13 de dezembro de 2009

Fecho

Boa noite. O Fecho desta noite volta a contar com as crónicas de Nuno Azinheira. Após uns dias de pausa, aqui fica mais um dos seus artigos de opinião.
Às 21:00, saiba qual é o "Protagonista" da semana. E já sabe, amanhã não perca igualmente a segunda edição de "Diário de um Ídolo".

Os serões pagões da TVI

O primeiro Natal da TVI sem José Eduardo Moniz transpirou o grande líder por todos os poros. Indisfarçável, está-lhes no sangue. A gala transmitida na sexta-feira à noite, em directo do Casino do Estoril, teve de tudo, mas manteve as características de sempre: muita música, muito disparate e as estrelas da casa a provar os seus talentos em áreas diversas das que estamos habituados a ver. Comecemos pelo fim, as audiências: sucesso absoluto, quase 50% de quota de mercado.

Mas, resultados à parte, a gala teve menos ritmo do que em anos anteriores, abusou de lugares-comuns e piadas fáceis e revelou, aqui e ali, uma realização menos cuidada do que o habitual. O momento em que Rui Veloso, de microfone aberto, diz "então o teleponto não está a funcionar?" não correu bem, vendo-se um assistente a correr para lhe colocar à frente a letra da música.

E depois houve gaffes para todos os gostos, algumas delas justificáveis pelo risco do directo, quando Júlio Magalhães anunciou a actuação das vozes do Canta por Ti quando o programa infantil da TVI se chama Uma canção para Ti, mas outras injusficáveis e graves, como quando Marisa Cruz se referiu aos costumes pagões (sic) do nosso Natal.

Num programa familiar de sexta--feira à noite, embora fosse quase meia-noite, a "merda" que saiu da boca de José Pedro Vasconcelos, ou a simulação sexual da reprise de Tudo o que eu te dou de Júlio Magalhães, também me pareceram a mais.

Mas nada comparado com o manguito que Herman José fez já no final. Um mau gosto gratuito.

2 comentários:

Tiago disse...

Nao concordo de todo com esta cronica de Nuno Azinheiro. A gala deste ano esteve á altura de anos anteriores e atrevome a dizer qe alguns dos numeros deste ano até conseguiram superar os anos anteriores. Quanto a Herman nao me admira a atitude dele, todos sabemos que ele é e sempre se´ra um irreverente nato, o publico está habituado a isso. É um exagero total o que Nuno diz sobbre o humorista. mas sao opinioes !

DS disse...

Eu acho que foi uma boa gala, com uma boa actuação de Manuel Luís Goucha, com um forte José Cid..
..mas que acaba por ser igual a tantas outras. A culpa não é da TVI. Mas o conceito de Gala de Natal está explorado já. Assim como a questão do "Natal nos Hospitais".