4 de maio de 2009

Debate - Opinião

Está de volta o espaço de opinião no blog. Depois de perguntar qual o vosso ponto de vista acerca das audiências do Tvi24, hoje o tema será um pouco diferente. Tendo em conta as enquetes que se encontram disponíveis no blog, penso que este será um bom debate para os próximos dias.

Depois de 4 anos de Só Visto na Rtp1, consideram que o programa tem futuro?

A Personalidade


Depois de na semana passado a personalidade em destaque neste espaço ter sido Herman José, hoje Manuel Luís Goucha sucede-lhe.



O apresentador que inventou e apresentou em tempos "Praça da Alegria", saiu da RTP sem aviso prévio. Na TVI, depois de fracassar em "Olá Portugal", revelou-se no "Você na TV!", talk show que apresenta actualmente com Cristina Ferreira.

Manuel Luís Goucha não tem papas na língua, quando diz que: "Quando tinha cinco anos já queria ser conhecido. Nunca quis ser médico, nem professor, queria ser conhecido, só isso. Na altura, não se usava levar as crianças ao psicólogo, mas hoje em dia isto seria encarado como uma chamada de atenção. Ficava em frente à televisão como se fosse uma câmara e fazia conversas de horas com amigos imaginários. Só muitos anos mais tarde, já a fazer a "Praça da Alegria" é que me lembrei dessa brincadeira. Acho que ainda ando a brincar, só que, agora, é com pessoas e com câmaras a sério. Por isso, sei que sou um belíssimo profissional", diz o apresentador, com modéstia à parte.

Tem consciência que em televisão, existe um certo prazo de validade do apresentador ou actor; de alguém que dê a cara em televisão por muito tempo. No entanto: "Acho que tenho sabido reciclar-me e acho, também, que o público gosta mais de mim agora do que quando comecei a fazer a "Praça da Alegria". O "Você na TV" permitiu-me mostrar uma faceta que desconheciam em mim... As pessoas descobriram que eu sou sensível, que sou um ser humano solidário e com emoções, como os outros! Confundiam a minha altivez com arrogância e eu não sou arrogante. Simplesmente, não pelo desculpa por ter nascido e não ando de cabeça baixa".

Quando se fala de Teresa Guilherme, o apresentador afirma imediatamente: "Essa não é uma amiga da televisão! A nossa amizade vem de antes e continuou pelo tempo fora." Quando se abre a opção de algum dia Manuel Luís Goucha dizer só, e apenas a verdade, ele confessa: "A Teresa sabe tudo ou quase tudo da minha vida, mas as pessoas que me vêem na televisão não precisam de saber mais do que já sabem. Se eu contasse tudo, perdia o meu lado misterioso e, logo depois, perdia o interesse", falando sobre a sua possível participação no novo programa de Teresa Guilherme, "O Momento da Verdade".

Manuel Luís GouchaUtilizando uma máquina do tempo fictícia, voltamos com o tempo atrás, a 1991, altura em que Manuel Luís Goucha, de cozinheiro virou apresentador. Estreou-se nas manhãs da RTP, e foi aí que o descobriram. Porém, viu muitos virar-lhe as costas, tudo porque acusavam-no de nunca ter dado a Sónia Araújo a oportunidade que ela merecia. Sobre o assunto, Manuel Luís Goucha responde à letra: "A Sónia não era co-apresentadora do programa, era uma espécie de assistente... Como é que podia dividir com ela, um trabalho que era meu? Era eu que preparava o trabalho até à exaustão; por isso, não fazia sentido chegar ao pé dela e dizer: 'Olha, toma lá umas perguntas...' As entrevistas estavam todas contruídas por mim. Já no "Você na TV!" houve dois apresentadores desde o primeiro dia e, felizmente, desenvolveu-se uma relação de afecto entre mim e a Cristina. Podemos dizer que estamos em sintonia."

"O público não percebeu que eu não era - e não sou - funcionário de nenhuma estação televisiva", é o que afirma Manuel Luís Goucha, quando é falado da sua saída sem aviso da RTP. O apresentador salienta ainda que: "O povo só fez as pazes comigo passados dois anos, por isso é que o "Olá Portugal" foi um fracasso. Reconquistei o público com a ajuda do "Você na TV!", que era diferente do que estava a ser feito nas manhãs dos outros canais", explica.

Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira

Se falar do "Você na TV!", e não falar da Cristina Ferreira, é um espanto para Manuel Luís Goucha, que não poupa elogios à apresentadora. Confessa que foi um pouco dificil ao início dividir o protagonismo com Cristina Ferreira, no entanto, aprendeu a dividí-lo. Actualmente, o guião do programa é discutido pelos dois, a maioria das vezes por telefone. Se os dois concordarem, avançam, se não, conversam e acertam as ideias. Goucha também sente-se orgulhoso quando diz que: "Até hoje nunca houve a mínima beliscadura entre nós e isso seria normal entre duas pessoas que trabalham em televisão. Orgulho-me por conseguir dividir o meu protagonismo com ela há quatro anos."

Manuel Luís Goucha não poupa elogios, mas Cristina Ferreira também não: "A minha admiração pelo Manel já vem desde que comecei a vê-lo na televisão. Sempre foi uma referência para mim e, depois, foi meu professor, quando diz o curso.","Fiquei um bocado assustada quando soube que tinha de trabalhar com o Manel. Custava-me muito tratá-lo por tu, na primeira semana, mas hoje em dia posso dizer que ele é um dos poucos amigos que fiz na televisão e que será, certamente, um amigo para a vida, embora não passemos o tempo em casa um do outro."

