22 de maio de 2011

Equipa Azul Turquesa expulsa de "Peso Pesado"


Depois de mais uma emocionante pesagem, em que os concorrentes tiveram perdas de peso substancialmente menores, a enteada Ana e o padrasto Paulo acabaram por abandonar a Herdade Peso Pesado.


As duas duplas abaixo da linha amarela foram a azul turquesa e a laranja, do ex-casal Sandra e João. No entanto, com quatro votos contra um, a primeira acabou por ser a terceira a sair de Peso Pesado.


De referir ainda que Maria José foi o Peso Pesado da semana e que Ana, a detentora da pulseira extra acabou por dá-la à colega Sandra. A dupla cor-de-laranja tem, deste modo, as duas pulseiras neste momento.

Gonçalo Waddington expulso de "Último a Sair"


Esta noite foi a primeira gala da sátira aos reality shows da RTP1. Gonçalo Waddington foi o escolhido pelos portugueses (ou antes, pelos guionistas Bruno Nogueira, João Quadros e Frederico Pombares) para abandonar o Último a Sair. Recorde-se que Marco Borges já havia sido expulso devido a uma agressão, embora esteja claramente mais controlado no campo da violência como (não) se pôde comprovar na emissão de hoje.

Outro dos assuntos que está a ser central são os habituais romances entre os participantes deste tipo de programa, nomeadamente Bruno Nogueira com Sónia Balacó e Rui Unas a tentar conquistar Débora Monteiro. Bruno Nogueira esteve para sair também do concurso, mas à última da hora desistiu de continuar com a sua jogada e permaneceu na casa. Obviamente, o ambiente não está muito amigável e veremos como reagirão os participantes a esta saída e à traição de Bruno.


Entretanto, a saída do conhecido actor começou de imediato a gerar descontentamento, levando mesmo à criação de uma página no Facebook que exige o seu regresso ao programa.

O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana SIC

Se o programa estreou com números fabulosos, esses números foram fruto da curiosidade, uma vez que desde a estreia até ao passado domingo "Peso Pesado" perdeu mais de 600 mil espectadores fazendo um share de 28% e perdendo claramente para "Perdidos na Tribo" que subiu e esteve acima dos 40% de share. Mas ao longo da semana, os números têm sido muito inconstantes, ao contrário por exemplo do que acontecia com os diários de "Casa dos Segredos" o que leva a perguntar qual será o verdadeiro valor de "Peso Pesado". Os números da semana variaram de uns optimos 30% de share até uns péssimos 17% de share, e de 1 milhão e 100 mil espectadores para 700 mil espectadores, algo que considero que o programa que se "queria" que ajudasse a SIC a lutar pela liderança parece ter alguma preguiça nessa luta, ou seja, há dias que quer e outros que não quer.

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana TVI

Terminou faz hoje precisamente uma semana, a novela da TVI "Espírito Indomável" depois de quase 1 ano de exibição. E se na estreia, os valores não foram nada de extraordinários, no final a novela conseguiu prender 1 milhão e 700 mil espectadores e uma quota de quase 60% de share. Foi uma das novelas mais vistas de sempre da estação de Queluz e terminou com uma média de 14% de rating e 38% de share, estando assim no TOP 10 das novelas portuguesas mais vistas. Para mim não deixará saudades, mas creio que para muitos portugueses a saudade de não poder seguir a história da Zé e de Rafael mas principalmente do Tristão e da Susana está presente.

O Melhor & Pior da Semana

Olá Boa Noite! Seja bem-vindo às três últimas escolhas do "Melhor & Pior da Semana" e consecutivamente as minhas três últimas escolhas nesta rubrica, uma vez que por motivos profissionais me irei viver noutro país e será impossível continuar com esta rubrica e poder contribuir, um bocadinho que seja, com o Televisão-Opinião. É com pena que digo "até já" mas a vida é mesmo assim. Um obrigado em particular ao Diogo Santos por me ter convidado a fazer parte desta equipa e em especial ao Tiago Henriques por todas as conversas e "discussões" sobre algo que gosto muito: televisão. Obrigado também a todos os colaboradores que fazem um excelente trabalho e a si leitor.

