Mostrando postagens com marcador Bárbara Guimarães. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Bárbara Guimarães. Mostrar todas as postagens

29 de maio de 2011

O Protagonista



Muito boa noite. Em mais um domingo, "O Protagonista" não o deixa de fora! Hoje, os "Globos" estão em destaque, com a décima XVI Gala deste certame. Ao fim de dezasseis anos, será que o objectivo central do evento que reconhece o talento nas principais áreas da sociedade registou algumas alterações? Terá ele o objectivo principal da primeira edição? 
Tudo isto, e muito mais, no "Protagonista" desta semana! 



Já passaram dezasseis anos desde que se apostou na primeira Gala dos "Globos de Ouro". Em parceria com a revista Caras e com outras tantas marcas, o tão conhecido evento promovido pela estação de Carnaxide tem ganho um grande destaque ao nível comercial. Por outras palavras, e apesar de se reconhecer o talento nacional, a dedicação de tantos profissionais às várias áreas da sociedade, o interesse em captar audiências, em fazer "vender" as parcerias, acabou, a meu ver, por sobrepor-se aos valores inicialmente estipulados.
Nesse sentido, temos como prova deste facto a constante "Passadeira Vermelha" que antecede a gala propriamente dita. Mais importante do que as homenagens, o trabalho produzido durante um ano inteiro, está o glamour demonstrado pelas jóias, pelos vestidos, pelos sapatos, pelas malas, no fundo, pelo status que cada convidado tem na sociedade. Aposto mesmo que, na maioria dos casos, poucos são os que conhecem os nomeados, a razão pela qual estes podem levar um galardão para casa, e quais os marcos mais importantes duas suas carreiras. Assim, existe de certo uma maior preocupação em construir uma imagem perfeita, do que em pesquisar alguns dos trabalhos das verdadeiras estrelas da noite.




Infelizmente, este é o resultado de uma sociedade demasiada dedicada à imagem, ao físico, ao sentimento de se estar bem perante os outros. O reconhecimento do talento acaba assim por ficar para segundo plano na mente dos convidados, assim como dos próprios apresentadores e profissionais da estação de Carnaxide. Vejamos, por exemplo, o conteúdo da rubrica de Carolina Patrocínio em "Fama Show": qual o vestido a escolher para a noite deste domingo? Objectivo: visitar uma loja de marca, cara por sinal, e dar uma imagem de beleza, de elegância, sensualidade, e mais adjectivos que tenham em conta a exuberância.
Sou da opinião que a imagem é importante, sem dúvida. No entanto, não pode ser colocada no mesmo patamar que o do conhecimento dos feitos dos homenageados da noite. 




O próprio facto de Júlia Pinheiro estar presente nesta gala não merece uma certa atenção? Uma das melhores apresentadoras nacionais, se não a melhor, vai estar sentada na primeira fila e, pelo que sei, poucos falaram dela nos últimos tempos. Com uma família SIC tão grande, o que tenho reparado em relação a esta "XVI Gala dos Globos de Ouro" tem sido, essencialmente, a imagem, a produção para o evento.
Por outro lado, os próprios nomeados para a categoria "Revelação" demonstram alguma falta de coesão. A que propósito Rui Porto Nunes se destacou no último ano? Sim, foi o protagonista de uma série que de horário nobre passou, inesperadamente, para as manhãs de fim-de-semana e, mais tarde, foi aposta da SIC Radical para a apresentação de "Curto-Circuito". Mas, até que ponto é que podemos denominar este percurso como uma "Revelação"? Confesso que concordo com a nomeação de Joana Santos, André Villas Boas e Aurea! Contudo, a aposta no namorado de Vanessa Oliveira nesta categoria apenas me transparece uma tentativa de fazer "vender o peixe de casa", promovendo uma espécie de "talento".




Por fim, não esqueço Bárbara Guimarães. Mais uma vez será a mulher de Manuel Maria Carrilho a anfitriã deste certame e, novamente, os estilista irão adornar o seu corpo com os melhores tecidos de alta costura.
Ao fim e ao cabo, é isto que vende. As pessoas querem ver o que os outros trazem vestido, mesmo sabendo que as roupas serão devolvidas às respectivas marcas quando regressarem a casa. É o poder da imagem, o poder da futilidade. O que pergunto é se esse será o objectivo dos "Globos de Ouro", mesmo sabendo que existe uma associação a uma revista do social. A minha resposta é, obviamente, negativa, e a sua?

24 de maio de 2011

Falar Televisão



Júlia “bárbara”


É já no próximo domingo que a SIC e Caras, entre outros patrocinadores, se unem e voltam a enaltecer aquilo que de melhor se fez em diversas áreas no nosso país ao longo do último ano. Um evento que, por muitos não o digam, marca sempre a sociedade portuguesa e talvez uma das mais apetecíveis galas para os famosos do nosso país.


À semelhança do que vem acontecendo desde os tempos de Francisco Penin como director de programas do canal, Bárbara Guimarães voltará a conduzir os Globos de Ouro. E é aqui que reside uma questão que há muito tem invadido os meus pensamentos. Agora com Júlia Pinheiro como “cara maior” da televisão de Carnaxide, não seria lógico a direcção de programas entregar-lhe a ela a função de dar a cara por esta emissão? Não será estranho ver Júlia como a “co-apresentadora” ao lado da esposa de Manuel Maria Carrilho?

