11 de dezembro de 2010

Jorge e Filipe estão nomeados na "OT2010"

jorge_e_filipeA partir desta semana o grupo de jurados nomeia apenas três concorrentes, face ao adiantar da competição. Desta vez, a decisão foi difícil, até porque há muito talento dentro da escola da OT, como fazem questão de dizer os júris.


Depois de Bruno Gomes abandonar o talent-show, Jorge, Rita e Filipe acabaram por receber a nomeação. Desta vez, só o grupo de professores tem a possibilidade de salvar um dos concorrentes. E a escolha recaiu na rapariga.


Os nomeados são, então, Jorge e Filipe, dois “veteranos”.

Caso queira dar uma nova oportunidade ao alentejano, marque 760 100 310. Por outro lado, se quiser salvar o jovem da Madeira, ligue 760 100 312.

Bruno Gomes é expulso de “Operação Triunfo”!

Bruno_Gomes


Depois de Isaura, foi a vez de um dos Brunos dizer adeus à escola da Operação Triunfo. Com apenas 30% dos votos dos portugueses, Bruno Gomes acabou por permanecer em competição, tal como Rui Baeta e Sandra haviam previsto.


Bruno Correia, que conquistou 70% dos votos do público conseguiu assim um passaporte para a escola da Operação Triunfo!

Audimetria Semanal

Boa noite! Seja bem-vindo à 36ªedição da "Audimetria Semanal"!

Mó de cima- Gala de Natal da TVI

Esta semana, na Mó de cima, o destaque vai para a já tradicional gala de Natal da TVI, que nesta quinta feira obteve 14% de rating e 47,4% de share, ajudando o canal de Queluz de Baixo a atingir os 33% de share nesse dia. Foi uma gala divertida, onde os telespectadores tiveram a oportunidade de ver as caras da estação em prestações bastante engraçadas e, por isso, muito apreciadas pelo povo luso.
No meu entender é esta a chave do sucesso. Se assim não fosse, a concorrência não tinha sido praticamente esmagada pelas estrelas de Nata
l da estação de Queluz de Baixo. Tanto "Laços de Sangue" como todo o horário nobre da RTP1 acabaram por sofrer as consequências do entretenimento que a Gala de Natal ofereceu aos portugueses.

Mina da Semana- Natal de Esperança

Já que nesta época natalícia as emissões especiais de solidariedade na televisão portuguesa acontecem com maior frequência, na mina desta semana também temos uma emissão de Natal, desta vez na grelha da SIC:"Natal de Esperança". Todos sabemos que o programa "Companhia das Manhas" não obtém resultados razoáveis. Porém, este especial de Natal ainda conseguiu ser pior.
No período da manhã alcançou apenas 1,5% de audiência média e uns meros 15,6% de share. Já no período da tarde esta emissão registou uma melhoria significativa com 4,5% de rating e 24,4% de share. No entanto, sabendo que o programa teve muitas horas no ar, tendo o
cupado uma grande fatia da grelha da SIC de quinta-feira, o péssimo resultado da estação de Carnaxide (20%), fica em parte a dever-se a tal manifesto de solidariedade.

O programa foi monótono, não despertou muito interesse, tinha convidados musicais, algumas conversas pelo meio, mas pouco mais que isto. Talvez esta seja uma forma de explicar o fracasso de "Natal de Esper
ança".

Numa maratona televisiva como esta pedia-se mais ideias e mais ritmo.

Salto Alto- "Jornal Nacional"

Não deixa de ser irónico, num tempo em que Júlio Magalhães é fortemente criticado, o "Jornal Nacional" ter aumentado os seus resultados. Na última quinta- feira o noticiário da TVI conseguiu 11,1% de rating e 28% de share, tendo superado a concorrência. Depois de um período baixo ao nível de resultados audiométricos na informação de Queluz de Baixo, parece que esta está a reerguer-se. A participação de convidados em estúdio no "Jornal Nacional" e o facto de, nos últimos tempos, terem sido várias as notícias que preocupam os portugueses, favorecem a que os telespectadores passem a dar a palavra aos jornalistas do canal da Media Capital.

Uma pergunta a... João Cotrim Figueiredo


Os resultados da "Casa dos Segredos" têm sido estrondosos. Aos domingo, os portugueses dão a palavra de ordem a Júlia Pinheiro, que impera frente aos "Ídolos" da SIC. Os quase 50% de share justificam o risco de se apostar numa segunda temporada do reality-show passado dois meses de a primeira ter terminado?

