6 de setembro de 2010

“Faltam novelas realistas em Portugal”, afirma Aguinaldo Silva

equipa_laos_de_sangue


É em entrevista à edição desta semana da revista Maria que o argumentista brasileiro volta a falar um pouco sobre a ficção que se faz em território luso.


Na opinião de Aguinaldo Silva “as novelas portuguesas, de uma maneira geral, apelam mais para a fantasia”, usando como exemplo uma das tramas de Queluz de Baixo: “O Espírito Indomável, por exemplo, é visivelmente uma fantasia, que não tem muito a ver com o que as pessoas estão a viver actualmente. Claro que isto não é um defeito, é uma escolha”, frisou.


Todavia, embora não seja um grande fã deste estilo, o autor de Tieta percebe que é algo que tem vindo a cativar os portugueses: “Estas novelas têm muita audiência e, por isso mesmo, reafirmo que não é um defeito, é uma escolha da estação que as produz. O que eu penso é que também existe espaço para as mais realistas; é isso que falta na televisão portuguesa”, afirmou.


E é precisamente a realidade portuguesa aquilo que Laços de Sangue, a nova telenovela que supervisiona trará de novo, até porque “esta novela é baseada, sobretudo, na actualidade”: “O desemprego, a crise, a barreira que se cria em relação aos jovens quando precisam de entrar no mercado de trabalho, tudo isto está presente. Este não é um trabalho sociológico, é ficção… todos estes problemas são tratados ficcionalmente. Para além disso, é muito portuguesa, com uma linguagem coloquial, que nunca nenhuma outra teve. É a linguagem das ruas, aquilo que as pessoas estão a falar”, concluiu Aguinaldo Silva.


Quiosque: Maria

7 comentários:

Unknown disse...

Lá vem este outra vez.

Mas para que é que queremos novelas realistas?

Se quero realidade vejo os noticiários ou vou ao tvi24...


As novelas são ficção, servem para entreter e aliviar o stress...não é preciso seguir a realidade.


Depois não querem que o Cerqueira se defenda.


O homem chega a Portugal quer logo mandar e diz umas piadas de mau gosto de quem já há 10 anos que é uma máquina de ficção!!!

Anônimo disse...

vai fazer novelas para o teu país, filho da puta

Anônimo disse...

ho emanuel... as novelas da tvi..sao muito fansaia...é preferivel 1 novela realista ao menos se nos acontecer alguma coisa a novela pode dar.nos soluções

Anônimo disse...

Obrigado por comprarem as revistas :D

Unknown disse...

Volto a dizer...

Quero ver realidade...


www.tvi24.iol.pt


Não vejo novelas se quero ver realidade!

Anônimo disse...

emanuel
tbm tens realidade em sic noyicias
rtpn
...
...
...

TVI Blog disse...

Por favor minha gente, as novelas da TVI são reais.

Esse Aguinaldo não se lembra por exemplo daquela novela em que Fernanda Serrano rapou o cabelo por causa de uma doença, em queridas feras ?
Ou a Catarina dos MCA, por queda de cabelo, também devido a uma doença grave.

Fantasia ?, foram actrizes que deram tudo na sua carreira.

Por amor de deus, isto é uma falta de respeito pelos actores e por todos os que trabalham nisto HÁ 10 ANOS.