19 de abril de 2010

Frente a Frente

Boa Noite! Seja bem-vindo a mais um Frente a Frente! Hoje em cima da mesa estão as duas telenovelas mais vistas da actualidade!

Da autoria de Patrícia Müller, a mesma guionista de Deixa Que te Leve, Mar de Paixão tem apaixonado os portugueses. Com um elenco de luxo, encabeçado por Paula Lobo Antunes e Rogério Samora, esta trama é, a meu ver, uma das melhores dos últimos tempos. A história é inovadora, nunca antes se falara num transplante de coração, e há já algum tempo que a actividade piscatória não merecia destaque. Para além de tudo isto, e como não podia deixar de ser, há intriga, romance, amor, tristeza, alegria, felicidade. Ou não fosse ela uma telenovela.

Mar de Paixão tem ainda outra benesse: a cidade de Setúbal. Gosto muito desta terra e há muito que ambicionava que uma história fosse por lá gravada. Com a magnífica serra da Arrábida, ou o tranquilizante rio Sado, todo o ambiente ajuda os portugueses a entrarem neste mar.


Destaco a excelente interpretação do par protagonista, que dão uma lição de representação, bem como a cada vez melhor Helena Laureano e o playboy Jorge Corrula. Seria também injusto não falar na grande Eunice Muñoz, que continua a fazer melhor que ninguém aquilo que só ela sabe. Todavia, podia falar de todos os outros actores. Na minha opinião, e tenho acompanhado a trama com alguma regularidade, ainda não vi nenhum que estivesse mal. Até José Carlos Pereira me parece mais natural, do que por exemplo em Sentimentos.


Mas não são só os actores que fazem uma telenovela. É também de extrema importância o argumento, a história, a acção. Mar de Paixão vai de encontro àquilo que os portugueses ambicionam. E aqui o mérito é em grande parte para Patrícia Müller, que conseguiu criar uma trama que não é totalmente urbana, nem totalmente rural, eu diria mesmo que está no cruzamento destes dois estilos. A vida dos homens do mar, as dificuldades por que passam os pescadores, o dia-a-dia numa empresa de construção e ainda a amizade de uma jovem com um golfinho, entre outras histórias paralelas, captam a atenção dos telespectadores, que têm manifestado uma boa aceitação. Basta olhar para os resultados audiométricos. Emitida logo após o Jornal Nacional, Mar de Paixão está sempre em “cima”, como já vem sendo hábito em qualquer produção com a marca da TVI.


Outra situação não seria de esperar. Afinal de contas, é neste mar que os portugueses se deixam e querem deixar apaixonar.


Ao contrário de Mar de Paixão, cujos protagonistas não têm, por assim dizer, tanto renome, Meu Amor tem autêntico elenco de luxo. Se por um lado temos Alexandra Lencastre, por outro, temos Margarida Marinho. Duas "feras" da ficção nacional, e mais propriamente, da TVI. Não esquecendo igualmente a angelical Rita Pereira, que após Morangos com Açúcar, se tornou uma autêntica estrela da estação de Queluz de Baixo.


Com apenas estas três actrizes, poucos foram aqueles que não ficaram indiferentes à nova novela da TVI. No entanto, ao saber-se que Paulo Pires, José Wallenstein, Marco D'Almeida, Márcia Breia, Manuel Cavaco e Nicolau Breyner partipariam em Meu Amor, ninguém duvidava, na altura, do sucesso da novela.


De facto, os resultados não ficaram abaixo das expectativas. 16,5% de rating e 40,5% de share, foram as audiências que ela obteve no primeiro episódio. Em relação a outras produções, a estreia poderá não ter sido brilhante, mas, tendo em conta a concorrência, este foi sem dúvida um bom resultado.


Foi partir da história de amor clandestina entre Mel e Bernardo que tudo começou O rapaz é filho do dono da herdade onde ela trabalha. Uma vez que o casal não iria de todo ser aceite pelos seus progenitores, ambos decidiram fugir para a Holanda. No entanto, e nesse dia, esses planos foram descobertos. Bernardo foi obrigado a ir com o pai para o estrangeiro, e Mel foi expulsa da herdade. Este foi o ponto de partida para uma história forte, onde a vingança, o amor, a traição, a cobardia, a malvadez, a amizade, a beleza e a tragédia coexistem.


