30 de maio de 2011

Falar Televisão


"Globar" Televisão


Foi no dia de ontem que a passadeira vermelha brilhou com as várias "estrelas" a caírem nos ecrãs da SIC. As audiências foram satisfatórias, contudo várias questões ficaram por responder. Uma delas esteve relacionada com os nomeados, que teimaram em sofrer grandes alterações. Por outras palavras, já todos percebemos que José Mourinho ou Cristiano Ronaldo têm alcançado feitos históricos. É verdade. No entanto, o grupo de jurados da revista Caras/SIC continua a lembrar-se deles para poderem ter a possibilidade de levarem para casa mais um galardão. Não é altura de parar de os nomear? Por exemplo, no lugar de José Mourinho, poderia ter estado André Vilas Boas, que obviamente foi o mais votado da noite, devido ao ego dos apoiantes do Futebol Clube do Porto. 

Em mais um ano, a gala dos "Globos de Ouro" não me surpreendeu. A "Passadeira Vermelha" evitou as típicas questões do "quem vestiu o quê", para se tornar num autêntico "encher chouriços". Sofia Cerveira, Ricardo Pereira, Liliana Campos, Vanessa Oliveira e Rita Andrade bem tentaram produzir algumas entrevistas rápidas, contudo os trinta segundos por vezes nem permitiam ao telespectador respirar. 
Apesar de tudo, existiram de facto alguns ingredientes poderosos, nomeadamente a actuação de Sofia Escobar, Ricardo Afonso e Madalena Alberto, assim como os momentos de humor pertencentes ao casal Coutinho. De referir igualmente a brincadeira de Miguel Guilherme, quando ouviu o sonar dos tambores, momento a partir do qual começou a "cantar o seu discurso".




Por outro lado, e ao nível da moda, pareceu-me que os estilistas nomeados também não sofreram grandes alterações, com Filipe Faísca, por exemplo, a ser novamente destacado. Considero desnecessário voltarem a repetir-se as nomeações, pois o factor surpresa acaba por ficar à quem. Sendo o momento de desvendar o verdadeiro vencedor de uma determinada categoria importante, é para mim possível adivinhar-se o escolhido muito antes de este ser revelado.

Destaque negativo para a ausência de tão prestigiados profissionais da concorrência, realidade que tem vindo a ser registada nos últimos anos. Manuel Luís Goucha, Cristina Ferreira, João Baião, Tânia Ribas de Oliveira, José Carlos Malato, entre tantos outros, poderiam ter estado presentes nesta "XVI Gala dos Globos de Ouro". Independentemente de existir um não uma categoria dedicada à televisão, a comparência de determinadas caras seria fulcral para o "brilho" deste evento ser maior. Nesse sentido, achei desnecessário o facto de Bárbara Guimarães ter referido a presença de José Alberto Carvalho e Nuno Santos, quando estes apenas foram acompanhantes das suas mulheres que trabalham no terceiro canal.






Terei ainda de destacar a precipitação da mulher de Manuel Maria Carrilho, que acabou por se colocar à frente de algumas das caras que tiverem a oportunidade de entregar um galardão. Laura Figueiredo, por exemplo, sofreu para "se fazer ver" aos telespectadores.

Apesar de tudo, os portugueses foram unânimes na escolha da programação no dia de ontem. A "XVI Gala dos Globos de Ouro" alcançou um resultado bastante satisfatório, derrotando não só "Perdidos na Tribo", como "Anjo Meu" (a novela da estação de Queluz aterrou para o pior resultado desde a sua estreia). 

Para o ano há mais e, esperemos, com novas ideias, com novos nomeados e, já agora, com mais generosidade, como a demonstrada por Paulo Futre.

"XVI Gala dos Globos de Ouro" arrasa concorrência



Num dia bastante diferente do que é habitual na nossa televisão, uma vez que não houve qualquer telenovela no top 15 dos programas mais vistos do dia, a estação de Carnaxide levou a melhor sobre a concorrência e venceu o dia, com 31.9% de share, contra 24.3% do universo Cabo e IPTV, 22.6% da TVI e 17.6% da RTP.


O dia foi ganho pelo especial XVI Gala dos Globos de Ouro - Passadeira Vermelha, que conquistou uma audiência média de 14.5% e uma quota de mercado média de 39.1%. Seguiu-se a gala, com 12.9% de rating e 47.2% de share.


