17 de março de 2010

Cine-Opinião


"O Amor é Complicado"

Jane (Meryl Streep), mãe de três filhos já adultos, é proprietária de um restaurante /confeitarua em Santa Barbara. Divorciada há cerca de uma década, mantém uma relação amigável com o seu ex-marido, o advodado Jake (Alec Baldwin), que entretanto casara com uma mulher mais nova. Mas quando ambos se encontram fora da cidade, em ocasião da cerimónia de final de curso de um dos filhos, o ex-casal envolve-se.
Como se ser amante do seu ex-marido não fosse suficientemente duro, Jane vê-se também atraído por Adam (Steve Martin), um arquitecto louco contratado para remodelar a sua cozinha. Ele próprio em recuperação de um sofrido divórcio, apaixona-se por Jane, mas rapidamente se apercebe que faz parte de um estranho triângulo amoroso.
Apesar de não arrecadar o título de "O Melhor Filme Do Ano", vale certamente o preço do bilhete. O filme torna-se rapidamente divertido: uma comédia suave, para assistir, apreciar e descontrair.


Um Sonho Possível, que valeu a Sandra Bullock o Óscar de melhor actriz, estreia dia 25 de Março.

Visto do Céu, um brilhante filme baseado no livro de Alice Sebold, já estreou! A não perder!

Até para a semana!

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.
Às 21.00, não perca mais uma edição do Cine-Opinião!


Revolução Digital

Quem quer que se preocupe com este negócio - este mesmo de que o leitor acaba de tornar-se parte, ao comprar o seu jornal pela manhã - sabe-o bem: o futuro da informação escrita passa pela descoberta do modelo ideal para a rentabilização da Internet. Muita gente está a ganhar dinheiro com a Web, sim. Mas uma coisa são os projectos inovadores (que acabam sempre por rentabilizar-se), outra a distribuição fragmentada da oferta física previamente existente (que também já vai conseguindo fazer-se pagar) e outra ainda a venda regular de informação sólida e profissional antes circunscrita ao papel (que já encontrou vários caminhos para a sua reposição online, mas não a forma ideal para fazer-se cobrar por isso).


Até lá, e neste contexto em que nos sobra cada vez menos tempo para nos sentarmos a ler, o negócio dos jornais estará limitado. Mas não só o dos jornais: também o da televisão. Porque, a partir do momento em que a informação online deixar ser absolutamente gratuita, a própria TV dificilmente condescenderá com a vampirização de que é alvo neste momento. Primeiro facto: os cultos que vão sendo criados na Internet em torno de pequenos e grandes formatos televisivos, com programas inteiros colocados à disposição de toda a gente em sites como o YouTube, são óptimos para a divulgação da actividade televisiva. Segundo facto: essa disponibilização é quase sempre feita sem a presença dos anunciantes - e, à medida que for crescendo, tornará o negócio da televisão menos atractivo.


No que diz respeito à revolução digital, talvez não estejamos já na Pré-História, mas não estamos mais avançados do que na Idade Média. Interessantes tempos nos esperam.


Às 21:00

Não perca!

Momentos


Boa tarde! No Momento desta semana recordamos um programa que fez furor no Verão de 2009. Relembre connosco TGV - Todos Gostam do Verão! Não tem saudades?

O elenco de "Espírito Indomável"

Começaram na passada semana as gravações da substituta de Sentimentos. Uma equipa de actores partiu para o Brasil, onde a trama tem inicio, mas também em Portugal arrancaram as filmagens, mais precisamente em Coruche. Espírito Indomável deverá estrear somente no mês de Maio, no entanto, o Televisão – Opinião revela-lhe já parte do elenco e respectivas personagens:

1990

Catarina Walentstein – Teresa

Francisco Magalhães - João

Hugo Serqueira – Joaquim

Nuno Pardal – Rodrigo

Rita Ruaz – Hermínia

Teresa Macedo – Beatriz

Vasco Magalhães - Júnior

2010

Adriano Luz – Ambrósio

Afonso Pimentel – Eduardo

Ana Padrão – Beatriz

Angélico Vieira – Simão

António Capelo – Joaquim

Beatriz Figueira – Jéssica

Carla Andrino - Josefa

Catarina Gouveia – Julieta

Diogo Amaral – Rafael

Gustavo Santos – Júnior

João Catarré – João

José Raposo – Rogério

Liliana Santos – Tininha

Luís Esparteiro – Rodrigo

Luísa Cruz – Mimi

Maria D’Aires – Hermínia

Maria João Abreu – Glória

Mariana Monteiro – Joana

Marta Andrino – Beta

Melânia Gomes – Catarina

Pedro Ferreira – Bruno

Pedro Górgia – Alexandre

Pedro Lima – Tristão

Pedro Macedo – Cris

Pedro Valério – Chico

Rui Luís Brás – Lourenço

Ruth Teixeira – Mónica

Sara Barradas – Cláudia

Sara Prata – Susana

Sofia Nicholson – Teresa

Tiago Aldeia – Hugo

Vera Kolodzig –

Quiosque:

TV 7 Dias

Fala-se 17/03/2010

Boa Tarde! Seja bem-vindo a mais uma edição de Fala-se!

Hoje as protagonistas são:

Patrícia Tavares

A actriz é a capa da revista "TV 7 Dias" desta semana. Em causa estão alegadas agressões e episódios de violência de que foi vítima por parte do seu ex-namorado. Um dos episódios de que a publicação fala remete a uma discussão que o então casal de namorados teve e que acabou com uma queixa numa esquadra do concelho de Cascais, em que Patrícia Tavares alegava violência na intimidade. Confrontada com tais acontecimentos a 'Dolores' de "Meu Amor" disse: "Por amor de Deus! Isso pode prejudicar a vida dele!"