Escrita por António Barreira, Meu Amor tem demonstrado estar à altura. Se tivermos em conta que a novela vai para o ar mais tarde que Mar de Paixão, torna-se bastante positivo quando reparamos que nalguns dias consegue ser mais vista que a ficção das 21:00.


Apesar de desde há muito tempo não me considerar um seguidor de novelas, é óbvio que sei reconhecer que as da TVI têm um maior poder sobre os portugueses. Meu Amor é um exemplo disso, Mar de Paixão também.. E contra isso, não há argumentos! Ambas estão de parabéns!


Iniciado um novo Frente a Frente, damos por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da enquete que opunha as opiniões Pedro Teixeira/Pedro Granger:


Pedro Teixeira, por Diogo Santos - 51%
Pedro Granger, por Tiago Henriques - 49%

Fecho (Momentos da Minha Vida!)


Boa noite Guilherme. Tens 15 anos, e és o terceiro entrevistado do Momentos da Minha Vida.
Já fizeste parte do Televisão-Opinião, e hoje, estás aqui para falar do teu sonho de seguir o mundo da comunicação. Se também você partilha este desejo, então envie um e-mail para geral@televisao-opiniao.cc.co e conte-nos tudo.


Como surgiu o teu sonho de seguir comunicação?

Bem, o meu sonho de seguir comunicação nem sei bem como surgiu.
Mas eu desde os meus oito anos via muitos programas e imaginava-me do lado de lá a apresentá-los. A partir daí, comecei na brincadeira a fingir que conduzia um pequeno programa na TVI, embora desconhecesse que havia um curso para ser apresentador de televisão.
Julgava que tínhamos de ser actores e depois, se gostassem de nós, éramos chamados para ser a cara de um dado programa.
Quando soube que realmente existia um curso para seguir comunicação, ganhei esperanças, e foi a partir que surgiu o meu sonho.

A tua família tem conhecimento disso? Apoia-te mesmo sabendo que esta área está com graves dificuldades para arranjar emprego?

Sim a minha tem conhecimento disso e apoia-me. O meu pai obviamente que preferia que fosse para uma área de ciências, com emprego mais garantido.
Mas ele também não gosta de interferir nas minhas escolhas, mostra-me só os lados negativos e positivos, porque realmente o que ele quer é que eu siga o que eu desejo e não o que ele gostaria que eu seguisse.
Ainda de referir que, há relativamente pouco tempo, falei disso com uma prima mais velha que me disse que esta área é uma das mais complicadas para arranjar emprego. No entanto, isso não me fez mudar de ideias.

Sei que moras em Portalegre. Provavelmente terás de partir para outro lugar, com o objectivo de ficares bastante mais perto da tua faculdade. Já imaginas-te esta mudança?

Já há muito que imagino essa mudança. Estou farto do Alentejo e estou deserto para ir estudar para a capital.
Faço tensões de que quando acabar o meu curso não voltar para a terra natal. Quero ficar por Lisboa.


Qual o teu canal de televisão preferido?


Sem dúvida que é a TVI.

Qual o teu apresentador, actor e jornalista de eleição?

Apresentadores de eleição tenho a Júlia Pinheiro e o Manuel Luís Goucha. Em termos de actores gosto muito da Margarida Marinho. Quanto a jornalistas a minha preferida é a Lurdes Baeta.

Se um director de televisão te escolhesse para fazeres parte da sua estação, como te descreverias?

Bem disposto, trabalhador, teimoso, rigoroso e empenhado.

Uma mensagem para os leitores do Televisão-Opinião.
Não deixem de acompanhar este blog porque, sem ofensa a qualquer outro, este é o melhor que actualmente está no "ar".


Obrigado pela tua participação Guilherme!

