6 de dezembro de 2010

Frente a Frente

Começaram em Morangos com Açúcar e, rapidamente, ficaram conhecidas como as "Popstars". Lembra-se de Mimi e Mónica na terceira temporada da série de talentos da TVI? Inicia-se agora o duelo entre elas, ou melhor, entre Helena Costa e Jéssica Athayde!


Apesar de ter ficado conhecida por ter participado em Morangos com Açúcar, o início do seu currículo na representação começou em Coração Malandro, no ano de 2003. Antes disso, de referir a sua passagem pelos canais Viver e SMS TV. Na área da ficção, depois da série da estação de Queluz de Baixo, Helena Costa acabou por ver recompensado o seu esforço e trabalho. Afinal, Doce Fugitiva, Feitiço de Amor, Ele é Ela e 37, foram os projectos que se sucederam.
Por outro lado, e noutro canal, a actriz deu ainda nas vistas na série da estação pública, República. Actualmente a preparar-se para a nova novela da estação de Queluz de Baixo, da autoria de Maria João Maria, a actriz considera-se feliz no campo pessoal e profissional.



Helena Costa é mais um dos trunfos da TVI, made in Morangos com Açúcar, tal como já afirmei noutras edições do Frente a Frente, em relação a actores que já participaram nessa série. Sou sincero: a sua prestação nesse mesmo projecto em nada me agradou. A sua personagem soava-me a falsidade, a expressões e atitudes muito "clichê". Talvez pelo próprio papel em Morangos com Açúcar, que se baseava numa adolescente mimada habituada a viver o seu quotidiano sem se preocupar com o dia de amanhã. No entanto, e tendo mesmo esse facto em conta, nunca pensei que Helena Costa conseguisse vingar no mundo das produções de Queluz de Baixo.
Visualizando alguns dos vídeos disponíveis no Youtube, onde se podem acompanhar algumas das representações de Helena Costa na televisão, concluí-se que, sem dúvida, a experiência oferece segurança e combate alguns dos problemas que qualquer actor enfrenta no início de carreira. A estrela da TVI, apesar de estar longe de ser perfeita, evoluiu bastante desde a série juvenil do canal da Media Capital.

De certeza que a sua cara bonita e corpo escultural ajudaram à ascenção ao horário nobre das noites de Queluz de Baixo. As capas feitas para a Maxmen e GQ são a prova disso mesmo. Não quero com isto dizer que Helena Costa não tenha talento, muito pelo contrário. No entanto, e honestamente, o físico de um profissional de televisão ajuda sempre à sua entrada em novos projectos.
A actriz em causa tem crescido, sem dúvida alguma. Goste-se ou não, Helena Costa tem feito carreira na TVI, e assim irá continuar se a estação de Carnaxide não a aliciar. Sucesso, é palavra que não falta desde que se iniciou na representação. Será ela uma sucessora de Margarida Marinha ou Sofia Alves? Só o futuro o dirá, aliás, só o seu trabalho e dedicação o dirão.






Ela é uma das mais talentosas actrizes da actualidade. Começou como muitos dos seus colegas naquela que é uma das grandes escolas, a série Morangos Com Açúcar. Foi na terceira temporada do sucesso juvenil que Jéssica Athayde se estreou em televisão e logo com um grande desafio: dar vida à hilariante Mimi. Confesso que ainda hoje me recordo desta personagem. Marcou uma geração e é, a meu ver, uma daquelas que toda a gente que acompanha Morangos com Açúcar há já algum tempo recorda.


E como uma rapariga com o talento que Jéssica tem não se pode deixar fora dos ecrãs, são já vários os trabalhos que fazem parte do seu curriculum. Desde a bela Carlota de Ilha dos Amores, passando pela Laura de Flor do Mar e pela Ana de A Outra, ou com a actual Rosa de Mar de Paixão é notório um enorme crescimento não só a nível físico, como também profissional. Nenhuma destas raparigas anteriormente referidas são iguais, todas elas têm características específicas, mas nota-se que são interpretadas por Jéssica Athayde. Ela que promete não se ficar por aqui.


Até porque, há que ter em mente que é uma das exclusivas estrelas da TVI, logo a aposta no seu trabalho é uma certeza. E, parece que em Março um novo desafio surgirá. Ainda sem muitos pormenores, sabe-se que fará parte do elenco de A Terceira Vez, a trama que substituirá Mar de Paixão e que terá o cunho de Tozé Martinho. Será que é desta que a veremos num papel de maior destaque? Adoraria que sim. Creio que já deu provas de que merece o teste e acredito que o faria com nota 20!


