6 de setembro de 2010

Frente a Frente

Boa noite e bem-vindo ao Frente A Frente desta semana!

Os programas de moda marcaram a edição da última segunda-feira. Esta noite mudamos de tema e vamos ter frente-a-frente dois grandes nomes femininos da representação em Portugal: Carla Andrino e Marina Mota!



Carla Andrino é, no meu entender, um dos maiores exemplos de que hoje em dia os actores não possuem rótulos. Até ao ano de 2007 vimo-la desempenhar, na grande maioria dos casos, papéis cómicos. No entanto, a TVI deu-lhe uma oportunidade de mostrar que não era apenas humorista. E a sua São Costa

provou, claramente, que ela é, definitivamente, uma actriz versátil.


Cenas intensas, muito bem conseguidas e que só vieram ajudar a que esta produção conquistasse ainda mais telespectadores. A meu ver, esta personagem ajudou a que muitos portugueses também mudassem a imagem que tinham desta excelente actriz.


Simpática, bonita e muito carismática, assim é Carla Andrino, alguém por quem tenho uma admiração especial. Que bom foi ver o seu talento reconhecido em telenovelas. E espero que continue o excelente percurso que tem construído, até porque senhoras destas há muito poucas!


Para sempre guardarei expressões como Tchanam! ou Cansas-me a Beleza, que a sua Lu de A Outra tantas vezes entoou. É isto que se pede a um actor, que faça com que as pessoas se identifiquem com a personagem por ele interpretada e que a “adorem”. E eram muitas as pessoas que adoravam esta “nova rica”. Confesso que eu próprio via esta trama de Tozé Martinho em grande parte por causa deste núcleo.

Mas não é só a representar que Carla Andrino dá cartas. Quem não se lembra do segundo lugar alcançado na primeira série de Dança Comigo? Segui atentamente o seu percurso e adorava vê-la mostrar a Portugal o quão bem dançava. Talvez por isso acabasse por ajudar um dos casais de Cantando e Dançando por Um Casamento de Sonho, na TVI. Prestável como ninguém, sem sombra de dúvidas que foi uma aposta ganha.

Actualmente, vê-mo-la em Espírito Indomável, novamente como mãe da sua filha, Marta Andrino. Uma prova de que a família desta actriz é, de facto muito talentosa! Ver mãe e filha representarem aquilo que são na vida real é, de facto, uma mais valia para os telespectadores da trama líder de audiências.

Por muito que aqui escreva tudo isto será sempre pouco. Afinal de contas, tantos anos de carreira de Carla Andrino e a admiração que por ela nutro são difíceis de resumir em poucas linhas. Carla Andrino? Sim, eu Adoro, e você?




Marina Mota é das caras mais remotas da televisão que guardo na minha memória. E de facto, os anos 90 foram para ela os anos de ouro na pequena caixinha que mudou o mundo. Na grandiosa SIC de Rangel, Marina Mota deu a cara por inúmeros formatos feitos à sua medida e que foram sucessos incríveis. Lembro-me de, por exemplo, Ora Bolas Marina, Um Sarilho Chamado Marina, ou até mais tarde já na TVI, o mítico Bora Lá Marina que me prendia à televisão pela proximidade que Marina trazia em cada personagem que desempenhava. Desde à desbocada Matilde até ao irresponsável Bisnagas.

E Marina tornou-se assim, ao longo da sua carreira, a voz de todo um povo português, expressando, literalmente, o que lhe vai na alma de uma maneira extremamente peculiar. Prova disso, e fora do contexto televisivo, são as prestações da actriz do teatro de revista. É ali, numa conciliação bem conseguida entre o humor e a as nossas preocupações do dia-a-dia, que Marina nos alerta acerca do que vai mal neste país onde vivemos, através das suas habituais ironias ou levantando a sua imponente voz num intenso ‘lamúrio’, em tudo conveniente e oportuno.

E são estas múltiplas facetas que caracterizam Marina Mota enquanto mulher e profissional. Prova disso foi a sua única presença em telenovelas. Em Fascínios (2007) Marina Mota esteve à altura ao desempenhar uma personagem completamente fora da sua linha mais conhecida, o humor, mas que mesmo assim tinha um contagiante toque da própria Marina, nas formas como falava e nesse inconformismo de que falei, inato a esta actriz.


Mas apesar de todas estas qualidades e ricas características de Marina, é profundamente triste que uma actriz como Marina Mota não tenha actualmente um projecto a solo na TV. Ela própria o lamenta, mas pouco ou nada pode fazer. Vivemos numa época em que o trabalho dos nossos profissionais se resume a números e audiências, havendo um esquecimento ingrato de carreiras consolidadas ao longo de largos anos, como é o caso de Marina.

