9 de junho de 2011

"Peso Pesado" agora tem apenas duas equipas


Terminou há instantes mais um episódio do reality-show da SIC e deu-se agora a grande mudança no jogo. É que, já só há duas equipas em competição, deixaram de existir duplas e restam a equipa vermelha, treinada pelo treinador Rui, e a azul, da responsabilidade da treinadora Sara.


A decisão não foi tomada de ânimo leve. Karen teve a tarefa de incutir essa responsabilidade a outra dupla e, depois de conversar com quase todas elas, à excepção da dupla azul escura, decidiu que seriam a mãe Paula e o filho Rodrigo a escolher as duas novas equipas.


Paula escolheu para a equipa azul Ricardo (da dupla azul escura), Cristina (da dupla verde), Tiago e Susana (da dupla vermelha) e Sandra (da dupla beje). Já Rodrigo decidiu-se por Filipe (da dupla azul escura), Vanessa e Fábio (da dupla cinzenta), Karen (da dupla beje) e Rúben (da dupla verde).


A partir de agora a competição já não é a mesma e esta decisão tocou bastante Susana, que deixou de ser treinada por Rui, situação que a tocou bastante e a levou a derramar inúmeras lágrimas ao longo do episódio.

Sónia Brazão estava escalada para a nova telenovela da SIC


Foi na passada sexta-feira que a actriz viveu um dos piores dias da sua vida. Uma explosão no seu apartamento colocou-a entre a vida e a morte e foi o culminar de uma semana que se iniciou com declarações de revolta para com a sua carreira.


Todavia, e ao contrário do que chegou a ser escrito, parece que Sónia Brazão não estava totalmente sem trabalho. É que, de acordo com o amigo Ricardo Azevedo, a actriz estava a preparar-se para “protagonizar um telefilme da TVI e tornar-se relações públicas da noite”, afirmou à Maria desta semana.


Mas há mais. Por aquilo que esta publicação apurou, e embora o assessor de Sónia Brazão não o confirme, a actriz preparava-se para integrar o elenco de uma telenovela de outra estação que não a TVI, que é como quem diz, a nova telenovela de Patrícia Müller para a SIC.


Perante esta tragédia e a avaliar pelo elevado período de recuperação a que Sónia Brazão terá de ser submetida, o regresso aos ecrãs não deve estar para breve. Resta aos portugueses verem-na em Redenção, que estreia no próximo sábado na TVI e que foi o último trabalho da actriz para televisão.


Quiosque: Maria

Ponto M

Boa Noite! Quinta-feira é noite de moda, aqui no Televisão – Opinião! E, pela última vez, está aberto um desfile muito especial!


Durante quarenta semanas eu e a Vanessa aqui trouxemos homens e mulheres que, no nosso entender, marcam de certa forma a televisão portuguesa pelo seu estilo, pelo seu sentido de moda e porque, muitos deles, criaram modas. Desde Manuel Luís Goucha que iniciou esta rubrica a Patrícia Bull, que a encerrou, por aqui passaram nomes como Clara de Sousa, João Manzarra, Maria João Bastos e até Fernando Mendes.


Qualquer uma das celebridades tem um estilo vincado, mas, mais do que isso, uma carreira com créditos formados e uma legião de fãs que as seguem afincadamente. Houve semanas em que foi completamente impossível trazer até si um desfile diferente, mas terminamos esta rubrica com a certeza de que o dever foi cumprido. Conseguimos fazer algo diferente e inovador neste mundo da blogosfera virada para o pequeno ecrã e que teve muitos seguidores aí desse lado.


Sem dúvida que para alguém como a Vanessa, que tem um enorme gosto por este diversificado mundo da moda, ou até para mim, que pouco ou nada percebo, foi um prazer trazer até si uma área que dá muito do que falar e que é susceptível de diferentes abordagens.


Mas tudo tem um fim e hoje é o derradeiro desfile, e, para não destacar uma celebridade em específico, fica um grande elogio a todos aqueles que nos serviram de “inspiração” e nos permitiram ar asas a análises mais profundas sobre os diferentes estilos.