Tenho para mim que a estação optou por “manter a tradição” e preferiu premiar Bárbara Guimarães pela excelente performance em Portugal tem Talento. Por outro lado, esta podia ser uma excelente “forma” de “apresentar” aquilo que a cara de Querida Júlia representa na SIC.


Mas o certo mesmo é que, seja uma ou outra, a emissão deverá ser mais do mesmo do que nos últimos anos, mas, não sendo sempre excelente, há pequenos pormenores que farão, certamente, a diferença. E esses, não deverão ser “encabeçados” nem por uma, nem por outra apresentadora. O segredo está, na minha opinião, em situações como aquela que Nuno Lopes e António Feio protagonizaram há um ano. Resta esperar para ver como corre este ano.

28 de abril de 2011

Revista de Imprensa - 28/04/2011



Bom dia. Seja muito bem-vindo à "Revista de Imprensa" desta quinta-feira!


Bárbara Guimarães admite segunda temoporada de "Portugal Tem Talento"




Foi com um sorriso na cara que Bárbara Guimarães se despediu de "Portugal Tem Talento". Depois de Filipe Santos se ter sagrado vencedor, a apresentadora confessou ser ele um jovem cheio de talento: "Fico muito satisfeita que tenha ganho o Filipe, ele tem um talento incrível, era um dos grandes talentos deste programa".
Apesar de gostar do concorrente, a mulher de Manuel Maria Carrilho avançou que todos mereciam o prémio final: "É difícil escolher".

Em relação ao percurso percorrido por "Portugal Tem Talento" nas noites de domingo da estação de Carnaxide, Bárbara Guimarães explicou que toda a equipa deu o seu melhor pelo programa. ""Nós adorámos este programa. Nunca baixámos os braços ou sentimos-nos menos motivados. Temos muita vontade de uma segunda edição, pois este programa ficou agora conhecido", explicou à TV Guia.

Por fim, a apresentadora da SIC explica que férias, só no Verão, pois até lá existem propostas em cima da mesa a ser analisadas: "Está tudo nas mãos da SIC, mas sinto que a minha missão foi cumprida, com muito trabalho, dedicação e muito prazer".

Vera à espera de "sim" para entrar numa novela






A concorrente de "Perdidos na Tribo - Famosos" falou com os jornalistas da TV Guia desta semana, e confessou não ter sido o dinheiro o principal motivo que a fez aceitar entrar no concurso da TVI. "Se fosse pelo dinheiro, não ia. Tive que adiar muitos projectos por causa disto. A verdade é que sempre quis conhecer África e esta proposta foi mesmo aliciante. Viver numa tribo é diferente de a visitar", confessou.
Assim, a jovem para aceitar o convite da estação de Queluz de Baixo acabou por adiar o lançamento do seu tão badalado CD: "O CD, sai assim que chegar da tribo. Já tenho as músicas quase todas gravadas e logo que chegue a Lisboa, quero colocar o disco nas lojas. Só faltam ajustar os duetos... É tudo produzido pelo Agir. Gosto muito do que ele faz. No Verão, vou para a estrada com ele".

Em relação à possível entrada numa novela, Vera afirma que já realizou um casting e que está à espera de receber uma resposta: "Se entrar, será pelo meu mérito". Afinal, a ex-concorrente de "A Casa dos Segredos" tirou um curso de representação.

Por fim, e sobre os convites para pousar nua, resta dizer que já ofereceram a Vera Ferreira cerca de 5 mil euros, contudo a jovem tem declinado os convites. "Desde que coloquei peito, tive várias revistas masculinas a convidarem-me para fazer sessões. Já me ofereceram 5 mil euros para fazer fotos em lingerie. Não aceitei", explicou.


Citação do dia


O povo escolheu e foi soberano.




Eduardo Marques, a propósito da vitória de Filipe Santos em "Portugal Tem Talento".








Curiosidade do dia


Jorge Gabriel, apresentador do talk-show "A Praça da Alegria" será uma das caras da "Academia RTP". O profissional da estação pública está à espera de encontrar novos talentos e, quem sabe, lançá-los na grelha do primeiro canal. 






Quiosque: TV Guia

27 de abril de 2011

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.

O talento e a diferença

Uma Bárbara Guimarães no seu melhor despediu-se domingo do Portugal Tem Talento. Três meses depois, o programa chegou ao fim. Longe dos 1,5 milhões de espectadores com que começou a 30 de Janeiro (agora ficou-se pelos 788 mil), mas com o momento da decisão a roçar os 50% de quota de mercado. Uma final, ainda assim, longa de mais, que começou quase às dez da noite e que terminou quase às duas da manhã. Portugal Tem Talento foi um sucesso enquanto esteve sozinho ao domingo à noite, sem a concorrência de Uma Canção para Ti. Quando o programa de Goucha e Cristina Ferreira começou, o balão da SIC foi perdendo gás, mantendo a rota em plano inclinado. Ainda assim, missão cumprida. Houve momentos de muita qualidade num formato que redescobriu Bárbara, que andava arredada do sucesso há tempo de mais. A final, uma vez mais com o dedo competente e profissional da Fremantle, foi um bom espectáculo. E quando assim é...

