5 de dezembro de 2010

O Protagonista


Se na semana passada se comentava nesta rubrica o regresso de Manuela Moura Guedes aos ecrãs nacionais e, mais concretamente, a Carnaxide, neste domingo O Protagonista permanece no terceiro canal. Desta vez, é a ficção que ocupa a cadeira central deste espaço!

Segundo as últimas notícias, e tendo por base uma crónica de Nuno Azinheira, já publicada no Televisão-Opinião, a SIC vai aumentar o seu investimento na ficção em cerca de 450%. Estando já a ser preparada a segunda telenovela em parceria com a TV Globo, o canal de Pinto Balsemão adiantou que o próximo ano irá ser de aposta numa área na qual o terceiro canal está a crescer. A contratação de novos actores, com contratos milionários, como André Nunes, Helena Laureano, Manuel Cavaco ou Maya Booth, espelha alguns indícios de uma aproximação à estratégia que a TVI tem assumido ao longo dos últimos dez anos. Por outro lado, a chegada de Patrícia Muller a Carnaxide parece demonstrar que o novo posto de Gabriela Sobral começa a dar frutos. A guionista, autora de vários sucessos, como Deixa Que Te Leve e Mar de Paixão, sente-se satisfeita com este novo desafio.


Questiono eu: que impactos terão estas contratações nos resultados diários de Carnaxide? Significam elas o quê? Na melhor das hipóteses, o canal terá como objectivo consolidar o seu horário nobre. Depois dos resultados razoáveis de Laços de Sangue, a direcção de Carnaxide percebeu que é possível a aproximação nas audiências às produções da TVI. Os números de Sedução acabaram por ditar tal sentença, verdade seja dita, porém, não será esta uma atitude precipitada?
Por outro lado, o que significa este largo investimento para os restantes conteúdos do canal? Menos meios para produzir entretenimento? Menos dinheiro para inovar os talk-shows? Menos hipóteses para colocar no ar séries internacionais? Repito: o que significa o referido aumento de 450%?


Poderei estar eu, um amante de entretenimento, de concursos televisivos, de talent-shows, de reality-shows, descansado? Será objectivo de Nuno Santos & Lda colocar ainda mais novelas no ar? Muito se critica a estação de Queluz de Baixo pela quantidade de ficção que exibe, no entanto, se formos fazer bem as contas, é a SIC o canal que mais novelas tem no ar.

Sinceramente, e apesar de considerar que esta aposta de Carnaxide possa ser certeira, tenho receio de que os objectivos até aqui traçados para com os telespectadores sejam desviados para ir de encontro a uma oferta já explorada. Porque não utilizar esses 450% para produzir uma série policial portuguesa, ou quem sabe, um remake de Médico de Família? É verdade que esse valor pode incluir um investimento neste tipo de produções. Porém, não acredito.
Vamos esperar para ver...

No entanto, de uma coisa não tenho dúvidas, não vale apostar e voltar atrás. A televisão é como a vida real: decisões e soluções têm sempre consequências para o futuro. Se são positivas ou negativas? No caso da SIC, só o ano de 2011 o dirá.

6 comentários:

Anônimo disse...

Mas o protagonista da semana é exactamente o que?

O investimento de 450%???

DS disse...

O Protagonista da semana é a ficção da SIC, e tudo o que com ela foi noticiado nos últimos dias.

Cumprimentos,

DS

Anônimo disse...

pois!! não foi isso então que passou para cá para fora...

Anônimo disse...

Poderei estar eu, um amante de entretenimento, de concursos televisivos, de talent-shows, de reality-shows, descansado?

que quer dizer com isso??

Mas os concursos, talent e reality não são ENTRETENIMENTO??

DS disse...

Acho um pouco difícil que não tenha entendido isso. De qualquer forma, no sentido da rubrica ficar mais perceptível a todos, O Protagonista da semana já está a negrito.

Cumprimentos,

DS

DS disse...

Primeiro destaco o entretenimento, e depois saliento alguns dos formatos que nos são oferecidos nessa área.

Cumprimentos,

DS