28 de março de 2011

Frente a Frente


Boa noite. Depois de duas personagens de "Anjo Meu" terem estado em duelo, esta semana a batalha ocorre entre duas brilhantes séries da RTP1: "Conta-me Como Foi" e "Maternidade"! Entre nesta ficção e dê o seu voto na opinião mais forte desta edição do "Frente a Frente".


Aquando da sua estreia muito falei sobre a qualidade desta série, mas não podia deixar de elegê-la quando imaginei este Frente a Frente. A cada episódio que passa fico mais apaixonado por esta história. Não sendo algo muito “normal”, nem muito “diferente”, pelo menos é a prova de que, sem grandes estrelas se consegue um elenco de luxo, não tirando, claro está, mérito a quem nela participa. Arrisco-me, até, a ir mais longe: se o elenco tivesse mais estrelas talvez a série não fosse tão boa.


Lúcia Moniz, José Fidalgo, Custódia Gallego, Joaquim Horta e Martinho Silva dão, sem sombra de dúvidas, uma grande qualidade a Maternidade. E todos os outros actores que nela participam acabam por ter também um papel fundamental. Todos os domingos, aquela hora em que esta série é transmitida é, para mim, sagrada. E ninguém ma pode “roubar”.


Para mim, Maternidade é talvez uma das melhores, se não a melhor, série dos últimos tempos da RTP. E, para além do óptimo elenco de que já falei anteriormente, é notório ainda em cada episódio a exploração de diversos sentimentos, algo que, em pleno século XXI é completamente essencial para o sucesso de qualquer produto televisivo. E isso é bem vísivel nesta Maternidade. Desde as lágrimas da chefe de unidade Madalena, aos sorrisos do sempre simpático Doutor Luís, passando ainda pela emoção constante nos olhos da doutora Rosa, não esquecendo também a alegria de cada uma das “mães” quando “dá à luz” o seu filho.


E é talvez o factor “bebés/crianças” que explica também uma parte do sucesso desta série. Afinal de contas, qualquer pessoa fica completamente enternecida a olhar para aqueles bebés tão indefesos. Em Maternidade as histórias parecem reais e grande parte delas são passadas quase que na integra na vida real. Até porque, o dia-a-dia numa unidade de obstetrícia não é, de todo, um “mar de rosas”. E é isso que esta série tenta, e muito bem, mostrar.

Eu sou um grande fã e, como já referi anteriormente, sou incapaz de perder um episódio. Uma grande história, um grande elenco, e, finalmente, umas boas audiências. Grande parte dos portugueses estão rendidos a esta Maternidade! Eu sou um deles, e você?

"Qual a melhor série da RTP1 produzida nos últimos tempos?", é a pergunta que lhe coloco. Para mim, e apesar de reconhecer a boa realização e história de "Maternidades", a resposta á óbvia: "Conta-me Como Foi". Com um elenco de luxo, composto por nomes tão grandes como Catarina Avelar, Miguel Guilherme ou Rita Blanco, a produção da estação pública retrata Portugal a partir da década de 60. Com vários detalhes que demonstram uma excelente produção por parte da equipa técnica da RTP1, desde a primeira temporada que fiquei rendido a este "Conta-me Como Foi".

Não esquecer o narrador que retrata a história na actualidade com base nas suas vivências do passado, tornando a série um marco para qualquer amante de produções nacionais. Independentemente das audiências que alcance, é de salientar que mesmo com shares que não consigam fazer frente à concorrência, a própria promoção deste "Conta-me" acaba por ficar um pouco à quem das expectativas. Sabendo que esta série é uma das mais importantes que a RTP1 já lançou até hoje, seria a meu ver necessário que existisse uma maior preocupação com a mesma.


Aliás, não tenho dúvida que foi com base nela que se fomentou a ideia de a TVI lançar uma telenovela dos anos 80. Não, não quero com isto dizer que a estação de Queluz de Baixo fez uma cópia, porém a concorrência não significa apenas guerra de audiências. Afinal, também com ela temos a possibilidade de aprender, e tirar conclusões sobre possíveis formatos ou produções.

Mais? Não poderia esquecer-me neste "Frene a Frente" da personagem Carlos, interpretada pelo pequeno Luís Ganito. Este é dos poucos actores que se pode gabar de que os homens não se medem aos palmos e, como tal, também ele teve a sua oportunidade na série da RTP1. Pode pensar-se que na estação pública os mais jovens não têm visibilidade, porém o pequeno Luís tem vindo a provar o contrário, com a sua excelente prestação em "Conta-me Como Foi".


Em conclusão, penso que é com pequenos passos que o nosso país pode crescer na ficção. Esta área não se fica pela produção de novelas, hábito há muito fomentado pela TVI que tem vindo a dissipar-se com o lançamento de mini-séries. Com um guião, um computador, uma equipa de realização, um leque de actores, e mais alguns pormenores, consegue ir-se mais além. Assim, resta dizer que a prova desta realidade é uma - "Conta-me Como Foi"! Obrigado RTP!