Agora vem aí algo de novo. O Biggest Loser português é um trunfo forte, apontado como o programa mais desejado do ano. É natural. Na génese do programa está um conceito macabro, ainda que nunca assumido. Uma televisão, qualquer uma, não está preocupada com a saúde de ninguém. Uma televisão, ainda por cima privada, está preocupada com a saúde das suas audiências. O sucesso do programa não está no reconhecimento do sofrimento alheio, não está no aplauso ao esforço de cada concorrente, nem às suas capacidades em fazer das fraquezas físicas forças psicológicas. É óbvio que isso está sempre implícito, e que são esses matizes psicológicas que constroem a narrativa do concurso. Mas a génese está no olhar trocista da diferença. Qualquer gordo sabe do que falo...

25 de abril de 2011

Filipe Santos vence "Portugal Tem Talento"!



A gala de "Portugal Tem Talento" terminou há alguns segundos! Depois de Bárbara Guimarães ter iniciado esta emissão com uma actuação arrasadora na pele de "Lady Baba", os portugueses assistiram aos 13 talentos do talent-show da estação de Carnaxide. Após tantos elogios por parte do grupo de jurados, e dos favoritismos constantes de José Diogo Quintela, os telespectadores foram unânimes na altura de votar.


Apesar de todos os concorrentes terem dado o seu máximo, despendendo largas horas em treinos e preparativos, apenas um levou para casa o prémio final de cem mil euros. Neste sentido, o grande vencedor de "Portugal Tem Talento" foi...


Filipe Santos!


O que achou desta revelação? Justo, injusto? Qual foi o seu preferido da noite?

24 de abril de 2011

O Protagonista



Boa noite. Neste domingo de Páscoa destacamos uma apresentadora, um programa, treze talentos, uma produção, um canal. "Portugal Tem Talento" despede-se daqui a cerca de quatro horas, e termina também nesse instante um projecto que devolveu a Bárbara Guimarães o brilho de outrora.
Seja bem-vindo ao "Protagonista" desta semana!



Foi no dia 30 de Janeiro que a mulher de Manuel Maria Carrilho estreou a tão aguardada versão portuguesa de um dos talent-shows de maior renome em todo o mundo. Já adaptado pela RTP1, "Got Talent" prendeu os telespectadores aos ecrãs na sua primeira emissão na SIC. Prova disso, foram os 16,1% de audiência média e os 38,4% de share que o programa alcançou.

Na altura, muitos foram os sorrisos despoletados  por estes valores, contudo nas emissões seguintes a queda de "Portugal Tem Talento" na tabela dos programas mais vistos de domingo foi notória. Culpa dos jogos de futebol, culpa de "Uma Canção Para Ti", culpa de Marcelo Rebelo de Sousa, culpa de vários factores. 
Apesar deles, a meu ver não concordo com quem refere que Bárbara Guimarães não prendeu a atenção dos telespectadores aos ecrãs da SIC e que o júri do programa poderia ter sido outro. Conceição Lino emocionou os portugueses a avaliar os concorrentes de "Portugal Tem Talento" e, mais importante, deu outro passo no entretenimento; José Diogo Quintela procurou engraçar com os fãs tal como várias vezes fez em "Zé Carlos" ou "Diz Que É Uma Espécie de Magazine"; Ricardo Pais colocou em prática os seus conhecimentos no julgamento das várias prestações dos concorrentes que passaram por esta aposta da SIC.

                            


Quanto a Bárbara Guimarães, e mesmo sabendo que não é das minhas apresentadoras preferidas, adoptou uma postura mais descontraída do que é normal. Surpreendeu-me, tal como havia afirmado noutras alturas. Sem clichés, e sem aquela imagem associada a "tia", a profissional da estação de Carnaxide regressou momentaneamente aos tempos de outrora. O segundo passo para voltar ao estrelato passa assim pelo futuro, pelos novos desafios profissionais. "Portugal Tem Talento" foi uma prova superada, resta saber se o próximo projecto seguirá o mesmo caminho.


Quanto à produção, é de salientar que esteve impecável, e que poucas foram as falhas que detectei no programa. 

À excepção de uma ou outra gaffe, foi possível visualizar um programa de qualidade, familiar, que demonstra e premeia o talento em português.

Depois das cantorias, danças ou discussões na vida real, o terceiro canal decidiu apostar em outras artes, como a poesia, a ginástica e até a autênticos exemplo de vida. Aliás, é assim relevante referir que o próprio grupo de finalistas foi muito especial. Cada um dos concorrentes teve uma característica própria, o que o tornou muito importante para "Portugal Tem Talento". 
Se o concurso ganhou renome, foi também pela selecção dos jurados do mesmo. A SIC beneficiou deste talent-show, Bárbara Guimarães viu novamente as luzes da ribalta caírem sobre si e, já agora, Portugal viu que ainda existem muitos talentos para mostrar.



Esta noite, apenas desejo uma coisa: que vença o melhor!

