29 de setembro de 2009

SÓ Séries


Hoje falo de uma série que a mim me surpreendeu, este Verão.


Bem, como todos vós já puderam reparar, as imagens revelam uma série totalmente diferente das outras.

De facto, The Tudors, é uma série histórica que conta a história do rei Henrique VIII de Inglaterra e de todas as suas amantes, guerras, reformas.

Digo uma coisa: quem não apanha desde o início, não vale a pena. Há muitos pormenores e muitas pequenas coisas que, no futuro, irão dar origem a grandes coisas.

Numa primeira temporada observamos o casamento de Henrique com Catarina e a descoberta da primeira amante, Anne Boleyn. Numa segunda, temos o casamento de Henrique com Anne, a morte de Catarina e a morte de Anne (no final). Numa terceira, a descoberta de uma nova amante, Jane Seymour.

Pelo meio, observamos todas as medidas adoptadas por Henry para que o seu reino seja próspero e a ascensão da nova religião: o Anglicanismo.

Para quem é Cristão, a série poderá ter algumas imagens chocantes devido às reformas aplicadas pelo rei. Contudo, era a maneira com que faziam as coisas, na Idade Média.

É uma série brilhante produzida pela Showtime com a colaboração da Peace Arch Entertainment (Inglaterra) protagonizada pelo fantástico Jonathan Rhys Meyers. A acompanhar no MOV, todas as segundas, às 22h00.

Genérico da T3:


Novidades da semana

FOX
Último episódio de Harper's Island, quarta 30, às 21h30.
Estreia da T2 de Flashpoint, quinta 1, às 21h30.

FOX Life
Estreia de Worst Week, domingo 4, às 22h40.

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí a promo da nova novela da SIC, e uma notícia retirada do Diário de Notícias.

Promo de "Perfeito Coração"



José Eduardo Moniz "regressa" à TVI

José Eduardo Moniz 'regressa' à TVI

Grupo espanhol Prisa conseguiu finalmente vender parte da Media Capital, dona da TVI, à Ongoing, que já tem participação no grupo concorrente Impresa, dono da SIC. Autoridade da Concorrência e Regulador dos Media vão analisar, enquanto regulador dos mercados suspendeu acções para definir se é preciso lançar OPA

A TVI volta a estar na esfera de influência de José Eduardo Moniz. A Ongoing, grupo no qual assumiu a vice-presidência em Agosto, acaba de comprar uma posição de 29,69% da Media Capital, com possibilidade de chegar aos 35%. Uma operação que avalia a Media Capital em 450 milhões de euros, pelo que o investimento da Ongoing será de 134 milhões de euros. Ao que o DN apurou, o negócio não envolve a transferência de dinheiro vivo, antes o assumir de parte da dívida da Prisa pela Ongoing.

Embora o contrato de rescisão de Moniz impeça o seu regresso à TVI, a verdade é que por via das novas funções assumidas no grupo liderado por Nuno Vasconcellos,a estação de Queluz volta a estar sob a sua alçada. No entanto, ao que o DN apurou, a operação não representa o regresso físico de José Eduardo Moniz à estação de televisão de onde saiu a 5 de Agosto. Pelo menos para já. O comunicado da Media Capital adianta que "Nuno Vasconcellos [presidente da Ongoing] será proposto como novo presidente" do grupo da TVI, mas tendo em conta a reconhecida experiência de Moniz na área da televisão, será lógico que seja o principal responsável pelas opções estratégicas que vierem a ser tomadas - aposta em determinados conteúdos e mercados, por exemplo.

Nuno Vasconcellos concretiza assim o que assumiu como um dos objectivos estratégicos da Ongoing, a 10 de Agosto, na apresentação de José Eduardo Moniz como vice-presidente do grupo: "uma participação na gestão de uma televisão". E se na altura o empresário, que detinha já uma posição superior a 20% do capital da Impresa, falou em dar prioridade a um reforço na posição do grupo de Francisco Balsemão, as mais recentes declarações do líder da Impresa devem ter desfeito quaisquer dúvidas sobre a opção que Nuno Vasconcellos teria de tomar para poder ter uma palavra a dizer na gestão de uma televisão (ver texto em baixo).

Após as notícias de 1 de Agosto que davam como certa uma tomada de posição da Ongoing na Media Capital, agora os comunicado emitidos pela Media Capital e pela Prisa, às entidades reguladoras do mercado bolsista em Lisboa e em Madrid, não deixam dúvidas: "o grupo Prisa venderá à Ongoing 29,69% das acções representativas do capital social e do direito de voto da Media Capital, garantindo à Ongoing a venda de uma participação adicional que permita atingir os 35% das acções".