Para além de todo o talento, ninguém dúvida de que Jéssica Athayde é uma mulher muito bonita. As suas expressões faciais, a forma como soletra as palavras, o cunho pessoal que vemos em todas as suas personagens é uma prova de que é única e são formas que demonstram as suas diferenças de várias colegas. É que ela pode não ter a experiência de Eunice Muñoz, o curriculum de Alexandra Lencastre, mas tem o carisma da Jéssica, aquele que tanta gente admira.

Entre muitas dessas pessoas, eu sou apenas mais um privilegiado por poder acompanhar, diariamente, as suas aventuras e desventuras na trama de fim de noite da TVI. E espero que novos voos estejam a caminho, até porque os seus fãs querem ver ainda mais! Eu sou um deles, e você?



Iniciado um novo Frente a Frente, damos por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da sondagem que opunha as opiniões entre Diogo Valsassina/Rui Pego:

Rui Pego, por Tiago Henriques - 82%
Diogo Valsassina , por Diogo Santos - 18%


Falar Televisão


Estranhas coincidências
?

Muito se esforça Sílvia Alberto em distanciar Operação Triunfo do Ídolos. Apesar do formato da estação pública até ser diferente do da SIC, vários aspectos da quarta temporada do mesmo estão a coincidir com o talent-show do terceiro canal. Não acredita?
Primeiro a fase dos castings, anunciada como uma das grande novidades de Operação Triunfo 2010. Nela podemos ficar a conhecer melhor os finalistas, e ainda tivemos acesso a outros tantos concorrentes com talento para "desencantar".

Mais recentemente o canal do Estado provou que as semelhanças não se ficavam por aí. Se virmos uma emissão do talent-show da RTP1, podemos ver que, tal como Ídolos, existe uma rádio oficial: a Antena 3. Curiosamente, no caso do talent-show da SIC, a RFM é uma das suas parceiras. Mas há mais! Se desde a terceira temporada do concurso apresentado por Cláudia Vieira e João Manzarra, os telespectadores passaram a ter a oportunidade de ganhar um automóvel se realizassem uma chamada para os seus concorrentes preferidos não serem expulsos, na quarta edição de Operação Triunfo o público passou a ter igualmente esse prémio.


Apesar dos formatos serem diferentes, torna-se clara a aposta dos anunciantes nos mesmos. É um aspecto positivo para os concursos, pois cativam investimentos importantes. No entanto, no caso de Operação Triunfo, aconselho José Fragoso a ter cuidado com estas semelhanças. Depois de tanto esforço em negar que o talent-show do canal pelo qual da a cara era diferente do da SIC, não seria a melhor altura para fazer cópias desnecessárias.

Esta noite...

... não perca mais um duelo televisivo! Às 21:00, o Frente a Frente espera por si!
O vencedor está nas suas mãos!

Fala-se 06/12/2010


Boa tarde e bem-vindo à edição desta segunda do Fala-se!


Rita Ferro Rodrigues

Depois de na última terça-feira, dia 30, ter sido mãe do pequeno Eduardo, Rita Ferro Rodrigues obteve alta hospitalar na passada quinta-feira. Visivelmente radiante com a nova etapa da sua vida, e ao lado do marido, Rúben Vieira, Rita Ferro Rodrigues contou alguns pormenores acerca do parto: “Foi um parto óptimo, um momento único, mágico e lindo. Foi uma hora pequenina, tal como tanta gente desejou”

Rita Ferro Rodrigues elogiou a coragem de Rúben na hora do parto: “Ele aguentou-se lindamente. Depois do parto chorámos os dois. Foi um momento muito bonito e acima de todas as minhas expectativas”, confessou radiante a apresentadora que só regressará ao Companhia das Manhãs em Março do próximo ano.



Marta Leite Castro

Deprimida. É assim que amigos próximos de Marta Leite Castro relatam o estado de espírito da apresentadora do Só Visto!: “A Marta deve estar a passar por uma fase difícil, ela anda em baixo, deprimida e a chorar pelos cantos. Já toda a gente reparou na RTP”, revelou essa mesma fonte próxima da actriz.