Porque no te callas- André Cerqueira

Esta semana André Cerqueira, numa entrevista ao "Jornal de Noticias", afirma que as novelas portuguesas são as melhores do mundo. Concordo que se tenha que dar mérito às produções lusas após a conquista de um "Emmy". Foi um feito nunca antes conseguido, e que vem provar que as telenovelas têm não só criado com os telespectadores uma empatia imediata, como toda a evolução na qualidade da ficção nacional. No entanto, mesmo tendo este factor em conta, ainda estamos um pouco longe de atingir o patamar das novelas da TV GLOBO, feitas no "mundo" que é o PROJAC. Não só por produzirem novelas há mais anos que nós, o que constitui um factor importante, mas também pelos argumentos, pelos enredos. Actualmente, e na minha opinião, as novelas portuguesas, no que toca à inovação e aos argumentos, deixam um bocadinho a desejar. Daí a importância de termos o contributo de um escritor brasileiro consagrado, autor de muitos sucessos, como Aguinaldo Silva, que supervisiona o argumento da novela da SIC "Laços de Sangue". Com ele, os telespectadores conseguem notar esta diferença quando, por exemplo, preferem ver "Escrito nas Estrelas" e "Caras e Bocas" em detrimento dos "Morangos com Açúcar" e também "Laços de Sangue", que tem conseguido fazer frente a "Sedução". Os resultados provam isso mesmo, tal como é possível verificar nos quadros de audiência que a Marktest lança todos os dias para o mercado.

É muito importante termos um contacto com o método de trabalho e de escrita de um profissional com quem podemos aprender muito. Não duvido que a produção nacional evolua cada vez mais com o tempo, podendo até chegar ao nível das novelas brasileiras. No entanto, é necessário ter cautela com o que dizemos para a imprensa. Porque no te Callas André Cerqueira?

MMV - Minuto Mais Visto da Semana

O Minuto Mais Visto desta semana foi ganho pela TVI. Os portugueses prefiram ver, no dia 5 de Dezembro, a gala da Casa dos Segredos. O duelo entre Ana Isabel e Joana acabou por prender a atenção de mais de um milhão e oitocentos mil telespectadores às 22:30 desse dia. Em segundo lugar neste campeonato ficou a SIC. A partida entre o Sporting e o Lille alcançou 18,7% de audiência média às 21:53, no dia 1 de Dezembro.

Até para a semana!

Esqueceram-se de... Rute Marques!

Vanda Rute Marques, é assim que se chama a protagonista do Esqueceram-se de Mim deste sábado!


Foi a 24 de Novembro de 1970 que Rute Marques nasceu. Conhecida pela sua carreira de modelo, aos 22 anos alcançou o segundo lugar no concurso World Top Model. A partir dessa medalha de prata a moda continuou a fazer parte da sua vida. Aos 29 anos, contudo, acabou por tomar a decisão de abandonar as passareles. Dedicou-se a partir daí à televisão, tendo apresentado entre vários programas o Despedida de Solteiro, Tampamania, Isto Só Vídeo e Reis da Música Nacional. Posteriormente, e em 1999, integrou a banda Antilook, que terminou pouco tempo depois.

Numa segunda fase da sua vida, Rute Marques acabou por cair no esquecimento. A sua presença em programas de televisão deixou de ser assídua, e a sua cara deixou de ser a imagem de determinadas marcas conhecidas. Apesar de ter sido considerada uma das modelos nacionais mais prestigiadas durante a sua juventude, há cerca de oito anos atrás, os convites para regressar aos ecrãs começaram a diminuir a olhos vistos. Excepção para a segunda edição da Quinta das Celebridades que, em 2005, a levou ao lugar de favorita dos portugueses. Perto dos 50% dos votos, Rute Marques foi a vencedora do reality-show da TVI, no qual encontrou o seu ex-marido, Miguel Melo. Posteriormente deu vida a uma personagem na época de Verão da terceira temporada de Morangos com Açúcar (Eduarda Paiva). Depois disso, de referir a participação que a apresentadora teve no extinto Contacto, na estação de Carnaxide, enquanto comentadora da rubrica Calor da Tarde.


As últimas notícias da mulher que em tempos foi idolatrada pelos portugueses dizem respeito à sua vida amorosa. No campo profissional, a última actualização sobre o seu trabalho dava conta da sua participação em As Tardes da Júlia, como assistente de produção. Por outras palavras, Rute Marques tinha a função de dirigir os convidados do talk-show, e de encaminhar o público para os seus lugares.

