8 de dezembro de 2010

Cine-Opinião


Boa noite e bem-vindo a mais um Cine-Opinião!

Em exibição nos cinemas: MEGAMIND

Dos estúdios criadores do famoso ogre “Shrek”, dos animais falantes de “Madagáscar” e de “O Panda do Kung Fu”, “MEGAMIND” é o mais brilhante super-vilão dos últimos tempos.
Após sucessivas tentativas de conquista da Metro City por parte de "Megamind", todas elas resultantes em falhanços colossais - devido ao seu inimigo, o herói mascarado conhecido como "Metro Man" - surge um acontecimento inesperado: por entre esquemas de planos malévolos "Megamind" consegue liquidar o seu inimigo!
Subitamente, "Megamind" fica sem planos. É um super-vilão sem super-herói. Ele apercebe-se que alcançar os seus objectivos de vida foi a pior coisa que lhe aconteceu. Decide, então que a única saída é criar um novo herói para se tornar seu inimigo: “Titan”, o qual promete ser maior, melhor e mais forte do que o "Metro Man" alguma vez foi.
Rapidamente, "Titan" começa a achar que ser vilão é bem mais divertido do que ser um dos bonzinhos. Com um pequeno detalhe: Titan não quer simplesmente liderar o mundo, ele quer destruí-lo.
Assim sendo, Megamind tem de decidir: Conseguirá o génio do mal tornar-se no improvável herói da sua própria história?


Daniel Day-Lewis vai ser Lincoln em filme de Spielberg

A notícia de que Steven Spielberg estaria a trabalhar num «biopic» sobre Abraham Lincoln não é novidade mas sabe-se agora quem vai ser o protagonista. Daniel Day-Lewis vai vestir a pele do 16º presidente dos Estados Unidos.


Javier Bardem pode protagonizar filme sobre mineiros chilenos
Toda a gente dizia que a história dos 33 mineiros chilenos presos na mina em Atacama seria rapidamente transformada em filme. E não se enganavam: a máquina de Hollywood já se pôs em funcionamento e contactou Javier Bardem para o papel principal.

Falar Televisão


Nasceu uma estrela!


Estreou-se com um papel bastante difícil em Fala-me de Amor, mas nunca tinha tido um grande teste. Confesso que nunca dei grande valor ao seu trabalho e que achei que seria apenas mais uma entre tantas outras actrizes. Quando o seu nome foi anunciado como intérprete da grande vilã de Laços de Sangue, critiquei e tive receio de que não fosse uma boa opção.


Hoje percebo que estava redondamente enganado. Dia após dia, semana após semana, a sua Diana torna-se mais cruel, mais odiável e o mérito é, em grande parte, da própria Joana Santos. Não digo totalmente, porque também têm que ser dados créditos ao argumentista da história, que deu um grande desafio à jovem actriz.

Mais madura, mais senhora, mais má do que em outras telenovelas, pode dizer-se que ela tem tudo o que é desejável, dentro da história de Laços de Sangue. Assim se percebe porque motivos deverão ser dadas oportunidades a outras actrizes, outros actores, sem serem sempre os mesmos. Mais do que uma vitória de quem apostou em Joana Santos, esta é a demonstração de que a SIC fez bem ao arriscar em dar uma oportunidade de fogo à jovem actriz.

E prova de que o desafio está mais do que superado é o facto de a estação de Carnaxide já a ter segurado, segundo a imprensa, com um contrato de exclusividade. Outra situação não seria de esperar, afinal de contas, a TVI já a andava a sondar. E é também a estação de Queluz de Baixo que deverá ver isto como uma lição. Para quê apostar sempre em Rita Pereira, Mariana Monteiro, Margarida Vila-Nova e outras tantas para os principais papéis? Oxalá que, dentro em breve vejamos actrizes como Núria Madruga ou Jéssica Athayde protagonizarem uma telenovela.

Enquanto isso não acontece, resta-nos admirar Joana Santos e esperar que continue com a excelente prestação que tem tido. É que nasceu mesmo uma estrela!

Ivo acerta segredo de Andreia


Foi esta tarde que o surfista acertou no segredo de Andreia Leal. Depois de várias suspeitas entre todos os elementos da Casa dos Segredos, Ivo acabou por carregar no botão e ver a sua conta aumentar em euros. Andreia, comovida, abraçou o jovem, contando posteriormente a todos os colegas uma parte da sua vida.

