7 de junho de 2010

Frente a Frente

Boa Noite! Seja bem-vindo ao Frente a Frente desta semana! Depois do duelo Espírito Indomável vs Passione, a rubrica de sucesso do Televisão - Opinião é hoje protagonizada por dois excelentes comunicadores da televisão portuguesa: Fernando Mendes e Nuno Graciano!


Quando, em 2002 a RTP decidiu reformular O Preço Certo e revelou o nome do substituto de Jorge Gabriel, muita gente pensou que fosse o fim do programa. Afinal de contas, o actor, apesar de ter diversas provas dadas de grande comediante, ainda não tinha tido nenhum grande projecto em apresentação. Hoje, quase dez anos após esta mudança, pode dizer-se que a aposta da RTP foi a mais certeira possível.

Apesar de os resultados dos últimos dias não serem iguais aos de outros tempos, o programa de fim de tarde da RTP foi líder incontestável durante muito tempo. Mérito de quem? De uma excelente equipa de produção, da Freemantle, mas o maior reconhecimento tem que ser de Fernando Mendes. Ele é a alma do programa. Sem ele, O Preço Certo não era a mesma coisa. Sendo este um programa mais direccionado para um público mais idoso, há que criar empatia com um público tão específico. E O Gordo faz isso como ninguém.


No meu entender, não há ninguém que não goste de Fernando Mendes. Dentro do excelente profissional que é, o humorista consegue ser uma pessoa igual a quem está lá em casa. Ele ri, faz palhaçadas, entra “no jogo” e consegue ir ao encontro daquilo que lhe é pedido: simplicidade. Sem tiques de vedeta, mas com um pensamento sempre nos telespectadores e em quem está em estúdio, O Gordo é igual a si mesmo. Penso que o facto de ter alcançado todo este carinho do público lhe faz muito bem. É uma alegria para todos nós ver a forma como conduz O Preço Certo.

No entanto, ele também é actor, humorista e eu, que já tive oportunidade de ver um espectáculo seu ao vivo, devo confessar que foi,

efectivamente, um espectáculo! Nada do que faz parece encenado e é isso que é pedido a um actor: espontaneidade. Recordo me, inclusivamente de o meu pai me dizer: “este homem sabe mesmo o que faz”. Não poderia concordar mais. Penso que é isso que o ajuda a ter o sucesso que tem hoje: inteligência para conseguir conciliar tudo e nunca entrar em “desgaste”.


Profissionais como Fernando Mendes são uma mais-valia para qualquer estação e deverá ter sido esse o pensamento da SIC, quando, há uns tempos tentou trazê-lo para os lados de Carnaxide. O apresentador optou pela continuidade na RTP e fez, no meu entender, o melhor. É na estação pública que está o seu público e é lá que ele é feliz.

Por tudo isto e, especificamente pelos seus já trinta anos de carreira, há que dar-lhes os meus sinceros parabéns e desejar que “venham mais trinta”!

Nuno Graciano ou o "tio careca"? São a mesma pessoa, mas demonstram empatias diferentes para com os telespectadores. Quando um individuo se apresenta a outro, é costume dizer o seu nome e, por vezes, a alcunha pela qual os amigos o tratam. É o caso de Nuno Graciano. As duas "denominações" deste profissional apenas vão de encontro à postura do apresentador. Em alturas sérias é chamado pelo seu nome, e noutras alturas é referenciado como o "tio careca".


Esta não é, sem dúvida, a melhor maneira de começar a minha parte do Frente a Frente mas, no fundo, durante muitos anos considerei confuso o percurso profissional de Nuno Graciano. Resumidamente foi saltitando de canal em canal, até chegar ao posto de hoje.


Desde sempre, este apresentador foi convidado a participar em programas de apanhados. Flagrante Delírio, Não há Crise, e mais recentemente Tás aqui, Tás apanhado. Durante o seu percurso profissional teve outros projectos, sendo que aquele que mais se destacou, e com o qual criou a empatia que hoje tem com muitos portugueses, foi o extinto Contacto. SIC ao Vivo foi também outro exemplo deste facto, uma vez que, a maior parte dos programas com melhor audiência foram aqueles cuja apresentação esteve a cargo de Merche Romero e Nuno Graciano.


Sinceramente, durante muito tempo não achei piada a Nuno Graciano, pois considerava que ele não detinha o talento para comunicar. No entanto, e provavelmente pelo trabalho que foi desenvolvendo, e pelos projectos que lhe foram chegando às mãos, considero-o hoje um dos homens fortes da estação de Carnaxide. Não, não é um Manuel Luís Goucha, nem um João Baião, mas tem conseguido provar à SIC que pode ser uma arma bastante valiosa para o terceiro canal. Mesmo a Tempo é apenas uma prova desta consideração. Goste-se ou não do concurso, a verdade é que Nuno Graciano apresenta-o com uma perna às costas, com uma alegria estampada na cara, e com uma vontade enorme de falar para os portugueses.


