a Carnaxide, neste domingo O Protagonista permanece no terceiro canal. Desta vez, é a ficção que ocupa a cadeira central deste espaço!

Segundo as últimas notícias, e tendo por base uma crónica de Nuno Azinheira, já publicada no Televisão-Opinião, a SIC vai aumentar o seu investimento na ficção em cerca de 450%. Estando já a ser preparada a segunda telenovela em parceria com a TV Globo, o canal de Pinto Balsemão adiantou que o próximo ano irá ser de aposta numa área na qual o terceiro canal está a crescer. A contratação de novos actores, com contratos milionários, como André Nunes, Helena Laureano, Manuel Cavaco ou Maya Booth, espelha alguns indícios de uma aproximação à estratégia que a TVI tem assumido ao longo dos últimos dez anos. Por outro lado, a chegada de Patrícia Muller a Carnaxide parece demonstrar que o novo posto de Gabriela Sobral começa a dar frutos. A guionista, autora de vários sucessos, como Deixa Que Te Leve e Mar de Paixão, sente-se satisfeita com este novo desafio.


Questiono eu: que impactos terão estas contratações nos resultados diários de Carnaxide? Significam elas o quê? Na melhor das hipóteses, o canal terá como objectivo consolidar o seu horário nobre. Depois dos resultados razoáveis de Laços de Sangue, a direcção de Carnaxide percebeu que é possível a aproximação nas audiências às produções da TVI. Os números de Sedução acabaram por ditar tal sentença, verdade seja dita, porém, não será esta uma atitude precipitada?
Por outro lado, o que significa este largo investimento para os restantes conteúdos do canal? Menos meios para produzir entretenimento? Menos dinheiro para inovar os talk-shows? Menos hipóteses para colocar no ar séries internacionais? Repito: o que significa o referido aumento de 450%?


Poderei estar eu, um amante de entretenimento, de concursos televisivos, de talent-shows, de reality-shows, descansado? Será objectivo de Nuno Santos & Lda colocar ainda mais novelas no ar? Muito se critica a estação de Queluz de Baixo pela quantidade de ficção que exibe, no entanto, se formos fazer bem as contas, é a SIC o canal que mais novelas tem no ar.

Sinceramente, e apesar de considerar que esta aposta de Carnaxide possa ser certeira, tenho receio de que os objectivos até aqui traçados para com os telespectadores sejam desviados para ir de encontro a uma oferta já explorada. Porque não utilizar esses 450% para produzir uma série policial portuguesa, ou quem sabe, um remake de Médico de Família? É verdade que esse valor pode incluir um investimento neste tipo de produções. Porém, não acredito.
Vamos esperar para ver...

No entanto, de uma coisa não tenho dúvidas, não vale apostar e voltar atrás. A televisão é como a vida real: decisões e soluções têm sempre consequências para o futuro. Se são positivas ou negativas? No caso da SIC, só o ano de 2011 o dirá.

“Secret Story II” sem castings!

casadossegredos2_thumb_medium247_148

Depois de há algumas semanas a Telenovelas ter garantido que a TVI estava já atrabalhar numa segunda temporada do reality-show do momento, eis que esta semana surjem novos dados sobre este assunto.

A revista Mariana confirma que Secret Story II arranca em Fevereiro, inserido nas comemorações do décimo oitavo aniversário de Queluz de Baixo. Ainda assim, haverá algumas diferenças em relação a esta edição.


Depois de mais de 60 mil candidaturas, desta vez não serão feitos mais castings, até porque, segundo esta publicação, a Endemol está já a contactar várias pessoas que ficaram “de reserva” e à espera da oportunidade de entrar na Casa dos Segredos. Talvez por isso ganhe forma a possibilidade de o programa estrear já no inicio de 2011.


Para além de tudo isto, sabe-se ainda que os novos segredos serão ainda mais picantes, polémicos e chocantes do que os desta edição. Será que é desta que vemos um transexual dentro da Casa? Um hermafrodita? Um ex-casal? Resta esperar por novidades.


