19 de março de 2011

Audimetria Semanal


Muito boa noite! Seja bem-vindo a mais uma edição da "Audimetria Semanal". Depois de uma semana tão agitada ao nível de estreias televisivas, esta rubrica está à espera da sua opinião. Afinal, o Televisão-Opinião não esquece derrotas nem vitórias. Há quarenta e oito semanas que aqui estamos a evidenciar isso mesmo!

Resumo semanal

Os últimos sete dias foram marcados pela vitória de "Uma Canção Para Ti" sobre "Portugal Tem Talento", assim como pela estreia de "Querida Júlia", nas manhãs de Carnaxide. Por outro lado, a entrevista a José Sócrates, transmitida pela SIC, foi outro dos marcos desta semana ao nível televisivo. O "confronto" entre o Primeiro-Ministro e Ana Lourenço obteve 13,7% de audiência média e 30,6% de share, tendo sido o segundo programa mais visto de terça-feira.
Noutro campo, é importante salientar que o futebol foi igualmente o protagonista da semana que passou, com um jogo para a Liga dos Campeões e outro para a Liga Europa. A partida entre o Real Madrid e o Lyon registou 14,8% de rating e 35,7%, continuando assim os jogos internacionais a representarem uma boa aposta da RTP1. Já a do Paris SG contra o Benfica atingiu os 13,6% de audiência média e 49,2% de share, o segundo programa mais visto do dia de quinta-feira.
Ao nível da ficção, destaque para os shares elevados de "Mar de Paixão", assim como para o "zig zag" de "Alma Gémea".
Por fim, não esquecer o líder da semana: "Espírito Indomável".

Manhãs (10:00 - 13:00)


Com a estreia de Júlia Pinheiro no horário matinal da SIC, Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha permaneceram na liderança. Com shares acima dos 30% de share, a dupla de apresentadores de "Você na TV!" continuou a sua caminhada nas manhãs da TVI. "Querida Júlia" estreou-se com 3,1% de audiência média e 27% de share, tendo na segunda-feira ocupado a segunda posição nas generalistas.
Quanto à "Praça da Alegria", e apesar de na terça-feira ter estado lado a lado com "Você na TV!" nas audiências, parece-me que vá ser o principal adversário de Júlia Pinheiro, por enquanto. Não quero com isto dizer que Jorge Gabriel e Sónia Araújo passem dentro de dias para terceiro lugar, porém é normal que com "Querida Júlia" no lugar de "Companhia das Manhãs" o cenário do horário das 10:00 às 13:00h mude um pouco. Apesar desta constatação, tudo depende de Júlia Pinheiro, pois os resultados desta primeira semana foram instáveis.

Tardes (14:00 - 20:00)


Tal como referido no "Resumo Semanal", "Alma Gémea" registou algumas subidas e descidas esta semana. Com shares na ordem dos 30% num dia, e no noutro atrás de "Ribeirão do Tempo", torna-se difícil analisar a fidelidade do público em relação à repetição da novela da SIC.
Quanto aos talk-shows nada a apontar. Conceição Lino subiu ao segundo lugar na última segunda-feira, com a estreia do novo cenário do seu programa. "Boa Tarde" registou 3,2% de audiência média e 22,4% de share, tendo assim ficado à frente de "Portugal no Coração". Apesar de tal resultado, é ainda precoce referir qualquer melhoria significativa na audiência do formato da estação de Carnaxide. Na TVI, "A Tarde é Sua" registou bons valores, ainda que sem a mesma expressividade de "Você na TV!".
Por fim, e em relação aos talk-shows, não esquecer a emissão especial "Juntos Por Si", apresentada por Fátima Lopes e Iva Domingues. O programa transmitido na terça-feira atingiu os 29,4% de share.

Em relação ao final de tarde, de referir a subida de "Morangos com Açúcar". A série da estação de Queluz de Baixo aproximou-se de "Preço Certo", tendo alcançado na terça-feira 9,9% de audiência média. Nesse dia, o concurso apresentado por Fernando Mendes registou 10% de rating, e "Escrito nas Estrelas 7,7%. Será esporádico este resultado?

Finalmente, não esquecer mais um bom resultado de "Maternidade". Apesar de ter tido uma estreia menos boa, a série da RTP1 está a obter valores bastante satisfatórios. No último domingo alcançou 11,1% de audiência média e 30% de share, tendo figurado nos dez programas mais vistos do dia. No plano oposto esteve "Destino Imortal", que não foi além dos 5,9% de rating e 18,2% de share.

