9 de janeiro de 2011

O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana SIC
Se a dupla de 2010 "Caras e Bocas/Escrito nas Estrelas" funcionou na perfeição, a dupla de 2011 "Ti Ti Ti/Escrito nas Estrelas" não está a ter os mesmos resultados satisfatórios. "Ti Ti Ti" não se consegue impor no horário desde a estreia, e fica sistematicamente em último no horário com uma média de 500 mil espectadores e cerca de 22% de share, um valor que apesar de estar próximo da média da estação, devia ser bem superior.

O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana TVI
Uma história bem contemporânea, com muita ironia, mas para um público bastante selectivo e informado. Esta é para mim a justificação para os resultados fracos de "Sedução" na TVI. Uma novela que também foi empurrada ao final de uma semana e que não teve tempo para fixar público, mas principalmente uma novela demasiado "para a frente" para o público alvo da TVI. A escrita de Rui Vilhena é maravilhosa, mas os cerca de 900 mil espectadores e a média de share inferior aos 30% são fracos para uma TVI, que quer neste ano de 2011 voltar a liderar.

O Melhor & Pior da Semana

Olá Boa Noite! Fique com as últimas escolhas do "Melhor & Pior da Semana" entre as 21h e as 23h.
Pior da Semana RTP1
Os portugueses parecem verdadeiramente desacreditados com a classe política portuguesa, e não parecem muito interessados na Eleições Presidenciais a serem disputadas a 23 de Janeiro. Se os debates, com excepção do confronto entre Manuel Alegre e Cavaco Silva, foram um fracasso de audiências, as entrevistas a solo feitas por Judite de Sousa seguiram o mesmo caminho. Ou seja, nos cinco dias da semana a "Grande Entrevista", convidou os cinco candidatos e os números foram decepcionantes, com valor de share a rondar os 20% e cerca de 800 mil espectadores.

O Protagonista


Boa noite! Seja bem-vindo a mais uma edição do Protagonista. Depois de, na semana passada, Júlia Pinheiro se ter sentado na cadeira principal desta rubrica, neste domingo é Carlos Castro o grande destacado.


Foi o caso que marcou o fim-de-semana e promete não descolar dos ecrãs nacionais nos próximos dias. A morte de Carlos Castro, provocada por um homicídio, acabou por levar Renato Seabra, o principal suspeito, para as luzes da ribalta. Apesar de achar este caso bastante estranho, e considerar que falta desvendar uma importante peça neste assassinato, sem dúvida que esta situação chocou os portugueses espalhados pelo mundo.
Carlos Castro era um cronista social de renome, com participações em várias publicações nacionais, escritor, sendo que também tinha por hábito a organização de determinados eventos. Defensor da liberdade, e contra a homofobia, o jornalista deu a cara pela Grande Noite do Fado ou pela Gala Noite dos Travestis.
Amado por uns, odiado por outros, Carlos Castro deixou os portugueses incrédulos quando estes se depararam com o seu óbito. Tendo viajado com Renato Seabra para Nova Iorque, havia confessado aos amigos estar a viver uma fase da sua vida bastante feliz. Ao lado do ex-concorrente do concurso da SIC À Procura do Sonho - Face Model of The Year, o cronista acabou mesmo por prolongar a sua estadia em terras americanas pelo facto de se sentir satisfeito com o seu bem-estar. No entanto, a tragédia acabou por lhe apagar a vida.


A questão que muitos colocam é sem dúvida 'o que se terá passado'? Afinal, quem julgará Renato Seabra? Tendo em conta uma simples participação no concurso de modelos, poucos serão os que o consideraram na altura agressivo ou descontrolado. Com alguma timidez, o jovem de Cantanhede demonstrava os seus dotes na passarele. A insegurança era outra das suas características, assim como a falta de à vontade em determinadas situações. É verdade que não podemos ficar com uma opinião de uma pessoa tendo por base os seus quinze minutos de fama na televisão. No entanto, esta foi uma boa amostra para tentar perceber o carácter de Renato.