Quiosque: Mariana

Esta noite...


Saiba qual a personalidade destacada desta semana!
Às 22:00, entra em linha a segunda parte da rubrica O Melhor & Pior da Semana!

Carolina Deslandes não antecipa vitória no “Ídolos”

carolinadeslandes2

É a grande favorita desde o primeiro instante, mas, nem por isso, a jovem baixa os braços e deixa de trabalhar. Com os pés bem “assentes na Terra”, Carolina Deslandes falou com a edição desta semana da revista ANA.


“Acho que às vezes eles são demasiado duros com certos concorrentes, que se sentem injustiçados, mas creio que as pessoas fazem as suas próprias escolhas. O júri já não comanda as tropas”, começa por dizer a “baixinha”.

Embora aceite de bom grado os comentários do júri, principalmente quando a chamam de “monstro de talento”, Carolina continua humilde e com vontade de aprender, tal como a própria revela: “A confiança não aumenta de um dia para o outro. Ainda preciso de muito ‘arroz e feijão’ para me tornar numa pessoa confiante musicalmente. No entanto, sinto uma grande evolução desde que entrei no programa”.


Antes de terminar, a concorrente de Cascais teceu rasgados elogios a Sandra: “Gosto muito de todos, mas não escondo que a Sandra tem muito carisma. É uma das pessoas mais talentosas e autênticas que já conheci e, além disso, é como se fosse minha irmã. Ela seria o rosto que levaria Portugal a Londres com muita qualidade e mérito”.

A concluir, Carolina Deslandes falou ainda sobre a polémica que surgiu ainda antes de se iniciarem as galas do programa, que podiam ter originado a sua expulsão: “Nunca temi ser desclassificada. No dia em que começar a ter medo das consequências, das mentiras dos outros, não saio de casa”, finalizou.


Quiosque: ANA

Renato e Mário ameaçaram Vítor!

casadossegredos_thumb_other303_228


Tudo aconteceu antes, durante e depois da última gala de Secret Story, a primeira em que o modelo marcou presença em estúdio.


A notícia é avançada pela edição desta semana da Maria, que dá conta de comportamentos menos aconselháveis por parte dos gémeos Lima. Ao que parece, e segundo uma fonte da referida revista, Mário e Renato decidiram colocar os pontos nos “ii” por tudo o que dizem ter sofrido pelo ex-casal dentro da casa e não se fizeram de rogados.


Ao tomarem conhecimento de que Vítor foi instalado numa outra sala, longe dos restantes ex-concorrentes, pontapearam a porta do camarim, já após o término da gala, enquanto o intimidavam com expressões desagradáveis. A situação levou até que a produção chamasse os seguranças.


Mas isto não foi tudo. Ainda durante a gala, depois de a decisão dos portugueses ter sido conhecida, o ex-namorado de Ana Isabel cumprimentou os familiares de Hugo F, situação que desagradou a Renato, que disse: “Está mas é quieto, ó palhaço…”.


Já depois da saída de Zé Miguel, uma ex-concorrente, ao que tudo indica Catarina ou Jade, convidou Vítor para a festa que os jovens costumam realizar depois do encontro com Júlia Pinheiro e Pedro Granger. No entanto, Renato Lima não gostou e apressou-se a dizer que “Lá, só entra quem eu quero”.


Apesar de tudo, contactado pela Maria o gémeo desmentiu tudo, afirmando que “não aconteceram distúrbios nenhuns”, embora tenha tido “a oportunidade de dizer algumas verdades ao Vítor. Não démos pontapés na porta, apenas demos alguns toques porque queríamos falar com ele”, frisou.


Ainda assim, Renato queixou-se de o modelo ter tido “tratamento VIP”, uma vez que “foi colocado numa sala à parte dos ex-concorrentes e saiu pela porta dos fundos”. O gémeo manifestou ainda a revolta por “já nem nos passam o microfone” e, para além disso, porque na última gala “queriam sentar-me ao lado do meu irmão, quando eu nem fui o segundo a sair da Casa. Tudo para não me colocarem ao lado do Vítor”.