Habitual líder dos domingos, Perdidos na Tribo ficou atrás da concorrência da SIC, alcançando 11.7% de rating e 32% de share. Já Anjo Meu fez o seu pior resultado de sempre, conquistando apenas 5.2% de audiência média e 21.6% de share. Quanto a Último a Sair, da RTP permaneceu atrás da concorrência, com 5.6% de rating e 15.6% de share.

Fala-se 30/05/2011


Boa tarde. Em linha, o Fala-se desta segunda-feira!


Joana Santos e Ilya Yamasaki

Foi no casamento entre Eduardo Beauté e Luís Borges que a vilã de Laços de Sangue apresentou o seu namorado. Ilya Yamasaki é técnico de televisão e namorado de Joana Santos há mais de um ano.

Apesar desta primeira aparição pública do casal, Joana esforçou-se por manter alguma privação e discrição em torno desta sua relação amorosa: "Confirmo que é o meu namorado, mas ele não é figura pública e eu gostaria de preservar o mais possível a minha vida pessoal. Já foram publicadas algumas coisas sobre a minha vida, e, por isso, quero salvaguardar alguns pormenores, pois fico triste por ver que se pode deturpar e inventar", disse.



Maria Rueff e Bruno Nogueira

Cinco anos depois do início da relação a dois, Maria Rueff e Bruno Nogueira decidiram colocar um ponto final nesse mesmo relacionamento. Depois de alguns rumores que davam conta da separação, Maria e Bruno, de 38 e 29 anos, respectivamente, confirmaram à imprensa que já não estão juntos mas garantem que, apesar do final da relação, continuam a manter a excelente amizade que os une.
Quiosque: Caras, Vidas

Batatinha não é o “Último a Sair”



Esta noite houve mais uma gala do Último a Sair. Como é habitual aos domingos, tivemos de nos despedir de um dos concorrentes deste programa. Foi o palhaço Batatinha que abandonou a casa e não será o Último a Sair, deixando a Gorda muito triste, assim como os seus colegas. Mais uma vez, Bruno Nogueira revelou pouca solidariedade para com o palhaço que saiu, gerando algum mau ambiente na casa. Houve ainda direito a uma actuação inesperada de Rui Unas a terminar a gala.

As peripécias durante a passada semana foram muitas e variadas. Houve festa na casa, sendo que a noite acabou de forma diferente para os vários participantes, uns com um final mais feliz do que outros. As amizades e relações amorosas na casa estão ao rubro, assim como as inimizades e conflitos.


Quem serão os próximos nomeados? Faça as suas apostas!

Eis os vencedores da "XVI Gala dos Globos de Ouro"


Decorreu na noite de ontem aquela que é aclamada por muitos como Gala do Ano. E, dos sessenta e quatro nomeados, apenas dezassete foram os vencedores. Conheça-os agora:


Prémio Revelação: André Villas-Boas (treinador do Futebol clube do Porto)


Prémio Mérito e Excelência: Simone de Oliveira




Cinema:


Melhor Actriz: Maria João Bastos (Mistérios de Lisboa)

Melhor Actor: Adriano Luz (Mistérios de Lisboa)

Melhor Filme: Mistérios de Lisboa (Raúl Roriz)


Desporto:


Melhor Atleta Feminina: Naíde Gomes (Atletismo)

Melhor Atleta Masculino: Cristiano Ronaldo (Futebol)

Melhor Treinador: José Mourinho (Futebol)


Teatro:


Melhor Actriz: Luísa Cruz (A Cidade)

Melhor Actor: Miguel Guilherme (O Senhor Puntila e o Seu Criado Matti)

Melhor Peça/Espectáculo: O Senhor Puntila e o Seu Criado Matti (João Lourenço)


Moda:


Melhor Manequim Feminina: Sara Sampaio (Central Models)

Melhor Manequim Masculino: Luís Borges (Central Models)

Melhor Estilista: Luís Buchinho


Música:


Melhor Grupo/Banda: Deolinda

Melhor Intérprete Individual: Áurea

Melhor Música: O Amor é Mágico (Expensive Soul)

Revista de Imprensa 30/05/2011


Segunda-feira, 30 de Maio. A Revista de Imprensa desta manhã!

