22 de dezembro de 2009

O Protagonista do Ano


Boa noite! São 21:00, e está em linha "O Protagonista do Ano", em relação ao mês de Abril.

Estávamos ño quarto mês do ano, e Júlia Pinheiro e Manuel Luís Goucha estreavam a segunda edição de "Uma Canção Para Ti". Depois do sucesso das três galas no mês de Dezembro de 2008, a TVI voltou a apostar no concurso e nos dois apresentadores. Mais uma vez o sucesso foi garantido, e o público agradeceu, pelas audiências, o regresso de "Uma Canção Para Ti".

Já aqui falámos da dupla Manuel Luís Goucha e Júlia Pinheiro, assim como dos dois individualmente. Mesmo assim é preciso destacá-los.

Manuel Luís Goucha, a par de Cristina Ferreira, levou a TVI às vitórias matinais, passados quatro anos. Destronou a SIC para o último lugar, e acabou com "Fátima". As vitórias de "Voce na TV!", apesar de existir uma competetividade com "A Praça da Alegria", são mais folgadas que as de Júlia Pinheiro, em "As Tardes da Júlia". O talk-show da tarde da estação de Queluz, tem perdido para Fátima Lopes com "Vida Nova", mas a verdade é que vai ganhar 2009.

Foi este ano que Júlia Pinheiro acabou com "Contacto", e pôs "Portugal no Coração" a um canto.
No geral, o percurso dos dois apresentadores tem sido brilhante. Júlia Pinheiro estreou-se na televisão com apenas 19 anos, na RTP1, em "Estamos Nessa".

Manuel Luís Goucha, estreou-se igualmente na estação pública, tendo ficado conhecido por ter estado à frente da "Praça da Alegria" durante vários anos. Na TVI esteve ainda à frente de "Olá Portugal", programa que não teve muito sucesso.
Foi com "Você na TV!", emitido a partir de 11 de Outubro de 2004, que ganhou, no meu ver, o estatuto de um dos "grandes" da televisão portuguesa.

Em relação a Júlia Pinheiro, ninguém tem dúvidas do seu talento. Na TVI, depois do "Big Brother", e da saída de Teresa Guilherme para a SIC, questionou-se quem seria a sua sucessora na apresentação de reality-shows.

Foi Júlia Pinheiro! Esteve à frente de "Quinta das Celebridades", "Primeira Companhia", "Circo das Celebridades", "O Meu Odioso e Inacreditável Noivo" e "Pedro, O Milinonário". Cinco sucessos da estação de Queluz de Baixo (uns maiores que outros). Desde 10 de Abril de 2007 que estabilizou nas tardes da TVI, e demonstrou estar à altura do desafio.

Apesar de, como já disse, estes dois apresentadores já terem sido mais que falados no Televisão-Opinião, faz todo o sentido serem novamente destacados para protagonistas do ano que passou.
Júlia Pinheiro e Manuel Luís Goucha são grandes, e todo o Portugal sabe disso! Parabéns!

Fecho (Discurso Directo)


Muito boa noite. Seja bem-vindo ao Discurso Directo desta noite. Hoje, eu, Diogo Santos, entrevisto Miguel Reis.


Estamos a um dia do Natal. Se tivesses de oferecer um presente a uma estrela da SIC, a quem o darias? E o que darias?
Daria um presente a Conceição Lino e à sua equipa, pois fazem um trabalho cinco estrelas. O programa nestes últimos dias, tem obtido resultados bastante animadores, perto dos 24% de share, mas tenho medo que seja por pouco tempo. A melhor prenda que o NPC pode receber é uns 40% de share...! (risos)


E a quem não oferecerias nada, nem que te pagassem?
Jamais oferecia um presente à Teresa Guilherme. Esta mulher (não, não é senhora) é uma falsa, mentirosa e traidora. A apresentadora apenas fica satisfeita quando ganha e é um sucesso. Quando ela esteve a trabalhar na SIC, em praticamente todas as entrevistas que deu, dizia sempre que gostava de voltar para o Big Brother e lembro-me que chegou a afirmar que se tivesse um furo no pneu à noite, chamaria o Moniz. Quando saiu, aziou e decidiu lançar fortes críticas tais como: " A SIC não dura muito mais tempo!"... É por isto que nunca daria um presente a Teresa Guilherme!


Este domingo, Mariana Tavares foi expulsa de "Ídolos". O que achaste da sua saída? Foi justa?
Acho que foi quem mereceu sair. Confesso que nunca gostei muito dela, pois não tinha nenhuma chance de alcançar o pódium. Os que lá estão, podem perfeitamente chegar ao primeiro lugar pois cantam muito bem e ela apenas cantava bem.