Em causa poderá estar o possível fim do romance com o actor Bernardo Mendonça, depois de divulgadas fotos na imprensa onde mostram o actor a trocar gestos cúmplices com a sua ex-namorada, a cantora Lúcia Moniz.

Quiosque: Diário de Notícias, Notícias TV

Revista de Imprensa 06/12/2010


Segunda-feira, dia 6. Bem-vindo à Revista de Imprensa!


Sandra Barata Belo pondera regresso à televisão

Estreou-se nas luzes da ribalta através da aclamada prestação no filme Amália. Depois, seguiu-se a televisão, onde interpretou a protagonista da novela de horário nobre da SIC, Perfeito Coração. Com o final da novela de Carnaxide, mais ninguém ouviu falar de Sandra Barata Belo. Mas em declarações à Notícias TV desta semana, a actriz diz-se aberta a novas propostas e desafios no pequeno ecrã.

“Gostava de voltar a trabalhar em televisão. Tenho muitas propostas e neste momento estou a avaliá-las”, revelou Barata Belo, sem contudo confirmar a sua presença na nova aposta da SIC/TV Globo para o próximo ano na ficção nacional. “A televisão é um mercado importante em Portugal e aquele que nos oferece mais trabalho. Não fecho as portas a nada. Gosto de televisão, de cinema e de teatro”, rematou.


Contra Informação chega ao fim na próxima quinta-feira


“Um fim de um ciclo”. É assim que José Fragoso, Jorge Coelho, Paulo Portas e outras figuras do meio político e audiovisual nacional, também caricaturadas ao longo dos últimos 15 anos, vêm o término do Contra Informação, com o último programa agendado para a próxima quinta-feira.

Jorge Coelho, o primeiro político a contracenar com um boneco do Contra, revelou à Correio TV algumas das pressões políticas em volta do programa, aquando do seu início: “Na altura tinha funções de responsabilidade na tutela da área da Comunicação Social e havia fortes pressões políticas contra o programa. Contracenei então com o meu boneco. Foi um sinal de solidariedade para com o projecto e uma forma de demonstrar que o país tinha de ter capacidade de rir de si mesmo”, conta.

Apesar de tudo isso, o Contra permaneceu nos ecrãs durante 15 anos. Com o final a aproximar-se, são bastantes as vozes de tristeza para com este fim. Manuela Moura Guedes, por exemplo, lamenta o fim do formato e afirma mesmo que este era “um dos poucos programas que ainda via”

Por parte da produtora, o sentimento com este fim é claro: “Estamos tristes, mas orgulhosos”, afirma Mafalda Mendes de Almeida, directora da Mandala e uma das mentoras do programa.



CITAÇÃO DO DIA
"Consegui provar que não sou uma menina bonita"
Victoria Guerra



CURIOSIDADE DO DIA
A edição de 2011 do Festival Eurovisão da Canção promete o regresso de alguns países que estiveram de fora da competição durante alguns anos. Depois da Áustria ter confirmado a sua presença no certame do próximo ano, já no último Verão, chegou agora a vez da Itália também confirmar a sua participação no Eurofestival, que irá decorrer em Maio de 2011 em Dusseldorf, Alemanha.


Quiosque: Notícias TV, Correio TV

De Olho nos Segredos

Boa Noite! Terminou há pouco tempo mais uma gala de Secret Story, mas nós não nos fazemos rogados e continuamos De Olho nos Segredos!


E, pronto, chegou ao fim a participação de Joana na competição. Aquela que entrou na casa com um segredo falso e que foi nomeada na primeira semana, sai assim à entrada na décima semana de concurso. A expulsão mais justa, até porque já nada acrescentava à casa. E assim, as contas ficam mais equilibradas.


Quanto à gala em si, destaco negativamente o comportamento dos gémeos Lima. Desde a forma como Mário se dirigiu à claque de Ana Isabel, mandando-os para um sítio muito feio, à deselegância de Renato, quando chamou tudo e mais alguma coisa a Ana Isabel, na presença da mãe desta. Chamo a tudo isto falta de educação e de uma estupidez total.


Expulsões à parte, a semana foi interessante. Pela primeira vez não houve grandes discussões, apenas pequenos atritos, mas foi interessante ver os desentendimentos entre Vera e Ivo, bem como a relação de Ana Isabel com Hugo F.


