18 de abril de 2011

Frente a Frente

Boa noite. O "Frente a Frente" desta segunda-feira é marcado por 13 grandes talentos! Na fase final de "Portugal Tem Talento", o Televisão-Opinião dá esta semana destaque às actuações dos finalistas do concurso das noites de domingo da SIC. Consigo, iremos eleger a melhor opinião desta segunda-feira e, de certeza, o melhor concorrente!

Foi o primeiro concorrente a conquistar o passaporte para a grande final e é, provavelmente, um dos maiores exemplos da diversidade de talentos existente no nosso país. Ele não canta, ele não dança, ele não faz ginástica. Na realidade, Filipe Santos tem a exímia capacidade de nos cativar pela panóplia de sons que consegue fazer.

Talvez seja um dos maiores exemplos do beat-box português e foi com uma grande alegria que vi a sua passagem à grande final de Portugal tem Talento. Afinal de contas, se há quem mereça esta oportunidade, o jovem de 22 anos é uma dessas pessoas. Um talento diferente do que estamos habituados a ver e uma humildade enorme que se nota à distâncias. Sim, ele que podia parecer convencido e “rei da coisa”, é, afinal, um simples rapaz, mas com uma enorme dose de talento.

No meu entender, é, claramente, um dos principais candidatos à vitória e, a acontecer, seria bastante justa.




Não era totalmente desconhecido para o público português, contudo o seu talento acabou por levar a que poucos não reconhecessem a sua voz nos últimos meses. Tiago Ribeiro emocionou os telespectadores, arrepiando-os com o seu dom para a música. Na pele de tenor, o concorrente provou ser capaz de captar a atenção do público sobre si durante as emissões de "Portugal Tem Talento". Foi desta forma que conseguiu não só o voto dos portugueses, como a própria confiança do trio de jurados do talent-show da estação de Carnaxide.
Acredito veemente que Tiago Ribeiro conseguirá surpreender os que o seguem e idolatram nesta próxima gala, e demonstrar que no nosso país ainda existe muito talento para descobrir!
Independentemente do resultado final, ele está de parabéns!

Os dois ginastas de Samora Correia e Costa da Caparica são, na minha opinião, duas grandes surpresas. Não pelo talento, que é mais do que muito, mas porque foram os mais votados numa gala em que havia mais candidatos à  vitória final. Todavia, creio que os portugueses estiveram muito bem nesta escolha.

Desde o primeiro casting que fiquei completamente encantado com a prestação destes dois jovens. Sou um grande apai
xonado por ginástica acrobática e vi nestes dois jovens talvez algo que não é habitual ver. A fantástica elegância com que executam cada um dos números. E, tendo em conta que Sofia tem apenas 14 anos, é, de facto, de louvar.

Sinceramente, acho que há concorrentes com mais possibilidades de ganhar, mas, para mim, Gonçalo e Sofia levariam os 100 mil euros para casa.

O seu problema com a gaguez não o impediu de brilhar. Tal como havia acontecido por exemplo, na "Academia de Estrelas", com a concorrente Carina, Ivo Soares surpreendeu tudo e todos ao deixar o seu "problema" para trás das costas. Com o dom do canto, o concorrente agradou os portugueses e os jurados, demonstrando que o talento não tem idade!

Apesar de na segunda actuação não ter brilhado tanto como na primeira, isso não tirou qualquer mérito a Ivo Soares. A meu ver é um excelente candidato à vitória, merecendo por isso o voto dos portugueses para se tornar o eleito de "Portugal Tem Talento"!


Eduardo Marques foi dos primeiros a brilhar no palco de Portugal Tem Talento. A sua voz grave emocionou o júri e os portugueses. O "Paul Potts português" como muitas vezes é chamado criou o seu espaço, a sua personalidade. Tem um potencial enorme, e está na minha opinião ao nível de alguns dos mais importantes cantores líricas italianos da actualidade. Vencedor ou não, fica o mérito por ter dado a conhecer aos portugueses um talento invulgar no nosso país.

Infelizmente, a dança ainda não é muito aplaudida no nosso país. Mas falar da dança dos Momentum Crew é falar mais do que propriamente em dança. Eles fazem algo que não estamos habituados a ver: interpretam situações pouco habituais.
Aquilo que fizeram na semi-final foi, sem dúvida, excelente e arrisco-me a dizer que talvez tenha sido um dos momentos mais altos de todo o programa.  Por isso, foi com bastante alegria que vi o júri dar-lhes o passaporte para a derradeira gala.
Todavia, e tal como disse anteriormente, os portugueses não estão muito “educados” para a dança e não creio que este grupo da Invicta cidade do Porto  levem a melhor, todavia, já votei neles e voltaria a fazê-lo. Afinal de contas eles são exímios naquilo que nos mostram e têm talento para dar e vender!


