24 de abril de 2009

Resultado da enquete


Depois do debate-opinião, aqui ficam os resultados da enquete colocada em linha sobre os resultados do Tvi 24. Apesar de algumas pessoas não estarem a par dos resultados, o facto é que metade dos inquiridos esperavam mais deste canal de informação.

Análise das audiências da entrevista a José Sócrates na Rtp1

O Primeiro-ministro, José Sócrates, foi à RTP1 depois de 4 anos à frente do Governo numa altura em que Portugal vive em recessão económica e num ano em que vão ocorrer 3 actos eleitorais (Europeias, Autárquicas e Legislativas). A entrevista foi conduzida por José Alberto Carvalho e Judite de Sousa.

A entrevista a José Sócrates foi transmitida no dia 22 de Abril, em directo, a seguir ao Telejornal (a partir das 20:50) e teve 64 minutos de duração. Foi o melhor programa da RTP1 nesse dia, com 13.2% de audiência média e 31.3% de share. Cada espectador viu, em média, cerca 30 minutos, ou seja, cerca de 48% da duração total da entrevista.

A RTP1 registou 25.3% de share nesse dia, dos quais 4.58 pontos provêm da entrevista, o que significa que o programa representou 19.5% da audiência do canal no dia.



Fonte: Marktest

Notícias - "Os Contemporâneos" voltam com novas e velhas figuras

Programa regressa aos serões da RTP1, aos domingos, a partir de 3 de Maio. DVD da segunda série será lançado nas primeiras semanas do mês.

Começam na terça-feira as filmagens do primeiro programa da nova série de Os Contemporâneos, que regressa à RTP1 no domingo, 3 de Maio, às 22.15.

"Evolução na continuidade" é o que se pode esperar desta nova série. Confuso? Nuno Markl troca por miúdos: "Se na primeira série andámos um bocado aos papéis, na segunda descobrimos a voz e o tom do programa". Por isso, nos próximos 13 episódios, vão regressar algumas figuras a que os telespectadores já se habituaram - como o popular "Chato" de Nuno Lopes, que manda toda a gente trabalhar -, mas a equipa de actores e autores está já a trabalhar em novas figuras. Sem especificar quais, Bruno Nogueira refere que "há algumas personagens que estão a ser trabalhadas, mas preferimos esperar pela reacção do público para decidir quais serão mais utilizadas". Nuno Markl avança ainda que irá explorar o universo dos instrutores de condução.

"Escrever sobre a actualidade com sentido de intemporalidade" é o grande desafio, explica Nuno Artur Silva, das Produções Fictícias. Máxima repetida por toda a equipa, juntando mais um ingrediente: manter o mesmo nível atingido pelo programa na segunda série.

Para além dos temas mais óbvios, como política e futebol, os elementos da equipa têm assuntos aos quais dão mais atenção. Se Bruno Nogueira prefere pegar numa pequena notícia de jornal e transformá-la num sketch, Nuno Lopes não resiste a chocar as pessoas recorrendo à crítica social, sobretudo utilizando casos concretos. Já Nuno Markl prefere os tipos sociais, em geral, e Eduardo Madeira confessa o seu gosto em parodiar o meio musical.

Ontem, na apresentação da terceira temporada da série, José Fragoso, director de programas da RTP1, classificou Os Contemporâneos como "uma mais-valia para a programação da RTP e uma marca no humor nacional". Defendendo a ideia que um canal generalista tem de dar espaço nobre a este género, prometeu novos projectos humorísticos para breve.

O DVD da segunda temporada do programa está já em produção e deverá chegar às lojas nas primeiras semanas de Maio.