 

Lia Gama: "A Eunice é a personagem mais difícil que já fiz"


Interpreta Eunice há mais de dez meses e, apesar de considerar a sua experiência em Laços de Sangue como "uma experiência excelente", Lia Gama não esconde o cansaço que a personagem da novela de horário nobre da SIC carrega consigo. Em entrevista à Notícias TV, a actriz queixa-se da carga emocional de Eunice: “É complicado carregar uma personagem tão densa. Há dez meses que o faço e não tem sido nada fácil e há dias em que é mesmo doloroso”, afirma.

Lia Gama justifica tamanho cansaço com o facto de a sua Eunice contar com um grande número de cenas que carregam uma enorme carga emotiva: “Os autores só escrevem: ‘Eunice chora, Eunice chora.’ Ai meu Deus! Se chego aos estúdios e tenho por lá cenas de choro… Chego a casa completamente desfeita”, desabafa a actriz, acrescentando ainda que “este é um trabalho que sai muito cá de dentro e que não tem que ver com técnica de um actor. É desgastante estar sempre a chorar”, conclui.




FC Porto controla Porto Canal a partir de 1 de Julho


Dia 1 de Julho, é esta a data agendada para que o Futebol Clube do Porto assuma oficialmente a direcção do Porto Canal. A partir desta data, todos os conteúdos do, até aqui, canal regional passarão a ser controlados pela SAD Portista.
Francisco de la Fuente, administrador da MediaPro Portugal, proprietária do Porto Canal, acredita que esta aquisição "vai consolidar mais o canal a nível de postos de trabalho, de posição de canal regional, com um perfil diferente de tudo o que existe no mercado audiovisual", algo que para o gestor é "muito interessante"

Espera-se assim mudanças drásticas na grelha do Porto Canal já a partir de Julho, data agora anunciada como o início da era FC Porto nos comandos do canal por cabo, estreado em Setembro de 2006.


CITAÇÃO DO DIA:

"Desejava muito que os actores não tivessem uma vida difícil"
Eunice Muñoz


NÚMERO DO DIA
14,8
Foi com este resultado, em share, que Herman 2011 se despediu dos espectadores na noite do passado Sábado. Tudo indica que Herman José regresse aos serões de fim de semana da RTP1 na reentré televisiva, em Setembro.


Quiosque: Notícias TV, Correio TV

Fecho


Fechamos mais um fim de semana com a habitual crónica de Nuno Azinheira retirada do Diário de Notícias.

Aqui há talento

1. Entalada entre Júlia Pinheiro e Pedro Granger, na Casa dos Segredos, Leonor Poeiras não conseguiu brilhar. Agora sozinha, quer em Perdidos na Tribo, quer em Agora é Que Conta, a apresentadora revela-se uma presença cada vez mais segura, cada vez mais forte, cada vez mais madura. Leonor é bonita, é telegénica, tem uma excelente imagem televisiva e uma muito boa capacidade de improvisação, características essenciais para triunfar nessa máquina trituradora que é a televisão. Via-a sexta-feira com atenção no concurso das tardes da TVI, esse erro de casting pensado há um ano pa- ra Fátima Lopes. Como escrevi na altura, e como hoje se percebe, o programa não encaixava em Fátima. É num talk show, como A Tarde É Sua, que Fátima é competente, constituindo-se como uma efectiva mais-valia para a TVI, sobretudo depois da saída de Júlia Pinheiro. Arrumada a casa, com cada coisa no seu lugar", a estação apostou em Leonor Poeiras. Fez bem. Não só rentabilizou o seu maior activo (Fátima), como deu espaço a uma das suas maiores promessas (Leonor). E ou me engano muito, ou Leonor vai tornar-se num caso sério de popularidade. Pode não ser já, pode não ser com aquele formato, mas está a dar passos seguros nessa direcção.

2. Depois de duas semanas às 22.00, com efeitos negativos nas suas audiências, Estado de Graça voltou para o horário logo imediatamente a seguir ao Telejornal, agora já livre dos debates para as Legislativas. E o programa de humor voltou a subir. Ana Bola, Manuel Marques, Maria Rueff, Eduardo Madeira e Joaquim Monchique estão de parabéns. Eles fazem na RTP1 aquele que é, por estes dias, o melhor programa de humor da televisão portuguesa.