Televisão-Opinião entra na época natalícia!


O Televisão-Opinião acaba de entrar na época natalícia. Num estilo simples, o seu blog de eleição irá acompanha-lo igualmente durante esta época maravilhosa. Nos próximo tempos, irá ficar a conhecer a nova aposta para o mês de Dezembro!

Um agradecimento especial ao Rúben Baía, o nosso responsável pelo Facebook, à Laura Torres e, não menos importante, ao Anselmo Oliveira.

E já sabe... Sintonize-se neste Natal ;)


Maya Booth na SIC sem exclusividade!

mayabooth2


Brilhou como a grande vilã de Deixa Que Te Leve e actualmente é uma das protagonistas de Voo Directo, na RTP. Já em Janeiro, começa a vestir a camisola da SIC, embora sem um contrato de exclusividade com o canal.


Ao contrário do que chegou a ser revelado por algumas revistas, a actriz não será uma estrela SIC, irá apenas colaborar com a estação, mas sem o tal contrato de exclusividade, tal como revela o Diário de Notícias. E o novo projecto arranca já em Janeiro e é, precisamente, a nova série que o canal de Francisco Pinto Balsemão prepara, A Família Mata, que terá como grande protagonista o actor José Pedro Gomes.


Resta aguardar para ver se a prestação de Maya Booth no novo formato agradará aos responsáveis de Carnaxide e estes lhe ofereçam um contrato de exclusividade.


Quiosque: Diário de Notícias

Fala-se! 08/12/2010



Boa Tarde! Seja bem-vindo a mais um Fala-se!




Mariana Monteiro


Depois de muito esconder a sua nova paixão, a actriz confirmou finalmente o namoro com o manequim Gonçalo Teixeira.

É num artigo da TV Mais, onde surgem diversas fotografias do casal em pleno centro comercial a fazer as compras de Natal que Mariana Monteiro revela estar a viver uma “fase muito feliz” e que “estou realmente bem a nível pessoal”.

Com a confirmação, a Joana de Espirito Indomável acaba, finalmente, com a imensa especulação da imprensa sobre a sua vida amorosa.



Catarina Furtado


Depois de cumprir, novamente, a sua missão enquanto embaixadora da Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População, a apresentadora está de regrsso ao nosso país e à sua rotina diária.

Prova disso são as fotografias que a TV 7 Dias desta semana publica, onde se pode ver Catarina Furtado com o pequeno João Maria ao colo, antes de o deixar na escola. Visivelmente feliz, a apresentadora tem mais do que motivos para este estado de espírito.

É que, para além de a vida pessoal lhe correr de feição, diz-se que um novo formato televisivo espera por ela para meados de 2011.


Quiosque: TV 7 Dias, TV Mais

Patrícia Müller entusiasmada com mudança para a SIC

patriciamuller

Foi na passada que se ficou a saber que, para além de vários actores, também uma autora estava de malas aviadas para Carnaxide. Embora não tenha adiantado muitos pormenores sobre este novo desafio, Patrícia Müller confirmou a mudança.

E é em entrevista à TV 7 Dias desta semana que falou um pouco sobre o processo.


“Foi a SIC quem me veio buscar. A proposta foi muito boa”, começa por dizer a argumentista, acrescentanto em seguida: “Rescindi há dois dias (no final de Novembro) com a TVI. Foi tudo simpático”, esclareceu.

E será que vai ganhar mais dinheiro do que em Queluz de Baixo? Sobre isso, a autora de Mar de Paixão foi parca em palavras: “Mais tudo, foi uma óptima proposta. Gosto muito da Gabriela (Sobral) e queria voltar a trabalhar com ela”.


E quais serão os novos projectos? “é tudo muito embrionário, mas vou fazer vários projectos, ajudar na ficção”, começa por revelar, confessando ainda: “Adoro telenovelas, mas também adoro séries. Deixem-me escrever, é o que eu gosto de fazer. Tudo o que vier será fantástico”, frisou. Ao que tudo indica, e por aquilo que a comunicação social tem adiantado, Patrícia Müller deverá ser a responsável pela adaptação do remake de uma produção brasileira para a realidade portuguesa, telenovela que deverá substituir Laços de Sangue em meados de Março.


A terminar, a argumentista fez questão de deixar um recado aos seus fãs: “Que continuem a ver as novelas que eu escrevo e faço, independentemente do canal!”