Noite (21:00 - 00:00)




Os resultados de "A Família Mata" não foram suficientes para destronar a concorrência ou, pelo menos, competir com as novelas da TVI. Com um "Espírito Indomável" no seu melhor, a série da SIC ficou abaixo das expectativas. Apesar da qualidade do argumento deste projecto de ficção, a estação de Queluz de Baixo levou a melhor.
Tal como referido no "Resumo Semanal", "Mar de Paixão" alcançou shares bastante satisfatórios, relegando "Laços de Sangue" para segundo lugar, tal como tem acontecido nas últimas semanas. Ainda em ficção, o duelo de "Passione" e "Sedução" foi morno. Apesar de a novela da SIC ter ganho à da TVI em alguns dias da semana, não é de pouca importância referir que a audiência média de ambas foi baixa.
Para além do futebol no horário em causa, não há muito a acrescentar. Os espaços de informação ficaram um pouco abaixo das expectativas, em comparação com as semanas anteriores. Por exemplo, o "Especial de Informação: Crise Política" não foi além dos 22,9% de share. No mesmo plano, e na RTP1, esteve "Salvador", que esta semana se ficou pelos 13,7% de share.

Por fim, e sobre o duelo de domingo, não esquecer os valores de "Uma Canção Para Ti" contra "Portugal Tem Talento". Pela primeira vez o talent-show de Queluz de Baixo venceu o concurso da SIC. Enquanto Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha chegaram aos 12% de audiência média e 34,7% de share, Bárbara Guimarães atingiu os 11,2% de rating e 31,3% de share. Apesar da diferença não ser muita, é significativa para a performance do canal da Media Capital ao domingo.

Figura da semana


Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha

Esta foi a semana dos apresentadores da estação de Queluz de Baixo! Se no domingo venceram pela primeira vez Bárbara Guimarães e o seu "Portugal Tem Talento", durante toda a semana conseguiram manter os resultados de "Você na TV!". A estreia de "Querida Júlia" acabou por não ter grandes efeitos no talk-show da estação de Queluz de Baixo!
Mesmo assim, e apesar de Júlia Pinheiro ter perdido esta semana, é ainda cedo para fazer prognósticos. O futuro é incerto na televisão, e um programa só se consolida após vários meses de exibição. O mesmo aconteceu com "Você na TV!", e o mesmo irá suceder com "Querida Júlia". É preciso tempo. No entanto, e indepentemente do amanhã, desta vez os telespectadores ficaram do lado da TVI! Cristina e Goucha estão de parabéns!


Número da semana




32,5%

... foi este o share alcançado pelo episódio da série "Hawai: Força Especial", emitido pela TVI no último domingo.

MMV - Minuto Mais Visto da Semana



O Minuto Mais Visto desta semana foi ganho pela SIC e, mais uma vez, por um jogo de futebol. A partida entre o Sport Lisboa e Benfica e o Paris SG chegou aos 25,8% de audiência média e 56,7% de share no dia 10 de Março, pelas 21 horas e 49 minutos. Em números absolutos quase dois milhões e quinhentos mil telespectadores estavam sintonizados na estação de Carnaxide a essa hora.
Em segundo lugar deste campeonato ficou a TVI, com a telenovela "Espírito Indomável". No dia 8 de Março a produção de Queluz de Baixo atingiu os 19,8% de rating às 22h22.

Esqueceram-se de... Margarida Mercês de Melo!


Boa noite. Pronto para relembrar mais um profissional de televisão? Desta vez escolhemos Margarida Mercês de Melo!


Foi através de uma notícia sobre o seu divórcio, que me ocorreu relembrar Margarida Mercês de Melo no Esqueceram-se de Mim. Ficou conhecida pela sua lealdade em RTP, e participação em projectos como Dias Úteis, em exibição na RTP Memória, ou SMS - Ser Mais Sabedor. Neste último, colocava em duelo duas equipas de estudantes, que tinham de responder a um conjunto de perguntas de diferentes matérias, elegendo no final um vencedor. A partir de 2003, as notícias sobre Margarida Mercês de Melo começaram a ser cada vez menos. A participação em determinados eventos, colocavam-na em pequenos fotografias de canto nas revistas de social. Por outras palavras, mesmo não aparecendo em televisão, a apresentadora continuou a ser "vítima" dos flashes dos jornalistas.


