28 de outubro de 2010

Ponto M


Boa Noite! Mais uma quinta-feira, mais uma edição de Ponto M.


E hoje, o nosso “modelo” é um dos apresentadores mais adorados pelo público português.


Anima os fins de tarde da estação pública e faz rir toda a gente com a sua boa disposição. Fernando Mendes está hoje na passerelle do Televisão – Opinião!

Simples, simpático, alegre e com uma capacidade excelente de chegar facilmente aos telespectadores que o acompanham, ele é o “rei dos fins de tarde” da estação pública. No ar há já vários anos, se há coisa de que Fernando Mendes se pode alegrar é de ser uma aposta ganha.


Conhecido como O Gordo é já um dado adquirido que é precisamente o seu excesso de peso que marca a sua carreira. Talvez por isso tenha alcançado a proeza de tornar a estação pública líder no horário em que o seu programa é transmitido. A meu ver, a sua forma física é quase que proporcional ao seu estatuto enquanto apresentador. É exímio no que faz e muito humilde.


Tal como todos os profissionais de televisão tamm Fernando Mendes tem uma imagem muito vincada. Ao apresentar um formato que se pretende “light”, descontraído e alegre, teve que arranjar um visual adequado. E, para isso, nada melhor do que um look muito ao jeito dos típicos portugueses: camisa e calças de tecido, por vezes combinados com um blazer.


Ainda assim, há algo que marca a sua forma de vestir: os suspensórios que faz sempre questão de usar. Embora já tenha admitido à imprensa que nunca lhe “passou pela cabeça usar suspensórios no dia-a-dia”, fez tamm questão de deixar claro que estes “são um acessório diferente” e que fazem parte da sua “imagem televisiva”. Ora, nem mais! Alguém imagina Fernando Mendes sem os ditos acessórios? Mais do que ficar à vontade e ser uma forma tipicamente portuguesa de não usar cinto nas calças, o apresentador ajudou a que muitos portugueses passassem a usar e abusar dos suspensórios. E é isso que se pede a um profissional de televisão, que se torne numa espécie de “inspiração” para o seu público.


É claro que a escolha para Fernando Mendes para esta rubrica não foi demasiado obvia, até porque, mais do que elogiar vestidos e visuais de verdadeiras senhoras da nossa praça, há que tamm dar lugar aos não menos bem arranjados cavalheiros. E a cara de O Preço Certo não fica atrás. Até em programas de horário nobre, como Há Festa em ou Carrega no Botão, o seu estilo inconfundível esteve presente!

Não sendo um “deus grego”, nem sendo alto e espadaúdo, é precisamente pelos seus quilinhos a mais que Fernando Mendes tem a graça que tem!

… Três Pontos …


Sabia que…


- Yves Saint-Laurent criou um modelo de salto acrílico transparente com enfeites dourados inspirado numa espécie de aquário sob os pés. Todavia, foi o Rei Sol, Luís XIV de França que lançou a moda, uma vez que usava salto alto, devido à sua estatura?


- De acordo com uma pesquisa feita pela Best Global Brands, entre as 100 marcas mais valiosas do mundo, 14 pertencem à indústria da moda. O melhor lugar é ocupado pela Louis Vuitton, conhecida griffe francesa?


Termina, assim, mais um Ponto M!


Para a semana mais uma cara bem conhecida do pequeno ecrã subirá à passerelle do Televisão Opinião!


Até lá, Boas Modas!

Falar Televisão

Grande mulher!

Qual Manuela Moura Guedes, qual Clara de Sousa. Neste momento e, desde há já algum tempo, Judite Sousa é a jornalista mais influente da televisão portuguesa.

Embora seja directora adjunta de informação da RTP, ela é também a responsável por dois dos programas mais importantes do canal. Quem a vê dar a cara por Vidas Contadas ou Grande Entrevista muitas vezes não imagina o trabalho que está por detrás de tudo isto.


Ela conseguiu uma entrevista com Duarte Lima no ponto certo, Paulo Bento deu a sua primeira entrevista enquanto seleccionador a Judite Sousa e, mais do que tudo isto, ela consegue, semanalmente, mostrar aquelas que são verdadeiras histórias de vida de pessoas com as quais os comuns mortais se identificam.

Chega de telenovelas com bons e maus que são cada vez mais distantes do que a realidade comporta, os portugueses apreciam mesmo é ver histórias como aquelas que a jornalista conta no seu programa de segunda-feira.

Há muito que já andava para lhe deixar estas palavras, não só porque são, efectivamente, merecidas, como também pelo sucesso dos seus formatos. Alguém dúvida de que a má estreia de Sedução não foi “obra” de Vidas Contadas? E alguém não acredita que os resultados mais fracos dos jogos da Liga Europa, da SIC, são “ajudados” por Grande Entrevista? Eu não!

