27 de abril de 2009

Audimentria - 17/04/2009


Boa tarde. Ontem o dia foi ganho pela Tvi. Nesta audimetria destaque apenas para dois programas dos 3 canais generalistas.

Na Tvi o destaque vai para o concurso Uma Canção Para Ti, que apesar de ter liderado volta a descer no ratio. Destaco isto, pois não percebo bem a razão de o programa estar a descer aos poucos. Não estou a dizer que o concurso está com maus resultados. Mas parece-me que este grupo não tem suscitado tanta curiosidade por parte do público.
Por outro lado Equador, passa a segundo classificado de Domingo, depois de na semana passada ter ocupado o primeiro lugar. Alcançou 14,7% de ratio e 36,6% de share.

Quanto à Sic, o Jornal da Noite foi o seu programa mais visto com 24,7% de share. Por outro lado o filme exibido depois das 23 horas não fez melhor que 4,5% de ratio e 21,1% de share.

Mesmo com um jogo de futebol a estação pública não conseguiu liderar. Tal como podemos ver no quadro, a partida entre o Futebol Clube do Porto e Vitória de Setúbal alcançou quase 40%.
O mesmo não obteve Conta-me Como Foi - 6,2% de ratio e 16,3% de share.

No total do dia a Tvi ficou com uma média de 29% de share, a Rtp1 com 25,1% e a Sic com 22,4%.

Quanto aos canais de informação, aqui ficam os resultados do dia de ontem:

4º lugar - Sic Notícias - 3,6% de share e uma média de 28,800 espectadores
11º lugar - Rtp N - 1,2% de share e uma média de 10,000 espectadores
Fora dos 15 canais mais vistos - Tvi 24

Notícias

‘Você na TV’: Figurante chega à fala com o Primeiro-ministro

Sócrates promete entrevista à TVI

Uma figurante de ‘Você na TV’ conseguiu o que nem Manuela Moura Guedes nem Manuel Luís Goucha conseguiram. A garantia de que José Sócrates dava uma entrevista à TVI, mas apenas ao apresentador do programa das manhãs da estação.


Para chegar à fala com o primeiro-ministro (PM), durante uma visita ao Palácio de São Bento, no dia 25 de Abril, Isabel usou o nome de Goucha e até levou um recado do governante para o apresentador: a promessa de uma entrevista. Apesar das relações entre Sócrates e a TVI não serem as melhores.

Depois do ‘Jornal Nacional de 6ª’ ter exibido um vídeo onde Charles Smith acusava Sócrates de ser "corrupto", o PM teceu duras críticas ao noticiário apresentado por Manuela Moura Guedes. José Eduardo Moniz, director-geral da TVI, vai levar o caso a tribunal. A subdirectora de Informação processou o PM por difamação.

Sobre o episódio de dia 25, Goucha, que em 2005 integrou a comissão de honra da candidatura do PM, conta ao CM: "Pedi, por duas vezes, entrevista a José Sócrates, através dos assessores. Mas não obtive resposta. Como é óbvio, não mando recados por uma figurante do meu programa. Vou falar com José Eduardo Moniz e ele decidirá se faço ou não a entrevista."

O apresentador considera "hilariante" o expediente da figurante. "Para meter conversa com o PM disse que eu mandava um abraço. Curiosamente, ele pediu para me dar o recado de que iria ao programa e me dava uma entrevista." A rir, Goucha diz ter sido avisado por uma produtora: "Identificámos a Isabel na televisão, pois ela vai ao ‘Você na TV’ há anos. Já falei com ela, e ficou preocupada, pois só queria meter conversa com o primeiro-ministro. Coitadinha. Até chorou."

Ao CM, o gabinete do PM diz que "não há nada a declarar. Foi uma conversa privada".


FRASES

"Sabe quem lhe manda um abraço? Manuel Luís Goucha. Gosta muito de si (...). Queria uma entrevista consigo." - Isabel, Figurante de ‘Você na TV’

"Mas eu vou fazê-la. Diga-lhe que me recordo muito dele, com muita saudade (...). Tenho problemas lá com a estação, mas tenho muita consideração por ele." - José Sócrates, Primeiro-ministro


MAIS DE 146 MIL VIRAM MANUELA

O ‘Jornal Nacional de 6ª’ de dia 24 de Abril cativou mais 146 500 telespectadores do que a entrevista de José Sócrates à RTP 1, no dia 21. Na sexta-feira, o noticiário apresentado por Manuela Moura Guedes registou uma audiência de 1 391 700 (a melhor de sempre), contra 1 245 500 da entrevista ao primeiro-ministro.