26 de setembro de 2009

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira retirada do Diário de Notícias.


Não se pode fazer TV só para distrair?

É óptimo contracenar nesta coluna com o Joel Neto. Por várias razões: porque ele escreve como poucos, porque ele tem um olhar muito mais ríspido sobre a televisão do que eu, porque são dois olhares complementares. E, last but not the least, porque, felizmente, não raramente, discordamos um do outro. E digo felizmente porque neste jornal não há asfixia democrática.

Pois perguntava o Joel, ontem por estas bandas, "de que serve a RTP rejeitar longuíssimos serões de telenovelas e limitar-nos a longuíssimos serões de concursos?". A pergunta é pertinente e vem a propósito do elenco de propostas apresentado quarta-feira por José Fragoso para a nova grelha da RTP, que inclui um concurso de Sónia Araújo à sexta, um concurso de Catarina Furtado ao sábado e um concurso de Sílvia Alberto e João Baião ao domingo. Eu não sei se são concursos a mais, mas, tanto quanto é possível falar antes de abrir os melões, qualquer uma das propostas parece-me entretenimento familiar, que não ofende, que não ridiculariza, que pode perfeitamente caber numa televisão de serviço público. É que, caramba, nem todos os concursos da RTP têm de ensinar os portugueses a falar, a contar, a converter escudos em euros, a dar-lhes "cultura" ou a ensiná-los a não cuspir para o chão.

É verdade que a RTP tem obrigações que o seu contrato de concessão lhe impõe, mas exigir à televisão pública que faça sozinha o papel das escolas e dos pais é injusto. E, mais grave, um mau serviço ao país, na cada vez maior desresponsabilização de cada um de nós enquanto cidadãos.

Final de "Caminho das Índias"


Segundo a Telenovelas desta semana, "Caminho das Índias" termina no próximo dia 9 de Outubro. Sabendo que dia 5 do próximo mês estreia "Viver a Vida", concluí-se que ambas as novelas vão ser exibidas em simultâneo.

Audimetria 26/09/2009

A TVI consolidou ontem a liderança, obtendo 31% de share. A RTP1 ficou-se pelos 23.5% e a SIC é cada vez mais terceira, estabilizando-se nos 21.4% de share. Já a RTP2 manteve-se nos 5.2% de share.
A telenovela Deixa Que Te Leve continuou ontem na liderança, com 15.8% de rating e 42% de share. Segue-se Sentimentos, com 13.4% de rating e 44.8% de share. A série Morangos com Açúcar levou a melhor sobre os Gato Fedorento, ficando-se pelos 12.5% de rating e 33.7% de share.
O Gato Fedorento Esmiúça os Sufrágios desceu ontem ao quarto posto, com 12.5% de rating e 32.3% de share. O programa está a perder folêgo...
No campeonato da informação, o Telejornal voltou a liderar, ficando-se pelos 11.2% de rating e 31.9% de share. Segue-se o Jornal Nacional, com 10.4% de rating e 29.9% de share. Já o Jornal da Noite ficou-se pelos 8.4% de rating e 25.7% de share.
No acesso ao horário nobre, Morangos com açúcar volta a fazer uma óptima audiência, 10% de rating e 39.3% de share. Já o concurso da RTP1 ficou-se pelos 6.4% de rating e 25.4% de share. Em terceiro continua o Nós por Cá, com 3.5% de rating e 13.7% de share.
Após as 21Horas, destaque para o espaço Antes pelo Contrário que ontem fez 8.9% de rating e 23% de share. Na batalha entre os concursos, Jogo Duplo voltou a levar a melhor sobre Salve-se Quem Puder, que ontem não chegou aos 20% de share. Flor do Mar esteve perto dos 40% de share, e ficou-se pelos 8.4% de rating, já Caminho das Índias conquistou 6.6% de rating e 26.5% de share.
A última emissão do 5 para a Meia-Noite ficou-se pelos 1.1% de rating e 8.2% de share.
Fontes:Mediamonitor e A Minha TV

Notícias

Júlio Isidro em maratona televisiva


Júlio Isidro está a preparar uma maratona televisiva, na RTP Memória, a transmitir no dia 6 de Outubro, de forma a assinalar os 10 anos que passaram sobre a morte de Amália Rodrigues.
De referir que o guião está igualmente a ser escrito pelo apresentador.


"Uma Canção para Ti" à tarde


Devido às eleições, o programa de talentos da TVI vai ser exibido no domingo, a partir das 16:30. Assim, "Uma Canção para ti" estará no ar até às 20 horas, altura em que a estação de Queluz abre a sua noite eleitoral.

Obrigado


Não podia deixar passar este número sem lhe agradecer por ajudar o Televisão-Opinião a atingir as 10000 visitas. Neste momento até já ultrapassamos este número. Esperemos que nos continue a acompanhar!
E já sabe:


Televisão-Opinião, 24 horas sempre consigo!