22 de fevereiro de 2010

Passatempo Televisão-Opinião

Recebemos 24 frases! Muito obrigado por todas as partipações! O problema foi: como é que vamos escolher só duas? Nesse sentido, pedi a opinião de cada colaborador do blog, para escolher duas das suas preferidas. Dessas, colocámos 6 em votação! Os resultados são conhecidos já amanhã!

Vote! Estão em jogo um telémovel e um livro da autoria de Ricardo Araújo Pereira!

Frente a Frente

Boa noite. O Frente a Frente de hoje ocorre entre Catarina Morazzo e Leonor Poeiras. Ambas lutam pelo seu crescimento na estação onde trabalham. E só por isso, merecem ser destacadas!

Oriunda de uma família onde a cultura oriental impera, Catarina Morazzo é, talvez, uma das melhores repórteres da televisão portuguesa. A sua primeira aparição deu-se no diário de “Circo das Celebridades”. Seguiu-se a mesma função noutros reality-shows do canal de Queluz de Baixo. Estreou-se na representação através de “Morangos Com Açúcar”, onde interpretou “Isabel”. Sou sincero e confesso que não gostei muito desta personagem. Achei que não tinha muita graça e que não estava muito bem interpretada. Catarina Morazzo talvez tenha percebido o mesmo que eu e não voltámos a vê-la a representar.

Ao invés disso, tivemos possibilidade de a ver brilhar como um dos membros da equipa inicial de “As Tardes da Júlia”. É precisamente através deste programa que me recordo dela, nomeadamente quando foi convidada de Júlia Pinheiro e a convocaram para falar sobre o seu guarda-roupa e a influência da cultura hindu na sua vida. Fiquei com este episódio na cabeça. Tal não foi a minha surpresa quando tomei conhecimento da sua transferência para a SIC. A minha reacção foi de espanto e de imediato me questionei do “porquê” desta mudança. O que poderia acrescentar Catarina Morazzo à estação de Carnaxide? À época pensei “Muito pouco, ou quase nada”. Hoje, a minha opinião é bem diferente.

Sou seu fã e é para mim uma alegria vê-la como repórter quer do “Episódio Especial”, quer dos especiais de Carnaxide. Jovem, boa comunicadora, boa voz, simpática, Catarina Morazzo sabe como conseguir tocar no telespectador. Ainda é nova, e é claro que tem muito para aprender, mas para a idade que tem, não me parece que vá nada mal. Gosto mesmo muito de vê-la e considero-a uma das melhores aquisições de Carnaxide, nos últimos tempos. Acredito que com o tempo se evidencie cada vez mais e que surja a sua grande oportunidade. Talento não lhe falta e força de vontade também não. Elegante e com a ajuda da beleza oriental, Catarina Morazzo tem tudo para ser uma nova Bárbara Guimarães, por exemplo. Basta que continuem a apostar nela e que o seu empenho e força de vencer se mantenham em alta. Cá estarei para aplaudi-la!


Leonor Poeiras é, para mim, uma das mais simpáticas apresentadoras que a televisão portuguesa tem. O seu sorriso é bastante verdadeiro, e transmite sinceridade aos espectadores.
Lembro-me dela em Fear Factor, com José Carlos Araújo, e principalmente em Diário da Manhã, noticiário que co-apresentou com Rui Baptista. Fez reportagens para o Deluxe, directos para a 1ª Companhia e Pedro, O Milionário, e substituiu Júlia Pinheiro nas Tardes da Júlia, durante o período de férias desta.

Hoje, dá a cara pelo talvez único formato da TVI, que não é nem novela, nem noticiário, nem talk-show. E só por isso, se deve dar os parabéns a esta apresentadora.
No entanto, quando se fala no Quem Quer Ganha, poucos são os que dirão que seja um bom concurso de tarde. Eu próprio não o digo. E sei que Leonor Poeiras também não. Mas não é por isso que a apresentadora deixa de entreter os espectadores cá de casa.