Mas o génio, o mérito, esses são na sua totalidade para quem faz os programas e sobretudo para Judite Sousa que é a prova viva de que um jornalista tem mesmo paixão pelo trabalho que faz. É que não é qualquer um que coordena a vida de responsável, jornalista, apresentador, mãe, filha, esposa, e sobretudo mulher. E é isso que ela é, uma GRANDE mulher!

SÓ Séries - Extra


Regresso a "The Office"

Fãs de "The Office", preparem-se: o eterno amor de Michael (Steve Carrell) estará de volta no episódio especial de Natal, que terá uma hora de duração. A previsão é que o episódio estreie nos Estados Unidos no dia 9 de Dezembro.

O fim de "Medium"?

"Medium" conseguiu escapar do cancelamento em 2009, quando a emissora americana CBS a comprou após ela ser cancelada na NBC. Mas talvez a série não tenha a mesma sorte agora: a CBS cortou a encomenda de episódios para a sétima temporada, que terá apenas 13 episódios.

"Irmãos e Irmãs" - 100º episódio!

"Irmãos e Irmãs" está prestes a chegar a seu centésimo episódio e pessoas ligadas à produção confirmam que um velho conhecido dos fãs da série estará de volta para o episódio histórico: Balthazar Getty.

Esta noite...

... o Ponto vai estar na moda. Às 21:00, o Tiago Henriques e a Vanessa Dias analisam a imagem de uma figura televisiva!
Não perca.

Fala-se - 28/10/2010


Boa tarde! São 15:00, e no dia de hoje Fala-se de...

Mariana Monteiro
A actriz de Queluz de Baixo oficializou o seu namoro com Gonçalo Teixeira. Mariana Monteiro, depois de algum tempo sem dar grandes pormenores sobre a sua vida amorosa, assume agora esta nova paixão.

Segundo a TV Guia desta semana, o casal é visto regularmente perto dos estúdios da Plural, onde a actriz grava Espírito Indomável. "Ele vem trazê-la... E, às vezes, vem buscá-la quando ela não traz carro", confessou uma amiga da actriz à publicação da Cofina.

Ana Lúcia


A apresentadora das madrugadas da TVI explicou à TV Guia desta quarta-feira que, há dois anos, a sua vida mudou radicalmente quando sofreu um acidente de viação.
Segundo Ana Lúcia: "Naquele acidente morreu uma Ana e nasceu outra. Nunca mais deixei de fazer as coisas que queria, quer a nível pessoal quer a nível profissional".

A profissional da estação de Queluz de Baixo, que se sente preparada para novos projectos no canal pelo qual dá a cara, quis assim partilhar esta história com os seus seguidores.

Quiosque: TV Guia

Futuro de Manuela Moura Guedes indefinido


Manuela Moura Guedes, ex-jornalista da estação de Queluz de Baixo, deu esta semana uma entrevista à TV Mais. "Sinto alívio por o pesadelo ter acabado. Tive de chegar à conclusão de que seria impossível integrar-me numa filosofia de informação com a qual não me identifico. Não tenho rigorosamente nada a ver com essa filosofia. Ou ela mudava ou eu mudava. Como eu não mudo...", afirmou a mulher de José Eduardo Moniz à referida publicação.

Em relação ao seu futuro, Manuela Moura Guedes está à espera de novos convites. Depois de ter recebido uma indemnização de tercentos mil euros, a jornalista confessa que está agora no mundo dos desempregados. "Estou num enorme grupo de desempregados, mas seria um insulto estar a comparar-me com quem não tem perspectivas de ver a vida melhorar e tem famílias para sustentar. Graças a Deus, essa não é a minha situação. Tenho um enorme respeito por essa massa de gente que não sabe como é que vai ser o dia de amanhã", explicou.


Depois de um ano de baixa, a jornalista planeia assim ficar em casa, e aproveitar o tempo com a sua família. "Vou continuar a viver o meu dia-a-dia. Vou estar com a minha família", confessou.

Quiosque: TV Mais

Revista de Imprensa - 28/10/2010

Bom dia! Seja bem-vindo à Revista de Imprensa desta quinta-feira.

Fãs de "Ídolos" com concerto cancelado

Os seguidores da terceira temporada do talent-show da SIC viram cancelado o último concerto da Ídolomania, no Campo Pequeno. Segundo a TV Guia desta semana, apenas 59 bilhetes foram vendidos, o que levou Manuel Moura dos Santos a suspender o espectáculo. "A situação em relação ao Campo Pequeno está tão má, que tomei a decisão de cancelar o concerto se até domingo não tiver dois mil bilhetes vendidos. Lamento, mas, com a actual crise, não estou em condições de arcar com tal prejuízo", avançou o júri do Ídolos.
O profissional de Carnaxide acrescentou ainda o seguinte: "No contexto de crise que se vive, as câmaras sem meios, uma nova edição do Ídolos no ar, é normal que isto aconteça. Também me deixei levar pelo lado emocional, os fãs pediram mais um concerto e quis realizar essa vontade. Devia ter previsto essa situação".