Muitas são as mulheres 'do Manel', mas existe uma que se destaca na sua vida: D.ª Maria de Lurdes: "A mãe é muito importante. Mãe é matriz", afirma Manuel Luís.

Manuel Luís GouchaSobre a família, explica: "Sou filho de pais separados e, desde os três anos, vivi com a minha mãe, a minh avó e o meu irmão, que tem agora 51. por que é que eu nunca falo do meu irmão, de quem gosto? Porque tive irmão até aos 17 anos, depois vim à minha vida", salientando que a mudança de Coimbra para Lisboa foi importante para a sua vida: "Foi o grande acto da minha vida. A única coisa de que realmente me orgulho foi de ter chegado aos 17 anos e ter tido a coragem de vir de Coimbra para Lisboa, sozinho. Aos dez anos já dizia à minha mãe que um dia teria de me ir embora. Ela ficava horrorizada, porque eu era - e ainda sou! - um menino da mamã! Mas dizia isto porque sentia que Coimbra era demasiado pequena para mim. Já queria que a minha vida tivesse o tamanho do Mundo."

Do irmão, pouco se sabe, e pouco o Goucha fala. Porém, Manuel Luís remata: "Tenho uma boa relação com o meu irmão, mas tenho a minha vida. Eu segui viagem e ele construiu o seu caminho. Casou, teve filhos, mas eu nem sequer sou um bom tio... Posso também dizer que adoro a minha cunhada. Dou-lhe muito valor por ter tirado uma licenciatura depois dos 40 anos. Foi notável! O meu irmão já é mais acomodado...É um trabalhador fantástico, mas acomodado."

Mesmo assim, o apresentador do "Você na TV!", fala e só fala, da sua mãe: "Acho que a minha mãe ainda não tem esta história da separação do meu pai bem resolvida... Na altura, as coisas eram muito mais complicadas do que o são hoje. A minha mãe tinha de ter o que era certo para nos educar e não deixou muita margem ao sentimento. Imaginem uma mulher que era uma 'estampa' sozinha, com dois rapazes para criar e a ser assediada constantemente! Nos anos 60 a sociedade machista olhava para a minha mãe como uma presa fácil. Além disso, trabalhava muito, como manicura. Chegava a ganhar sete contos por mês numa altura em que os ordenados rondavam os 1500 escudos", conta, acrescentando de seguida: "Dela herdei a sensibilidade e, também, alguma rispidez. Penso que ela se tornou um bocado fria para se defender da vida", diz emocionado.

Tanto fala da mãe, mas do pai, a polémica faz-se sentir. Com o pai falecido à dois anos, Manuel Luís Goucha não compareceu ao funeral, e explica porquê: "Nunca tive uma relação com o meu pai. Ele separou-se da minha mãe quando eu tinha três anos e, depois, voltou a casar-se com uma segunda mulher, com quem esteve 40 e tal anos e, essa sim, foi a sua verdadeira relação. Não foi uma pessoa importante na minha vida, não me marcou. Não me deu alegrias, nem tristezas. Morreu e eu não senti nada, porque não se sente a perda de quem nunca se teve. Hoje, tenho pena de não ter feito nada para o conhecer melhor como pessoa, mas ele também não o fez." Mesmo assim, Manuel Luís tenta arranjar uma justificação para a ausência do pai na sua vida: "Ele deve ter-se desgastado no processo de separação e perdeu a vontade de tentar ser pai. Depois, eu também não fiz nada para o conhecer, mas acho que há um lado de mim que herdei dele. O lado de bon vivant, de gostar das coisas boas da vida e de viajar, esse lado irrequieto que me leva a arriscar."

Manuel Luís GouchaPor agora, de férias em Itália numa viagem de 15 dias, por Veneza, Florença e Roma, Manuel Luís Goucha aguarda novos projectos de apresentação na TVI - tal como a Gala de Ficção Nacional - e em Outubro regressa a um novo estúdio no "Você na TV!".


Entrevista retirada da revista Tv7 Dias



Aqui fica um vídeo dos melhores momentos deste apresentador de televisão.


Audimentria - 03/05/2009


Boa tarde. Ontem o dia foi ganho pela Tvi. O concurso Uma Canção Para Ti demonstrou estar a altura de tudo. 18,3% de ratio e 49,7% de share. Uma grande subida depois de várias semanas a ir perdendo algum público. Se o horário muito contribuiu, o facto te ser uma semi final ajudou ainda mais. Quanto à estreia de Febre da Dança na Rtp1 não conseguiu mais que 5,9% de ratio e 15,4% de share. Já Atreve-te a Cantar ficou-se pelos 6,4% de ratio e 19,1% de share.

A tarde foi ganha pela estação de Queluz, com o filme O Código Da Vinci. Ultrapassou os 30% de share. Mesmo assim não deu a vitória ao Jornal Nacional, visto que o noticiário da Rtp1 foi o mais visto como podem ver no quadro em cima.

A Reportagem Sic foi o programa mais visto da estação de Carnaxide, sendo que o filme Click - que tinha obtido cerca de 40% de share quando estreou em horário nobre - desceu para os 21,1%.

A estreia de Os Contemporâneos também não foi auspiciosa: 5,1% de ratio e 13,9% de ratio.