Destaco a excelente performance da futura advogada na dispensa, elogiada por todos os outros, bem como a missão de Vera, que originou momentos hilariantes. Cada vez é mais notório que a saída de Vítor fez bem à casa e isso percebeu-se perfeitamente nos últimos dias.

Apesar de tudo, creio que a ideia de eleger as pessoas mais perfeitas dentro da casa foi um pouco infeliz, até porque ninguém é perfeito e tudo não passou de uma forma de tentar criar conflitos.


Para a semana, com a expulsão de Joana, adivinha-se que Vera se deixe abater e ainda lhe custe um bocado digerir a saída da amiga “Juca”.

Passemos então à análise individual:


Joana, a traída


Surpreendentemente para uns, Ivo acabou por dar o seu voto a Joana e proteger Andreia, o que custou a nomeação da actriz, que foi assim à “barra” com a antiga rival Ana Isabel. Teve uma semana normal, esteve pouco “mexida”, embora tentasse dar nas vistas. Continuo a achá-la muito falsa e que continua a representar. À terceira nomeação disse adeus ao jogo e perdeu para a futura advogada, algo que não queria, como confessou recentemente. Cá fora, estou expectante para saber como irá agora ser a sua relação com o tão querido namorado Hugo M.


Ana Isabel, a “perfeita”


Ficou nomeada, tal como esperava, e manteve o seu trajecto. Agora mais solta, mais divertida, mais ela, Ana Isabel será sempre a minha favorita. É uma grande mulher e conseguiu, para minha surpresa, um novo voto de confiança dos portugueses e permanecerá pelo menos mais duas semanas em competição. Uma recompensa por tudo o que já passou. Espero que chegue à final! Para a semana, acredito que continue a melhorar cada vez mais e a demonstrar a alegria e companheirismo que manifestou no inicio da competição.


António, o ciumento


Gosto cada vez menos do pastor. É super ciumento e gosta de ter as atenções sobre si. Pensa que é namorado de Vera e manifestou por diversas vezes os seus ciúmes. Basta ver as imagens do jantar desta com Ivo, para ver a sua preocupação em saber se a “Verissima” dormiria com o surfista no quarto secreto. Para a semana será salvo, quase de certeza, e a presença na final é um dado quase que adquirido. Não corroboro com a opinião de que é o mais perfeito da casa, até porque é mais falso do que aquilo que parece.


Andreia, a salva


Ao contrário do que previ, acabou salva e a sua estratégia de jogo deu resultados. Ivo percebeu que podia confiar nela e não arriscou nomeá-la. Continua a demonstrar ser uma grande jogadora, mas ainda assim, ainda a acho um pouco falsa. É amiga de todos, pelo menos aparenta sê-lo, mas no fundo está ali para angariar dinheiro. Foi emocionante ver as imagens em que enviou uma mensagem ao filho e mostrou que era uma “super mamã”, bem como aquilo que disse a Júlia Pinheiro sobre tudo o que se passou na sua vida ao longo desta semana, nomeadamente no que toca ao julgamento que ocorreu.Para a semana, vai trair Hugo F, para degrado deste.


Ivo, o estratega


Cada vez acho mais que há algo em Vera que lhe atrai, mas também acho que se sente seduzido por Andreia. As picardias entre ambos são várias, mas sem sombra de dúvidas que é com a “Verissima” que mais faz “farinha”. Agora a questão é: será que não passa tudo de uma estratégia? Provou saber jogar, quando protegeu Andreia em detrimento de Joana, sabendo que, caso a actriz ficasse para a semana seria nomeado por esta, embora se tenha, desculpado e justificado os motivos que o levaram a ter tal atitude, mal entrou no confessionário.São estratégias, e cada vez acho mais que para a semana não será nomeado, o que, a acontecer, será uma grande injustiça.



Ivo, o detective


É o mais apostador. Esta semana evidenciou-se ainda mais e teve a dura tarefa de fingir que acreditava que Ana Isabel sairia este domingo. Gosto dele e espero que vá à final. Parece-me bom rapaz, mas vi-o tremer inúmeras vezes, no decorrer dos últimos dias, talvez porque viu muita gente perto do seu segredo. Continua apostador e tentou descobrir o segredo de Andreia, cuja lógica me pareceu um pouco duvidosa. Ana Isabel ficou e um Hugo F ganhará, certamente, um novo alento. Vai ser nomeado, garantidamente.