Aliado a este facto, está a desistência de Diana Piedade de Ídolomania, no mês passado. Ao que parece, a cantora não esteve predisposta a continuar a actuar com os seus colegas no espectáculo resultante da terceira temporada do talent-show da SIC. "Não quis saber as razões, ela disse apenas que não estava interessada em participar mais. Podia ter sido forçada a continuar, por causa do contrato com a produtora, mas só faz falta quem está", finalizou Moura dos Santos.

Jorge Nuno Pinto da Costa esteve mesmo no passado de Andreia
Foi no último domingo que a concorrente de Secret Story desvendou a todos os portugueses o seu segredo. Tendo sido acompanhante de luxo durante alguns anos da sua vida, Andreia Leal acabou por referir a Júlia Pinheiro que chegou a conhecer um homem, chamado Jorge, pelo qual se apaixonou totalmente. "Foi o grande amor da minha vida, não acredito que vá voltar a amar alguém como amei o Jorge", referiu no confessionário.
Nesta quarta-feira, e pela TV Mais, ficamos a saber que terá sido Jorge Nuno Pinto da Costa o grande amor de Andreia. Quem o afirma é Vasco Oliveira, ex-concorrente de Secret Story: "Dentro da casa, ela estava sempre a falar dele comigo, e referiu-se a ele várias vezes como Jorge Nuno". Por outro lado, o filho de António Oliveira afirma ainda o seguinte: "Além disso, já sabia dessa história antes de entrar para o programa".

De referir igualmente que o romance entre Andreia e Jorge Nuno Pinto da Costa terá ocorrido há cerca de dez anos, alguns meses antes de Carolina Salgado ter aparecido na vida do Presidente do Futebol Clube do Porto.

Citação do dia

"É um grande desafio para mim"

Fátima Lopes, em relação a Agora É Que conta

Curiosidade do dia
São José Correia, presente na nova novela de Rui Vilhena, não está a conseguir conciliar as gravações de Sedução com os ensaios da sua peça de teatro, Elektra. "Estou a ensaiar uma peça, a Elektra, no teatro de Almada... e ando há quatro semanas sem parar. Graças a Deus, a produção da novelas tem-me ajudado. É um crime pedir ao Rui Vilhena para me cortar das cenas, mas tem que ser", confessou a actriz.

Quiosque: TV Mais; TV Guia

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.

Amor arrasado

A novela Meu Amor conseguiu no sábado à noite o seu melhor resultado do ano. Não admira. A novela que reuniu no mesmo elenco Nicolau Breyner, Alexandra Lencastre, Margarida Marinho e Rita Pereira despediu-se dos espectadores portugueses. E logo com a melhor marca do ano: quase 1,8 milhões de portugueses e mais de 55% de quota de mercado. Nos minutos que antecederam a palavra "fim", seis em cada dez espectadores que viam televisão estavam sintonizados na TVI. Um resultado arrasador e que dizimou tudo à volta.

Na RTP1, o segundo episódio de Operação Triunfo (OT), a grande aposta de entretenimento da televisão pública para o Outono/Inverno, não ultrapassou uns impensáveis 11% de share. Já o escrevi aqui na semana passada: fazer da OT uma espécie de Ídolos bonzinho foi um disparate. Perdeu a OT, que marcava a diferença, e ganhou o Ídolos pela inevitável comparação.

Já o programa de Herman José, que juntou um elenco de luxo (Maria João Avillez, Ana Bola e Maria Rueff), nem sequer chegou aos 10 pontos percentuais.

Na SIC, enquanto Lua Vermelha ainda aguentou bem (20%), o especial Pequenos Instantes, Grandes Momentos reduziu a gloriosa história da SIC a uns míseros 13%. Por mais que tente, não consigo entender: eu sei que é difícil programar contra o último episódio de uma novela de sucesso, mas para quê voltar a comemorar o 18.º aniversário da estação com um programa de autoflagelação: a SIC de hoje já não é aquela SIC; a maior parte dos profissionais que por ali passaram em imagens de arquivo já estão noutras paragens. A coisa acaba por ser um bocadinho deprimente: a SIC parece aquelas senhoras das Avenidas Novas de Lisboa, de boas famílias, impecavelmente vestidas e de cabelo armado cheio de laca, mas sem um tostão para viver.