25 de novembro de 2009

Fecho


Boa noite. O compacto dos Escolhidos previsto para hoje não será publicado. No entanto, sexta-feira, este concurso volta com as habituais nomeações e com todas as subidas e descidas da semana. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias, e a personalidade que abandona os Escolhidos.
Um intervalo no pior momento

'Sentimentos' liderava, mas um incompetente intervalo fez as audiências virarem por completo. Ganhou 'Viver a Vida'

A TVI cometeu segunda--feira um erro de palmatória, daqueles que José Eduardo Moniz não cometeria se ainda estivesse lá. Eram 23.44. A estação tinha no ar a novela Sentimentos, que ia liderando a audiência, em competição directa com o Prós e Contras na RTP1 e Viver a Vida na SIC.

O episódio de Viver a Vida, já se sabia, era especialíssimo, com o acidente de viação que vai deixar Luciana (Aline Moraes) tetraplégica e mudar todo o rumo da história de Manoel Carlos. A SIC promoveu competentemente o episódio, anunciando-o de diversas formas. Os jornais e as revistas deram páginas inteiras a este assunto.

E o que fez a TVI às 23.44? Um intervalo. Um intervalo de quase 15 minutos, que matou o programa que tinha no ar e que deu a liderança de bandeja à SIC. E precisamente no momento em que o autocarro que transportava Luciana se virava em Petra, local do acidente fatídico. Resultado: Sentimentos, que começou com 37% de quota de mercado, acabou com 25. Em contraponto, a novela brasileira da SIC, que iniciara o capítulo com 17%, duplicou para os 34 pontos percentuais.

Um erro de palmatória pouco habitual na TVI, acostumada a queimar os breaks dos adversários, a surprimir intervalos e a fazer de tudo na batalha da concorrência. Independentemente do custo comercial destas manobras de contraprogramação, uma coisa é certa: com Moniz ao leme, Nuno Santos não teria tido esta pequena alegria.

Qual a personalidade que deve abandonar "Os Escolhidos"?

Conceição Lino - 56%

João Baião - 44%

João Baião resiste assim a mais uma nomeação. Conceição Lino é a escolhida desta semana para abandonar o concurso do Televisão-Opinião.

Momentos


Boa tarde. O Momento desta semana não se refere a uma novela ou a um programa de entretenimento, mas sim a uma série de desenhos animados - "Dartacão e os Três Moscãoteiros".
Lembra-se?

Audimetria - 24/11/2009

O dia de ontem foi ganho pela TVI. A estação de Queluz de Baixo obteve 29% de share, e distanciou-se da RTP1, que se ficou pelos 24,5%. Mais longe ficou a SIC, com menos de 22%.

No horário das 19:00, Morangos com Açúcar voltaram a vencer O Preço Certo. A diferença não é muita, mas a verdade é que conta. A série da TVI obteve 10,8% de rating e 32,5% de share, tendo sido o sexto programa mais visto do dia. O concurso de Fernando Mendes ficou-se pelos 10,6% de audiência média e 32,7% de share. Ainda assim, um resultado bastante superior a Nós por Cá. O programa informativo das 19:00 da SIC, apesar de ter perdido para a concorrência, obteve 6,9% de rating e 20,6% de share, tendo sido o segundo programa mais visto da SIC.

Quanto a noticiários, os três principais estão no top5. A principal alteração vai para o Jornal Nacional, que subiu e passou para primeiro. Jornal da Noite desceu para último, apesar de não ter ficado longe do Telejornal.

No horário nobre, Meu Amor foi o programa mais visto do dia, tal como pudemos ver no quadro. Deixa que te Leve esteve bem, e subiu. A novela da TVI chegou aos 15,4% de rating e 44,2% de share.
Na SIC, a série Cenas do Casamento, está longe de obter o sucesso alcançado no Verão. Ontem ficou-se pelos 15,4% de share. À essa hora, Jogo Duplo fez um resultado bastante animador. O concurso de José Carlos Malato, foi o nono programa mais visto do dia, tendo chegado aos 9,6% de rating e 24,6% de share. Na posição contrária esteve Telerural, que se ficou pelos 14,1% de share.
Fechamos esta Audimetria, com o duelo entre Viver a Vida e Sentimentos. Ambas as novelas subiram. Enquanto a da SIC, obteve 6,1% de rating e 26,7% de share, a da TVI, alcançou 7,7% de audiência média e 32,4% de share.

Revista de Imprensa 25/11/09

Bom dia! São 10 horas e está na hora de mais Revista de Imprensa. Fique a par das novidades do universo televisivo.

Francisco Penim entrevistado por Teresa Guilherme

Em entrevista a Teresa Guilherme, Francisco Penim não poupa os elogios aos tempos em que esteve em Carnaxide e revelou mesmo que o dia mais triste da sua vida foi no dia em que saiu da SIC. Sempre pensou que após a saída do cargo de director de programas, continua-se na estação de Francisco Pinto Balsemão, e afirmou que pensou que fosse ficar para sempre na SIC. Em relação aos actuais resultados da estação que dirigia, frisou que " a SIC nunca esteve tão mal".

Herman José prepara regresso à televisão


Dedicado actualmente aos espectáculos ao vivo, Herman José já está a preparar o seu regresso à televisão. Segundo o próprio revelou à TV 7 Dias, esse regresso deverá ocorrer na reentré do próximo ano, que é como quem diz, em meados de Dezembro. Questionado sobre o canal em que irá trabalhar, apenas deixou no ar a possibilidade de continuar na TVI.

E os próximos patinadores são...
Já são conhecidos os novos concorrentes de "Dança Comigo no Gelo". Esta semana os patinadores são: Carla Andrino, Sofia de Portugal, Jorge Gabriel e Manuel Melo. Os ensaios já estão a decorrer, e animação está prometida. Para ver sábado na RTP1.

Fontes:24 Horas, TV 7 Dias

Para lá das 24


Seja bem-vindo ao Para lá das 24 desta noite, que tem como tema o "Jornal Nacional".

Poderia ter sido o protagonista da semana, mas acabei por destacar antes a apresentadora Ana Rita Clara.
No entanto, não me passou ao lado a subida de Jornal Nacional nas audiências.
Nos últimos dias, o noticiário da TVI ganhou não só ao "Jornal da Noite", como também ao "Telejornal", fazendo parte do top5 vários dias.
Porquê esta liderança repentina? "Morangos com Açúcar" perdem para "O Preço Certo". Por vezes a diferença é menor, noutras é maior. O que se terá passado para o "Jornal Nacional ter assumido a liderança?". Será que a informação melhorou? Será que o público ficou rendido ao noticiário da TVI?


Não me parece. São fases. O "Jornal da Noite", por exemplo, tem períodos em que passa para a frente, apesar de ter uma herança das 19:00, inferior à da concorrência. O mesmo está a acontecer com o "Jornal Nacional".
Durante os últimos dias liderou, e até poderá continuar em primeiro nesta semana, mas há algo que está mais que provado, independentemente da"informação mais premiada" da SIC, ou da reformulação na redacção por Júlio Magalhães na TVI: o público prefere o Telejornal, o Jornal da Tarde e o Bom dia Portugal.