Tal como já referi num Para lá das 24, durante o apelo à chamada para o 760 200 300, a cara da TVI não dá apenas pistas para a palavra da pirâmide. Muito pelo contrário. Apesar de por vezes pensarmos "já sei qual é a palavra, passa para o próximo jogo", a verdade é que Leonor Poeiras não tem culpa. E por saber isso, procura sempre pesquisar curiosidades, notícias, ideias, sugestões, que envolvam o termo da pirâmide. Com os restantes apresentadores de Quem Quer Ganha, nunca notei isso, nem mesmo com Iva Domingues.
Na minha opinião, acho a pesquisa de Leonor Poeiras muito inteligente. Apesar de não estar à frente de um grande concurso, procura, por pouco que seja, cultivar de alguma maneira os portugueses.

Penso que a TVI deveria dar mais oportunidades a Leonor Poeiras. Aliás, não percebo porque não a chama mais vezes para substituir Júlia Pinheiro, quando esta não pode apresentar As Tardes da Júlia. Nos últimos tempos, a escolhida tem sido Cristina Ferreira. Sim, eu sei que a apresentadora da manhã tem mais simpatia com os espectadores, o que se traduz em mais audiência, mas a TVI tem de apostar noutros profissionais. Leonor Poeiras é um deles. Caso contrário, a resposta à pergunta "quais são os apresentadores com maior destaque na estação de Queluz de Baixo", fica bastante reduzida. Só me lembro de Júlia Pinheiro e Cristina Ferreira. Aliás, até de Iva Domingues prescindiram!
Espero que os próximos projectos da TVI, envolvam Leonor Poeiras. Precisa-se de sangue novo nos programas da estação. Apesar de Júlia Pinheiro ser a melhor, há que correr riscos. E é neste aspecto que a SIC está à frente!


Iniciado um novo Frente a Frente, dou por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da enquete que opunha as opiniões Clara de Sousa/Judite Sousa:

Clara de Sousa, por Tiago Henriques - 80%
Judite Sousa, por Diogo Santos - 20%

Inicia-se então outra sondagem para averiguar qual das opiniões deste Frente a Frente foi a mais forte. Vote!

Fecho



Boa noite. O dia de amanhã vai ser especial para o Televisão-Opinião. Afinal, um blog não completa um ano todos os dias. Como tal, a nossa programação vai ser diferente.

Às 10:00, vamos ter uma Revista de Imprensa especial. De cara lavada, a rubrica das manhãs do Televisão-Opinião, vai relembrar parte dos acontecimentos televisivos que foram retratados no blog ao longo dos últimos 365 dias.

O leitor poderá contar com as habituais audiências por volta das 13:00.

A partir das 14:00, toda a equipa do Televisão-Opinião vai voltar a fazer um "Obrigado", tal como ocorreu no dia 31 de Dezembro. Às 20:00, hora a que sairá o Fecho, vamos abrir a nossa nova casa. O Televisão-Opinião vai presentear os leitores com um novo template, com uma nova imagem, e com todas as novidades!

Às 21:00, saiba quais os dois vencedores do passatempo que o blog lançou em meados de Janeiro. Vai ser um dia diferente. Vai ser um dia à Televisão-Opinião. Vai ser um dia, em que contamos mais uma vez com a sua visita!

Às 21:00


Não perca!

Convidados do programa do além


Segundo o 24 Horas de hoje, o programa do além da TVI, nas três emissões que foram gravadas, teve em cada um delas, três a quatros convidados em estúdio. O seguimento do formato, dependerá dos resultados obtidos.
O que se sabe, é que, até agora, parte dos convidados entrevistados, ficaram surpreendidos com a médium Anne Germanin. Ruy de Carvalho, por exemplo, assume ter falado com a sua mulher, Ruth, e Moita Flores, com a sua mãe.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Santarém: "Fiquei perturbado".
O escritor e investigador não escondeu a emoção, quando foram à tona determinados segredos, até aí só partilhados por si, e pela sua progenitora: "É o caso de uma fotografia da minha mãe, que eu tenho, e que me acompanha. Não está à vista, nem num sítio que alguém veja".
Marina Mota foi outra das convidadas do programa de Júlia Pinheiro, mas não quis prestar declarações antes do formato ir para o ar.