Foi talvez a surpresa deste concurso! Guilherme Gomes provou que Portugal consegue ter mais talentos do que "simples" cantores ou bailarinos. O jovem de 17 anos, de Viseu, declamou poesia como poucos da sua idade o haviam feito até à data. Com um paixão enorme por versos, e um sentimento do tamanho do mundo a interpreta-los, Guilherme Gomes tornou-se num dos favoritos do público. Numa época em que os jovens são caracterizados pelos seus maus hábitos, pelas condutas desviantes ou despreocupação face às suas obrigações, este concorrente veio demonstrar que também as pessoas da sua idade conseguem revelar interesse por matérias de cultura.
Mais que duas boas prestações, Guilherme Gomes conseguiu passar uma imagem positiva de um ensino com graves falhas. A meu ver, é um justo vencedor, pela sua idade, e pelo seu interesse em poesia, algo raro nos jovens. Parabéns!

O grupo de duplos mostrou a Portugal outro talento muito importante nos dias de hoje. Num país onde a ficção tem uma grande relevância na televisão, os Mad Stunts deram a conhecer uma arte que muitos desconheciam. Mais do que duas geniais actuações, este grupo conseguiu provar que também com uma história se consegue captar a atenção dos telespectadores. Acompanhados pela música, os Mad Stunts demonstraram ser capazes de executar vários tipos de movimento, e em diferentes ritmos. Destaco obviamente aqueles em que o grupo tentou transmitir para o público uma acção em câmara lenta.
Com uma excelente preparação, espero deles mais uma boa actuação no próximo domingo. Pela sua destreza física, e pelos treinos que esta arte exige, merecem o voto dos telespectadores no próximo domingo!

O Armazém Aér(i)o & Afidance provou que nada é impossível. Apesar de os concorrentes poderem ter algumas limitações nos seus movimentos, este grupo de dança conseguiu passar uma mensagem de esperança para todos aqueles que diariamente vivem com alguma defiência. Afinal, ela pode ser um obstáculo ultrapassável! A força que estas pessoas transmitiram foi incrível, não deixando ninguém indiferente. Por esse motivo, tornaram-se os mais votados do directo em que actuarem. É a prova de que o povo português está atento à sociedade, e aos bons exemplo que nela são retratados. O Armazém Aér(i)o & Afidance merece o meu voto, o seu voto, o nosso voto, pela coragem, e pela boa energia que transmitiu para os portugueses. Resta por isso dizer que não foi apenas este grupo que lucrou com a participação em "Portugal Tem Talento", mas principalmente o programa, que ganhou uma componente de familiaridade com os telespectadores incrível!

Tinha eu pouco mais de 7 anos quando os meus pais me levaram pela primeira  vez ao circo. Ao contrário de todas as outras crianças, não me apaixonei pelos  palhaços ou pelos animais. Fiquei completamente “viciado” em magia e, desde esses tempos, não mais deixei de apreciar esta arte.
Ver Andrely na final de Portugal tem Talento é, sem dúvida, um claro sinal de que os portugueses sabem ver o talento que existe entre nós. Pode ser tudo ilusionismo, mas durante as actuações do mágico brasileiro, fiquei com a ideia de que tudo fora feito com a maior paixão que existe. O maior empenho, o maior profissionalismo, a maior emoção. E é isso que gosto de ver em televisão: o sentimento que cada actuação comporta.
Agora que todos já conhecemos a história de Andrely, penso que parte de igual  para igual com os restantes concorrentes. Deverá ele ganhar o talent-show da SIC? Na minha opinião tem tudo o que é necessário para tal e ficaria muito feliz se isso acontecesse!



A dupla de Vila Verde fez o país andar sobre rodas durante as suas duas actuações. Apesar de, na primeira, ter ficado um pouco longe das expectativas, na segunda isso não se verificou. Com uma pequena história por trás, e com uma rapariga à mistura, os Trial Portugal conseguiram mostrar que podiam fazer mais do que saltar por cima das pessoas. Este é ainda um talento pouco conhecido para os telespectadores, o que me leva a desejar acompanhar 
a final de "Portugal Tem Talento" para seguir o último número desta dupla.
Sinceramente, e apesar de no início não me terem surpreendido, tenho que concordar com todos aqueles que os apoiam quando referem que o talento Diogo Pereira e Pedro Araújo é raro, e exige um grande esforço físico! Os dois estão de parabéns!


Os Gimnocerco já não são novos nestas andanças. Têm vários títulos nacionais e já são profissionais em ginástica acrobática. Segundo o que disseram, estão no programa para legitimar a sua posição. E os resultados mostram que estão a ser bem sucedidos! Os números impressionam e fazem os olhos saltar para o ecrã, com tantas voltas e reviravoltas. A preparação física do grupo é evidente e a coesão entre os seus elementos é notável. Rebolem até à final!

Os Feedback foram para mim das actuações mais consistentes e que mais fizeram furor entre o público. Têm um carisma natural e uma agressividade para com os instrumentos invulgar para a idade. Essa paixão e vontade de chegar mais longe chegaram-nos aos ouvidos de todas as vezes que actuaram sob a forma de violentas guitarradas e na percussão. Foram a última actuação apurada para a Final. Serão os últimos os primeiros?


Iniciado um "Frente a Frente", damos por encerrado o anterior. Assim, o duelo que opunha Núria Madruga e Paula Lobo Antunes teve os seguintes resultados:


Núria Madruga, por Tiago Henriques - 78%
Paula Lobo Antunes, por Diogo Santos - 22%





Qual a opinião mais forte deste "Frente a Frente"?online survey