Ainda é cedo para fazer prognósticos, mas quem achas que vai ganhar a noite de dia 31 de Dezembro? "Uma Canção para Ti", "Ídolos", ou a RTP1?
"Ídolos" vai sair vencedor, mas nesta noite o "Uma Canção Para Ti" deve chegar aos 35% de share. Eu vou ver o "Ídolos", e embora saiba que não é o final, vai na mesma sagrar-se vencedor. O "Ídolos" é actualmente a febre televisiva a nível nacional. No entanto, acho que na noite de ano novo poderá descer, pois a maioria do público que vê o programa vão para festas e acabam por não ligar muito à TV.


Hoje estreia "O Formigueiro" na SIC. Quais as tuas expectativas para o novo programa de Marco Horácio?

Espero que seja um programa divertido, mas sem má educação. Eu acho que no "Salve-se Quem Puder", a Diana contralava um bocado o Marco Horácio, embora muita gente não notasse. Mas com o Marco Horácio vai ser um programa muito divertido! Pelas imagens que a SIC disponibiliza este será certamente um programa que irá marcar pela sua irreverencia e rebeldia.

O novo canal da SIC, SIC K, estreou no dia 18 de Dezembro. Já deste uma espreitadela? Se sim, o que achaste?
Sim, já espreitei, embora não tenha o canal. Acho que pode vir a ganhar terreno, mas tem que deixar de ser um exclusivo do Meo. Pelo menos em 2011.
Mas também surgiu um novo canal infantil há pouco tempo, o Panda Biggs, o que pode também ser negativo para a SIC K... E ainda existe aquele hábito das crianças que é o Canal Panda.



Termino este "Discurso Directo" com a seguinte pergunta: A SIC vai acabar o ano em terceiro lugar. De quem é a culpa?
É a pergunta mais simples que já respondi nesta rubrica: É na totalidade da Direcção de Programas da SIC. Os outros estiveram melhores, porque a SIC esteve pior. Casos como "Ligou, Ganhou", o abusamento de "Não há Crise", de "Tá a Gravar", de "Mário Crespo Entrevista", "Podia Acabar o Mundo", "Atreve-te a Cantar", "Rebelde Way", entre outros... Espero que 2010 seja muito mas muito melhor!

"Acho que foi muito justo"


Mariana Tavares, a concorrente que abandonou o "Ídolos" este domingo, concordou com a sua expulsão e não leva máguas do talent show da SIC: "Sinto-me muito feliz, muito realizada e estou super satisfeita. Cada etapa passada foi sempre uma vitória. Quanto mais aumentava o percurso do programa, maior a felicidade. Sejamos realistas, o programa está com um nível elevado. Há aqui concorrentes com um nível indescrítivel e, portanto, eu já estava à espera que, se não saísse nesta gala, saíria na próxima", confessou ao 24 Horas de hoje.

Audimetria - 21/12/2009

A TVI regressou ontem à liderança, com 29% de share. Seguiu-se a RTP1 com 24,7%, e por fim a SIC com 21,7%. De referir ainda que a RTP2, com o ínicio das férias, ascendeu aos 7,3% de share.

No horário das 19:00, "Morangos com Açúcar" venceram à transmissão da "FIFA World Player Gala 2009". A série da TVI fez 11,1% de rating e 32,9% de share, contra os 9,8% de audiência média e 29,5% de share do evento desportivo que a RTP1 transmitiu. "Nós por Cá", esteve abaixo dos 21 pontos.

No que toca a noticiários, o "Telejornal" foi o mais visto, tal como podemos ver no quadro. Seguiu-se o "Jornal Nacional", com 11,2% de rating e 30,3% de share, e por fim o "Jornal da Noite", com 9,6% de audiência média e 25,8% de share.

Quanto ao horário nobre, "Deixa que te Leve" venceu. A novela da TVI foi o programa mais visto do dia com 14,5% de rating. "Meu Amor" também não esteve mal, e obteve um share superior a 40% de share.
"Repórter TVI" foi mais visto que a "Grande Reportagem SIC", mas a distância entre as duas encurtou-se. Enquanto a primeira chegou aos 13,1% de rating, a segunda atingiu os 11,3% de audiência média.
"Perfeito Coração", esteve bem. Sem ser procedida por "Ídolos", a novela da SIC conseguiu 23,9% de share - décimo primeiro programa mais visto do dia.
Ainda relativamente à ficção, "Sentimentos" bateu "Viver a Vida". A novela da TVI conseguiu 6,4% de rating e 31,5% de share, e a da SIC, não foi além dos 5,8% de audiência média e 22,8% de share.
Quanto à RTP1, o seu horário nobre não teve uma boa prestação. "Jogo Duplo" desceu aos 14,7% de share, e "Além de Nós", ficou-se pelos 17,9%. Melhor só mesmo as "Notas de António Vitorino", que atingiram 9,3% de audiência média e 24,4% de share.

