Muito se esforça Sílvia Alberto em distanciar Operação Triunfo do Ídolos. Apesar do formato da estação pública até ser diferente do da SIC, vários aspectos da quarta temporada do mesmo estão a coincidir com o talent-show do terceiro canal. Não acredita?
Primeiro a fase dos castings, anunciada como uma das grande novidades de Operação Triunfo 2010. Nela podemos ficar a conhecer melhor os finalistas, e ainda tivemos acesso a outros tantos concorrentes com talento para "desencantar".
Mais recentemente o canal do Estado provou que as semelhanças não se ficavam por aí. Se virmos uma emissão do talent-show da RTP1, podemos ver que, tal como Ídolos, existe uma rádio oficial: a Antena 3. Curiosamente, no caso do talent-show da SIC, a RFM é uma das suas parceiras. Mas há mais! Se desde a terceira temporada do concurso apresentado por Cláudia Vieira e João Manzarra, os telespectadores passaram a ter a oportunidade de ganhar um automóvel se realizassem uma chamada para os seus concorrentes preferidos não serem expulsos, na quarta edição de Operação Triunfo o público passou a ter igualmente esse prémio.
Apesar dos formatos serem diferentes, torna-se clara a aposta dos anunciantes nos mesmos. É um aspecto positivo para os concursos, pois cativam investimentos importantes. No entanto, no caso de Operação Triunfo, aconselho José Fragoso a ter cuidado com estas semelhanças. Depois de tanto esforço em negar que o talent-show do canal pelo qual da a cara era diferente do da SIC, não seria a melhor altura para fazer cópias desnecessárias.
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