Não sei o que se passou, e tenho pena do desfecho que este capítulo tomou. Contudo, uma coisa é certa, ninguém faz nada sem ter uma razão. Algo se deverá ter passado para, supostamente, Renato Seabra ter feito o que fez. Aliás, será que foi ele? Não terá existido uma terceira pessoa e o modelo entrado na cena do crime no local errado à hora errada, ficando aterrorizado com tal situação?
Nunca ninguém espera um comportamento destes por parte de uma figura pública e o certo é que, muitas vezes, tentamos colmatar a realidade com justificações erradas. Porém, o mundo dos famosos não é só caracterizado pela simpatia, luxo, dinheiro ou capas de revista. Sem dúvida que por dentro desse universo as drogas, o álcool e a prostituição também ganham vida. Não afirmo que foi este o caso. No entanto, há sempre algum pormenor que à primeira vista nos escapa. Talvez neste caso nos estejam a falhar muitos...


Joana e Hugo M vão ser reis do Carnaval!

joana_e_hugo_m


A participação em Secret Story continua a dar furtos aos dois jovens que entraram como um casal falso e saíram de lá completamente apaixonados. E o mais recente projecto é, nem mais, nem menos, do que a participação num corso carnavalesco.


Segundo a edição desta semana da revista Maria, Joana e Hugo M estão já em negociações com a organização do Carnaval das Caldas da Rainha e parece que vão mesmo chegar a um acordo.


Caso se concretize o casal desfilará pelas ruas da cidade nos dias 6 e 8 de Março. Mais uma forma que Hugo M e Joana encontraram para rentabilizar a participação no reality-show da TVI.


Quiosque: Maria

Manuel Luís Goucha não é opção para “Secret Story II”

manel3

Embora tenha confessado recentemente ao Correio da Manhã que gostava de substituir Júlia Pinheiro, parece que ainda não é desta que o apresentador vê o seu desejo concretizado.

É que, segundo a edição desta semana da revista TV Guia o nome de Manuel Luís Goucha não chegou, sequer, a ser opção para o lugar deixado vago pela mais recente estrela SIC.


“A Teresa é um nome, sim, para a segunda edição e o de Goucha não faz sentido”, adiantou uma fonte da TVI à referida publicação.

Cai assim por terra a hipótese de o companheiro de Cristina Ferreira apresentar um reality-show, algo que o próprio ambiciona há já algum tempo.


Quiosque: TV Guia

Esta noite...


Saiba qual a personalidade destacada desta semana!
Às 22:00, entra em linha a segunda parte da rubrica O Melhor & Pior da Semana!

Jorge Gabriel a caminho da SIC?

jorgegabriel2


Depois da contratação de Júlia Pinheiro, a estação de Carnaxide poderá estar já a pensar num novo reforço para o seu day-time.

Segundo aquilo que Carlos Dias da Silva escreve na sua crónica semanal da revista TV Guia, o nome do apresentador da Praça da Alegria está a ser equacionado pela direcção de programas da SIC para ser a nova cara das tardes do canal.


Na referida revista pode ler-se: “Na SIC, as vozes menos optimistas já se ouvem. Nunca se resolve tudo de uma vez… Júlia Pinheiro será a dona das manhãs, mito bem, mas, e as tardes? Será agora a vez de Jorge Gabriel?”

Com tudo isto, será que o colega de Sónia Araújo vai fazer o mesmo que Júlia Pinheiro e regressar ao canal que o viu nascer? Resta aguardar por novidades…


Quiosque: TV Guia

Os sonhos dos "5" da RTP2


Os cinco apresentadores de "5 para a Meia-Noite" deram uma entrevista à Notícias TV desta semana. Com a estreia da quarta temporada do programa da RTP2 para 17 de Janeiro, Pedro Fernandes desvendou algumas das novidades que estão a ser preparadas: "Vamos ter uma rubrica que vai chamar-se O Convidado Impossível. A ideia é que o público também participe, faça abaixo-assinados, envie cartas para esse convidado... E nos ajude a conquista-lo. Todos os dias vamos fazer um apontamento direccionado para essa personalidade. É um forma de pressionar".
José Sócrates é, desta forma, um dos mais desejados para marcaram presença em "5 Para a Meia-Noite". "Gostava de perceber porque é que numa semana se diz uma coisa e na semana seguinte já se diz outra. Se é um engano, se é um erro de comunicação ou se somos nós que percebemos mal. E a outra pergunta que lhe gostaria de fazer é simplesmente 'Porquê'?", confessou Nilton. Já Pedro Fernandes ambiciona ter a seu lado o Special One, José Mourinho. "Ele é a imagem do pensar grande e chegar longe", explicou.