Melhor da Semana RTP1


Quando estreou, quase ninguém percebia o que era "Último a Sair". Três semanas depois, já percebemos que é um programa em forma de reality show, que não é um reality show mas sim que pretende ser uma sátira aos reality show. E apesar das audiências não serem boas, mas também não considero que sejam más, o sucesso deste programa nas redes socias é inquestionável, e o facto de colocar a minha avó a falar dele, também para mim é extraordinário. Se o programa está desenquadrado na RTP1, até posso concordar, mas fez com que uma faixa etária mais jovem começasse a ver o canal do estado e o programa conseguiu também que o domingo da RTP1 não passe despercebido. Para além disso, os valores dos diários ao longo da semana na RTP1, são bem superiores quer em share, quer em espectadores ao que a RTP1 conseguia e por isso mesmo, a ideia de Bruno Nogueira tem dado frutos.

O Protagonista


Muito boa noite. Nesta edição de "O Protagonista"destacamos a ficção. Nos últimos dias uma das novelas da estação de Carnaxide registou um crescimento nas audiências, levando-a a ocupar os lugares cimeiros do top dos cinco programas mais vistos do dia. Com esta realidade, a TVI já tem preparada uma estratégia para não deixar que os portugueses percam a sua atenção para o terceiro canal.
Não acredita? Então sintonize-se com mais uma edição desta rubrica!


Estreou no dia 20 de Março, antes de mais uma madrugada marcada por "Uma Canção Para Ti", e conseguiu obter uma natural liderança. "Anjo Meu" atingiu os 15,8% de audiência média e 39,7% de share, um resultado bastante prometedor, tendo em conta os actuais valores alcançados pelos primeiros episódios das novelas. 

Contudo, e apesar de tal facto, a verdade é que pouco foi o tempo para que este "Anjo" caísse do céu, ou melhor, do top de audiências. Com a estreia de "Remédio Santo", a produção protagonizada por Alexandra Lencastre deu oportunidade para que "Laços de Sangue" crescesse no horário das 22h30. Ora, e apesar de "Peso Pesado" ter baixado consideravelmente os seus resultados iniciais, é necessário referir que "há males que vêem por bem". Mesmo sabendo que, à partida, seria o reality-show do canal de Pinto Balsemão uma das grandes apostas para o mês de Maio, é de destacar que, neste momento, isso não corresponde bem à realidade. Por outras palavras, pensava-se que a versão portuguesa de "Biggest Loser" conseguiria alcançar um nível de audiências bastante satisfatório, derrubando a concorrência de forma imediata. Se, na primeira semana de exibição, foi isso que aconteceu, depois disso o segundo lugar passou a ser o garantido. É verdade que os valores alcançados por "Peso Pesado" não são assim tão baixos durante a semana, contudo, penso que era esperado mais.
Assim, e com uma concorrência menos forte, "Laços de Sangue" conseguiu surpreender os telespectadores, levando-os a preferir a ficção da SIC. A história de "Diana" e "Inês" derrubou os anos oitenta da TVI. I

ndepentemente da preferência dos portugueses por estas duas novelas, a verdade é que nem sempre a estação de Queluz de Baixo consegue fazer-se ouvir. É este o caso!
Assim, o que irá acontecer nos próximos tempos? Apesar de ainda não ser oficial, a grelha de programação para terça e quarta-feira já apontam para uma mudança de horários entre "Anjo Meu" e "Laços de Sangue". Mesmo sabendo que estas só são "oficiais" a partir de segunda-feira, não me admira que a alteração seja real.
O objectivo da TVI é óbvio: colocar "Remédio Santo" na liderança e procurar levar "Anjo Meu" ao primeiro lugar. Ao fim e ao cabo, conquistar um equilíbrio entre as duas novelas. Resultados destas mudanças? "Laços de Sangue" deixará de obter shares tão elevados e, provavelmente, "Peso Pesado" recuperará alguns pontos nas audiências.