E é por isso que o "tio careca" pode estar em todo o lado, leia-se apagar todos os fogos em Carnaxide. Ele tem capacidades para estar no Companhia das Manhãs, no Vida Nova, para fazer uma "perninha" de actor numa das produção de Carnaxide, co-apresentar um magazine, ficar à frente de Achas Que Sabes Dançar, Ídolos, entre tantos outros projectos. A questão aqui não é se Nuno Graciano é a pessoa mais indicada para estar à frente de todos os programas que enunciei, se é aquele que mais se adequa a eles atendendo ao público-alvo de um projecto. Não, o que importa aqui é que ele é uma solução. E nos tempos que correm isso é muito importante. Parabéns Nuno!


Iniciado um novo Frente a Frente, damos por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da sondagem que opunha as opiniões Espírito Indomável/Passione:

Espírito Indomável, por Tiago Henriques - 61%
Passione, por Diogo Santos - 39%

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do
Diário de Notícias. Às 21:00, o Frente a Frente entra em linha.

Milionário sisudo?

O regresso do Quem Quer ser Milionário? à RTP, que deverá concretizar-se em Setembro, é o triunfo de um formato imortal, quanto a mim o melhor concurso (game show) televisivo criado na última década e meia. Por alguma razão, 11 anos depois da sua invenção, ele continua pujante, tendo dado origem aos vários exemplos de sucedâneos entretanto criados, e muitos deles já exibidos em Portugal.

Aquele misto de cultura geral com bons prémios e momentos de grande tensão fazem do Milionário o melhor do género: o mais interessante e o mais viciante.

José Carlos Malato é o homem de quem se fala para conduzir um concurso que teve em Carlos Cruz (o melhor!) o seu primeiro apresentador. A eles seguiu-se uma improvável Maria Elisa Domingues e Diogo Infante. Com competência, Jorge Gabriel acabou por ser o inclino mais resistente, já que apresentou por duas ocasiões, quando Nuno Santos, então na RTP, recuperou o formato.

A aposta de Fragoso é boa. A RTP não tem muitas caras para o seu prime time, sobretudo homens, algo que deve preocupar o seu responsável. Gabriel e Malato são, à vez, os únicos para este papel. Com Jorge com O Cubo ao domingo e a Praça da Alegria nos dias úteis, sobra José Carlos.

O formato original exige, porém, um apresentador mais rígido, menos galhofeiro, o que obrigará José Carlos Malato a diversificar o seu registo. Mas até isso é um atractivo extra para o prime time da televisão pública. Veremos se é isso que, de facto, vai acontecer, ou teremos um Milionário mais leve, menos sisudo.

"Perfeito Coração" termina sexta-feira!

Perfeito Coração

Inicia-se hoje a derradeira semana da trama da SIC. Depois de ter anunciado há mais de um mês as "emoções finais", o último episódio de Perfeito Coração vai ser emitido nesta sexta-feira, dia 11 de Junho.


Chega assim ao fim a história escrita por um talentoso argumentista da SP Televisão, que demonstrou que a estação de Carnaxide também sabe fazer ficção. Um elenco que, embora não tendo um grande número de estrelas, conseguiu vingar. Perfeito Coração conseguiu fazer resultados muito acima da média do canal!


A trama protagonizada por Sandra Barata Bello e Ricardo Pereira conhece assim o seu término, esta sexta-feira, pelas 22 horas, na SIC. Não perca!

"É estranho ver-me na série"


Foi em 2007 que Carlotto Cotta participou em A Minha Família, série que é actualmente emitida pela RTP1 às terças-ferias à noite. Tendo hoje 26 anos, o actor sente-se estranho a rever-se naquele papel: "É estranho ver-me porque passou muito tempo, mas aprendi imenso. Nunca tinha feito comédia em TV. Exige uma destreza técnica enorme. E o Fernando Luís [protagonista] é um génio", confessou à Notícias TV desta semana.
Quanto a novos projectos, para além de fazer parte do novo telefilme da RTP1, Carloto Cotta vai aparecer em apostas futuras da estação pública - Dez e Mistérios de Lisboa.
De referir ainda que o actor faz parte de uma banda de música há cerca de oito anos - As Aves Migratórias.

Quiosque: Notícias TV

Esta noite..


Às 21:00!

Fala-se! 07/06/2010


Boa Tarde! Seja bem-vindo ao primeiro Fala-se! desta semana!



Júlia Pinheiro



Depois de ter vivido momentos de angústia face ao estado débil em que se encontra o seu pai, a apresentadora sente agora o mesmo, uma vez que o seu marido foi vítima de um acidente de mota. Tudo aconteceu há uma semana, na Rua de São Bento, em Lisboa, quando o também director de programas da RDP não conseguiu controlar a máquina, após um dos pneus ter entrado em contacto com a linha do eléctrico.


Por esta altura, Rui Pêgo já está fora de perigo e encontra-se a recuperar, não impedindo, porém, a preocupação de Júlia Pinheiro.