17 de abril de 2011

Bárbara Guimarães tem novo projecto na SIC


Ainda falta uma semana para o término de Portugal tem Talento, mas a apresentadora do talent-show da SIC já tem um novo projecto no canal, tal como a própria garante, em entrevista à Nova Gente desta semana:

“Apesar de ainda não poder revelar, confesso que já tive uma reunião sobre aquilo que vou fazer a seguir”, começa por dizer, adiantando apenas que “Sim, é entretenimento”. Será o renovado Chamar a Música, que recentemente chegou a ser falado para os serões da SIC?


Na mesma conversa, Bárbara Guimarães mostrou-se ainda satisfeita com a performance de Portugal tem Talento: “(os responsáveis da SIC) estão muito contentes com o facto de o programa ter dinamizado muito mais a estação. E depois não consigo descurar quando se fala em audiências. Para mim aqueles números são pessoas que representam a quem chegamos. Está a correr bem e estamos a competir com uma grande concorrência que nos é dada pela TVI”.


A terminar, a comunicadora confessou ainda que tem em mãos um novo programa sobre cultura: “Já está escrito, apresentado e é de minha autoria, como o Páginas Soltas, o Oriente e o Terceiro Elemento. É um programa que quero muito fazer e para o qual preciso de disponibilidade”.


Quiosque: Nova Gente

14 de abril de 2011

"Globos de Ouro 2010" com dupla de apresentadores?


A tradicional gala da televisão de Carnaxide referente ao ano de 2010 já está a ser preparada a todo o vapor e dentro de poucos dias deverá ser conhecida a lista de vencedores.

À semelhança do que acontece há já alguns anos, Bárbara Guimarães deverá ser a apresentadora escolhida, mas, de acordo com a TV Guia desta semana, a SIC poderá estar a ponderar uma novidade.


Ao que parece, este ano está em cima da mesa a possibilidade de os Globos de Ouro serem apresentados por uma dupla de apresentadores, e não apenas pela cara de Portugal tem Talento. Quem será então a companhia masculina de Bárbara Guimarães? Nuno Graciano? João Manzarra? Ou será que a companhia será feminina e a escolhida Júlia Pinheiro?


Resta aguardar por novidades e confirmações.


Quiosque: TV Guia

7 de março de 2011

Falar Televisão



Começaram as galas no Portugal Tem Talento

Começaram ontem finalmente as galas em directo do Portugal Tem Talento, de forma a apurar os concorrentes para a grande final (que aguardo com entusiasmo).
Mantendo-se fiel aos moldes britânicos, o programa decorreu de forma bastante fluida. Dou os meus parabéns à produção pelo excelente trabalho de montagem e de encenação. Confesso, ainda nos aspectos técnicos, que o tamanho do palco não me surpreendeu. Esperava algo mais grandioso e que desse mais espaço às actuações para se movimentarem. Contudo, não acho que alguma tenha sofrido com esse problema. Mas debruçando-nos sobre o que realmente interessa, os concorrentes, tenho alguns comentários a fazer.

A abrir o programa, um Yoann claramente à vontade fez as delícias do público e do júri. Apesar de na minha opinião não ter acrescentado muito à sua primeira audição (o que se percebe, dado ser uma criança), os adereços adocicaram a performance. O seu à vontade deixou Conceição Lino “esmagada”.
Tiago Ribeiro provou mais uma vez que mereceu a passagem à semi-final, ao interpretar um tema de Andrea Bocelli. Apesar de um início pouco confiante, o soldador foi-se soltando e conseguiu emocionar Conceição.

Num registo diferente, apareceu André Martins, vestido de bailarina, o que imediatamente me fez lembrar o filme Cisne Negro. A sua ousadia e imprevisibilidade podem não ter sido suficientes para impressionar o júri, mas de certo surpreenderam tanto o público em casa como no estúdio.
Os Boneless eram, para mim, os que deviam ter passado, juntamente com o Tiago Ribeiro. O número mostrava uma proeza incrível, um brilhantismo de movimentos audazes e uma atmosfera artística única. O drama da música estava perfeitamente articulado com a coreografia. O talento, no seu melhor.

Uma Ana Rita sempre sorridente seguiu-se, embora não me tenha cativado. De alguma forma previa que fosse aquela a escolha da música (Chamar a Música). Foi tudo muito seguro, não arriscou. A sua atitude valeu-lhe o comentário/conselho de Ricardo Pais, que a alertou para o excesso de confiança.
Filipe Santos entrou e fez o que melhor sabe fazer: beatbox. Espero que ele entenda que tem que sobressair, precisa de uma grande dose de criatividade, dado que o seu número é bastante específico e à primeira vista, pouco moldável. Soube, na minha opinião, dar a volta por cima, conquistando o público e o júri. Não gostei de ver (não tem a ver com o Filipe) na sua actuação os mesmos adereços usados no Ídolos nas bailarinas. Foi um detalhe que não me escapou.
O pequeno transmontano David provou que os homens não se medem aos palmos e o seu ouvido apurado e a concertina valeram-lhe aplausos e elogios. Mais uma vez Ricardo, o mais experiente da área do espectáculo, sugeriu que David tivesse aulas e aprendesse de facto, a arte, em vez de ser auto-didacta.
As minhas expectativas para os Jukebox saíram um pouco goradas, talvez pela dificuldade em perceber o número. A dualidade de intervenientes, separados, não permitiu captar a essência da actuação. A execução técnica foi boa, embora também pudesse ter sido mais comedida em alguns aspectos.