Sempre gostei de Rute Marques. Desde jovem que me lembro da sua boa disposição nos mais variados formatos. Simpatia e alegria eram características que, na altura, a melhor descreviam. No entanto, e porque ninguém é efémero, o esquecimento acabou por se apoderar da sua carreira nos mais variados níveis. Fica a faltar um regresso à televisão, uma entrevista a um programa de social ou, quem sabe, uma participação especial numa novela. Não me importava de voltar a ver um rosto tão simpático nos ecrãs nacionais.

“Secret Story” com apenas 3 finalistas!

casadossegredos2


A expulsão de Vítor, há pouco mais de duas semanas veio alterar um pouco da mecânica do reality-show. É que, com esta saída repentina, o lote de finalistas será reduzido.


Ao contrário do inicialmente previsto, na noite de passagem de ano estarão apenas três concorrentes dentro da Casa dos Segredos.

Quem o garante é Rui Ávila, da Endemol, em entrevista à Telenovelas desta semana: “Em vez de quatro, teremos apenas três finalistas”, disse o responsável.


Ainda assim, há alguns aspectos que estão por explicar. Uma vez que as nomeações são sempre ou de rapazes ou de raparigas, como serão eleitos os três finalistas? Será que na última semana os quatro concorrentes que resultarem vão a votações para o público português eleger os seus favoritos? Ou será a produção a ajudar nesta escolha?


Quiosque: Telenovelas

Esta noite...


.. mais uma edição da rubrica de audiências do Televisão-Opinião/TV Universo. Não pode perder, uma hora após o Esqueceram-se de Mim!

Episódio Seguinte


Boa Tarde! Seja bem-vindo ao Episódio Seguinte desta semana!


Danilo envolve-se com Júlia



Cansado do ambiente que vive na produtora, o cabeleireiro não pensa duas vezes quando Alice o convida para fazer parte da equipa do novo espaço que abre com a ajuda de Mário. Sempre disposto a ajudar quem mais gosta, será ele, por obra do destino, um dos grandes impulsionadores da vingança de Alice contra Júlia.

Através de uma conversa que ouve, por mero acaso, entre Sofia e a vilã, o jovem vai perceber que as duas são cúmplices e aliadas num plano de destruição da cabeleireira. Assim, Danilo vai apresentar os seus serviços à mãe adoptiva de Tomás, que, sabendo que ele é empregado da rival, vê com bom grado passar a ter um cabeleireiro particular que, para além disso, poderá tornar-se muito útil para os seus planos maquiavélicos. Enfim, para Júlia, Danilo será o espião ideal de que precisava no território da inimiga.


No entanto, a vilã desconhece as verdadeiras intenções do cabeleireiro. Ainda para mais quando, aparentemente, contrata um cabeleireiro gay. Ardiloso, o rapaz acaba por deixar Júlia caidinha por si, com o passar do tempo. De tal forma que Júlia acaba por ir para a cama com ele: afinal de contas, segundo o cabeleireiro, é entre lençóis que elas confessam tudo…

Quando souber toda a verdade, o falso homossexual conta tudo a Alice para ela evitar a sua própria ruína. Mário é o único que sabe dos seus planos, nem a amiga desconfia.


Marta e Lourenço são surpreendidos por Carneiro Seixas



Sozinhos em casa do jogador, Marta e Lourenço decidem experimentar o jacuzzi instalado num recanto da sala. O casal deixa-se levar pela chama da paixão e troca vários beijos e carícias dentro de água, ao mesmo tempo que bebe cocktails.

No entanto, rapidamente as cenas românticas se transformam em pânico, quando a rapariga ouve a porta de casa abrir-se. Rapidamente os dois submergem quando vêem Carneiro Seixas entrar com Cervantes.


Com medo de serem surpreendidos, usam as palhinhas da bebida para conseguirem respirar debaixo de água. Todavia, acabam por ser surpreendidos pela chegada de Jacinta que mal pode acreditar no que está a ver.

Sempre cúmplice do filho do patrão, a empregada acaba por salvar a situação ao convencer Carneiro Seixas e Cervantes a irem para o jardim, dando tempo ao casal para fugir do local e esconder-se no quarto.


CURTAS:


Em Espírtio Indomável, é raptada e alvo de uma tentativa de violação. Rafael que a seguia, é agredido e também fica preso no barracão. Quem acaba por salvar o casal é mesmo Hugo, que surge no momento certo.


Em Mar de Paixão, completamente transtornado, Martinho fecha-se com a filha em casa e volta a ameaçar Elsa, exigindo-lhe um teste de paternidade.