Esperamos ter conseguido trazer até si boas modas e textos fáceis e agradáveis de se ler. Quem sabe num futuro próximo a moda não volte até este espaço? Enquanto isso não acontece, já sabe, “até um dia destes e boas modas!”

Falar Televisão


Estará um novo canal para chegar?

Foi Pedro Passos Coelho quem no passado Domingo obteve a vitória nas eleições legislativas, tornando-se assim, o próximo primeiro-ministro de Portugal. É já bem conhecida a posição do líder do Partido Social Democrata quanto à privatização da RTP, sendo que este defende que o «Estado não tem de ter nem jornais nem televisões», uma questão que considerou mesmo ser de «princípio». 

Ainda assim, e mais recentemente, o mesmo político, defendeu que para começar, se deveria privatizar pelo menos um dos canais da Rádio e Televisão Portuguesa. Com esta vontade persistente em tornar a televisão pública, é quase certo a privatização para breve da RTP2, que passará, por certo, para os projectos do quinto canal, que há algum tempo, tanto se falava.


Com a privatização do segundo canal, o que poderá mudar? O mais certo é a criação óbvia de mais um canal generalista, ainda assim, em que é que isto pode ser bom? A mim ocorrem-me uma série de bons factores. Mais emprego para os jornalistas, que estão a subir cada vez mais no raking das 10 profissões com maior desemprego, mais emprego para os nossos actores que se vêm perdidos e esquecidos sem procura, e agora com a diminuição do número de telenovelas da TVI, ainda que seja feita aposta em novos formatos, levará ainda a uma menor oferta de trabalho. A apresentação de novas/outras caras para a apresentação, que como bem sabemos, é o que não falta. Mais concorrência, ou seja, mais aposta pela "luta das audiências", se bem que a qualidade pode ficar "sufocada" em detrimento da ânsia pela vitória, mas eu acredito que não...

Como podemos imaginar, a formação de um novo canal, levaria a uma "revolta televisiva", o que nos deixaria com muito assunto para opinar. Quem seriam os rostos da nova estação televisiva? Aposta em caras conhecidas dos outros canais? Profissionais inactivos que desejam a todo o custo trabalhar? Novas caras? É o mundo da televisão à espera do nosso assíduo comentário!

Lúcia Moniz regressa à ficção da TVI (act)


Afastada dos ecrãs desde que viveu a protagonista de Maternidade, para a RTP, a actriz e cantora está de regresso à ficção da televisão de Queluz de Baixo, cujo último trabalho foi em Olhos nos Olhos, em 2008.


É que, de acordo com a Mariana desta semana, Lúcia Moniz é o mais recente reforço do elenco de Violeta, a trama de Tozé Martinho que começa a ser gravada em meados de Setembro. Apesar de tudo, ainda não se sabe ainda qual a personagem nem o impacto desta, estando ainda em cima da mesa a possibilidade de integrar o elenco de um dos próximos telefilmes que o canal prepara.


Já em entrevista ao Correio da Manhã de hoje, a actriz não adianta muitos pormenores sobre o seu regresso aos ecrãs, afirmando apenas: “Não posso dizer ainda... No seu devido tempo saberão, mas deverá ser no final do Verão, a seguir às férias.”, o que acaba por confirmar, ainda que indirectamente, a participação na nova telenovela do canal de Queluz de Baixo.

Entretanto, a actriz desmentiu a notícia aqui


Quiosque: Mariana, Correio da Manhã

Leonor Poeiras garantida em "Secret Story II"


Embora seja já uma certeza que a nova temporada do reality-show da TVI terá uma nova cara a conduzi-lo, sendo que ainda não há uma decisão da estação de Queluz de Baixo e da Endemol, pelo menos um nome já está garantido.


Segundo a edição desta semana da TV Mais, a apresentadora de Perdidos na Tribo ou Agora é que Conta está já certa em Secret Story II. Todavia, as suas funções ainda não estão totalmente definidas, até porque Leonor Poeiras continua na corrida a substituir Júlia Pinheiro, isto apesar de Cristina Ferreira ser o nome que reúne maior consenso nos corredores da Endemol.