De salientar por fim que o primeiro verbo da primeira semana de "5 para a Meia-Noite" é 'presidir'. São assim esperados convidados relacionados com clubes de futebol, sendo José Eduardo Bettencourt uma forte possibilidade.

Quiosque: Notícias TV

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana SIC
É neste momento, na grelha de programação semanal de Carnaxide, o produto mais bem sucedido. E se o horário entre as 22h30 e 23h30 foi durante algum tempo um dos calcanhares de Aquiles da SIC, neste início de ano, parece estar resolvido com "Laços de Sangue" a fazer de média cerca de 900 mil espectadores e perto dos 30% de share, batendo a ficção da TVI. "Laços de Sangue" pode a meu ver, vir a liderar sistematicamente este horário e veio provar que em SIC a ficção feita em português pode e bem rivalizar com a ficção feita pela TVI. Resta esperar pelos próximos capítulos...

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana TVI
Num final de ano de 2010 que muito se falou da quebra de audiências da ficção feita em Queluz de Baixo, o início de ano de 2011 não poderia ter sido tão diferente do que foi dito. E falo especialmente de "Espírito Indomável" que esta semana conseguiu sistematicamente valores dignos de um grande sucesso e do passado da TVI. A novela onde Vera Kolodzig e Diogo Amaral protagonizam uma difícil história de amor, conseguiu uma média de share superior aos 40% e mais de 1 milhão e 600 mil espectadores a assistirem a esta história. Sinal que o portugueses, gostam desta história, que por muito que seja básica, diverte faz passar o tempo antes do descanço para um novo dia.

O Melhor & Pior da Semana

Olá Bom Dia! Seja bem-vindo à primeira edição de 2011 do "Melhor & Pior da Semana". Consigo entre as 10h e as 12h.

Melhor da Semana RTP1

É uma das âncoras mais importantes na programação semanal do canal do estado. Entre as 18h e as 19h, a grande maioria dos espectadores estão sintonizados na RTP1 a assistir a "Portugal em Directo". O noticiário regional, conseguiu esta semana ter perto de 900 mil espectadores, mais que muitos programas em pleno horário nobre e um share de média superior aos 30%, deixando a concorrência bem atrás nesta luta, e ajudando a RTP1, a ser imbatível no período entre as 18h e as 21h.

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje integra uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.

Pequenos prodígios

Tenho, em relação ao conceito por detrás de The Biggest Loser (para que a SIC há-de arranjar, suponho, nome mais adequado ao mercado nacional), um problema de natureza filosófica.


Comparado a outros reality shows, The Biggest Loser não deixa de ter um lado pedagógico importante. Mais do que a perda de peso, essencial numa sociedade que engorda a olhos vistos, propõe-se premiar o trabalho, nomeadamente o de quem conseguir emagrecer com base na chamada "força de vontade" - e só isso já o distingue de muitos adversários, em que o prémio vai quase sempre para o que for capaz, ao longo de três meses, de trabalhar menos e dizer mais baboseiras.


Acontece que, quanto mais gordo for o candidato, mais possibilidades tem de vencer, o que de imediato torna o programa num desfile de pequenos, digamos, prodígios. E acontece sobretudo que, se o processo de emagrecimento é vivido em público, nos seus esforços tanto como nas suas pontas soltas, o melhor que podemos dizer de um vencedor, no fim, é: "Parabéns pela tua força de vontade. Realmente, não ficaste nada mal para quem, no fundo, é repelente."


Basicamente, é o mesmo que se passa com as estrelas decadentes da TV que aumentam os peitos e, depois, se vêm gabar em público de os ter aumentado. Olhamos para elas e parabenizamo- -las, porque os peitos ficaram de facto bonitos. Mas não nos esquecemos de que, sendo assim, não passavam, na sua origem, de dois sacos de plástico vazios - e jamais deixaremos de os ver como dois sacos de plástico vazios aos quais, entretanto, alguém deu um jeitinho.


The Biggest Loser é isso: verdade a mais. Às vezes, poder varrer alguma poeira para debaixo do tapete é fundamental.