Em Laços de Sangue, ao aperceber-se de que as intenções de Graciete podem vir a arruinar os seus planos, Diana tenta tirar também a mãe adoptiva do seu caminho, envenenando-a.


Em Passione, num relato emocionante, Gerson conta ao psiquiatra que gosta de ver outras pessoas a fazerem sexo em casas de banho públicas.


Em Lua Vermelha, Afonso encontra Catarina a esvair-se em sangue e a única hipótese que encontra para a salvar é convertê-la em vampira e acaba por mordê-la.


Quiosque: TV Guia, Mariana, Maria, ANA

Pedro Rodil assume relacionamento com Vera

pedrorodil


Depois de tudo o que já foi escrito sobre a relação que o protagonista da sexta temporada de Morangos com Açúcar e a concorrente de Secret Story tiveram no passado, eis que Pedro Rodil, em entrevista à revista Mariana fala abertamente sobre o passado.


“Tenho optado por não dar relevo ao que vivi com a Vera. Contudo já se escreveram palavras que eu não disse. Admito que tive um relacionamento com ela, que faz parte do passado e que quer esquecer definitivamente já que não se revelou uma experiência postiva”, começa por dizer, acrescentando em seguida: “quero continuar a minha vida, estou há um ano a reconstruir-me como ser humano porque confesso que esta relação deixou sequelas desagradáveis. Aliás, foi por esse motivo que quando o assunto veio a público, custou-me pois estou num processo de esquecer e crescer”.


Mas Pedro Rodil vai mais longe e adianta ainda: “vivemos juntos e sem chegar a tratar de papeladas e burocracias pensou-se em casamento. Mais a Vera do que eu e, admito, apaixonado e inconscientemente, deixei-me levar. Apenas a Vera distribuiu convites aos amigos dela já que o meu entusiasmo em relação à união não era igual ao dela. Por motivos vários e devido a um acumular de situações extremas, decidi que era o momento de acabar, pois não dava para manter o relacionamento. Desde essa altura resolvi retomar a minha vida a solo, em família e num crescimento profissional com mais força ainda”.


A terminar, o actor deixou uma mensagem à antiga companheira: “Desejo-lhe toda a felicidade do mundo e que tudo o que ela deseja se concretize. O passado está encerrado e assumo-o, pois não vale a pena continuar a especular sobre o assunto”, frisou.


Quiosque: Mariana

Rita Pereira fora de “Anjo Meu”

ritapereiranova

A sua presença na substituta de Mar de Paixão chegou a ser dada como certa, no entanto, parece que a ideia inicial da actriz se vai manter.


É que, segundo a edição desta semana da Notícias TV, Rita Pereira já não vai entrar em Anjo Meu. “Sempre ouvi o nome dela como protagonista e que ia contracenar com o José Carlos Pereira, como aconteceu em Feitiço de Amor. Mas é a Sara (Matos) que vai fazer essa personagem”, garantiu uma fonte da produção à referida publicação.


Com esta nova notícia, cai então por terra a hipótese de o casalinho de uma das tramas que maior sucesso teve na TVI se volte a juntar. Pelo menos para já. Ainda assim, há várias questões no ar: terá sido Sara Matos uma alternativa a Rita Pereira por esta ter recusado o papel? E será que a Mel de Meu Amor participará em A Terceira Vez?


Quiosque: Notícias TV

Leonor Poeiras em “Agora é que Conta”?



A saída de Júlia Pinheiro para a SIC poderá implicar uma verdadeira revolução na grelha da TVI. E um dos programas afectados poderá ser mesmo aquele que “paga as contas dos telespectadores”.

Segundo a Notícias TV desta semana, caso Fátima Lopes acabe mesmo por suceder à ainda directora de Formatação e Conteúdos da TVI no programa das tardes do canal, terá que abandonar o formato que apresenta actualmente.


Uma vez que o programa é bastante “novo”, a estação de Queluz de Baixo não o deverá “extinguir”. E, neste caso, a opção passará mesmo por escolher uma nova apresentadora. Por aquilo que apurou a referida publicação, é Leonor Poeiras quem reúne maior consenso para ocupar o horário que outrora era “seu”. Ate porque não nos podemos esquecer de que tem dado cartas na apresentação dos diários de Secret Story.


Por enquanto ainda tudo são especulações, mas, dentro em breve, é de esperar que surjam novidades.