Iniciado um novo "Frente a Frente", terminamos a sondagem da edição da semana passada. Assim, a opinião que opunha Pedro Laginha a Sandra Faleiro teve os seguintes resultados:


Sandra Faleiro, por Tiago Henriques - 74%
Pedro Laginha, por Diogo Santos - 26%

Falar Televisão



A Televisão, Hoje e Amanhã

Recentemente estive num congresso sobre rádio (R@dio Conference), onde se debateram as principais questões relacionadas com o meio. Como sempre, perspectivou-se o futuro, identificaram-se as ameaças, as possibilidades de afirmação, entre outros. Curiosamente, lembrei-me imediatamente da caixinha mágica a que [em tempos] chamámos televisão.
Afinal, o que é a televisão hoje? De um ponto de vista mais popular, talvez argumentem ser um aparelho que dá imagem e som, com canais e programas à escolha, controlado por um comando. Mas hoje, televisão será isso mesmo? Não estaremos a descrever a televisão dos anos 80 e 90? De facto, na minha opinião, estamos. Com o advento da Internet, das ligações de banda larga e dos sinais digitais, fará sentido continuar a chamar televisão a esse aparelho, que se viu desprovido das características que o tornavam único? De um ponto de vista sociológico, talvez sim: a TV continua a ocupar aquele lugar especial na sala, aquele cantinho superior na cozinha e junta toda umafamília ou grupo de amigos em torno dela. Mas por outro lado, de um ponto de vista tecnológico, cada vez mais esta alia-se de forma inevitável à Internet, aos dispositivos móveis e afins. Creio não errar ao dizer que muitos já recorrem quase instintivamente à Internet para visionar a sua série preferida, ou para ver o jogo de futebol que não passa nos generalistas. Não é isto TV? Imagem e som, emitidos por um canal, para o espectador?



Quanto ao futuro, que esperar? Bem, basta dar uma volta pelos corredores de Imagem & Som dos centros comerciais: televisões com Wi-fi incorporado, browsers e widgets incluídos, acesso a canais digitais e claro, o tão falado 3D. O desafio para a televisão preservar a sua unicidade é, a meu ver, preservar a sua centralidade nos lares e apostar (como o está a fazer) em aparelhos mais apelativos ao consumidor, tanto no preço, como no design.

O que acha? Concorda com estes desafios enfrentados pela televisão? O que a torna única e especial?


Esta noite...


... não perca mais um duelo televisivo! Às 21:00, o Frente a Frente espera por si!
O vencedor está nas suas mãos!

Fala-se 28/03/2011


Boa tarde e bem-vindo ao Fala-se desta tarde!


Rita Rodrigues

A jornalista da TVI já foi mãe. Rita Rodrigues deu à luz uma menina na passada quarta-feira, 16 de Março. A pivô do Diário da Manhã não escondeu o entusiasmo e na sua pagina pessoal no Facebook escreveu ser “uma mãe feliz, orgulhosa e realizada”.

Rita Rodrigues está na TVI desde a fundação do TVI24, em Fevereiro de 2009, mudando-se mais tarde para a generalista na condução do Diário da Manhã.



Judite Sousa

Prestes a ingressar no novo desafio na direcção de informação da TVI, a jornalista aproveitou os últimos dias para recarregar baterias. Judite Sousa esteve de férias na Malásia com o marido, Fernando Seara.

Judite Sousa entra oficialmente na TVI na próxima sexta-feira, dia 1 de Abril.



Quiosque: Correio TV, Notícias TV

Revista de Imprensa 28/03/2011



Segunda-feira, 28 de Março. A Revista de Imprensa desta manhã!


A Jóia de África a partir de hoje nas madrugadas da TVI


Foi um dos primeiros grandes sucessos da TVI na ficção nacional e esta agora de regresso à antena de Queluz de Baixo. A partir de hoje, a novela A Jóia de África irá começar a ser exibida nas madrugadas da TVI.

A Jóia de África foi para o ar em 2002 e todo o seu enredo desenrola-se em África no final dos anos 50 e conta a história de amor entre Joana e Romão, personagens interpretadas por Sofia Alves e Diogo Infante.

Esta novela foi um sucesso audimétrico nas noites de domingo da TVI, onde disputava taco a taco a liderança com Herman José, concorrente directo na SIC em Herman SIC.

Estreia hoje a partir das 03h51!



O casamento real nas nossas televisões




A um mês do casamento real britânico, que une o príncipe William e Kate Middleton, as estações portuguesas já prepararam a todo o gás as emissões especiais que serão totalmente dedicadas a este acontecimento.

As privadas, SIC e TVI, têm já adquiridas algumas reportagens e documentários em torno daquele que se intitula como o “casamento do ano”. A estação de Queluz de Baixo comprou os direitos dos documentários William & Kate – A Royal Love Story e ainda William & Kate and 8 Royal Weddings onde são relembradas todas as cerimónias idênticas na coroa inglesa que também mereceram transmissão televisiva. Já a estação de Carnaxide conseguiu o telefilme mais desejado, William & Kate, que conta a história de amor entre o príncipe e Kate Middleton.