Certo mesmo é que Leonor Poeiras integrará mesmo a equipa, independentemente de que conduza as galas. Por apurar está o nome que lhe fará companhia. É que ainda não há certezas de que Pedro Granger permaneça no canal de Queluz de Baixo. José Pedro Vasconcelos ou um dos concorrentes da antiga temporada do programa são hipóteses faladas nos corredores da estação.


Quiosque: TV Mais

Cláudia Vieira e Andreia Dinis melhores amigas na nova novela da SIC


Com as gravações a arrancarem dentro de poucos dias, começam a surgir cada vez mais pormenores sobre a nova telenovela de Patrícia Müller. E a mais recente revela alguns pormenores sobre as personagens de Cláudia Vieira e Andreia Dinis.


De acordo com a TV Mais desta semana, as duas actrizes interpretarão duas grandes amigas que contam todos os segredos uma à outra. Nos bons e maus momentos, a personagem de Cláudia Vieira conta sempre com o apoio da de Andreia Dinis, a sua melhor amiga. Esta é uma mulher integra e bem disposta, bailaria de profissão, e que centra a sua vida na carreira, pela qual fez vários sacrifícios.


Curiosamente, as duas actrizes são grandes amigas na vida real e estão a adorar a hipótese de transparecerem para os ecrãs a relação que têm além-câmaras. Recorde-se que ainda recentemente, Andreia Dinis confessou que recebeu de Cláudia Vieira várias peças da pequena Maria, filha de Cláudia e Pedro Teixeira, para a recém-nascida Flôr, filha de Andreia e Daniel Teixeira.


Quiosque: TV Mais

Esta noite...



... o Ponto vai estar na moda. Às 21:00, o Tiago Henriques e a Vanessa Dias analisam a imagem de uma figura televisiva!
Não perca.

José Carlos Pereira entusiasmado com "Noiva Procura-se"


De regresso ao trabalho depois de ter participado em Perdidos na Tribo, o actor já grava o primeiro telefilme da TVI, onde contracena novamente com Paula Neves, seu par romântico no primeiro grande projecto em que participou, Anjo Selvegem.


E é em declarações à TV Mais desta semana que José Carlos Pereira se mostra bastante entusiasmado com este trabalho: “Está tudo a correr bem. Tenho-me divertido muito. Este elenco é fantástico e a história também”, começa por dizer, acrescentando: “Acho que, até agora, foi o trabalho mais divertido que fiz”.


Do elenco de Noiva Procura-se fazem ainda parte vários nomes conhecidos do canal de Queluz de Baixo, como Paulo Rocha, Bruno Simões, Igor Sampaio ou Paula Neves, entre muitos outros.


Quiosque: TV Mais

Sofia Ribeiro em Telefilme da TVI


Ainda antes de se casar com Rúben Rua e partir para uma maravilhosa lua de mel, a actriz vai voltar ao trabalho.


É que, de acordo com a TV Guia desta semana, Sofia Ribeiro também fará parte do elenco de um dos telefilmes que a TVI prepara para a rentrée televisiva. Embora não se saiba ainda qual será o projecto, nem com que actores trabalhará, certo mesmo é que a jovem que brilha em Sedução não pára.


E a estreia no teatro está também para breve, algo que Sofia Ribeiro deseja há já vários anos.


Quiosque: TV Guia

"Secret Story II" promete ainda mais polémica


As promos já passam nos ecrãs da TVI e o reality-show que deu que falar no último trimestre de 2010 promete repetir o feito este ano. E desta vez ainda com mais polémica à mistura.


Quem o garante é uma fonte ligada ao canal de Queluz de Baixo, em declarações à TV Mais desta semana: “Vamos jogar com o factor surpresa. Temos de escolher os melhores candidatos, figuras que tragam polémica”, assegura a referida fonte.


De acordo com a mesma revista, o programa terá novidades, uma vez que a casa se manterá a mesma mas com várias modificações, não só a nível de decoração, como também das divisões da casa e as regras também sofrerão algumas alterações.