Como era de esperar, dos oito números participantes nesta semi-final, destacaram-se os mais pequenos (Ana Rita, Yoann e David) e os mais ‘alternativos’, como os Boneless, Tiago Ribeiro e Filipe Santos.
Os meus favoritos foram o Tiago e os Boneless, como já referi, por isso não posso dizer que estou insatisfeito com as duas actuações que passaram. O Filipe tem um talento natural que, com a dose certa de criatividade, pode chegar a brilhar na final.

Que venha o próximo programa e que mostre que Portugal Tem Talento!

6 de março de 2011

Bárbara Guimarães preparada para as galas de “Portugal tem Talento”


É já este domingo que a apresentadora se estreará na condução das semifinais do talent-show da SIC. Depois de cinco semanas a mostrar os concorrentes, Bárbara Guimarães mostra-se entusiasmada com o que aí vem.

“Temos uma grande diversidade de participantes, de várias áreas e idades. E sei que todos eles estão a trabalhar muito para darem o seu melhor”, começa por dizer a comunicadora, acrescentando em seguida: “Estou muito curiosa com as participações e tenho a certeza de que todos os portugueses e eu vamos ser surpreendidos com o que os nossos semifinalistas nos vão trazer ao palco”.

Já sobre o regresso às emissões em directo, Bárbara Guimarães é peremptória: “Estou sempre preparada para entrar em directo, é algo que adoro fazer, por isso estou ansiosa que comecem. Estou mesmo cheia de energia.”. E o que esperar do visual da apresentadora, que sempre nos habituou a longos vestidos de gala? “Disse logo que não ia usar vestidos compridos, porque preciso de agilidade, para estar com os concorrentes. Não vou ser vestida por nenhum estilista, tenho uma produtora de moda que vai tratar do meu visual. Vão ser roupas apropriadas ao evento e com glamour”, assegurou.

Quiosque: TV Mais

5 de março de 2011

Bárbara Guimarães em “Alta Definição”


Um dia antes de estrear a primeira semi-final de Portugal Tem Talento, a apresentadora será a convidada de Daniel Oliveira, já hoje à tarde.

Numa entrevista simples, directa e em Alta Definição, Bárbara Guimarães falará sobre os filhos, o marido, a vida pessoal, a carreira e, claro está, o novo talent-show da SIC, que tem tido resultados bastante animadores para a estação.

Já sabe, a não perder, hoje, Alta Definição, com Bárbara Guimarães.

17 de fevereiro de 2011

Bárbara Guimarães pronuncia-se sobre a concorrência


A estrear-se nos directos de Portugal Tem Talento já no próximo dia 6 de Março, a apresentadora da estação de Carnaxide afirma estar preparada para o que der e vier. Não esquecendo que a partir de dia 20 de Fevereiro irá ter a concorrência de Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha na TVI, Bárbara Guimarães confessa que aprecia o trabalho de ambos os profissionais de Queluz de Baixo: "Vamos a isso. Gosto imenso do Gucha e da Cristina e é a vida. Estamos em estações diferentes, mas nós estamos em vantagem, pois temos mais diversidade e é para todas as idades".
À TV Guia a apresentadora não revelou pormenores sobre a primeira semifinal, porém revelou que não tenciona conduzir o concurso de vestido: "Esta semana, vamos ter uma reunião, mas não estarei de vestido comprido, preciso de ter alguma agilidade".

Por fim, de referir que Bárbara Guimarães está bastante agradada com a receptividade do público português. "Nunca recebi tantos Dom Rodrigo e doces de amêndoa na minha vida. São irresistíveis e estragam a minha alimentação equilibrada".

Quiosque: TV Guia

4 de fevereiro de 2011

Bárbara Guimarães não quer desiludir!


Apesar de sempre ter referido que não criava grandes expectativas sobre as audiências de "Portugal Tem Talento" antes da sua estreia, Bárbara Guimarães prenunciou-se sobre elas quando os resultados da Marktest saíram na segunda-feira. Para a apresentadora da SIC, o milhão e meio de telespectadores que seguiu o programa correspondeu a "um voto de confiança". "Não queremos desiludir ninguém. Estamos a dar o máximo e vamos continuar no mesmo ritmo", confessou a mulher de Manuel Maria Carrilho à Notícias TV.
Mesmo tendo noção de que Portugal Tem Talento tem um produção bastante agradável, Bárbara Guimarães não esquece a componente familiar que o programa acarreta: "Um bom formato representa 95% de sucesso de um programa. 'Portugal Tem Talento' é um bom formato que reúne a família ao domingo. Todos podem divertir-se a ver o talento que temos. É também um programa em que podemos ver a generosidade das pessoas que lá vão mostrar o seu talento".
Quiosque: Notícias TV

3 de fevereiro de 2011

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do
Diário de Notícias.


Bem-vindo Bárbara

Bárbara Guimarães é a grande novidade de Portugal Tem Talento. E é a melhor notícia para a SIC. Na estreia do novo talent show da estação, a apresentadora surgiu solta, interessada, espontânea, sem telepontos desnecessários. A ideia de ter uma câmara a acompanhá-la enquanto espreita para a prestação dos concorrentes é boa e permite a Bárbara colocar-se ao lado do espectador: ela entusiasma-se ao mesmo tempo que nós, vibra tal como nós, ou goza com performances inqualificáveis tal como nós.