Propostas que irão certamente para o ar aquando do casamento real, dia 29 de Abril, altura em que as três estações generalistas irão também elas fazer coberturas exaustivas em directo e com as principais caras do entretenimento à frente.



CITAÇÃO DO DIA
"Grande parte da culpa do caos a que se chegou deve-se a jornalistas que colaboraram com Sócrates na imagem distorcida do país”
Manuela Moura Guedes



DESTAQUE DO DIA
Miguel Sousa Tavares entrevista esta noite a presidente do Brasil, Dilma Russef. Esta é a primeira grande entrevista que a primeira mulher presidente do Brasil dá a um orgão de comunicação social e decorre na semana em que Dilma visita o nosso país. A não perder, no Jornal da Noite de hoje.


Quiosque: Correio da Manhã, Notícias TV

Bernardo, João e Tomás dizem adeus a "Uma Canção Para Ti"


Chegou ao fim mais uma semi-final do talent-show da TVI. E, dos onze concorrentes que permaneciam em jogo, mais três tiveram que se despedir de Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira. Assim, oito são os que continuam em competição, sendo que o público seleccionou apenas sete e o grupo de jurados um.

E os mais votados pelos telespectadores foram: em primeiro lugar, com 18.9% dos votos, ficou Pedro Ferreira. A medalha de prata foi para Mara Pedro, que obteve 10.5%. A fechar o pódio, com 10.4% Carolina Cardetas. O quarto lugar foi para Salomé Silveira, com igual pontuação. Segue-se Diogo Garcia, que conquistou 8.6% dos votos. O sexto lugar pertence a Ana Ferreira, com 8.2% dos votos. E a última eleita pelo público foi Beatriz Felício, que alcançou 8% dos votos.

O júri teve então que escolher entre Matheus Paraízo, João Reis, Bernardo Faustino e Tomás Rebelo. Vítor Fonseca votou em Matheus Paraízo, bem como Sofia Ribeiro, Rita Pereira e Luís Jardim, numa situação que já se estende há duas semanas!

João Reis, Bernardo Faustino e Tomás Rebelo ficam, assim, pelo caminho.



Guilherme Gomes e Mad Stutns na final de "Portugal tem Talento"


Terminou à instantes mais uma gala de Portugal tem Talento e mais dois finalistas foram escolhidos.

E o sétimo candidato a chegar à grande final foi o declamador de poesia Guilherme Gomes. Faltou apenas o júri escolher o segundo candidato e os dois mais votados foram os Feedback e os duplos Mad Stunts.

A decisão coube, novamente, ao grupo de jurados. Se José Diogo Quintela votou no grupo de duplos, Conceição Lino votou nos três jovens do rock. Já Ricardo Pais deu o seu voto aos Mad Stunts e estes passam, assim, à grande final do Portugal tem Talento.

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.


'Quizz' televisivo

1. Nicolau Breyner estará contente com o seu Nico à Noite? E ficará orgulhoso de piadas como a que contou na última sexta-feira no programa, sobre a mudança de sexo de José Castelo Branco? Serviço público?


2. Ana Lourenço não estava disponível para entrevistar sexta-feira Pedro Passos Coelho ou terá sido Clara de Sousa que não teve tempo para entrevistar, há uma semana, José Sócrates? Ou ninguém percebe os critérios editoriais da SIC?


3. A SIC já anunciou que é Miguel Sousa Tavares que vai entrevistar Dilma Rousseff. Ana Lourenço e Clara de Sousa estarão de folga ou a estação está a distribuir as entrevistas por todos os seus profissionais?


4. Pinto da Costa quer Júlio Magalhães para dirigir o Porto Canal, que se vai tornar a voz do FC Porto. Juca confirmou que já houve um contacto informal. Será coisa para deixar a TVI ou será um part time para acumular com a TVI-Porto?


5. Qual é a diferença de investimento da SIC no Querida Júlia, em comparação com o extinto Companhia das Manhãs, sendo certo que o novo programa de Júlia Pinheiro regista uma média de 22% de share, quando o seu antecessor conseguiu 21,7%?


6. Com o elenco já conhecido para Perdidos na Tribo, e à excepção de José Castelo Branco e José Carlos Pereira, não seria melhor a TVI trocar a designação Famosos por... "Ligeiramente conhecidos"?


7. Será verdade o que me dizem que os operadores de televisão preferiam, apesar de tudo, a experiência da Marktest para a medição de audiências, mas a CAEM escolheu a GfK porque o preço era melhor?


8. Com a confirmação de que Nuno Santos vai também ter a tutela da RTPN, será que Emídio Rangel vai continuar a ser comentador do canal? É que a vida dá muitas voltas, mas o tempo não cura tudo...