No fundo (e que ironia), Marina é actualmente vítima de ‘males’ e hábitos que sempre foi criticando ao longo dos anos com a sua assumida frontalidade, quer na televisão, quer no teatro de revista, quer na sua própria vida. E reforço, isso é de lamentar!

.


Iniciado um novo Frente a Frente, damos por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da sondagem que opunha as opiniões entre À Procura do Sonho/Projecto Moda:


Projecto Moda, por Tiago Henriques - 57%

À Procura do Sonho, por Pedro Esteves - 43%

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do
Diário de Notícias.
Às 21:00, não perca a edição desta semana do Frente a Frente.

Ainda a Casa Pia

Não concordo nada com a generalidade das críticas que tenho lido (na imprensa, nas redes sociais, nos blogues…) à cobertura que as televisões fizeram, na passada sexta-feira, à leitura da sentença do processo Casa Pia, que condenou Carlos Cruz e os restantes arguidos a penas de prisão efectiva. E não concordo porque, tendo acompanhado em permanência as emissões especiais de RTP, SIC e TVI, acho que elas foram muito mais ponderadas e serenas do que o início do caso, há sete anos, prometia.


Acusam a televisão de ter montado um circo no campus de justiça, com muitas horas em directo? O que queriam, afinal? O processo Casa Pia pode não ter sido o mais importante caso judicial português (o caso FP-25 teve outra dimensão), mas foi seguramente o mais mediático, num tempo em que nada escapa ao escrutínio da opinião pública. É perfeitamente natural que o fim (veremos…) de um caso de pedofilia que envolve vários arguidos e, entre eles, um dos mais populares apresentadores portugueses suscite a atenção que as estações de televisão lhe concederam.


Depois, não acho que tenha faltado serenidade à generalidade dos jornalistas. A cobertura foi longa, é certo, mas ponderada, procurando a contextualização jurídica com especialistas no terreno ou em estúdio, cumprindo aquilo que são as regras jornalísticas. Houve, além disso, trabalhos de grande qualidade: o de Maria João Ruela, como aqui já destaquei. Mas também o de Cristina Esteves e Rita Marrafa de Carvalho, na RTP. Ou o de Clara de Sousa, que, à noite em estúdio, soube fazer as perguntas duras que qualquer mortal faria a Carlos Cruz.

Esta noite..


..mais um duelo no Frente a Frente. Todas as segunda-feiras ele está presente no Televisão-Opinião. Vai querer ficar de fora?

“Faltam novelas realistas em Portugal”, afirma Aguinaldo Silva

equipa_laos_de_sangue


É em entrevista à edição desta semana da revista Maria que o argumentista brasileiro volta a falar um pouco sobre a ficção que se faz em território luso.


Na opinião de Aguinaldo Silva “as novelas portuguesas, de uma maneira geral, apelam mais para a fantasia”, usando como exemplo uma das tramas de Queluz de Baixo: “O Espírito Indomável, por exemplo, é visivelmente uma fantasia, que não tem muito a ver com o que as pessoas estão a viver actualmente. Claro que isto não é um defeito, é uma escolha”, frisou.


Todavia, embora não seja um grande fã deste estilo, o autor de Tieta percebe que é algo que tem vindo a cativar os portugueses: “Estas novelas têm muita audiência e, por isso mesmo, reafirmo que não é um defeito, é uma escolha da estação que as produz. O que eu penso é que também existe espaço para as mais realistas; é isso que falta na televisão portuguesa”, afirmou.


E é precisamente a realidade portuguesa aquilo que Laços de Sangue, a nova telenovela que supervisiona trará de novo, até porque “esta novela é baseada, sobretudo, na actualidade”: “O desemprego, a crise, a barreira que se cria em relação aos jovens quando precisam de entrar no mercado de trabalho, tudo isto está presente. Este não é um trabalho sociológico, é ficção… todos estes problemas são tratados ficcionalmente. Para além disso, é muito portuguesa, com uma linguagem coloquial, que nunca nenhuma outra teve. É a linguagem das ruas, aquilo que as pessoas estão a falar”, concluiu Aguinaldo Silva.


Quiosque: Maria

Fala-se! 06/09/2010


Boa Tarde! Seja bem-vindo a mais um Fala-se!


Alexandra Lencastre

De regresso aos palcos, com a peça Um Eléctrico chamado Desejo, a actriz confessou-se a Carlos Castro, numa entrevista para o jornal Correio da Manhã.


Entre muitos temas abordados, Alexandra falou sobre a sua vida pessoal e frisou que Piet Hein Backer foi o “homem da sua vida”: “Sem dúvida! Parecíamos metade da mesma laranja, éramos muito parecidos. Ele completava as minhas frases, resolvíamos as coisas da mesma maneira, e foi pai das minhas filhas. Foi a época mais feliz da minha vida. Devo a ele ter estas filhas maravilhosas. Estou ligada a ele até à morte pelas nossas filhas. Tenho um grande carinho por ele, e acho que isso é muito importante.”, explicou.