Vera, a alegria


Depois de Ana Isabel, é ela a minha concorrente de eleição. Embora por vezes dê azo a alguns conflitos, pelo menos continua a impor a alegria e a diversão dentro da Casa dos Segredos. Há ali faísca com Ivo, e acredito que o veja de uma forma especial, mas não como namorado. A sua missão foi mesmo muito divertida e não podia ter corrido melhor. Já o jantar a que teve direito no quarto secreto podia ter sido mais proveitoso. Perdeu a sua amiga “Juca” e agora terá menos alegria dentro da casa. Vai aproximar-se de Andreia ainda mais, e acredito que o mesmo acontecerá com Ana Isabel. Espero que não perca a boa-disposição que a caracteriza.


E, pronto, mais uma semana terminou e uma nova jornada se inicia. Agora com o grupo reduzido a seis, a competição vai apertar ainda mais. Para a semana António e Hugo F deverão ir a votos e Ivo deverá confirmar o passaporte para a grande final. Ou será que haverá alguma mudança de última hora?


Só terça-feira saberemos. É tudo por agora! Marcamos encontro para de hoje a uma semana, mas, até lá, shiuuu!

Neemias sai do "Ídolos"!


Maria Bradshaw, Sandra Pereira, Martim Vicente e Adriano Diouf, foram os quatro concorrentes mais votados neste domingo. As suas actuações deram nas vistas, ao contrário das de Carolina Deslandes e Neemias. Foram estes dois finalistas do "Ídolos" que menos votos obtiveram esta noite. No entanto, Neemias foi o concorrente escolhido para abandonar o talent-show da estação de Carnaxide. Para a semana há mais! Até lá!

Joana é expulsa de "Secret Story"!

joanaSS


Naquela que foi a votação mais equilibrada de sempre, a concorrente do Alentejo acabou mesmo por ser expulsa.

Com 54% dos votos, Joana Janeiro disse adeus a Secret Story.

Diário de um Ídolo - 6ª Gala


Os temas do século XXI marcaram a gala deste domingo, do talent-show da SIC. Jamiroquai, Christina Aguilera, Coldplay, Alicea Keys, Rihanna e Craig David, foram os artistas que os candidatos a "Ídolo" de Portugal deram vida. O espectáculo foi iniciado com um tema de Lady Gaga, interpretado pelos seis finalistas do concurso da SIC e, mais tarde, abrilhantado pela actuação dos Deolinda, banda portuguesa que recebeu um Globo de Ouro este ano.

Passemos então à análise individual à performance de cada concorrente:

Martim Vicente


Surpreendeu os telespectadores com um tema de uma das suas bandas preferidas. Com "The Scientist", dos Coldplay, Martim Vicente colocou a plateia de pé, após a sua actuação. Com uma grande interactividade com o público, tal como nos tem vindo a habituar desde o início da quarta temporada do "Ídolos", o estudante de Sociologia conjugou o canto com o piano.
Roberta Medina ficou surpreendida com a performance de Martim Vicente. Quanto a Laurent Filipe, confessou que, apesar das desafinações ocorridas durante o chamamento com o público, admirou a prestação do concorrente.

Neemias

Num estilo mais pop, Neemias deu vida a Craig David, em "Walking Away". Uma actuação composta por alguns agudos, acabou por torná-la menos monótona que as suas performances anteriores. Contrariamente ao que tem vindo a fazer no "Ídolos", dou nota positiva à prestação do concorrente de 16 anos deste domingo.
Laurent Filipe considerou que faltou fôlego a Neemias para suster a sua respiração durante a actuação. Manuel Moura dos Santos teve em atenção a desafinação do jovem, colocando mesmo em causa o juízo dos telespectadores por, semanalmente, continuarem a votar nele para permanecer no talent-show da SIC.

Sandra Pereira


Quem diria que Sandra Pereira, uma concorrente que antes de passar para os quinze finalistas do "Ídolos" despoletou tantas controvérsias entre o júri, conseguiria ter uma performance como a deste domingo? Pediu à plateia para dançar com ela e conseguiu que até Roberta Medina, Laurent Filipe e Manuel Moura dos Santos se levantassem para a aplaudir.
Com um grande ritmo, alegria e simpatia, Sandra Pereira voltou a provar que merece chegar à final do talent-show da SIC. Segundo Laurent Filipe, a prestação da concorrente de 24 anos "foi canja!". Já Pedro Boucherie Mendes salientou a noção de palco e espectáculo que está presente na mente de Sandra Pereira.