Quiosque: TV 7 Dias

André Nunes feliz com desafio de Carnaxide



Foi na passada semana que se ficou a saber que o Amarelo de Mar de Paixão estava a caminho da concorrência. Uma semana depois surge a confirmação oficial, por parte do actor.


É em entrevista à TV 7 Dias que André Nunes dá como certa a transferência para Carnaxide: “Decidi fazer uma pequena mudança, porque nós, actores, precisamos de ir variando de registo. É um estímulo artístico, para uma pessoa não se ir abaixo”, começa por dizer, acrescentado em seguida: “Não é uma troca de canal para mim. A TVI foi sempre quem me deu grandes oportunidades mas, neste momento, tive uma proposta para um desafio diferente. Estava a precisar de descansar de novelas. Não saí por não gostar da casa, foi dícil para mim”, explicou.


Este novo desafio é, claro está, a série humorística A Família Mata, que a SIC e a SP Televisão já estão a preparar e cujas gravações terão início já em meados de Janeiro e que terá como protagonista José Pedro Gomes.


Ainda assim, André Nunes deixou também umas palavras a André Cerqueira que deixou recentemente de exercer a função de director de programas da TVI: “Desejo que corra tudo bem com o pai dele. O André é um grande senhor da ficção e terá sempre a importância que tem. Ele tem uma grande experiência à frente da ficção. Espero que a TVI não se ressinta muito”.


Quiosque: TV 7 Dias

Fátima Lopes conduz “Há Festa no Hospital”!



É já na próxima terça-feira que a TVI volta a fazer uma emissão especial de Natal, a partir do hospital Dona Estefânia, tal como tem vindo a fazer ao longo dos últimos anos. No entanto, desta vez o programa terá outra apresentadora.


Segundo a TV 7 Dias, Fátima Lopes, que chegou a Queluz de Baixo há bem pouco tempo é a escolhida e ficará assim com o lugar que anteriormente havia sido ocupado por Manuel Luís Goucha, Cristina Ferreira e Marisa Cruz. O Há Festa no Hospital deste ano é já na próxima terça-feira, entre as 14 e as 20 horas.


Um programa em que a palavra de ordem será a solidariedade e que terá como grande objectivo trazer alegria aos que estão mais doentes. A não perder, dia 14 na TVI!


Quiosque: TV Guia

Joana Santos já é exclusiva SIC!



É a grande revelação de Laços de Sangue e já provou porque motivos foi uma aposta da estação de Carnaxide. Talvez por isso, e como forma de compensar o trabalho desenvolvido, Joana Santos assinou um contrato de exclusividade com a SIC.


A notícia é revelada pela edição desta semana da TV 7 Dias. Ao que parece, para além de querer “proteger” a sua nova estrela, os responsáveis do canal pretenderam ainda evitar uma saída para a TVI que, ao que parece, já andava a sondar Joana Santos para o elenco de uma das tramas que o canal prepara para 2011.


Para além da Diana de Laços de Sangue, há pelo menos mais dois actores que já estão no canal e que deverão receber uma proposta de exclusividade, são eles Alexandre de Sousa e Custódia Gallego, que se juntarão aos recentemente confirmados João Ricardo, André Nunes, Helena Laureano e Manuel Cavaco.


Quiosque: TV 7 Dias

Revista de Imprensa 08/12/2010



Bom dia! Seja bem-vindo à Revista de Imprensa desta quarta-feira!


Sofia Alves renova contrato com a TVI


O seu mais recente trabalho em televisão foi uma participação especial em Sedução, e parece que durante os próximos tempos continuará afastada. No entanto, a actriz prolongou o seu vínculo de exclusividade com a estação de Queluz de Baixo.


Quem o garante é a edição desta semana da TV 7 Dias. Apesar de tudo, a mesma revista revela que, por enquanto, não há possibilidades de Sofia Alves marcar presença numa das tramas que a TVI está a preparar. É que o elenco de Anjo Meu já está praticamente fechado e os compromissos de teatro que tem não lhe permitem que entre em A Terceira Vez, que também está em fase de pré-produção. A menos que a sua participação comece apenas a meio da trama.


Ainda assim, é certo que, durante os próximos dois anos, Sofia Alves continuará a ser uma estrela TVI, mantendo-se assim na estação que a ajudou a conquistar o público português, há cerca de dez anos.


