13 de dezembro de 2009

O Protagonista


O Protagonista desta semana é o famoso ogre da última sexta-feira.



Manuel Luís Goucha surpreendeu tudo e todos na Gala de Natal da TVI. Arrisco-me a dizer que foi a estrela da noite. Para além do excelente comunicador que é, fez uma interpretação brilhante. Eu olho para os vídeos e não reconheço o apresentador de "Você na TV!". Não querendo defender que está ali o próximo actor de Portugal, não esperava de todo que um papel daquele calibre fosse atribuído ao "senhor das manhãs". Surpreendeu-me a mim, que o tenho em bastante consideração, e pelos vistos a todos os que assistiram à gala da TVI.
Sinceramente, no início da Gala não estava a achar grande piada. No entanto, e com o desenrolar do programa, percebi
que o papel que Manuel Luís Goucha estava a desempenhar, tendo em conta as suas muitas falas e caracterização, não foi nada fácil.
As horas de ensaio que os seus minutos de ogre devem ter dado, não foram poucas de certeza.

A TVI tem de agradecer, e muito, ao apresentador das suas manhãs. Gostei de ver, e por isso faz sentido que seja o "Protagonista" da semana. Parabéns.. e já agora, "eu odeio o Natal!".



Fique agora com um dos momentos da Gala de Natal da TVI, em que Manuel Luís Goucha dá asas à sua representação!


Fecho

Boa noite. O Fecho desta noite volta a contar com as crónicas de Nuno Azinheira. Após uns dias de pausa, aqui fica mais um dos seus artigos de opinião.
Às 21:00, saiba qual é o "Protagonista" da semana. E já sabe, amanhã não perca igualmente a segunda edição de "Diário de um Ídolo".

Os serões pagões da TVI

O primeiro Natal da TVI sem José Eduardo Moniz transpirou o grande líder por todos os poros. Indisfarçável, está-lhes no sangue. A gala transmitida na sexta-feira à noite, em directo do Casino do Estoril, teve de tudo, mas manteve as características de sempre: muita música, muito disparate e as estrelas da casa a provar os seus talentos em áreas diversas das que estamos habituados a ver. Comecemos pelo fim, as audiências: sucesso absoluto, quase 50% de quota de mercado.

Mas, resultados à parte, a gala teve menos ritmo do que em anos anteriores, abusou de lugares-comuns e piadas fáceis e revelou, aqui e ali, uma realização menos cuidada do que o habitual. O momento em que Rui Veloso, de microfone aberto, diz "então o teleponto não está a funcionar?" não correu bem, vendo-se um assistente a correr para lhe colocar à frente a letra da música.

E depois houve gaffes para todos os gostos, algumas delas justificáveis pelo risco do directo, quando Júlio Magalhães anunciou a actuação das vozes do Canta por Ti quando o programa infantil da TVI se chama Uma canção para Ti, mas outras injusficáveis e graves, como quando Marisa Cruz se referiu aos costumes pagões (sic) do nosso Natal.

Num programa familiar de sexta--feira à noite, embora fosse quase meia-noite, a "merda" que saiu da boca de José Pedro Vasconcelos, ou a simulação sexual da reprise de Tudo o que eu te dou de Júlio Magalhães, também me pareceram a mais.

Mas nada comparado com o manguito que Herman José fez já no final. Um mau gosto gratuito.

Blog da Semana.


O Televisão-Opinião está esta semana em destaque na rubrica do TVI Blog. Para ver mais clique aqui.

Amanhã em "5 Para a Meia Noite"

E os convidados do primeiro "5 Para a Meia Noite" desta semana são:
Boss AC
Maestro Vitorino D'Almeida

A discussão sobre música está garantida!

Eis a capa do 24 Horas de hoje..

Parece que os concorrentes de "Ídolos" estão a despertar interesse às agências de modelos.
Quer saber mais? Clique aqui.

Audimetria - 12/12/2009 (Actualizada)


O dia de ontem foi equilibrado. A diferença entre a TVI, RTP1 e SIC, foi de menos de 3 pontos. Apesar disto, a estação de Queluz de Baixo levou a melhor sobre a concorrência.