Paula Lobo Antunes e Jorge Corrula



O casal parece ser a prova física de que "depois da tempestade vem a bonança". É que, após o término do namoro, os dois actores reconciliaram-se. Apesar de nenhum deles confirmar a notícia, o certo é que têm sido vistos a passear bem juntinhos por Lisboa e "já vivem juntos outra vezes", como adiantou uma fonte próxima à revista TV Guia.


Todavia, nem Paula Lobo Antunes, nem Jorge Corrula quiseram fazer qualquer tipo de comentários.


Quiosque: TV Guia

Parabéns, Cláudia Simões!


O Parabéns de hoje não vai para ninguém que já seja bem conhecido do público português. Todavia, num futuro próximo quem sabe não o será! Hoje, dia 7 de Junho de 2010, a "nossa" Cláudia Simões" sopra 19 velinhas!


Foi ela a primeira rapariga a fazer parte desta grande família e também é ela que às quintas-feiras lhe mostra o seu feeling,


À Cláudia, toda a equipa do Televisão - Opinião deseja um dia em grande e as maiores felicidades para os anos que se aproximam!


Parabéns, Cláudia Simões!

Revista de Imprensa 07/06/2010

Segunda-Feira, 7 de Junho. Bem-vindo à Revista de Imprensa!

Nuno Homem de Sá prepara-se para a nova novela da TVI

Terminadas as gravações de Morangos com Açúcar, Nuno Homem de Sá prepara-se para abraçar um novo desafio em Malmequer, a novela substituta de Meu Amor na TVI. Depois de Bacelar em Morangos com Açúcar, o actor prepara-se para uma personagem muito mais densa, bem ao seu estilo: "Agora acho que é denso de mais. Agora vou poder puxar por uma de milhões de direcções diferentes, o que me dá mais espaço de manobra, mas deixa-me completamente em pânico" admite.
A sua personagem criada por Rui Vilhena vai ser o marido de Maria João Luís - com quem o actor nunca se cruzou profissionalmente - e cunhado de Fernanda Serrano que desta forma regressa às novelas depois de um longo tempo afastada dos ecrãs.
Malmequer tem data de estreia marcada para Setembro.

Patrícia Bull em Maternidades na RTP1

Depois de Vera em Perfeito Coração, Patrícia Bull está de regresso à televisão. Desta vez a actriz vai interpretar uma médica obstreta na série Maternidades a estrear em breve na RTP1: "Eu sou uma médica obstreta, embora tenha deixado de exercer a profissão por razões que depois vão ser descobertas", refere Patrícia que se mostra bastante espectante com este novo projecto: "Já comecei a ler os guiões e são muito giros. São ao nível da Liberdade 21 ou até melhor" "Vai haver muita criança, muita mamã, muita coisa gira" adianta.

Nesta Maternidade há outros nomes bem conhecidos do público. É o caso de Miguel Costa, o Constantino de Perfeito Coração, ou de José Fidalgo que também está bastante receptivo a este projecto, principalmente por se tratar de uma série: "Para já, aquilo que eu considero que é importante para mim é uma série. Depois de ler esta, acho que tem tudo a ver com aquilo que eu quero aprender como actor" explica.

CITAÇÃO DO DIA
"A minha fobia de andar de avião parece estar a querer voltar, infelizmente"
Soraia Chaves


CURIOSIDADE DO DIA
Afonso Pimentel esteve afastado dos ecrãs durante quase dois anos. Mas antes do actual regresso em Espírito Indomável, o actor não esteve afastado da televisão. Afonso desempenhou a função de realizador em quatro novelas da TVI durante todo este tempo.

Quiosque: 24 Horas, Notícias TV

Sofia Carneiro e Gelysson Moreira despedem-se de "Achas que Sabes Dançar?"


Numa noite marcada pela presença em estúdio de várias conhecidas do grande público, o talento esteve à solta. Foram vários os elogios que o júri teceu a cada um dos 18 candidatos.


Para além das actuações dos bailarinos em jogo, houve tempo para três das meninas do Fama-Show darem asas ao seu talento. Andreia Rodrigues, Cláudia Borges e Rita Andrade dançaram ao som de Don't Chá das PussyCatDolls.


No entanto, no final da gala foram 6 os jovens que estiveram na corda bamba: Mariana Paraízo, Rita "Spider", Sofia Carneiro, Cóllin Vieira, Gleysson Moreira e Tiago Careto. A votação foi injusta, na opinião do grupo de jurados, no entanto, dois destes jovens tiveram que dizer "adeus" ao concurso da SIC.


E as escolhas do júri foram:



Sofia Carneiro e Gleysson Moreira

Rita Pereira em "Achas que Sabes Dançar?"

Tal como havia referido recentemente, a actriz fez questão de manifestar na gala de Achas que Sabes Dançar? o seu apoio a Tiago Careto. Foi nesta segunda emissão em directo do programa que Rita Pereira fez questão de estar entre o público presente e, assim desejar boa sorte ao talentoso bailarino, com quem trabalhou no musical Os Produtores!