Quiosque: Notícias TV

Fátima Lopes ou Cristina Ferreira nas tardes da TVI



É cada vez mais certo que Júlia Pinheiro vai mesmo mudar-se para a SIC. Com esta transferência há mais um problema em Queluz de Baixo. Qual será a nova apresentadora do formato das tardes?


Segundo a Notícias TV há dois nomes em cima da mesa: “o de Fátima Lopes e o de Cristina Ferreira”. Depois de ter substituído Júlia no SIC 10 Horas, a ainda apresentadora de Agora é que Conta poderá voltar a fazê-lo, agora na TVI, sendo esta a hipótese com maior probabilidade de se vir a confirmar, até porque há muito que Fátima Lopes vem dizendo que gostava de regressar ao formato talk-show.


Por outro lado, e face ao passado recente, em que a colega de Manuel Luís Goucha tem vindo a substituir a directora de Formatação de Conteúdos quando esta não apresenta As Tardes da Júlia, há também a hipótese de ser ela a eleita. No entanto, esta opção acabaria por acatar mais riscos para Queluz de Baixo, até porque, deste modo, Manuel Luís Goucha perderia a sua companheira.


Apresentadoras à parte, o certo é que o programa das tardes vai mesmo sofrer algumas alterações, sendo a maior o seu nome, até porque sem Júlia Pinheiro, deixa de fazer sentido chamar-se As Tardes da Júlia.


Quiosque: Notícias TV

Momentos

É um Momento relativamente recente, que até já foi postado pelo Televisão-Opinião. Numa edição de Você na TV!, durante o Verão, Manuel Luís Goucha acabou por ver que o seu "feitiço" contra Ana Guedes, acabou por se virar para si próprio. Ora veja!


Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Marco Contumélias retirada do Jornal de Notícias.

Saberes

A multiplicidade de canais disponíveis permite, a qualquer um que saiba o que procura, construir a sua própria grelha de programas, variada e de qualidade. E não é preciso ir muito longe. Por exemplo, na RTP2, ao domingo, há três programas que merecem atenção.

Falo de "Grandes Livros", "Ingrediente Secreto" e "Onda Curta". São programas de média duração (entre os 25 e os 30 minutos), leves, interessantes, úteis mas bem diversos. E enriquecem-nos culturalmente, produzem saberes quase sem darmos por isso.


No primeiro caso, trata-se de uma segunda série de 11 episódios, cada um deles dedicado a um livro estimável, por vezes uma obra incontornável mas injustamente esquecida, ou quase, como é o caso de "uma Abelha na Chuva", de Carlos de Oliveira.


Na mais recente edição coube a vez a "Bichos", de Miguel Torga. Revisitou-se o texto, fez-se dele uma interpretação clara, acompanhada de um retrato vivo do autor. Ressaltou a dimensão oculta de "Bichos", sentiu-se a força telúrica de Torga, o seu humanismo, o seu compromisso com a liberdade. Foi bom e soube a pouco este reencontro com este "semeador de palavras" como poucos, um homem que soube encontrar o seu nome verdadeiro, para lá do que lhe deram na pia baptismal.


De outra galáxia vem o «chef» Henrique Sá Pessoa, com um programa em que cada uma das 13 edições é dedicada a um alimento comum, para o qual apresenta várias sugestões de confecção fácil. Falta dizer que "Ingrediente Secreto" é moderno, sem tempos mortos, com bom gosto e informação variada (inclui apontamentos de reportagem) relacionada com o alimento em foco.


No último domingo, Henrique Sá Pessoa, também um bom comunicador, sugeriu quatro hipóteses para cozinhar cogumelos; por mim, que entendo a cozinha como a melhor das terapias ocupacionais, vou experimentá-las todas...


Finalmente, em "Onda Curta" encontramos saborosas curtas metragens, portuguesas e estrangeiras, numa clara demonstração de que há bom cinema sem orçamentos milionários, com boas histórias contadas em poucos minutos. Para mais, as "curtas" são um campo experimental em que se vão revelando novos valores e formas alternativas de entender o exercício da "sétima arte".


Claro que aparecem filmes menos interessantes, a par com trabalhos mais bem conseguidos, como o recentemente exibido "Sweet Karolinne", da brasileira Ana Bárbara Ramos. Seja como for, o "Onda Curta" é um programa a não perder.


E assim, entre a literatura, a culinária e o cinema, se produzem saberes, dos tais que não ocupam lugar e constituem, ao mesmo tempo, uma aprendizagem sobre a forma de não perder tempo a ver televisão. É preciso saber escolher.