A questão coloca-se: e o respeito pelos telespectadores? Mais uma vez os portugueses são preteridos às audiências. Compreendo a posição da TVI, por estudar o que estudo, e por saber que é uma estação comercial. Contudo, o que pensarão os seguidores de "Remédio Santo" e "Anjo Meu" desta alteração? 
Significa então que se "Peso Pesado" passasse a vencer constantemente a novela de Maria João Maria, "Sedução" ocuparia o o horário das 21h00 ou 22h30?
 
Os portugueses merecem mais respeito!


Aproveito igualmente neste "Protagonista" para lhe falar de um, que ocupou as linhas do Televisão-Opinião durante mais de ano e meio! André Costa despede-se hoje, na sua última edição de "O Melhor & Pior da Semana". A ele, agradeço toda a decicação, desejando que esta nova fase da vida seja repleta de sucesso. Voltaremos a encontra-lo aqui ou, quem sabe, numa nova televisão. Até lá!

Sérgio Vicente acusa José Castelo Branco


Depois de Vera Ferreira é a vez de Sérgio Vicente não poupar nas críticas ao colega de tribo durante 21 dias. Em entrevista à Nova Gente desta semana, o ex-Big Brother contou os motivos pelos quais chegou bastante irritado da aventura pela Namíbia:


“Não foi fácil conviver com o José Castelo Branco. Ele é muito mau-carácter”, começa por dizer o concorrente, acrescentando de seguida: “Sempre pensei que aquilo fosse uma personagem que ele tivesse criado para aparecer na televisão e, quando as câmaras se desligassem, ele fosse uma pessoa normal. Mas não, ele é mesmo assim. É intragável! Sinceramente, não sei como é que as pessoas o aguentam. Percebo que lhe achem graça, porque não é minimamente engraçado, principalmente para quem convive com ele durante tanto tempo”, acusa.


Sérgio Vicente vai ainda mais longe e conta algumas situações que revelam quem é o “conde”: “Ele é de um egoísmo como nunca vi. Houve dias em que roubámos comida à produção, como bolachas e maçãs, e dividíamos entre os quatro. Ele roubava cinco ou seis maçãs e comia-as todas seguidas! Não dava nada a ninguém”, declara.


Na mesma entrevista, o companheiro de Verónica Silva conta ainda os diferentes tratamentos dos concorrentes: “Isto é como as equipas de futebol. Eu percebo que nem todos ganhem o mesmo, mas, quando os jogadores vão para competições, as condições são iguais para todos”, desabafa, acrescentando: “Ao contrário do que nos tinham dito, nós só tivemos direito a um telefonema para casa. O Zé teve três. E enquanto eu, a Marta e a Vera tínhamos a nossa roupa dentro de cabanas que metiam água por todo o lado, as malas do Zé estavam no acampamento da produção que, todas as manhãs, lhe deixava um cabide com o modelito para aquele dia”.


A terminar, Sérgio adiantou que não ficou amigo de José Castelo Branco: “O Zé usa as pessoas. Fala muito daquele miúdo, o Assesseta, e diz que o quer trazer para cá. Só se for para ser criado dele, porque era assim que o tratava na tribo. O Zé estava sentado, tinha a mala da maquilhagem a dois metros e chamava o miúdo, que estava a 20, para a ir buscar. Isto não é normal”, concluiu.


Quiosque: Nova Gente

Fernanda Serrano e Pedro Lima juntos em "Violeta"


Depois de a revista Mariana ter adiantado que a Júlia de Sedução seria a mãe da protagonista da próxima telenovela de Tozé Martinho, a Telenovelas desta semana avança com mais alguns pormenores sobre esta personagem.


De acordo com esta publicação, Fernanda Serrano e Pedro Lima serão um dos pares românticos de Violeta, e, desta vez, a actriz dará vida a uma personagem “boazinha”, depois da terrível vilã da história de Rui Vilhena. Os dois actores farão, assim, pela primeira vez par romântico, apesar de já terem trabalhado nas mesmas produções e de serem grandes amigos na vida real.