Revista de Imprensa


Bom dia. Seja bem-vindo à Revista de Imprensa desta terça-feira.

Segunda temporada de "Família, Família" a 15 de Janeiro


Tal como o Televisão-Opinião avançou em primeira mão, o programa de Sónia Araújo regressará com uma segunda temporada. No entanto, e ao contrário do que estava inicialmente previsto, "Família, Família" não sofrerá qualquer tipo de remodelaçoes.
O balanço de Sónia Araújo em relação ao seu programa é positivo: "Temos vindo a fazer acertos e isso reflecte-se no público, que já se habituou ao programa e vai-se reflectir em números".
A estreia da segunda série será a 15 de Janeiro, mas até lá ainda serão transmitidas duas emissões especiais. No dia de Natal vai para o ar o programa que irá opor as famílias Pinto Basto e a Câmara Pereira. No primeiro dia do ano, séra exibido o especial, que terá como concorrentes Isabel Figueira, Ana Rita Tristão, Diogo Ferreira, Francisco Mendes, Heitor Lourenço, Tiago Barroso, entre outros.

Sem despedimentos

2009 foi um ano de riscos em termos de gastos na ficção, mas a Plural orgulha-se de não ter sido necessário prescindir dos serviços dos seus fundionários: "O aspecto mais positivo deste ano foi a Plural ter conseguido passar um ano de crise sem ter feito uma demissão, conseguindo acabar o ano sem despedimentos. É muito importante para as pessoas que trabalham neste momento terem a certeza que a Plural lhes dá tranquilidade e trabalho", afirmou André Cerqueira à Notícias TV.



Citação do dia:

"Já não acredito no casamento"

Foi o que revelou Luís Loourenço ao 24 Horas







Fala-se de: João Manzarra

Depos de ter sido escrito na imprensa que existia um clima de cumplicidade entre o apresentador Carolina Torres, a concorrente do "Ídolos", João Manzarra veio a público desmentir a notícia e mostrou-se bastante incomodade: "É um assunto que me incomoda profundamente", cofessou.


Fontes: 24 Horas, Notícias TV

Para lá das 24

Boa noite! Seja bem-vindo ao Para lá das 24
Terminou na passada sexta-feira o programa responsável pela estreia de Sónia Araújo a solo. Alguém deu por isso?Terá a RTP1 feito alguma publicidade à final de "Família, Família"?

Sou sincero, não vi a RTP1 afincadamente esta semana, mas penso que se houve alguma, foi muito pouca. É esta uma das causas do insucesso do formato, na minha perspectiva. "Família, Família" não teve a promoção que por exemplo os jogos de futebol têm. Todavia, esta não é a única causa.

O programa de Sónia Araújo não passa de uma junção de "Família Superstar" e "Olha Quem Dança". Até gosto do formato, e acho que podia vingar, mas os concorrentes não têm brilho, não "tocam" no telespectador. Cheguei a pensar que as pessoas iam lá simplesmente para fazer figuras tristes.

A ajudar a tudo isto está uma produção fraquinha, um estúdio muito grande, mas ao mesmo tempo "pobrezinho" e um júri em que
sobressai apenas Maria João Abreu. Ah, e também não percebo o que por lá faz a banda. Das vezes que vi, o instrumental das músicas era sempre em "playback".

Até Sónia Araújo por vezes se perde, no entanto penso que não está muito mal. Gostei de vê-la, pelo facto de ter provado conseguir apresentar um programa
sozinha.

Tudo o que escrevi poderia ter pesado na decisão da RTP1 em não apostar mais no programa, ou pelo menos dar-lhe um tempo de "descanso". Foi com muita surpresa que vi a apresentadora revelar que "Família, Família" regressará já em Janeiro. O que irá na cabeça de José Fragoso?

Sinceramente não consigo entender esta insistência. Mas parece que o programa vai mesmo voltar, e, espero eu, trará algumas mudanças e ajustes.

Veremos. Sim, porque Sónia Araújo não merece um programa tão "fraquinho".