Segundo o Correio da Manhã, Margarida Mercês de Melo mantém uma ligação com a estação pública desde 1978, ou seja, há mais de trinta anos. É na RTP África que a apresentadora tem dado cartas, em programas como Iniciativa Africana e Negócios em África. Nascida em Luanda, é em prol de outra cultura que a profissional da estação do Estado tem trabalho nos últimos tempos.


Por mais pesquisa que realize, os resultados são poucos. Participações em Tudo em Família, na RTP2, são alguns dos resultados que consigo encontrar aliando o nome desta profissional ao primeiro canal. É pena, de facto, verificar que "os mais velhos" são esquecidos na RTP. Serenella Andrade, Isabel Angelino, Eládio Clímaco tiveram o seu tempo e, apesar de participarem pontualmente em determinados projectos, não têm o mesmo destaque de outrora. Apesar de no primeiro caso, existir uma colaboração com A Praça da Alegria, ela não é suficiente para demonstrar todo o talento da filha de Luís Andrade. Margarida Mercês de Melo, por mais satisfeita que esteja com a sua vida profissional, engloba-se neste grupo. Confrontado com tal situação tenho de admitir alguma tristeza, pois sendo uma comunicadora que sempre apreciei, tem estado afastado das apostas do primeiro canal há algum tempo.



Assim, e se não há espaço na RTP1, porque não colocá-la na RTP Memória a apresentar o conhecido Há Conversa? De certo tem mais história do que alguns apresentadores que conduzem o referido programa... Fico à espera!


Por fim, relembro uma das últimas participações de Margarida Mercês de Melo em publicidade!


Actores dizem não às vestes de "Anjo Meu"


Com estreia marcada para amanhã, o argumento e pormenores técnicos de "Anjo Meu" têm criado um bom ambiente entre a equipa de actores. Por exemplo, José Wallenstein e Paulo Pires estão bastante satisfeitos com a nova novela da estação de Queluz de Baixo. Apesar desta realidade, a roupa que ambos os actores vestem é, no mínimo, desconfortável. Segundo Paulo Pires: "... a dos anos 80 é um horror, é mesmo um horror. É, de facto, muito kitsch, é pirosa!".
"Ter de vestir aquela roupa todos os dias é foleiro até dizer chega! Na novela uso fato e gravata muitas vezes, quase todos os dias, e eu próprio quero que a roupa seja feira, para vincar mais aquele lado cómico que a nova novela também tem", acrescentou à Notícias TV.


A mesma opinião é partilhada por José Wallenstein. Apesar de estar a gostar do seu papel em "Anjo Meu", as vestes que tem de envergar na nova produção da estação de Queluz de Baixo acabam por estar fora do seu estilo: "Adoro a minha personagem em 'Anjo Meu'. Quanto à roupa que tenho de usar confesso que os anos 80 não são propriamente a época de moda que acho mais feliz, apesar de ter sido também uma altura em que houve algum glamour, com aquelas festas... Mas confesso que não sei o que deu na cabeça das pessoas para se vestirem assim".


Resta então esperar pelo dia amanhã, para ver o resultado final dos aspectos referenciados pelos actores da TVI! "Anjo Meu" inicia assim a sua jornada, a partir das 21 horas e 15 minutos.


Quiosque: Notícias TV

Esta noite...


.. mais uma edição da rubrica de audiências do Televisão-Opinião/TV Universo. Não pode perder, uma hora após o Esqueceram-se de Mim!

SIC Mulher aposta em novos formatos


Numa altura em que a SIC Notícias estreia "Cruzeiros", um programa totalmente dedicado a este produto turístico, com a apresentação de José Figueiras, o canal comandado por Sofia Carvalho vai voltar apostar em novos formatos portugueses. Ainda sem grandes pormenores, e numa altura em que a SIC Mulher continua a atingir bons resultados ao nível das audiências, a Notícias TV desta semana falou com Sofia Carvalho que explicou o seguinte: "Para além da nova temporada do 'Querido, Mudei a Casa', estamos já a produzir dois novos projectos, um de conversa e outro de viagens".
Depois de "Mais Mulher" e "Entre Nós", o canal temático de Carnaxide promete surpreender com mais um programa centrado em perguntas e respostas. Mas não só! Será que a SIC Mulher vai também lançar uma nova temporada de "Boarding Pass"? Fica a dúvida no ar, assim como o possível reforço de Rita Ferro Rodrigues no canal!

Quiosque: Notícias TV

Episódio Seguinte






Boa Tarde! Um dia antes da estreia, o Espisódio Seguinte mostra-lhe tudo o que poderá ver no primeiro capítulo de Anjo Meu!