Depois de fracassos anteriores como Atreve-te a Cantar ou M/F, Bárbara precisava deste programa e a SIC precisava de uma Bárbara assim.


Quanto ao formato, parece ainda muito preso ao registo de sucesso de Ídolos. A produtora é a mesma (a Fremantle) e faz o seu trabalho da forma competente que se conhece. Mas, em minha opinião, o programa ganharia mais se a estética e lógica narrativas não fosse a mesma (até Bárbara Guimarães apareceu de megafone em punho, como João Manzarra e Cláudia Vieira o fizeram). Na aproximação às actuações, teria gostado de ver mais histórias de vida, mais sonhos de quem acha que tem talento, mesmo quando salta à vista que não tem. São também essas as histórias que nos cativam, que nos emocionam e que nos prendem ao pequeno ecrã.


Apesar destes reparos, a estreia não podia ter corrido melhor. Mesmo contra quase duas horas de Espírito Indomável na TVI (o espírito de Moniz ainda anda à solta por Queluz de Baixo...), Portugal Tem Talento foi o programa mais visto do dia e rondou os 40 pontos. Para já, o concurso tem potencial. Tem música, teatro, bailado, dança, poesia e muitas palhaçadas no mesmo palco. E tem as lágrimas de Conceição Lino. Não é coisa pouca...


31 de janeiro de 2011

Falar Televisão

Chegou, viu e venceu!


Três meses depois de a pequena Carlota ter nascido, e com a forma física ainda por recuperar totalmente, Bárbara Guimarães regressou aos ecrãs de Carnaxide num formato à sua medida. Em Portugal tem Talento pudemos voltar a ver a Bárbara que caiu nas graças dos portugueses em Atreve-te a Cantar ou Família Superstar.


A prova era de fogo e a apresentadora não desiludiu. Dançou quando tinha que dançar, brincou quando tinha que brincar, consolou os concorrentes quando tinha que consolar. Para além de tudo isto, teve a capacidade exímia de, a solo, fazer o mesmo que, por exemplo, João Manzarra e Cláudia Vieira faziam em Ídolos. A tarefa não foi fácil, acredito, ainda para mais tendo em mente que foi mãe recentemente. Mas, tenho para mim que tudo isto a ajudou a conseguir voltar ao que era.


Ainda assim, convenhamos que tudo saiu bem. E os concorrentes ajudaram. Se, inicialmente, duvidei de que conseguíssemos encontrar vários tipos de talento, hoje percebo que estava errado. Desde o Paul Potts português, ao rapaz que brilhantemente declamou poesia, não esquecendo os “mini-Xutos” como os apelidou José Diogo Quintela, tudo esteve na medida certa, até mesmo os chamados “cromos”.

portugaltemtalento_thumb_medium421_193

Se a tudo isto juntarmos a excelente produção com selo Fremantle, então sim, encontramos uma explicação para os cerca de 1 milhão e 500 mil telespectadores que sintonizaram Portugal tem Talento, na SIC. Nem mesmo um especial de Espírito Indomável com quase duas horas de duração conseguiu destronar. É caso para dizer que o Britain’s Got Talent português chegou, viu e venceu!

30 de janeiro de 2011

O Protagonista

Boa noite! Com estreia marcada para as 21:45, Portugal Tem Talento será apresentado por Bárbara Guimarães. Nesse sentido, é ela a grande Protagonista desta semana!


É já daqui a sensivelmente uma hora e quarenta e cinco minutos que Bárbara Guimarães dará a cara pelo "agora ou nunca" da sua carreira. Digam o que dizerem, a verdade é que a apresentadora da SIC está longe de atingir o sucesso de outrora. Ciente de tal realidade, a direcção de programas do canal de Pinto Balsemão decidiu dar-lhe uma oportunidade num programa que tem lançado vários talentos no mundo. Com uma vertente de competição, mas igualmente familiar pelas inúmeras histórias de vida que serão retratadas em Portugal tem Talento, Bárbara Guimarães terá de estar à altura deste projecto.

A verdade é que "depois da tempestade vem a bonança", e tal possibilidade poderá vir a acontecer. Porém, e se ela não se verificar? Sinceramente, imagino que a estreia de
Portugal tem Talento, por ter um lead-in de um jogo que incluí a equipa da Luz, de um noticiário que aos domingos tende a ser forte, e de uma reportagem sobre uma realidade turística que está a impor-se no mercado de viagens, obtenha 12% de rating e um lugar no top dos cinco programas mais vistos do dia. O grande problema será se isso não acontecer, se Portugal Tem Talento não captar a atenção dos portugueses. Por outras palavras, se estes continuaram iludidos com o Espírito Indomável da TVI.


A pergunta impõe-se: será que Bárbara Guimarães ainda tem talento para conduzir uma emissão sozinha? Sem duvida que a mulher de Manuel Maria Carrilho é uma boa comunicadora. Apesar de todos os seus clichés, consegue dar a cara por um programa e transmitir uma sensação de trabalho bem feito para os telespectadores. À excepção de M/F: Sarilhos em Caso, um projecto que procurava segurar o público de Salve-se Quem Puder, Bárbara Guimarães desenvolveu sempre um trabalho que tinha como marca de referência "bem realizado".
Assim, e depois da tentativa de entrar diariamente na casa dos portugueses com o programa que apresentava com Eduardo Madeira, a ideia da direcção de programa passa por voltar aos tempos de Família Superstar. Apesar deste formato e Portugal Tem Talento nada terem a ver em termos de variedade dos dotes dos concorrentes, a verdade é que se pretende fazer desta uma Bárbara Guimarães poderosa, que faça parte das grandes apostas da SIC para este ano. Com um programa em horário nobre, planeia-se alcançar um novo tempo de glória para a apresentadora. Será isso a acontecer nesta noite?



Independentemente da resposta, e mesmo tendo noção de todos os aspectos referidos por muitos dos que não apareciam Bárbara Guimarães, o objectivo deste programa será colocar miúdos e graúdos frente as ecrãs a acompanhar uma emissão conduzida por uma profissional qualificada. Assim, e se não fosse a estrela da SIC, seria outra qualquer que teria a responsabilidade de dar a cara pelos futuros resultados, e incluí-los no seu currículo. Resta neste sentido concluir o seguinte: é verdade que Bárbara Guimarães irá estar hoje numa "prova dos nove", mas também não é mentira que a ligação da estação de Carnaxide não é a melhor para com os telespectadores. Logo, e apesar dos números, é preciso ter cautela a quem atribuir as culpas na altura de analisar as audiências.




26 de janeiro de 2011

Bárbara Guimarães expectante com "Portugal Tem Talento"


Prestes a estrear o novo talent-show da estação de Carnaxide, Bárbara Guimarães demonstrou-se bastante ansiosa e satisfeita com o novo programa da SIC. Portugal Tem Talento promete colar os telespectadores aos ecrãs, criando momentos de verdadeiro entretenimento. Sem grandes expectativas ao nível das audiências, a mulher de Manuel Maria Carrilho afirma que apesar de o programa ter tudo para vencer, são os portugueses que decidem: "Eu gostava que este programa fosse um grande sucesso em Portugal. As audiências são as pessoas e, portanto, quanto mais pessoas estiverem a ver, maior é o sinal de que valeu a pena investir num programa como este, que valeu a pena pôr o país a interrogar-se se tem talento".

Ciente de que tem em mãos um projecto que irá ser uma das grandes estreias do ano, e um dos grandes desafios da sua carreira, a apresentadora reforça que tem sido um prazer continuar a colaborar com o canal de Pinto Balsemão. Afinal, o apoio de Luís Marques para Portugal Tem Talento tem sido fenomenal: "O Luís Marques ficou contente com a minha satisfação e motivação para apresentar este programa. Ele transmitiu-se esse lado de ficar agradado com a minha satisfação... Penso que faltava à SIC arriscar! Correr riscos! E correr riscos é investir, isto é uma grande audácia e é bom estarmos todos no mesmo barco à conquista de telespectadores".


Em relação à chegada de Júlia Pinheiro na SIC, Bárbara Guimarães não tem dúvidas de que essa foi uma das grandes aquisições da estação desde os últimos anos. Não se sentido ameaçada com a sua nova colega, a apresentadora confessa que tem todo o gosto em partilhar o terceiro canal com a mulher de Rui Pego: "É a grande contratação da SIC, claro que sim. Ela é uma estrela! Vi-a sempre assim. Para mim, a Júlia nunca saiu da SIC".

Por fim, e em relação ao seu último programa, Bárbara Guimarães comentou os maus resultados de M/F: Sarilhos em Casa. "Fiz o MF com muita energia e trabalho, tenho a certeza que dei o meu melhor, mas sempre disse, desde o início, que o formato era híbrido. E num formato híbrido há reacções híbridas por parte do público. Nunca se percebeu bem o que aquilo era. O MF não era consistente. Eu e o Eduardo Madeira demos o melhor, apesar de não o compreendermos. Portanto, ainda bem que saiu do ar. Nunca o considerei um bom programa. Portugal Tem Talento é um bálsamo, está bem definido, sabemos bem o que queremos", explicou à TV Guia desta semana.

Quiosque: TV Guia

12 de janeiro de 2011

Bárbara agradece "Portugal Tem Talento"


Satisfeita com o seu novo desafio na estação de Carnaxide, Bárbara Guimarães não esconde a felicidade em frente dos jornalistas. Segundo a apresentadora, tem sido um prazer trabalhar com toda a equipa de "Portugal Tem Talento": "É um programa que me está a dar muito gosto fazer e ainda para mais poder ter a minha filha aqui ao pé de mim. Assim vale a pena ter um curto período de licença de maternidade. É um grande desafio".

Quem também está de volta aos ecrãs nacionais é José Diogo Quintela. Sem os Gato Fedorento a seu lado, o humorista promete muitas gargalhadas e boa disposição. "Fiquei surpreendido com o convite. Era preciso uma pessoa como eu para equilibrar este grupo. Faltava um palhaço e, como o Batatinha não podia, eu aceitei. É uma oportunidade de me colocar no papel dos jurados a ser odiado".


O que é certo é que as expectativas para "Portugal tem Talento" não são poucas. Com a estreia prevista para dia 30 de Janeiro, a direcção de programas do terceiro canal espera que o talent-show lidere nas noites de domingo. "Com este formato, a SIC quer recuperar a liderança nas noites de domingo", revelou Nuno Santos à TV Guia. Será que Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha permitirão tal proeza?


Quiosque: TV Guia

30 de dezembro de 2010

“Portugal tem Talento” chega a 30 de Janeiro

portugaltemtalento_thumb_medium421_193

Anunciado como o sucessor de Ídolos, o novo programa de entretenimento deverá chegar aos ecrãs da SIC no penúltimo dia de Janeiro.


Depois de inicialmente se ter especulado que não haveria qualquer intervalo entre um e outro formato, o Diário de Notícias de hoje garante que a estreia de Portugal tem Talento está já agendada para dia 30 de Janeiro.

Produzido pela Fremantle, o programa já foi emitido entre nós, então na RTP, com o nome de Aqui Há Talento. No entanto, o sucesso foi escasso e não teve direito a mais nenhuma temporada. Agora, com o êxito que o programa tem alcançado em Inglaterra, a SIC decidiu apostar nele.


Com a apresentação de Bárbara Guimarães, que regressa aos ecrãs três meses depois de ter sido mãe pela segunda vez, Portugal tem Talento durará até ao dia 10 de Abril, segundo adianta a referida publicação e terá cinco emissões iniciais previamente gravadas, onde serão mostrados os castings. As restantes galas já serão em directo, a partir do mesmo estúdio em que foi feito o Ídolos, e serão semifinais e finais. Vários profissionais de diferentes áreas do mundo do espectáculo já se inscreveram e prometem provar que há muito talento no nosso país.


Por definir está ainda o grupo de jurados, que no passado foi composto por Sílvia Rizzo, Paulo Dias e Joaquim Monchique. Em cima da mesa, segundo o DN está o nome do encenador Ricardo Pais, que nos últimos tempos tem trabalhado com o Teatro Nacional de São João, no Porto. Apesar de tudo, ainda não há confirmações e os restantes nomes continuam “no segredo dos deuses”.

Resta aguardar pelos próximos dias, quando deverão surgir novos pormenores sobre Portugal tem Talento!


Quiosque: Diário de Notícias

10 de dezembro de 2010

Revista de Imprensa 10/12/2010


Sexta-feira, dia 10. Bem-vindo à Revista de Imprensa desta manhã!


 
Bárbara Guimarães aposta central da SIC nos próximos meses


Foi mãe da pequena Carlota há apenas dois meses, mas Bárbara Guimarães têm já inúmeros projectos na calha da estação de Carnaxide a partir deste mês e para o próximo ano de 2011.

Na próxima quarta-feira, dia 15 de Dezembro, a apresentadora que se celebrizou nos anos 90 à frente do talent-show Chuva de Estrelas, irá ser a anfitriã da gala de Natal da SIC, promovida pela campanha Arredonda da cadeia de lojas Worten.

Mas se pensa que esta participação é pontual, desengane-se. Bárbara Guimarães está já confirmada na condução do programa Portugal Tem Talento, a estrear também nos ecrãs da SIC em Janeiro do próximo ano.

Depois do previsível afastamento, consequente do desastre que foi M/F – Sarilhos em Casa, em Novembro de 2009, esta parece ser mais uma oportunidade dada pela direcção de programas da SIC a Bárbara Guimarães, colocando-a na linha da frente dos principais projectos da casa.

 
Cerqueira reafirma questões famíliares como razões do afastamento


Foi durante a festa da novela Meu Amor, vencedora de um Emmy, no Alcântara Café, onde André Cerqueira reviu alguns dos amigos que deixou na TVI e onde reforçou à imprensa as verdadeiras razões que, segundo ele, o afastaram do cargo de director de programas da TVI.

André Cerqueira assume que levou um abanão na sua vida profissional privada e profissional com o problema de saúde do seu pai e que foi esse mesmo abanão que o fez repensar na vida que levava até aqui: “Eu sou um workaholic assumido, mas, desta vez, tive de para a sério. Tive de colocar a minha família em primeiro lugar, coisa que nunca tinha feito até hoje. Às vezes, a família tem de se tornar mais importante. Não tem só a ver com a saúde do meu pai”, revelou.

Agora mais dedicado a família, e por isso também mais desligado da vida profissional, André Cerqueira garante que foi essa a razão a abdicar do lugar mais cobiçado na estação de Queluz: “Descobri, 10 anos depois de ter vindo trabalhar para Portugal, que a minha família está a envelhecer e a ir-se embora. Essa noção é assustadora. Foi isso que me levou a decidir colocar todos os meus cargos à disposição, pois não sabia quando voltava a tempo inteiro”, rematou.

Apesar de tudo isso, Cerqueira promete um regresso mais definitivo lá para Janeiro, a tempo de realizar a próxima aposta da TVI na ficção nacional, Anjo Meu.


CITAÇÃO DO DIA
"Vou trabalhar até o IVA chegar aos 40%"
Fernando Mendes



NÚMERO DO DIA
17,9
Este foi o resultado, em share, da gala Causa Maior transmitida pela RTP1 na última quarta-feira e apresentada por Catarina Furtado.


Quiosque: TV Guia