Resta aguardar para ver como decorrerá a emissão de hoje de mais uma gala de Secret Story.


Quiosque: Maria

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana SIC
Apesar de não concorrer directamente com "Sedução" na TVI, a verdade é que "Laços de Sangue" está em grande parte em contacto com a mais recente novela de Queluz. E desde que Nuno Santos decidiu atrasar a exibição desta novela, a média de share é superior ao que o canal consegue ao longo da semana. Também em número de espectadores esta novela consegue bater "Sedução" (que começa mais tarde 25 minutos), mas mesmo assim está de parabéns, como aconteceu na passada sexta-feira com um share superior a 30% e que empurrou "Sedução" para baixo dos 30%.

O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana RTP1
É um dos melhores espaços de reportagem na televisão portuguesa e alcança quase sempre bons resultados. Mas esta semana isso não aconteceu sendo "cilindrado" pela concorrência. Na TVI a reportagem do "Repórter TVI" foi inserida no "Jornal Nacional" e fez com que o bloco noticioso da noite fosse o mais visto do dia. Com isso "Vidas Contadas" não foi além dos 20% de share e de cerca de 800 mil espectadores quando frequentemente tem sensivelmente mais de 1 milhão de espectadores.

O Melhor & Pior da Semana

Olá Bom Dia! Seja bem-vindo a mais uma edição do "Melhor & Pior da Semana". Para já as três primeiras escolhas entre as 10h e as 12h.

Pior da Semana TVI

É sabido que a nova série de "Morangos com Açúcar" não parece ter conquistado os espectadores mais jovens. Ao longo desta semana a série juvenil da TVI, conseguiu uma média de share inferior ao que a estação de Queluz de Baixo alcançou. Apesar de em número de espectadores não estar muito distante da concorrência e conseguir mais espectadores que "Sedução" e "Laços de Sangue" em pleno horário nobre, a verdade é que "Morangos" não conseguiu fugir do último lugar no seu horário durante todos os dias da semana. Será que com o fim de "Caras e Bocas" os "Morangos" irão subir?

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.

Aqui há publicidade

Quais os limites para a publicidade na televisão? A discussão dava um tratado e, mesmo assim, não chegaríamos a qualquer conclusão. É a publicidade que paga a indústria televisiva, os investimentos tecnológicos e, supostamente, a qualidade dos conteúdos produzidos.

Em Portugal, a lei obriga à colocação de um separador com a palavra "publicidade" a anunciar os intervalos comerciais, mas há, cada vez mais, uma poderosa arma a que as estações televisivas recorrem e que continua numa zona cinzenta sem regulamentação legislativa, apenas com um acordo de auto-regulação promovido pelo Instituto Civil da Autodisciplina da Publicidade. Trata-se do product placement, que consiste em fazer passar uma mensagem publicitária subliminar em situações quotidianas da vida.

As direcções comerciais das estações trabalham cada vez mais esta área, têm tabelas de preços implantadas, até porque a ausência de legislação permite quase todas as possibilidades. Os operadores são apenas obrigados a colocar um logótipo no início do programa e a referência "este programa teve a ajuda à produção de..." no final do mesmo. A mensagem é cumprida, mas será suficiente? O espectador que ouve um actor gabar a frescura do Sumol durante os Morangos com Açúcar (TVI) sabe que a estação recebeu dinheiro por aquela referência?

Ainda no domingo passado, durante o Só Visto! (RTP1), o jornalista João Fernando Ramos, convidado do programa, submeteu-se a uma massagem Smart Box. Lá estava o stand da marca e o nome da empresa em grande destaque. Já esta semana, em Laços de Sangue (SIC), Diana Chaves foi às compras à Worten e todos os espectadores perceberam a mensagem.

Na hora de pagar as contas, todos os euros contam...