De referir que, e segundo o 24 Horas, os convidados do novo formato da TVI, são escolhidos a dedo, tendo por base a sua credibilidade e mediatismo.
Fonte: 24 Horas

Estreias


Sinais de Fogo. Às 21:00, na SIC!

Audimetria - 21/02/2010

O dia de ontem foi ganho pela TVI. Em segundo lugar ficou a SIC, com 25,6% de share, e em terceiro, a RTP1, com 23,2%.

O consumo televisivo deste domingo esteve baixo. O programa mais visto do dia foi a novela Meu Amor, com 13,3% de rating. No entanto, o destaque, e apesar da sua audiência média ter estado abaixo do normal, vai para o share de Deixa que te Leve - 45%.
No que toca a noticiários, e tal como havia acontecido no sábado, o Telejornal venceu a concorrência, no horário das 20:00.
Às 19:00, a repetição de Um Lugar para Viver, voltou a dar frutos à RTP1. A série alcançou 9,4% de rating e 26,6% de share, tendo sido o nono programa mais visto do dia.

O duelo do dia vai para a informação da hora de almoço. O Jornal da Tarde, e o Primeiro Jornal, deixaram o Jornal da Uma a milhas. Enquanto o noticiário da RTP1 chegou aos 9,9% de audiência média, e o da SIC aos 9,5%, o da TVI ficou-se pelos 6,4%.
Às 14:00, Fama Show liderou, com 8,1% de audiência média e 31% de share. À mesma hora, o filme da TVI, Correio de Risco, fez 6,7% de rating e 27,8% de share. Na RTP1, o Só Visto, ficou em terceiro lugar. O magazine do canal estatal não foi além dos 5,9% de audiência média e 23,4% de share.



Investigação Criminal: Los Angeles subiu. A série da SIC fez 7,6% de rating e passou os 33 pontos. Já Flashfoward ficou-se pelos 5,6% de audiência média e 24,7% de share.
Na RTP2, o programa mais visto, foi o Entre Pratos, com Henrique Sá Pessoa - 2,4% de audiência média e 7 pontos.

Fonte do quadro: Mediamonitor

Revista de Imprensa 22/02/2010

Bom dia! Seja bem-vindo à Revista de Imprensa desta segunda-feira

"Dá-me música" de regresso à RTP
Depois de "Cidade Despida" e da nova série de "Principes do Nada", a RTP já tem novo trabalho para Catarina Furtado. Ao que tudo indica, a apresentadora estará de volta no Verão com o formato que animou as noites da mesma época, no ano passado. Apesar de na primeira temporada não ter atingido grandes resultados audiométricos, a RTP volta assim a apostar em "Dá-me Música".

"Mulheres da Minha Vida" está a chegar ao TVI 24
É já no próximo dia 28 de Fevereiro que Manuel Luís Goucha se estreia no TVI 24. A primeira emissão de "Mulheres da Minha Vida" foi gravada no passado dia 19, sexta-feira, no teatro da trindade. A convidada é alguém muito especial: Fernanda Serrano. Nesta conversa, a actriz falou de tudo, inclusivamente da doença de que recentemente foi vitima. No total serão 13 as emissões do novo programa. Para além de Fernanda Serrano, já há mais conversas agendadas com Maria Teresa Horta, escritora e poetisa, Graça Morais, pintora, Carminho, fadista e com a apresentadora Teresa Guilherme. As expectativas são altas e o parceiro de Cristina Ferreira está entusiasmado. "É uma homenagem que faço às mulheres da minha vida, onde vou dar a conhecer o lado mais intimista destas personalidades feministas de várias áreas", disse à TV Guia.

CITAÇÃO DO DIA

"Os sonhos não se concretizam, os desejos sim"

A frase de hoje é da autoria de Rogério Samora.





Fala-se de: Sofia Arruda.
Em entrevista à Nova Gente, a actriz negou as recentes notícias que davam conta de que teria feito uma lipoaspiração às nádegas, à barriga e colocado implantes mamários. "Isso é mentira. A única coisa que fiz foi uma lipoescultura na zona da barriga, há cerca de cinco meses", revelou.

Fontes: 24 Horas, TV Guia, Notícias TV, Nova Gente