Apesar de tudo, a grande alteração será mesmo na apresentadora. É que Júlia Pinheiro já não está na TVI e ainda não há certezas sobre quem o apresentará, apesar de Cristina Ferreira e Fátima Lopes estarem bem posicionadas na corrida.


Quiosque: TV Mais

"Último a Sair" mudou a vida de Luciana Abreu


De regresso aos ecrãs, depois de ter dado vida à Carla de Perfeito Coração, a actriz não podia estar mais contente com a sua participação na sátira aos reality-shows da RTP.


É em entrevista à TV Mais desta semana que Luciana Abreu confessa que Último a Sair “mudou a sua vida”: “Foi das melhores coisas que me podia ter acontecido. Fez-me crescer profissional e pessoalmente porque ultrapassei os meus limites. Descobri que prefiro a comédia a uma novela. Adoro fazer isto. Tenho imensa pena que já tenha acabado. Devíamos gravar nove meses como nas novelas”, começa por dizer, entusiasmada.


Na mesma conversa, a actriz elogiou ainda o colega Bruno Nogueira: “Já tinha uma admiração do outro mundo pelo Bruno. Aliás, um dos meus objectivos era estar num projecto com ele, tal como é trabalhar com o Herman José e o Nicolau Breyner. E por isso o que me fez aceitar participar neste programa – porque tive várias propostas – foi saber que ia trabalhar com ele.”, explica.


A terminar, a jovem afirmou que falou com o humorista sobre as diversas sátiras que este já fez sobre si: “Questionei-o por causa disso. Perguntei: ‘Porque é que gozavas comigo?’ Mas ele disse-me que parodia com tudo o que é importante, tem valor e é um fenómeno. E eu fiquei toda vaidosa. Ele é um querido. O grupo todo foi espectacular. Tivemos sempre um ambiente muito saudável”, concluiu.


Quiosque: TV Mais

Revista de Imprensa - 09/06/2011


Bom dia! Seja bem-vindo à "Revista de Imprensa" desta quinta-feira!

Mónica Jardim acredita em "Perfil"



Uma das repórteres do programa de sábado à tarde da TVI cedeu esta semana uma entrevista à TV Guia. Aos jornalistas, Mónica Jardim confessou sentir-se bem na estação de Queluz de Baixo, e de nunca ter baixado os braços depois do término de "Deluxe": "Estive sempre a tranquila. Nunca me faltou apoio. Eu e a Carla Pereira de Ascenção passámos para os quadros da empresa, o que nos deu outra segurança. Durante estes meses de interregno, nunca estive parada. Fiz coisas para a informação, apresentei um programa na TVI 24, com o Marcos Pinto, chamado 'Histórias de Natal 2010'. Foram 4 meses de intervalo a trabalhar noutros formatos".
Por outro lado, a profissional do canal da Media Capital explicou ainda que o seu "Perfil" tem todas as condições para vencer: " 'Perfil' é um programa diferente dos demais, que tem o privilégio de promover o património da estação. As rubricas que acompanham a entrevista central são inéditas e não existem em lado nenhum: a música, com o Paulo Vintém, o 'be yourself', com o fotógrafo Salvador Colaço, os mandamentos e os battles, conferem um ritmo e um interesse ao programa que já se começa a reflectir nas audiências. É um formato original, criativo e que tem qualidade de imagem e um grafismo muito forte. Na terceira semana, conquistámos o segundo lugar e agora vai ser sempre a subir".

Mónica Jardim falou ainda da concorrência de "Alta Definição" tendo considerado um programa um pouco "sem conteúdo" em relação ao "Perfil". "Falando concretamente de 'Alta Definição', na SIC, não retiro mérito ao programa, mas considero o 'Perfil' melhor e mais completo, porque não nos limitamos a fazer uma entrevista central. E, até mesmo nas entrevistas, somos diferentes: a nossa preocupação não são tanto as lágrimas, mas, sim, o rigor em tentar retratar o percurso do entrevistado", frisou.