A noite de 25 de Abril de 1974 era clara, de luar. Na Herdade da Tamargueira, a família Rebelo da Cunha dá um jantar para outros lavradores ricos da zona e suas famílias. A mesa está posta com bastante requinte, Geraldo está sentado à cabeceira da mesa e Maria Luísa, sua esposa, na outra ponta. Eva, a filha dos dois também está sentada à mesa e Joana Rita, a governanta e amante de Geraldo, assegura-se que tudo corre bem. Rogério, meio-irmão de Geraldo, e Madalena sua mulher também estão presentes. A um canto está Afonso, pai de Geraldo, sentado numa cadeira de rodas, visivelmente debilitado. O ambiente é de festa.

Seguem todos para a sala. Enquanto a família Rebelo da Cunha e os convidados se vão sentando, no painel começam a ser projectadas imagens da família relativas à época do Estado Novo, contudo rapidamente as atenções se viram para o rádio, onde se ouve a música “Grândola Vila Morena”. O espanto é geral, Afonso fecha os olhos e deixa cair a cabeça.


No dia seguinte, a caminho da Vila do Anjo, Geraldo encontra Libório, que distribui o trabalho. Hermano, um dos trabalhadores mais reaccionários, protesta por não ter trabalho quando o patrão e a sua filha passam de charrete e tentam perceber o que se passa. Este queixa-se de não ter trabalho mas Geraldo não mostra o mínimo de preocupação, apenas Eva, que critica a frieza do pai.

Joana Rita recebe uma visita que a deixa radiante: Matias, o seu filho, que vivia com o pai em França. Depressa se desvanece a felicidade quando este a avisa que voltou para alistar-se nas forças armadas.

Meses depois…


Em Lisboa, Eva chega do Colégio e vê várias malas junto à porta. Geraldo diz à filha que terão de fugir de Lisboa o mais depressa possível. Bastante nervoso, queima alguns papéis que retirou do cofre. Ouve-se a campainha a tocar insistentemente. À porta, estão Matias, Vítor e Luís, três camaradas da revolução, com uma ordem de prisão para Geraldo.

Enquanto o pai se esconde na cave, Eva abre a porta e diz que este não se encontra em casa. Os três soldados empurram-na e entram para revistar a casa. Com o objectivo de proteger o pai, a rapariga pega numa arma e dispara sobre um dos soldados. Matias ordena que chamem uma ambulância, em vez de continuarem as buscas e prende Eva com o coração despedaçado.

Matias conduz o jipe, em silêncio, tenso. Ao seu lado, Eva, algemada, tem os olhos postos no infinito, ainda em choque. O rapaz pretende protegê-la, fazer alguma coisa que ponha fim ao sofrimento da sua amada. Aquele longo momento constrangedor é quebrado pelo som do intercomunicador, que faz com que o rapaz desperte e decida, sem pensar, soltar Eva. Esta desata a correr mas pára por instantes, os olhares cruzam-se e a rapariga segue-o com os olhos até Matias desaparecer.

Na sede da COPCON (Comando Operacional do Continente), o Capitão tenta perceber como é que Rebelo da Cunha e a sua filha conseguiram escapar. Vítor informa que o colega Matias os traiu e deixou escapar a rapariga, acrescentando que talvez se deva ao facto de pertencer a Vila do Anjo, a mesma terra de Geraldo. Matias perde a cabeça e dá um murro a Vítor. Contudo os seus esforços para salvar Eva são em vão, pois o capitão recebe uma chamada a dar conta do paradeiro dos dois e Matias é algemado.

Rogério, farto de viver na sombra e às custas do irmão, desliga o telefone com um peso enorme na consciência depois de o ter denunciado às autoridades.


Eva e Geraldo chegam finalmente ao Alentejo e contam a Maria Luísa que todas as empresas e bens foram nacionalizados e que perderam tudo. Os poucos amigos que ainda estão em Portugal foram presos. O clima é de tensão e insegurança.

Na vila, Hermano espicaça os trabalhadores da Herdade da Tamargueira e alguns populares, entre eles estão Sílvio, Inácia, Vitalino, Avelina, para se juntarem a ele e lutarem pelos seus direitos, ocupando as terras da Herdade. Há um coro de exclamações de apoio às palavras proferidas por Hermano.

Joana Rita informa o Visconde que os trabalhadores estão na Herdade e exigem falar com ele, pois querem ocupar as terras. Geraldo gela por instantes. Maria Luísa leva a mão à boca, num gemido abafado e agarra-se a Eva.