A moda da cadeira de rodas


Talvez com o objectivo de despertar consciências, muitas são as produções que têm apostado em personagens com paraplegia ou tetrapalegia.
Actualmente, podemos ver David Gomes, o Nuno de Mar de Paixão, a mover-se através de uma. Na SIC, está Gonçalo, personagem interpretada por José Fidalgo, na novela Perfeito Coração.
Na terceira série de Morangos com Açúcar foi a vez de Nuno Janeiro. Sam, segundo alguns críticos, foi o papel que o levou ao estrelato.
Internacionalmente, destaco Artie Abrams, um jovem talento que participa na série Glee.
Num dos episódios, será necessário angariar dinheiro para o levar para um concerto. O valor é conseguido, mas Artire decide usa-lo para adquirir rampas para a sua escola. Um gesto nobre, a que muitos produtores e escritores têm recorrido para prender a atenção dos espectadores para determinadas problemáticas da sociedade.
Quiosque: TV Guia

Hoje às 21:00


Não perca, logo depois do Fecho!

Fala-se 19/04/2010

Boa Tarde! São 15 horas! E está na hora de mais um Fala-se! hoje os protagonistas são:

Marco Delgado

Apesar de ainda estar no ar, quer em Ele é Ela, quer em Dias Felizes, há já algum tempo que o actor tem estado dedicado a projectos pessoais, enquanto que espera o inicio das gravações de Bem me Quer Mal me Quer. Em entrevista à Notícias TV, Marco Delgado revelou que comprou uma casa nova: "Comprei casa recentemente, o que me vai obrigar a redecorar a casa toda, porque não vou levar quase nada da antiga." Apesar de tudo, a mudança ainda não decorreu: "Ainda não mudei para lá. Fá-lo-ei brevemente, porque a casa ainda se encontra em obras. Vou ter de esperar um bocadinho", concluiu, entusiasmado.

Liliana Aguiar

A vida da apresentadora tem estado um pouco atribulada. Tudo porque em pouco tempo perdeu três pessoas queridas. Primeiro foi o seu pai, no final do ano passado. Há uma semana despediu-se do seu "segundo pai" e se isto não bastasse, soube ainda que uma amiga próxima se havia suicidado. Perante toda esta situação, Liliana Aguiar decidiu ir para o estrangeiro, de modo a descansar um pouco a cabeça: "Estava a sentir um cansaço muito grande e precisei de sair. Era para ir para o Dubai mas, como são muitas horas de viagem, ia perder um dia inteiro. Por isso escolhi Cabo Verde", revelou à Notícias TV.

Quiosque: Notícias TV

Revista de Imprensa - 19/04/2010


Bom dia. Bem-vindo à Revista de Imprensa de hoje!

Ana Rita Clara disposta a novos desafios


Em entrevista à Notícias TV, a apresentadora da SIC considera que está num momento fulcral na sua carreira e pronta para dar um salto: "É importante que surja um programa de maior responsabilidade e dimensão. Sinto-me à altura e gostava de ter essa oportunidade", confessa.
Ainda sem confirmação de uma 2ª temporada de Querido Mudei o Visual, Ana Rita Clara não descarta a hipótese de abandonar a SIC, estação onde trabalha há já 5 anos: "Não tenho exclusividade com a SIC, o que significa que estarei disponível para os projectos que achar que são os mais interessantes, independentemente do canal". Apesar desta longa ligação com a estação, refere: "Se é para crescer nesta área, então que exista essa aposta do canal"

Fragoso defende O Cubo


Face aos resultados audiométricos da estreia do novo concurso da RTP 1, José Fragoso, director de programas do primeiro canal, suavizou esses péssimos resultados e sublinhou o voto de confiança no produto: "Este é um programa bem feito e está em condições de funcionar muito bem e de crescer. O Cubo estreou num ambiente muito específico..."
A verdade é que Fragoso tinha razão. O segundo programa, transmitido excepcionalmente no passado Sábado, conseguiu um óptimo resultado (9,8% rating e 25,4% de share) face à concorrencia de Mar de Paixão e Lua Vermelha. Foi o 4º programa mais visto do dia, correspondendo assim ao voto de confiança por parte direcção de programas!

CITAÇÃO DO DIA

"Tenho o prazer de tentar compreender e de descodificar, mas também o privilégio de ver e ouvir em primeira mão"

Conceição Queiroz, Jornalista


NÚMERO DO DIA

» 800 «

Este é o cachê (em euros) do vencedor do Ídolos, Filipe Pinto, em cada espetáculo da digressão Ídolomania.


Quiosque: Notícias TV, 24 Horas