"Deixa que te Leve" superou os 48% de share, tendo sido mais vista que "Meu Amor". Ambas obtiveram bons indíces de audiência média, tal como podemos ver no quadro.
O noticiário mais visto foi o da RTP1. O "Telejornal" chegou aos 13% de rating e 38,4% de share, tendo vencido claramente a concorrência. O "Jornal da Noite", tal como mostra a tabela fornecida pela Mediamonitor, ficou longe, mas mesmo assim garantiu o lugar 5, no top dos 5 programas mais vistos de ontem.
De referir por fim a prestação de "O Preço Certo". O concurso apresentador por Fernando Mendes esteve muito bem. Nem ao fim-de-semana, "O Preço Certo" dá tréguas. Ontem chegou aos 12,4% de share, e passou os 40 pontos.

Olhando mais pormenorizadamente para as audiências deste sábado, verificamos que no horário das 19:00, depois da RTP1, ficou o filme exibido pela SIC - "Click -, com 7,3% de rating e 26,4% de share. Por fim, "O Dia em que a Terra Ardeu", na TVI, ficou-se pelos 4,8% de audiência média e 20,6% de share.
Com uma herança baixa, o "Jornal Nacional" acabou por ir abaixo. Ontem obteve 8,9% de rating e 26,2% de share.

No horário nobre, "Conta-me como Foi" esteve abaixo dos 18 pontos, e "Dança Comigo no Gelo" continua a ficar longe das edições anteriores. Ontem não foi além dos 6,3% de rating e 21,4% de share. De referir ainda, na estação do Estado, a prestação de "Voz do Cidadão". Foi o terceiro programa mais visto da RTP1, com 7,5% de audiência média.

Na SIC, "Perfeito Coração" não esteve muito bem. Quedou-se para o décimo segundo lugar dos programas mais vistos do dia, com apenas 6,4% de rating e 19,5% de share.
Quanto a "Rouxinol Faduncho", também não esteve muito melhor - 18,8% de share.

Por fim, de referir a prestação de "Ele é Ela". A série da TVI alcançou um bom share - 35,6% de share-, tendo sido o sétimo programa mais visto do dia, com 8,5% de rating.

O Melhor & Pior da Semana (TVI)

Melhor - "Meu Amor" é a novela sensação do momento na televisão portuguesa, com interpretações fantásticas, diálogos bem escritos, realização bem conseguida e por isso mesmo é líder de audiências. Uma aposta e um risco ainda da era José Eduardo Moniz, que decidiu juntar três das divas da TVI numa mesma novela.
Pior - Ainda só foram para o ar dois episódios do novo programa de José Pedro Vasconcelos, mas não é errado afirmar que "Portugal de Olhos em Bico" é uma aposta falhada. Os jogos são poucos criativos, as piadas raramente fazem rir e os dois Japoneses como figuras centrais não ajudam em nada.

O Melhor & Pior da Semana (SIC)

Melhor - Quando iniciou uma nova etapa nesta semana, é justo reconhecer que "Ídolos" é uma aposta ganha da SIC. Excelentes cromos, bons cantores, júri bem escolhido, produção exemplar, apresentadores satisfatórios e audiências fantásticas.
Pior - "Companhia das Manhãs" continua a ser um dos buracos da programação da SIC. Quando estrearam no mesmo dia, "Companhia das Manhãs" e "Vida Nova" não lideraram mas a verdade é que o programa da tarde já luta pela liderança enquanto o talk show da manhã não chega nem perto dos rivais.

O Melhor & Pior da Semana (RTP1)

Melhor - Marcelo Rebelo de Sousa é um dos melhores comentadores políticos que existem em Portugal e a RTP1 tem o privilégio de poder contar com ele como uma das caras da estação. "As Escolhas de Marcelo" é o programa de análise mais visto da televisão nacional e nesta semana alcançou o máximo de audiência deste ano.
Pior - O magazine social da RTP1 festejou cinco anos de vida, e este é o momento para o programa se renovar com novas rubricas e novo dinamismo. "Só Visto" cujo rosto mais visível é Marta Leite Castro, perde quase sempre para o rival directo, "Fama Show".

Não perca!

Hoje a partir das 10:00, não perca "O Melhor & Pior da Semana".