Com o início das gravações previsto para meados de Setembro ou Outubro e estreia agendada para Janeiro de 2012, Violeta contará com um elenco de luxo, onde se destacam os nomes de Jéssica Athayde, Vera Kolodzig, Mariana Monteiro, Vírgilio Castelo, Bárbara Norton de Matos, São José Correia, Nuno Homem de Sá, Miguel Guilherme, entre muitos outros.


Quiosque: Telenovelas

Equipa justifica aumento de "Laços de Sangue"


Foi durante a regata que serviu de comemoração da exibição dos 200 capítulos da “novela da nossa gente” que os responsáveis máximos pela história falara sobre o sucesso que tem alcançado e justificaram o aumento do número de episódios.


É em entrevista à TV 7 Dias que Jorge Marrecos, da SP Televisão, afirma: “Está a correr tudo de feição e temos de agradecer a colaboração da Globo. A produção está a ser prolongada porque o público pede e percebeu a diferença das outras novelas. Há um lado que tem a ver com a pujança narrativa… que vai aumentar. É o que sabemos, queremos e sabemos fazer”, explica.


Já Luís Marques, director-geral da SIC, justificou a importância de Laços de Sangue na grelha do canal: “Laços de Sangue é um marco na nossa grelha. Conseguiu ganhar quase um milhão de telespectadores. É o reconhecimento do trabalho de todos e é algo que ficará como um marco para o futuro”, frisou.


Por fim, Guilherme Bokel, director artístico de co-produção internacional da TV Globo levantou um pouco a “ponta do véu” para o que aí vem nos próximos capítulos: “Tem muito evento, muita coisa para acontecer… e as histórias foram prolongadas para dar a oportunidade de estar no ar durante o Verão. As surpresas vão fazer com que Laços de Sangue seja cada vez mais interessante”, afirmou.


Quiosque: TV 7 Dias

Esta noite...

Saiba qual a personalidade destacada desta semana!
Às 22:00, entra em linha a segunda parte da rubrica O Melhor & Pior da Semana!

José Fragoso defende "Último a Sair"


Depois de a ERC ter recebido várias polémicas e de a crítica ter lançado várias acusações ao novo programa de humor da televisão pública, o director de programas, em declarações à Correio TV desta semana defende-o.


“A ideia de emitir aos domingos é precisamente porque este é o dia dos reality-shows. E até temos a expulsão à terça-feira”, começa por dizer José Fragoso, acrescentando em seguida: “O programa desmonta os mecanismos de um reality-show” e sai fora do “humor fácil” que “se vê nos privados”.


O responsável vai mais longe e afirma: “Por cada opinião negativa tenho dez mil positivas. Os programas de humor têm uma dose de inovação e, sobretudo, de risco”, defende, acrescentando ainda que “Último a Sair, além de ser muitíssimo bem feito, é dos melhores programas de televisão que temos na RTP desde que eu lá estou”, concluiu.


Quiosque: Correio TV

"Perdidos na Tribo" com figurantes pagos


Desengane-se quem pensa que uma das tribos do doc-reality da TVI é tão primitiva como parece. Quem o garante é Sérgio Vicente, um dos membros da Tribo Himba, juntamente com José Castelo Branco, Vera Ferreira e Marta Cardoso, em entrevista à Nova Gente desta semana.


É que, de acordo com o ex-concorrente de Big Brother na tribo onde viveu três semanas havias figurantes pagos pela produção: “Havia alguns elementos que eram figurantes. Ou seja, eles fazem parte da tribo, mas não vivem ali. Moram nas cidades próximas e conhecem bem a civilização. Dois deles até falavam português, porque viveram alguns anos em Angola. Cada um destes figurantes recebia cerca de mil euros pelo programa”, garantiu.


Fica assim a nu mais um pormenor “escondido” pela produção do programa.