Gonçalo Diniz


A imprensa chegou a noticiar que o actor estava a começar a envolver-se com a colega de Voo Directo Micaela Reis, mas, na passada sexta-feira, calou todas as bocas, ao surgir numa festa do LUV, com a verdadeira namorada.


Natural de São Paulo, Juliana surgiu ao lado de Gonçalo Diniz e foi apresentada a todos os seus amigos. O casal esteve junto e apaixonado durante toda a noite.


Quiosque: Correio da Manhã

“Eu proporia a Bárbara (para as tardes da SIC)”, diz Francisco Penim

franciscopenin


É já na próxima semana que estreia o novo programa das tardes de Carnaxide. Após a saída de Fátima Lopes para a TVI, Nuno Santos decidiu terminar com Vida Nova e passar a dar uma Boa Tarde aos seus telespectadores. Como cara do formato elegeu Conceição Lino.


Foi em declarações à Notícias TV que Francisco Penim falou um pouco sobre a rentrée da estação que dirigiu no passado. No caso particular das novas tardes, o antigo director de programas confessou: “A Conceição vai ter de fazer algumas cedências. Para a carreira dela é bom, mas para a SIC é uma aposta arriscada. Eu proporia a Bárbara. Lembro-me de falar com ela e de ela se ter mostrado disponível para fazer a manhã ou a tarde. Admito que agora internamente não haja grandes soluções”, explicou.


Todavia, parece que esta hipótese nunca esteve nos planos, até porque a apresentadora de Atreve-te a Cantar está prestes a entrar em licença de maternidade. No entanto, é já sabido que terá um novo programa em 2011. Será este novo formato o substituto de Companhia das Manhãs?


Quiosque: Notícias TV

Hernâni Carvalho já se estreou!


Foi no Companhia das Manhãs desta segunda-feira que a nova aposta da SIC marcou presença nos ecrãs da estação, após a tão badalada contratação.
As razões que levaram Hernâni Carvalho a abandonar a TVI, estão relacionadas com a possibilidade de o jornalista poder participar na construção de novos conteúdos.

Rita Ferro Rodrigues afirmou que o jornalista é a maior referência das manhãs da televisão portuguesa, tendo por base estudos de mercado.

Ainda esta manhã, Hernâni Carvalho entrevistará uma das vítimas do processo Casa Pia.

Revista de Imprensa 06/09/2010


Segunda-feira, dia 6. Bem-vindo à Revista de Imprensa desta manhã!


República das Perguntas em Outubro na RTP2

Na sequência das comemorações do centenário da república, a RTP continua a apostar em séries que retratam a efeméride que neste ano se comemora.

República das Perguntas é um desses exemplos. Esta série irá ter exibição na RTP2 e distingue-se pelo seu elenco, maioritariamente infantil. Nela, meninos e meninas, vestidos a rigor, vão mostrar como era ser criança quando a República dava os primeiros passos.

Jorge Wemans, director da RTP2, caracteriza esta aposta no elenco infantil como uma verdadeira “aventura”. Já Pedro Cavaleiro, guionista de República das Perguntas, garante que o mais difícil nesta série foi “encontrar registos diferentes para cada um dos 30 guiões” que compõem a série.

República das Perguntas estreia dia 4 de Outubro, na RTP2!



Salve-se Quem Puder em CD


Apesar do insucesso da temporada 2010 do programa de Verão Salve-se Quem Puder, a verdade é que ainda antes de Marco Horácio e Diana Chaves se despedirem dos telespectadores haverá uma nova aposta em torno do programa.

Vai estar disponível, em breve, o CD Salve-se Quem Puder onde estarão reunidas as músicas que fizeram parte deste mítico programa. Hits de Verão como Rebolation ou Tutti Frutti Summer Love, que acompanhava os alucinantes segundos de ‘bobagem’, estarão certamente presentes nesta compilação do programa de Verão da SIC.

É caso para dizer: E soltem a música!



CITAÇÃO DO DIA
"O que deve chocar as pessoas é o que não está bem. E não apenas uma imagem gratuita"
Hernâni Carvalho


NÚMERO DO DIA
1,3
Este foi o resultado, em share, do quarto dia de emissão do TVI 24 na MEO. Desde 1 de Setembro que este canal não é exclusivo dos pacotes da ZON estando incluido também no serviço MEO e, desde então, tem-se posicionado audimétricamente mais próximo da concorrente RTPN mas ainda longe da líder e pioneira no segmento, SIC Notícias.

Quiosque: Notícias TV, Correio TV, Telenovelas