Maria Bradshaw


Maria Bradshaw deu vida a mais uma balada, desta vez, de Christina Aguilera. Poderosa, é esta a característica que atribuo à sua prestação deste domingo. Com muito sentimento, a concorrente pretendeu chegar ao coração de todos os telespectadores da estação de Carnaxide. Para Pedro Boucherie, esta foi a "prestação mais convincente" de Maria desde o início do programa. No geral, os quatro jurados estiveram de acordo. De salientar o facto de Laurent Filipe e Manuel Moura dos Santos terem considerado que os erros que Maria Bradshaw cometera em galas anteriores, terem sido ultrapassados nesta actuação.

Carolina Deslandes


Deu "Karma" à sua performance deste domingo e, novamente, voltou a agradar aos quatro jurados do "Ídolos". Apesar de não ser fã do tema que interpretou, sem dúvida alguma que Deslandes agarrou a música, tendo dado um toque pessoal à mesma.
Concordei com Manuel Moura dos Santos, quando este afirmou que a actuação de Carolina tinha sido a menos conseguida desde o início do "Ídolos". Apesar disso, Laurent Filipe teve em conta o ritmo da canção de Alicea Keys que acabou por revelar que a concorrente de Lisboa é ainda mais completa do que aquilo que pensava. Ainda de salientar a posição de Pedro Boucherie Mendes, que pediu para Carolina continuar a surpreende-lo com as suas actuações.

Adriano Diouf


Sem dúvida que o mundo pop está inserido na sua mente. Foi o único a cantar um tema de uma artista de sexo oposto a seu. Apesar disso, não foi por esse motivo que a sua actuação deixou de ser tão bem conseguida como a dos restantes concorrentes. Cumpriu.
Considero este tema a cara de Adriano Diouf. De referir contudo que, a meio da sua performance, notei alguma desafinação.
Roberta Medina não entende como o concorrente possa afirmar ser tímido, quando arrasa no palco todos os domingo. Pedro Boucherie Mendes afirmou igualmente que quando Adriano canta, existe uma clara transmissão de calma, de "relax", de simpatia.

Os melhores da noite

Sandra Pereira
Martim Vicente
Maria Bradshaw

Depois de contados os votos, os portugueses foram soberanos: Carolina Deslandes e Neemias foram os dois concorrentes que menos surpreenderam esta noite. Apesar deste juízo foi o concorrente de 16 anos a abandonar o talent-show da SIC.

Até para a semana!

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.

Ponto de ordem

1. O fracasso da transmissão televisiva do Sporting-Lille desta semana (SIC), que não chegou a bater a audiência da telenovela Espírito Indomável (TVI), não pode ser assacado ao futebol propriamente dito, como já vi escrito na blogosfera e nas redes sociais (inclusive pela pena de jornalistas e profissionais de comunicação). Como muito bem nos mostrou o recente Barcelona-Real Madrid, um grande jogo de futebol ainda é capaz de produzir audiências, para além de um certo frenesi social. Tivesse o jogo do Camp Nou sido transmitido num canal em sinal aberto e, provavelmente, as audiências até se teriam aproximado perigosamente das do Sporting-Lille. É o Sporting que, por esta altura, não mobiliza, não o futebol. E esse é que é o drama para quem, como eu (e tantos outros, apesar de tudo), torce pelas cores leoninas.

2. Há algo de penoso em assistir à montanha- -russa sentimental de Alexandra Lencastre, à forma como ela a vive em público e ao afã da imprensa em explorá-la. Há algo de penoso em assistir à montanha-russa sentimental de tantas e tantas personalidades da TV portuguesa, à forma como elas a vivem em público e ao afã da imprensa em explorá-la. A ideia com que se fica é a de que, apesar do jogo das notoriedades (aquilo a que, à falta de melhor, tantas vezes chamamos "golpes publicitários), há ali, muitas vezes, dor autêntica. E, na impossibilidade prática de o necessário decoro ser promovido pelos próprios protagonistas, tão reféns muitos deles da urgência da atenção do público, deveriam ser os jornalistas a filtrar pelo menos os principais abismos. Parece uma banalidade dizê-lo, mas a verdade é que andamos todos esquecidos disso.