A rapariga recebe uma chamada de Matias a informar que o COPCON está a ir em direcção à Herdade para prender Geraldo. O patriarca dos Rebelo da Cunha sente-se perdido e decide fugir.

Joana Rita pergunta para onde vai a família, à qual Geraldo responde que vão para Espanha e que de lá vão para Nova Iorque. A empregada tem na mão uma mala de viagem e diz que irá com eles, contudo este diz-lhe que terá de ficar para tomar conta da casa até ele voltar. Joana Rita, que sempre apoiou o patrão e esteve sempre ao seu lado, sente-se traída e abandonada.

Geraldo pega no cofre com as jóias da família e pede-lhe que as guarde, reforçando que terá de esconder muito bem o cofre. Geraldo, Maria Luísa e Eva entram para o carro. Os trabalhadores rodeiam a viatura, abanando-o e batendo nos vidros.

O patriarca dos Rebelo da Cunha conduz, em direcção ao portão da Herdade, de olhos postos na estrada. Sem se aperceber, Geraldo atinge Hermano com o carro, deixando-o no chão inconsciente. Subitamente ouve-se um tiro, Geraldo olha para o lado e vê que Maria Luísa foi atingida por uma bala perdida.

Joana Rita vai ajudar o irmão que está no chão rodeado de sangue. Hermano geme de dor e abre os olhos. O irmão de empregada diz-lhe que foi o patrão que quis acabar com ele e atingiu-o com o carro. Joana Rita fica em choque. Populares e trabalhadores invadem a casa e iniciam o saque. A empregada envolve o cofre numa manta e guarda-o consigo. Enquanto enterra o cofre, com a ajuda de Avelina, quase cai na tentação de ficar com uma das jóias mas acaba por não o fazer.

Passado umas semanas, Matias volta à Herdade da Tamargueira derrotado. Já não pertence ao exército nem acredita na revolução. Joana Rita conta-lhe tudo o que se passou no dia em que Geraldo e a família fugiram. Matias revolta-se contra a mãe, por esta não ter ficado do lado da família Rebelo da Cunha. O jovem entra na biblioteca e repara no papel caído junto à secretária que tem a nova morada de Eva e Geraldo, em Nova Iorque, e decide escrever uma carta de amor à rapariga ocultando a sua verdadeira identidade.


Passados dez anos…

Decorre o ano de 1986, em pleno Alentejo, a Vila do Anjo está rendida aos pés de Joana Rita que tomou conta da Herdade e prepara-se para concorrer à presidência da câmara. A empregada passou a patroa, querendo ter tudo o que era do Visconde Geraldo, mas a sua ganância levou a que Matias se afastasse. Joana Rita conta agora com a ajuda de Zé Maria e Matilde para a ajudarem.


Uma coluna de fumo enorme mostra que a casa de Matias está a arder. Este fica em pânico e entra na casa a arder, pensando apenas nas cartas que trocou com Eva durante dez anos. Maria, afilhado de Joana Rita, fica preocupado e pensa nas palavras ameaçadoras da madrinha antes de sair: “Se o problema é a barraca, acaba-se com a barraca...”


Francisco Côrte-Real não tem "química" com Joana Duarte


Morangos com Açúcar, Olhos nos Olhos e Meu Amor foram três das tramas em que os dois actores foram par romântico. E parece que não há três sem quatro e a partir de amanhã o público português voltará a vê-los dar vida a um casalinho.


Em Anjo Meu, Francisco Côrte-Real e Joana Duarte são Duarte Vilhena e Teresa Girão, respectivamente. Dois jovens apaixonados que lutam pelo amor um do outro. Todavia, e tal como já o fez no passado, o actor volta a demonstrar descontentamento por contracenar novamente, enquanto par romântico, com a colega.


“Quando soubemos, telefonámos para a nossa agência e perguntámos se não havia forma de alterar isso, mas depois percebemos que já estava decidido. Não temos problemas em trabalhar juntos, porque nos damos bem, mas víamos com bons olhos trabalhar com outras pessoas”, começa por dizer Francisco Côrte-Real à edição desta semana da revista Maria.


E não se pense que é algum problema pessoal que faz com que tenham esta atitude. Segundo o jovem actor, já não existe química entre ambos: “Nós temos uma relação de grande amizade. Para mim, ela é como se fosse um rapaz e tenho a certeza de que ela também me vê da mesma maneira. Já nos conhecemos demasiado bem. Não há a tal química”, acrescentou.