Lia Gama elogia Diana Chaves




Uma veterana, outra pertencente à nova geração, mas nem por isso deixam de se respeitar mutuamente. E a prova de que fazem mãe e filha da melhor forma está bem presente nos eloigios que a mais velha faz à mais nova.


É em entrevista à edição desta semana da TV 7 Dias que Lia Gama não poupa elogios a Diana Chaves: “Quanto mais velhos estamos, mais medo temos, e às tantas é o contrário e somos nós, mais velhos, que aprendemos com os mais novos. A gente nova está tão disponível… A Diana é encantadora, é tão bonita… É tão bom trabalhar com ela! Eles são óptimos. As pessoas novas têm uma entrega total. Nós estamos a aprender uns com os outros. Se tiver alguma coisa para lhes ensinar, melhor. Não estou cá para ensinar, estou para aprender com eles o melhor possível. É uma dádiva trabalhar com gente tão talentosa”, começou por referir a Eunice de Laços de Sangue.


E é precisamente com esta personagem que tem uma relação especial: “é uma grande personagem. Ela pensa que perde uma filha. É um papel muito complexo e que tem uma carga dramática para trás, mas tem de seguir o seu caminho. A Eunice tentou organizar a sua vida, ter o seu filho e criar os seus filhos sozinha. É sócia da Inês, tem um restaurante… Toda a trama se desenrola à volta da filha desaparecida e, embora o corpo nunca tenha aparecido, ela acredita que a menina está viva algures. É uma personagem muito rica e esta novela está escrita de uma maneira que nenhuma personagem é linear. Todas têm muito conteúdo e são difíceis de representar. São precisos bons actores e Laços de Sangue tem óptimos, porque é uma novela que exige bons actores e bons directores de actores. É fantástica e eu estou contente”, frisou.


A terminar, Lia Gama deixou um recado à SIC: “A novela é muito bem escrita e é muito boa… muito boa mesmo. A SIC, se investir na novela portuguesa e no horário fixo, tem todos os condimentos para ser uma grande novela e fixar o público.”


CITAÇÃO DO DIA:


“Um Emmy não é o reconhecimento máximo. Falta ganhar como melhores actores e melhores actrizes”


André Cerqueira



Destaque do dia:


Não perca hoje, ao longo de todo o dia a emissão deste ano de Causa Maior, transmitida pela RTP. De manhã, entre as 11 e as 13 horas e de tarde e das 15h15 às 19 horas apresentada por João Baião e Tânia Ribas de Oliveira e à noite, entre as 22 e as 00h15 com Catarina Furtado como anfitriã.



Quiosque: TV 7 Dias

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.

Dezembro, outra vez...

E pronto, chegámos a Dezembro, o mês mais tradicional da televisão portuguesa, em quase nada se arrisca, porque tudo parece já inventado. Chegámos ao mês dos filmes em série, que já passaram 30 vezes na televisão portuguesa, quase todos comédias natalícias, quase todos de qualidade duvidosa e para os quais só temos paciência, porque, enfim, para chatices já basta o que basta.

Chegámos ao mês da solidariedade, em que todos ficamos contagiados por uma hipócrita onda solidária, inexistente durante o resto do ano, e que invade a televisão como a filoxera ataca as vinhas. Elessão concursos a dinheiro que trocam concorrentes anónimos por apresentadores e actores, eles são galas de Natal, intermináveis directos cheios de música popular e popularucha, com quadros humorísticos quase tão gastos como os da revista à portuguesa. Só esta semana são logo três de uma assentada: a Causa Maior (RTP1), na quarta-feira; a Gala de Natal, da TVI, e Natal de Esperança, da SIC, as duas na quinta-feira. Nelas lá vão aparecer os cantores da ordem: de Marco Paulo a Romana, de Ágata a Tony Carreira, de Roberto Leal a João Pedro Pais, dos Anjos a Rita Guerra.

Chegámos ao mês em que a informação, a diária e a de "grande reportagem", ree-dita, em versões reduzidas ou aumentadas, os clássicos da época: uma noite com os sem abrigo; as ceias de Natal dos militares portugueses em missões de paz; os momentos calorosos nas gélidas prisões portuguesas.

Dezembro é, definitivamente, o menos entusiasmante dos meses televisivos. E, contudo, é sempre uma grande aposta das estações televisivas, porque a televisão é um electrodoméstico familiar, e o Natal, dizem, uma festa de família, cheia de paz e entreajuda. É tempo de acreditar. E nós acreditamos...