25 de novembro de 2009

Fecho


Boa noite. O compacto dos Escolhidos previsto para hoje não será publicado. No entanto, sexta-feira, este concurso volta com as habituais nomeações e com todas as subidas e descidas da semana. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias, e a personalidade que abandona os Escolhidos.
Um intervalo no pior momento

'Sentimentos' liderava, mas um incompetente intervalo fez as audiências virarem por completo. Ganhou 'Viver a Vida'

A TVI cometeu segunda--feira um erro de palmatória, daqueles que José Eduardo Moniz não cometeria se ainda estivesse lá. Eram 23.44. A estação tinha no ar a novela Sentimentos, que ia liderando a audiência, em competição directa com o Prós e Contras na RTP1 e Viver a Vida na SIC.

O episódio de Viver a Vida, já se sabia, era especialíssimo, com o acidente de viação que vai deixar Luciana (Aline Moraes) tetraplégica e mudar todo o rumo da história de Manoel Carlos. A SIC promoveu competentemente o episódio, anunciando-o de diversas formas. Os jornais e as revistas deram páginas inteiras a este assunto.

E o que fez a TVI às 23.44? Um intervalo. Um intervalo de quase 15 minutos, que matou o programa que tinha no ar e que deu a liderança de bandeja à SIC. E precisamente no momento em que o autocarro que transportava Luciana se virava em Petra, local do acidente fatídico. Resultado: Sentimentos, que começou com 37% de quota de mercado, acabou com 25. Em contraponto, a novela brasileira da SIC, que iniciara o capítulo com 17%, duplicou para os 34 pontos percentuais.

Um erro de palmatória pouco habitual na TVI, acostumada a queimar os breaks dos adversários, a surprimir intervalos e a fazer de tudo na batalha da concorrência. Independentemente do custo comercial destas manobras de contraprogramação, uma coisa é certa: com Moniz ao leme, Nuno Santos não teria tido esta pequena alegria.

Qual a personalidade que deve abandonar "Os Escolhidos"?

Conceição Lino - 56%

João Baião - 44%

João Baião resiste assim a mais uma nomeação. Conceição Lino é a escolhida desta semana para abandonar o concurso do Televisão-Opinião.

Nenhum comentário: