20 de maio de 2011

Like & Dislike

Noite de sexta-feira. Mais uma edição do Like/Dislike!


LIKE
Os "novatos" à frente das manhãs


As mexidas na informação da TVI trouxeram também novidades às manhãs informativas da estação de Queluz de Baixo. O Diário da Manhã tem uma nova imagem, uma nova dinâmica e uma nova apresentação. Mudanças necessárias num formato que até aqui permanecia sem qualquer graça nem qualquer rasgo de diferença, sobre a condução de José Manuel Santos. A nova dupla de “novatos”, composta por Patrícia Matos e Frederico Mendes de Oliveira, tem-se mostrado bastante eficaz face ao novo alinhamento mais eficiente e adequado a um espaço de informação matinal.

Duas jovens promessas do TVI24 que saltam em definitivo para a generalista e cumprem com eficácia este upgrade das manhãs de Queluz. O like desta semana!


DISLIKE
Quem é Vera Ferreira?


Já aqui critiquei a forma como a TVI continua a dar palco às pseudo-estrelas que cria nos reality-shows levados a cabo pela própria estação. Prova disso, foi o facto da nova aposta para as noites de Domingo, Perdidos na Tribo, ter como participantes alguns ex-concorrentes de antigos reality-shows.

E demonstrando essa dificuldade de enquadrar estas mesmas caras dentro de um aceitável contexto está a forma como Vera Ferreira, ex-concorrente de Secret Story, é ‘rotulada’ na emissão do programa apresentado por Leonor Poeiras. Para além de ter participado num reality-show, quem é Vera Ferreira? Segundo os oráculos, ela é uma “artista”. Ridículo!

Falar Televisão



Sinais dos tempos

A semana que agora termina trouxe uma surpreendente mudança de tendência no que toca ao horário nobre da televisão generalista. A hegemonia audimétrica das telenovelas da TVI fraquejou de uma clara forma nos últimos dias, face à concorrência. Com o final de Espírito Indomável, a tripla de novelas que desde segunda-feira começou a ocupar o principal horário televisivo da TVI não conseguiu dar ‘conta do recado’ e quem aproveitou para ganhar um significativo terreno com tal situação foi Laços de Sangue, a novela concorrente da SIC.

Oito meses depois da sua estreia, a trama de Diana Chaves e Joana Santos, conseguiu finalmente obter os resultados que eram prometidos e aclamados pelos responsáveis da SIC aquando da sua apresentação e promoção, em Setembro. Ontem, a denominada “novela da nossa gente” conseguiu arrecadar o seu recorde em share, obtendo uma cota de mercado média situada nos 38,1 pontos percentuais. Valores que há muito não se viam no horário nobre de Carnaxide.

E face a estes últimos números é fácil concluir que a actual grelha de horário nobre da estação de Queluz de Baixo é das mais frágeis, senão a mais frágil, dos últimos anos da estação líder em Portugal, sendo Anjo Meu, sem dúvida alguma, o principal problema dessa mesma grelha.


Remédio Santo, por sua vez, parece querer inverter esta negra situação para a TVI já que, pelo menos enquanto é exibida, entrega de bandeja a liderança no horário áquela estação com números que honram o convento e arredam para um canto o Peso Pesado de Carnaxide.

No entanto, continua a ser preocupante como em tão pouco tempo, a estação de referência na ficção nacional, tenha estreado consecutivamente duas novelas que, de alguma forma, não caíram em graça do público: Sedução, uma novela de autor empurrada para o último horário, e Anjo Meu, uma novela de época que perde em concorrência directa com a novela da SIC.

Ângelo Rebelo critica "Peso Pesado"


Depois de, quando se falou que a SIC preparava a versão portuguesa de The Biggest Loser, ter sido apontado como possível membro da equipa do programa, o cirurgião plástico, em entrevista à Notícias TV de hoje não poupa nas críticas a Peso Pesado.


“Não sou fã dos moldes e da forma como está feito. As pessoas têm de ser acarinhadas. Maltratadas já elas são pelo seu corpo”, começa por dizer, acrescentando que as sequelas deixadas pela perda de peso são “um perigo, sobretudo estético”.


Ainda assim, Ângelo Rebelo fez questão de enumerar os procedimentos que os concorrentes terão que ter, ao saírem da herdade: “São múltiplas cirurgias que não podem ser feitas de uma vez, na barriga tem de se fazer abdominoplastia, nas mamas, mamoplastia, nas coxas e braços, liftings”, concluiu.


Quiosque: Notícias TV

Esta noite...




... o Pedro Esteves dá mais um Like & Deslike. Não pode perder, às 21:00!

Fala-se 20/05/2011



Boa tarde e bem-vindo ao último Fala-se da semana!


Dânia Neto

Ser uma mulher vistosa e bonita também pode ser mau. Que o diga Dânia Neto que, em entrevista à TV Guia desta semana, contou que durante largos anos da sua vida viveu debaixo do estigma social em torno da sua beleza: “Sempre me disseram que se calhar não ia ter sorte. Qua ia ter de lutar sempre com a imagem que tinha… de ser bonita”

Para Dânia Neto, as pessoas sobrevalorizam o aspecto físico: “Há pessoas que olham para nós e acham que só somos este pacote… mas este papel em Laços de Sangue deu-me a oportunidade de mostrar que sei fazer outros registos” afirmou.


Dalila Carmo

Dalila Carmo está de regresso a Portugal. A actriz, de 36 anos, vai abraçar um novo projecto em Lisboa que a obriga a ficar afastada de Madrid e do seu marido, o empresário Vasco Machado. Durante os próximos dois meses, Dalila irá estar a gravar um filme sobre Florbela Espanca.

Quiosque: TV Mais, Mariana

"O Dom" termina amanhã


Quatro semanas depois de ter estreado nos ecrãs de Queluz de Baixo, a primeira minissérie da TVI está prestes a despedir-se dos portugueses.


Assim, o quarto e último episódio de O Dom será emitido amanhã, pelas 23h15 e promete captar a atenção dos telespectadores, tal como tem feito ao longo das semanas de exibição.


Por enquanto, ainda não é certo que a televisão de Queluz de Baixo estreie já para a semana O Amor é Um Sonho, a segunda minissérie que já está totalmente gravada.

TVI vetou Guida Maria para o elenco de "Remédio Santo"


Ausente dos ecrãs há já alguns tempos, a actriz, e mãe de Julie Seargent, foi convidada pela Plural Entretainment para integrar o elenco da mais recente produção do canal de Queluz de Baixo. No entanto, acabou vetada pelos responsáveis do canal.


Quem o garante é a própria, em entrevista à Notícias TV desta semana. De acordo com Guida Maria, a produtora das telenovelas da TVI contactou-a recentemente para fazer parte do elenco da nova trama de António Barreira. Contudo, dois dias depois, o telefone voltou a tocar e surpreendeu a actriz: “A produção ligou-me a dizer que, afinal, eu já não iria entrar na novela. O meu nome foi vetado na TVI”, acusa.

Apesar de saber que esta situação não é nova e que outros actores já passaram pelo mesmo, a mãe de Julie Seargent gostava de saber o porquê de terem rejeitado o seu nome: “Gostaria realmente que alguém me dissesse: ‘Tu não entras na TVI por isto ou aquilo’, para me dar hipótese de esclarecer. Mas isso não aconteceu apesar dos meus esforços. Cada pessoa a quem pergunto empurra para outra e essa pessoa diz que não sabe de nada. Acho que já falei com toda a gente”.


Ainda assim, Guida Maria tentou encontrar uma explicação, quando questionada pela referida revista: “Deve ser alguém que não vai com a minha cara ou que não gosta de mim como actriz. Como ninguém me diz nada, das duas uma: ou não querem saber ou não me querem dizer, porque felizmente tenho bastante gente amiga dentro da Plural. Só que as pessoas da Plural, eventualmente, também não comandam as hostes todas”, frisou.


Em jeito de brincadeira, a actriz afirma ainda: “Lamento, porque estou nos últimos melhores anos da minha vida, ainda estou válida e não perdi qualidades”.

Confrontado com esta polémica, Bruno Santos, apenas afirma: “Não tenho nada a dizer nem vou fazer comentários”.


Quiosque: Notícias TV

Revista de Imprensa 20/05/2011



Sexta-feira, 20 de Maio. A Revista de Imprensa desta manhã!

 

Homens da Luta prometem voltar ao Festival da Canção em 2012


Chegou no passado domingo ao aeroporto de Lisboa a comitiva que este ano representou Portugal no Festival Eurovisão da Canção. Apesar da pesada derrota sofrida no palco de Düsseldorf, os Homens da Luta, representantes nacionais na edição deste ano, mostraram-se bastante animados neste mesmo regresso.

Jel, o vocalista da banda, fez um balanço positivo das duas semanas passadas na Alemanha e justificou os maus resultados com a descontextualização dos Homens da Luta com o próprio Festival da Eurovisão: “Sempre dissemos que ninguém nos tirava o último lugar. Estávamos completamente fora do que era a Eurovisão e quando chegamos é que percebemos que aquilo era difícil. Mas nem assim deixámos de acreditar que podíamos ter ganho”, disse.

O principal rosto dos Homens da Luta acrescentou que “o maior prémio” foi o renascer do interesse por parte do público para com este festival e aproveitou para acrescentar que no próximo ano os Homens da Luta vão voltar a lutar pelo primeiro lugar no Festival RTP da Canção: “Viemos dar uma injecção de adrenalina ao concurso. E, nós, para o ano, vamos concorrer outra vez”, lançou.




Pedro Teixeira já se adaptou ao Matias de Anjo Meu


Foi chamado para substituir José Carlos Pereira, três semanas depois do início das gravações da novela da TVI, Anjo Meu. Dois meses depois da estreia da telenovela, Pedro Teixeira garante já se ter adaptado ao papel de Matias: “Caí aqui um bocado de repente, tive cerca de duas semanas para me preparar. Toda a gente me ajudou a compor a personagem e até o próprio texto facilita o trabalho”, afirma.

Para Pedro Teixeira, pegar numa personagem que tinha sido inicialmente criada para um outro actor foi uma surpresa e um desafio difícil: “Deu-me muito trabalho mas foi muito bom. Agora que as coisas já encarrilharam está a correr bem e estou a gostar muito. Fui muito bem recebido no dia em que cheguei”, reforça o actor, bastante satisfeito.


CITAÇÃO DO DIA
"Beber sangue foi diabólico. Chorei porque tive pena da vaca e depois continuei a chorar com pena de mim"
Cláudia Jacques



DESTAQUE DO DIA
Hoje à noite vai para o ar o útimo debate entre os principais líderes partidários nacionais. José Sócrates e Pedro Passos Coelho debatem-se, frente-a-frente, esta noite na RTP1. É a partir das 20:55, com moderação de Vítor Gonçalves.



Quiosque: Mariana, TV Guia, Sábado

Fecho


Fechamos esta quinta-feira com a habitual crónica de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.

Duelo à noite

1. Espírito Indomável, que terminou no domingo na TVI, foi uma boa novela. Mas foi sobretudo um forte trunfo da estação enquanto durou. O seu desaparecimento da grelha criou ali um vazio que, por enquanto, a TVI ainda não conseguiu superar e que a SIC está a saber preencher. Ainda terça-feira, Peso Pesado bateu-se bem com Remédio Santo (a nova aposta da TVI) e Laços de Sangue cresceu até aos 34,9%, batendo Anjo Meu.

Tal como já tinha escrito aqui, há umas semanas, não é pelo prime time que a SIC está a penar. Se a sua programação diurna (principalmente antes das 14.00) fosse mais competitiva, outro galo cantaria em Carnaxide. É ali que é preciso continuar a investir.

2. A SIC tem sabido aproveitar bem essa dádiva caída dos céus que foi a final portuguesa da Liga Europa. A estação não tem o melhor futebol (nem a Liga Portuguesa, nem a Liga dos Campeões, nem a Selecção Nacional), mas encontrou na Liga Europa um bom escape. O risco do investimento saiu-lhe premiado desta vez, com a chegada de FC Porto, Braga e Benfica às meias finais da competição e ao duelo nortenho em Dublim. Escrevo estas linhas antes da final e, mesmo sabendo que um FC Porto-Benfica daria audiências recordes à SIC que um Braga-FC Porto não dará, antevejo um bom resultado. Para já, nas grelhas da SIC e da SIC Notícias, a estação tem sabido potenciar bem o seu produto, com Pedro Mourinho a capitanear, e bem, a equipa presente na Irlanda.

3. O Último a Sair (RTP1) pode não ser peixe nem carne, mas está a conseguir resultados interessantes e prender à televisão pública espectadores que esta não tinha. É a prova de que, com inteligência, é possível desafiar a hegemonia da concorrência.