Quiosque: Nova Gente

O Melhor & Pior da Semana




Pior da Semana RTP1

A RTP1 estreou nas tardes de sábado mais um talk show, mas este agora no âmbito das "7 Maravilhas Gastronómicas" onde é a estação oficial. A ocupar o lugar do "Programa das Festas" está agora "Prove Portugal" que não passa do mesmo, mas em que se fala de comida, e depois tem artistas populares e ranchos folclóricos para animar a malta. Os valores foram de pouco mais de 200 mil espectadores e 16% de share. E temos um canal do estado, que faz o seu serviço público com a divulgação do melhor que se come em Portugal mas que muito poucos são aqueles que estão interessados, quando muitos dos portugueses fazem contas à vida para pagar as suas contas e se poderem alimentar.

O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana TVI

E com a estreia de "Remédio Santo" de António Barreira, a novela de Maria João Mira foi empurrada para o horário pós 22h30 e passa a ser a segunda novela da estação de Queluz. Mas a TVI tem aqui agora um problema: "Anjo Meu" perdeu cerca de 300 mil espectadores e perde claramente neste momento para "Laços de Sangue" da SIC. Também em share a TVI, teve um rombo no horário, uma vez que os quase 40% de "Espírito Indomável" baixaram para menos de 30% com a novela protagonizada por Alexandra Lencastre. "Anjo Meu" apesar da temática anos 80, passa por uma fase em que a história pouca ou nenhuma emoção tráz ao telespectador e por isso mesmo os portugueses e eu incluído, preferimos as maldades da Diana.

O Melhor & Pior da Semana

Olá Bom Dia! Seja bem-vindo à edição da manhã do "Melhor & Pior da Semana" entre as 10h e as 12h com as três primeiras escolhas.

Melhor da Semana SIC


Com um novo horário nobre na TVI, quem subiu foi a SIC e principalmente "Laços de Sangue". Esta semana com a saída do ar de "Espírito Indomável" e a passagem de "Anjo Meu" para o horário das 22h30, a grande vencedora da semana foi a novela portuguesa da SIC protagonizada por Diana Chaves, Joana Santos e Diogo Morgado. As maldades de Diana fizeram com que "Laços de Sangue" liderasse confortavelmente no seu horário sempre acima dos 30% de share, tendo inclusivé na passada quinta-feira atingido 38%, o melhor valor desde a sua estreia. Sempre com mais de 1 milhão de espectadores, a TVI tem aqui um problema para se bater e a SIC um trunfo na luta pelas audiências.

Fecho


Em fecho, mais uma crónica de Joel Neto retirada do Diário de Notícias.

Assim, não quero

Toda a gente tem as suas histórias com call centers. Mas eu tenho elogiado aqui recorrentemente o serviço de TV do Meo - e, portanto, é mais do que justo que denuncie o desastre que é o seu apoio técnico.

Ontem, voltei a ficar sem TV, sem telefone e sem a Internet, através da qual envio estes textos. E, então, começou o calvário habitual: verificar as conexões, desligar e voltar a ligar, telefonar para o 16200. Telefonei, esperei uma eternidade, ouvi os intróitos, fiquei a saber do serviço Fibra que (atrasadinho) ainda não tenho e registei a minha avaria, depois de uma maratona de números, cardinais e identificações. Recebi ordens para esperar três dias úteis. Não podendo, ligava 16209. Liguei: mais números, cardinais e identificações, vinte minutos de conversa e despistes - e, pronto, fiquei na categoria "urgentes".

Como, entretanto, tinha comprado uma banda larga móvel ao mesmo Meo (20 euros para uma utilização ilimitada para o resto da vida, haviam-me prometido), tentei activá-la. Estava activada (soube-o após mais quatro telefonemas), mas nada. Devia ligar, então, 12030. Liguei. Não dava: era só para redes fixas (coisa que, estando o Meo avariado, eu não tinha).

Telefonei mais cinco vezes para o 16200 e o 16209 até saber que devia ligar, sim, 961000030. Aí, e ao fim de mais meia hora de ligações, números, cardinais, identificações e despistes, fui informado de que tinha de actualizar as minhas drives. Como? Pela Internet. Que eu não tinha.

Ao todo (vi os contadores), estive 68 minutos ao telemóvel, fora as chamadas abortadas por má rede. Paguei-os todos - e, ao fim do dia, continuava sem TV, telefone e Internet. Chamar-lhe "desastre" é um exagero?