Recorde-se que, no final de Junho, Sócrates impedira a compra de 30% da Media Capital por parte da Portugal Telecom (PT), para evitar quaisquer leituras políticas. Assim, o negócio que em Agosto foi visto pelo mercado como uma forma decontornar o veto governamental - a Ongoing tem uma participação de 6,74% na PT, a quinta maior accionista da empresa de telecomunicaçãos, acaba por se concretizar apenas um dia depois da reeleição de José Sócrates.

Audimetria - 28/09/2009


O dia de ontem foi ganho pela TVI com 29,4% de share. A RTP1 ficou a 0,4% da SIC. Pode dizer-se que a estação de Carnaxide esteve bem.
O programa mais visto foi a novela Deixa que te Leve, seguida de Gato Fedorento: Escrutina os Escrutínios. O quarteto humorístico da SIC não foi apesar disso além dos 29,1% de share.

Na informação, o noticiário mais visto foi o Telejornal, seguido do Jornal Nacional. O Jornal da Noite obteve 10,5% de rating e 28,3% de share.
Às 19:00, Morangos com Açúcar foi o programa mais visto com 9,8% de rating e 37,8% de share. O Preço Certo ficou em segundo lugar com 7,2% de audiência média e 28,2% de share e Nós por Cá continuou a não ser competitivo com 4,4% de rating e 16,8% de share.

Quanto ao horário nobre, Salve-se quem Puder esteve bem. 9,4% de rating e 24% de share foi o resultado do programa apresentado por Diana Chaves e Marco Horácio.
A competir com Gato Fedorento, Jogo Duplo ficou-se pelos 8,8% de audiência média e 21,3% de share. Prós e Contras teve o mesmo resultado de Nós por Cá, mas com 15,7% de share.

Quanto às novelas, Flor do Mar ficou à frente de Caminho das Índias. No entanto, a novela da SIC tem vindo a subir. Ontem conseguiu 7,6% de rating e 31,6% de share, enquanto Flor obteve 8,6% de rating e 33,1% de share.

Notícia - Novo formato "romantico" na SIC

Já estão no ar as promos do novo programa do canal de Francisco Pinto Balsemão. Trata-se de um programa que promete ser muito "romantico". As promos incentivam casais a inscreverem-se.
O nome e o apresentador do formato ainda não foram anunciados.
Será este o programa reservado para Bárbara Guimarães? Ou o tão aguardado formato de Merche Romero? Ou para surpresa de todos, um espaço para Vanessa Oliveira? Aguardam-se notícias dos lados de Carnaxide.

Revista de Imprensa 29/09/2009



Bom Dia, está em linha a rubrica matinal do seu Televisão-Opinião.
A Revista de Imprensa de hoje traz-lhe novidades da gestão da TVI e do mais recente premiado programa da RTPN.

José Eduardo Moniz de regresso?


Parece que o regresso de José Eduardo Moniz à TVI está cada vez mais eminente. A Prisa chegou a acordo com a Ongoing para a venda de 35% da Media Capital, grupo de comunicação social cuja referência é precisamente o canal de Queluz de Baixo.

“A Prisa e a Ongoing Strategy Investments alcançaram um acordo para o desenvolvimento de operações comerciais e de conteúdos. Mediante este acordo, pendente das autorizações reguladoras e administrativas oportunas, a Ongoing adquire 35% da Media Capital, o grupo líder de comunicação português, controlado pela PRISA. A empresa Media Capital foi avaliada em 450 milhões de euros”, anunciou o grupo espanhol.

A Media Capital, o grupo líder de comunicações em Portugal, que detém também o Rádio Clube Português, foi avaliada em 450 milhões de euros.

A Ongoing detém ainda uma participação de 23,5 por cento na Impresa, da qual faz parte a SIC.

"Pontapé de Saída" distinguido



O programa desportivo da RTPN foi distinguido pela Associação de Jornalistas de Desporto.

"Pontapé de Saída" é emitido desde 2006, sendo transmitido em directo à quinta-feira, a partir das 23 horas e repete à sexta-feira às 13h e à 1 hora. Tem também transmissão na RTP Internacional e RTP África.

Na entrega do prémio, António Florêncio, presidente do CNID, referiu que este formato é "uma lufada de ar fresco, um espaço onde se fala pouco de árbitros e muito de futebol". Quem recebeu o prémio foi Manuel Fernandes Silva, o apresentador. O jornalista falou à imprensa sobre a simbologia do galardão: "É um reconhecimento pelo trabalho de toda a equipa que faz que com que o programa seja um sucesso", conta. "E o melhor reconhecimento foi sermos distinguidos pelos nossos pares, ou seja, por jornalistas da área do desporto. É também um incentivo para continuarmos com o nosso trabalho".


Fontes: Correio da Manhã, Diário de Notícias, Jornal de Notícias