Por fim, a repórter falou ainda da importância de Gabriela Sobral, José Eduardo Moniz e Júlia Pinheiro na sua carreira: "Mais do que líderes sempre foram bons profissionais que deram tudo pela TVI. Não me esqueço que foi o José Eduardo Moniz que acabou por colocar a estação no pico de audiências. Ainda assim, ninguém é insubstituível".

Catarina Sequeira não pode emagrecer!


A actriz que participa em "Morangos com Açúcar", com a personagem Anabela, não tem permissão da estação de Queluz de Baixo para cuidar da sua forma física. Segundo Catarina Sequeira: "Tive de aceitar esta condição física que também já faz parte da minha personagem. Não tive de engordar para entrar neste projecto, mas não pude emagrecer...".
Apesar deste condicionamento, a actriz espera que no final da temporada possa cuidar finalmente de si. "Quando terminar os 'Morangos' vou ter de cuidar da minha imagem para poder tratar do meu futuro. Até mesmo para ser mais fácil abraçar um novo papel", frisou à TV Guia.

Em relação ao facto de esta temporada da série do canal da Media Capital ser a sua primeira experiência televisiva, a jovem de 24 anos apenas espera que este seja o início de um carreira na televisão: "Foi a minha primeira experiência em televisão e adorei, só tinha feito teatro ate agora e é isto que quero fazer, ser actriz. Dizem que 'Morangos' é a rampa de lançamento, mas acaba por ser diferente ao nível dos outros projectos televisivos. É muito intenso, gravam-se muitas horas".

Por fim, e sobre o futuro, Catarina Sequeira avança que já existem algumas propostas para o teatro: "Já tive propostas ao nível do teatro, mas gostava de não falar muito".

Citação do dia

Esta é uma bonita história.

Miguel Guilherme, sobre a nova minissérie da TVI: "Redenção".



Curiosidade do dia

Sabia que Gonçalo Dias, ex-concorrente do "Ídolos", vai participar em "Redenção"? Depois da quinta temporada de "Morangos com Açúcar", o actor e cantor volta à TVI na nova minissérie do canal!


Quiosque: TV Guia

Fecho


Boa noite. Fechamos esta quarta-feira com a habitual crónica de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.

Ainda sobre as eleições

1. Independentemente dos meios tecnológicos e da espectacularidade da realização escolhidos por cada estação, a vitória da RTP nas audiências da noite eleitoral tem uma leitura inevitável: quando se trata das matérias que entendem como as mais sérias, nomeadamente aquelas que colocam em jogo o nosso destino comum (as eleições, a selecção), os portugueses preferem a companheira de mais de 50 anos.

A cobertura dedicada pela RTP ao sufrágio de domingo sobreviveu mesmo a um José Rodrigues dos Santos rouco e, portanto, com a voz ainda mais esganiçada do que é costume.

Um património - e um património de tal forma inexpugnável que nem a presença de Miguel Sousa Tavares na SIC ou da dupla José Alberto Carvalho/Judite de Sousa na TVI conseguiu combater.

2. Sócrates sabia que ia perder as eleições e apostou tudo nos seus últimos "quinze minutos de fama". Resultado: jogou bem com as emoções, semeando agora para colher mais tarde.

Surpreendente será, depois do discurso de domingo, se, dentro de dois anos, quando se começarem a discutir os presidenciáveis, o seu nome não vier à baila a par dos de Guterres, Durão e Marcelo. Seis anos a praticar a empatia com as câmaras e a leitura do teleponto tinham de dar os seus frutos.
3. RTP, SIC, TVI, RTP N, SIC Notícias e TVI24 - houve momentos, no último domingo, em que todos os seis canais passavam publicidade ao mesmo tempo. Mais ainda do que é costume, este ciclo eleitoral foi um bom negócio para a televisão.

Agora, e com o futebol parado e o próprio Passos Coelho respirando fundo antes de enfrentar o cumprimento do exigente acordo com a troika, vai ser preciso um milagre para as estações manterem a facturação do último mês.