Quiosque: Maria

"Mar de Paixão" despede-se hoje dos portugueses

Um ano e quatro dias depois de ter chegado aos ecrãs da TVI, Mar de Paixão despede-se dos portugueses.


Foram mais de 220 os episódios emitidos e muitas as histórias que deram cor a este Mar. Rodada em grande parte na conhecida cidade de Setúbal, a telenovela sofreu algumas alterações, principalmente com a saída surpreendente de José Carlos Pereira do elenco.


Hoje, durante mais de duas horas, os portugueses verão as últimas emoções do amor de Benedita e Miguel, bem como das restantes personagens que ao longo dos últimos meses deram que falar.

Nuno Gama em "Sedução"


É um dos estilistas portugueses mais conceituados, tanto no nosso país, como lá fora. Costuma vestir vários actores e prepara a sua estreia na ficção. Nuno Gama será o primeiro convidado de Ester Vasconcelos (Maria João Bastos) no programa que esta apresenta em Sedução.


Uma entrevista que promete dar que falar, até porque o designer far-se-á acompanhar pela sua fiel companheira Gama, uma simpática cadela. Mas não é só, até porque os nervos de Ester serão mais do que muitos, uma vez que é a primeira vez que apresentará o programa que anteriormente era de José Carlos Faria.


Para ver num dos próximos episódios de Sedução, na TVI.

José Carlos Pereira de volta ao trabalho

Seis meses depois de ter iniciado os tratamentos de reabilitação, o actor está de regresso ao trabalho na TVI. Embora já não dê vida à personagem central de Anjo Meu, José Carlos Pereira prepara-se para a personagem que terá na telenovela que está quase a chegar aos ecrãs de Queluz de Baixo.


“Daqui a um mês vou iniciar as gravações. A personagem é fantástica e estou muito contente", começa por dizer ao Diário de Notícias, visivelmente satisfeito.


Enquanto não integra o elenco da telenovela de Maria João Mira, José Carlos Pereira tem gravado O Amor é um Sonho, a segunda minissérie que a TVI vai emitir brevemente, que protagoniza, ao lado de Sara Prata. "As gravações estão a correr bem. Dá-me gozo estar de volta ao trabalho", explicou ao mesmo jornal.


Alegre e em melhor forma do que nunca, o actor está agora pronto para provar que está onde está por mérito próprio.


Quiosque: Diário de Notícias

Momentos

Muito bom dia! O Momento de hoje recorda uma das duplas mais queridas dos últimos tempos. Nuno Graciano e Rita Ferro Rodrigues ganharam uma grande empatia em Contacto com os portugueses.
Neste excerto de uma das emissões do antigo talk-show das tardes da SIC, o apresentador tenta ultrapassar uma das suas fobias! Lembra-se?


Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.


Factos fátuos

Um lamentável erro de edição da RTP levou a que a promo de uma notícia sobre a indústria do golfe fosse ilustrada, durante um telejornal, com imagens de um Volkswagen Golf. Outro levara, dias antes, o Paris Saint-Germain a ser identificado, também num telejornal, com o símbolodo Marselha.



Erros destes acontecem todos os dias nas mais diversas estações, nacionais e internacionais.



Sim, é verdade: a RTP é um edifício demasiado grande e tentacular para não representar um mecanismo de concorrência desleal no mercado televisivo português. Mas nem por isso deixa de ser verdade também, e após tantas rescisões contratuais, que a redacção e os seus serviços de apoio estão depauperados, que há uma série de pessoas a trabalhar para além dos limites razoáveis e que, inevitavelmente, várias rotinas começam a correr mal.



Também com isto terá Nuno Santos de se preocupar. A RTP que reencontrará não é a mesma que abandonou aqui há uns anos.


Acontece que a segunda notícia era das quentes: o Governo estudava a hipótese de permitir ao golfe o recurso à taxa mínima de IVA - e, na altura do erro, havia já dois dias que as redes sociais andavam em polvorosa, juntando a indignação à ignorância.


O alcance do equívoco foi muito maior do que o equívoco justificava, no fundo. E também só por isso o primeiro equívoco ganhou a repercussão, inclusive a nível internacional, que no primeiro instante não tivera.



Pouco disto é mais do que um "facto fátuo" dos tempos da Internet. A não ser, claro, no sentido em que denuncia a pressa com que as coisas têm de ser feitas diariamente na RTP, o que por outro lado nos dá uma ideia da escassez de meios com que, hoje em dia, se trabalha na Gomes da Costa.