Marisa Cruz

Depois de ter feito uma tatuagem aquando do nascimento do seu primeiro filho, João, a manequim e apresentadora voltou a repetir a dose. Desta vez, a esposa de João Pinto tatuou no pulso direito o nome do filho Diogo. As marcas podem não se ficar por aqui, uma vez que a cara de "Euromilhões" gosta deste tipo de recordações.

Quiosque:
TV 7 Dias

Manuel Arouca fala sobre ficção nacional

Manuel Arouca concedeu uma entrevista à edição desta semana da revista “TV 7 Dias”.

Nela, elogiou a ficção nacional e confessou que se sentia responsável pelo facto de o público português escolher as telenovelas portuguesas em detrimento de produções brasileiras. Todavia, o autor de vários sucessos televisivos, como Filha do Mar ou Jardins Proibidos, admitiu que é necessário “reciclar” a ficção portuguesa, uma vez que as histórias se tornaram repetitivas: “Penso que os autores portugueses deveriam reconhecer a necessidade de parar um dois anos antes de escrever uma nova história, porque falta novidade. O que requer muito de um autor são as histórias que nascem de raiz, sabendo à partida que uma novela será sempre uma história de amor. É muito arriscado fugir ao amor numa história de uma novela”, explicou.

Conhecido pela sua fé, Manuel Arouca foi peremptório quando lhe perguntaram o porquê de não abordar esta temática nas suas obras: “Sempre que tento criar histórias com espiritualidade e fé não reagem muito bem. A Filha do Mar, que até teve um milagre, levantou algumas dificuldades, embora tenha sido um sucesso de audiências. Como fui barrado muitas vezes, desisti. Penso que isso se deve ao facto de as pessoas neste meio não serem muito ligadas à religiosidade.”

Para finalizar, o argumentista ainda revelou que gostaria de ver o seu mais recente livro, “Exilados”, adaptado a televisão. Chegou mesmo a dizer o nome dos actores que gostaria de ter nos principais papéis: “Gostava de ter a Fernanda Serrano como protagonista. Ela seria uma bela Cecília. O par, o José, podia perfeitamente ser o Ricardo Pereira.”

Revista de Imprensa 17/03/2010

Bom dia! Seja bem-vindo a mais uma Revista de Imprensa!

"Super Miúdos" substituí "Jogo Duplo"
É já no próximo dia 26 de Março que chega ao fim "Jogo Duplo". Todavia, a RTP já encontrou o seu substituto. Assim, a partir de dia 29, o horário nobre da estação será ocupado por "Super Miúdos", apresentado por Sílvia Alberto. Em jogo estarão duas equipas, uma de quatro adultos, que enfrentará um grupo de sete crianças com idades compreendidas entre os 9 e os 15 anos e com grandes conhecimentos de cultura geral.
Para já estão asseguradas 30 emissões e a produção de "Super Miúdos" não teme qualquer tipo de comparações com "Sabe mais do que um Miúdo de 10 anos".

Rui Zink "fecha" "5 Para a Meia Noite"
Tal como o Televisão - Opinião avançou recentemente, é já no próximo dia 26 que a segunda série do talk-show das noites da RTP2 chega ao fim. Na última semana do programa, o verbo em análise será "Endoidecer" e já é conhecido o nome do convidado da derradeira emissão. Será Rui Zink quem estará à conversa com Luís Filipe Borges. Para esta última emissão, vários fãs do programa estão a organizar, via Facebook, uma manifestação à porta dos estúdios da Valentim de Carvalho, de modo a que seja feita uma terceira temporada de "5 Para a Meia Noite".

CITAÇÃO DO DIA:

"Do lado de cá das câmaras também há felicidade e sem prazo de validade"
Júlia Pinheiro
Curiosidade:

Uma das catorze crianças que faz parte do grupo de "Super Miúdos" é bem conhecida do público português. A menina chama-se Ana Carolina, tem 9 anos e já fez várias participações em telenovelas da TVI. A última foi em "Flor do Mar", onde dava vida a 'Flora', a filha de 'Alex' e 'Laura'.
Quiosque:
24 Horas

Para lá das 24


Boa-noite. Hoje, no Para Lá das 24, vou falar da aposta que a TVI poderia fazer para os domingos, após o Jornal da Uma.

Pensando bem, a estação de Queluz de Baixo é a única que, nesse dia, não tem nenhum programa social/cultural a seguir ao bloco informativo das 13:00.
Há poucas semanas atrás, falava-se que Rita Seguro iria ficar a cargo da apresentação de Noticias das Estrelas, programa transmitido no TVI 24, cuja nova temporada ainda não está no ar.

Uma boa jogada para a TVI, penso eu, seria que, aos domingos pelas 14:00, depois do Jornal da Uma, transmitisse o magazine, com a apresentação de Rita Seguro ou Leonor Poeiras.
Passava então o formato do TVI24 para a sua casa-mãe “TVI”, acabado assim este por concorrer com o Só visto da RTP 1 e com o Fama Show da SIC.



Cada vez mais se tem notado que o horário pós-noticiários da hora de almoço é importante, e contra isso nenhuma estação de televisão pode ir. Por outro lado, era uma forma agradável de a TVI partilhar com os seus telespectadores os bastidores das novelas, dos programas, mostrar algumas gaffes, e fazer algum trabalho que fica bastante à quem no Deluxe.


Quem sabe se Notícias das Estrelas não relegava Só Visto! para terceiro lugar, e não arranhava Fama Show nas audiências? Suposições à parte, as apostas e os riscos são necessários. Já agora fica outra pergunta: porque não passar tambem o programa de entrevistas de Manuel Luís Goucha no canal informativo da estação, para a generalista?

Guilherme de Andrade