Muito boa noite. Nesta edição de "O Protagonista"destacamos a ficção. Nos últimos dias uma das novelas da estação de Carnaxide registou um crescimento nas audiências, levando-a a ocupar os lugares cimeiros do top dos cinco programas mais vistos do dia. Com esta realidade, a TVI já tem preparada uma estratégia para não deixar que os portugueses percam a sua atenção para o terceiro canal.
Não acredita? Então sintonize-se com mais uma edição desta rubrica!
Estreou no dia 20 de Março, antes de mais uma madrugada marcada por "Uma Canção Para Ti", e conseguiu obter uma natural liderança. "Anjo Meu" atingiu os 15,8% de audiência média e 39,7% de share, um resultado bastante prometedor, tendo em conta os actuais valores alcançados pelos primeiros episódios das novelas.
Contudo, e apesar de tal facto, a verdade é que pouco foi o tempo para que este "Anjo" caísse do céu, ou melhor, do top de audiências. Com a estreia de "Remédio Santo", a produção protagonizada por Alexandra Lencastre deu oportunidade para que "Laços de Sangue" crescesse no horário das 22h30. Ora, e apesar de "Peso Pesado" ter baixado consideravelmente os seus resultados iniciais, é necessário referir que "há males que vêem por bem". Mesmo sabendo que, à partida, seria o reality-show do canal de Pinto Balsemão uma das grandes apostas para o mês de Maio, é de destacar que, neste momento, isso não corresponde bem à realidade. Por outras palavras, pensava-se que a versão portuguesa de "Biggest Loser" conseguiria alcançar um nível de audiências bastante satisfatório, derrubando a concorrência de forma imediata. Se, na primeira semana de exibição, foi isso que aconteceu, depois disso o segundo lugar passou a ser o garantido. É verdade que os valores alcançados por "Peso Pesado" não são assim tão baixos durante a semana, contudo, penso que era esperado mais.
Assim, e com uma concorrência menos forte, "Laços de Sangue" conseguiu surpreender os telespectadores, levando-os a preferir a ficção da SIC. A história de "Diana" e "Inês" derrubou os anos oitenta da TVI. I
ndepentemente da preferência dos portugueses por estas duas novelas, a verdade é que nem sempre a estação de Queluz de Baixo consegue fazer-se ouvir. É este o caso!
Assim, o que irá acontecer nos próximos tempos? Apesar de ainda não ser oficial, a grelha de programação para terça e quarta-feira já apontam para uma mudança de horários entre "Anjo Meu" e "Laços de Sangue". Mesmo sabendo que estas só são "oficiais" a partir de segunda-feira, não me admira que a alteração seja real.
O objectivo da TVI é óbvio: colocar "Remédio Santo" na liderança e procurar levar "Anjo Meu" ao primeiro lugar. Ao fim e ao cabo, conquistar um equilíbrio entre as duas novelas. Resultados destas mudanças? "Laços de Sangue" deixará de obter shares tão elevados e, provavelmente, "Peso Pesado" recuperará alguns pontos nas audiências.
A questão coloca-se: e o respeito pelos telespectadores? Mais uma vez os portugueses são preteridos às audiências. Compreendo a posição da TVI, por estudar o que estudo, e por saber que é uma estação comercial. Contudo, o que pensarão os seguidores de "Remédio Santo" e "Anjo Meu" desta alteração?
Significa então que se "Peso Pesado" passasse a vencer constantemente a novela de Maria João Maria, "Sedução" ocuparia o o horário das 21h00 ou 22h30?
Os portugueses merecem mais respeito!
Aproveito igualmente neste "Protagonista" para lhe falar de um, que ocupou as linhas do Televisão-Opinião durante mais de ano e meio! André Costa despede-se hoje, na sua última edição de "O Melhor & Pior da Semana". A ele, agradeço toda a decicação, desejando que esta nova fase da vida seja repleta de sucesso. Voltaremos a encontra-lo aqui ou, quem sabe, numa nova televisão. Até lá!