3 de dezembro de 2010

Like & Dislike


Boa noite. Seja bem vindo à edição desta semana do Like/Dislike!


LIKE
Rua, a Minha Casa


Mais uma brilhante peça jornalística da estação pública. Desta vez, a reportagem Rua, a Minha Casa merece a menção honrosa deste espaço de opinião. A ideia foi, no mínimo, original. E o resultado final só poderia ter sido brilhante!

Um excelente modo de transfiguração da realidade, nua e crua, para o pequeno ecrã, tal como a RTP sabe tão bem fazer. Parabéns à Rosário Salgueiro, ao António Antunes e à Vanessa Brizido pela brilhante peça do último Linha da Frente que, apesar de não ter sido a mais vista, foi, de longe, uma das melhores edições do programa de informação da RTP1.



DISLIKE
Grafismo de Natal RTP1



Nesta semana que passou o grafismo das televisões generalistas tornou-se mais natalício. Depois da estação de Nuno Santos já o ter feito, a RTP1 e a TVI também aderiram aos adereços sinos, luzes, pinheiros e neve para complementar o grafismo corporativo. Mas se na estação de Queluz de Baixo esse refresh foi bem conseguido, a RTP voltou a desiludir nesta questão mais técnica. Com uma repetição do separador do último Natal, a televisão pública só veio reforçar a falta de criatividade que detêm neste campo.

Mais um separador pobre, sem rasgo, e que se limita a incorporar desenhos virtuais, não misturando, eventualmente, o virtual com a realidade, como se pode ver em grandes cadeias de televisão pública no resto da Europa.

Pode parecer um mero pormenor, mas televisão também é isto, e em Portugal os grafismos deixam muito a desejar.

Falar Televisão


Medo

Quando leio as declarações levadas a público por Manuela Moura Guedes, que recentemente expressou a sua vontade de trazer consigo para Carnaxide o grosso da equipa que com ela trabalhou na TVI e, em especial, no Jornal Nacional de 6ª, fico bastante receoso.

Tal como a própria Manuela diz, os jornalistas que com ela colaboraram ao longo destes últimos anos em Queluz de Baixo são excelentes profissionais, com provas dadas em sublimes trabalhos de investigação e reportagem feitos a solo. E não é sua qualidade que está em causa. O problema está mesmo no possível conteúdo deste novo formato de Manuela Moura Guedes na SIC, e que, com o passar do tempo, se começa a moldar aos nossos olhos.


Com Manuela reunida dos seus (leia-se, a referida equipa de profissionais), são certamente de esperar episódios tão maus ou piores como os do Jornal Nacional de 6ª. Acusações, calunias, julgamentos em praça publica e ofensas pessoas, enfim, um jornalismo cheio de uma demasiada argumentação ad-hominem, já anteriormente referido e criticado por mim próprio neste espaço de opinião.

Tenho bastante medo que a informação da SIC, no seu cômputo geral, possa vir a ficar bastante prejudicada e denegrida a partir do próximo ano.

Ou será feita uma muito boa gestão na relação entre a informação/ redacção e Manuela Moura Guedes, ou então, um dos principais pontos de interesse da estação de Carnaxide, a informação, começa a apodrecer no meio de polémicas e casos, visíveis ainda há pouco tempo na TVI, onde inevitavelmente os jornalistas são a notícia.

Segredos na Gala de Natal


As notícias sobre a gala de Natal da TVI já começam a chegar à imprensa. A Notícias TV desta semana informa que, no sentido de seguir a ideia base da Casa dos Segredos, a emissão especial da próxima quinta-feira irá presentear os telespectadores com os segredos das caras da estação de Queluz de Baixo. Apesar destes não serem verdadeiros, o canal promete muitas gargalhadas e boas disposição aos portugueses!

Quem também irá marcar presença na gala, serão os 4 Station. A banda composta por José Carlos Araújo, Pedro Carvalhas, Pedro Pinto e João Maia Abreu já está a ensaiar há cerca de uma semana. Segundo o pivô do Jornal da Uma: "Vamos cantar sucessos e haverá ainda uma surpresa. Só queremos divertir-nos e agradar aos outros".

Quiosque: Notícias TV

Esta noite...

... o Pedro Esteves dá mais um Like & Deslike. Não pode perder, às 21:00!

Vítor explosivo!


Depois da entrevista cedida à TV Guia desta semana, o ex-concorrente da Casa dos Segredos faz capa da Telenovelas. "A Ana não é digna", é assim que o funcionário publico descreve a sua ex-namorada. Depois de ver algumas imagens de Secret Story, Vítor chegou à conclusão de que a estudante de Direito teve algumas atitudes incorrectas que puseram em causa a relação entre ambos. "Para mim o namoro também está acabado", confessou à referida publicação.

À Notícias TV, o modelo refere que depois de ano e meio de relacionamento sente-se "solteiríssimo". Vítor acrescentou ainda que as cenas da Casa dos Segredos a que teve acesso acabaram por confirmar algumas acções que poêm em causa a personalidade de Ana Isabel. "Essas coisas deixaram-me bastante triste, confirmando a insegurança, a pressão, as atitudes bruscas que a Ana vinha tendo comigo e outras coisas que me afectaram e deixaram inseguro. Como homem apaixonado que sempre fui tentei sempre contornar isso, mas a Ana falhou", explicou.


Por este e outros motivos, a experiência de Secret Story já faz parte do passado. O objectivo é agora matar saudades da sua filha Lia, de nove anos, e o seu trabalho na EB2/3 do Castelo da Maia.
As oportunidades que vierem com o reality-show da TVI serão agarradas com toda a força, para que lhe tragam frutos no futuro.

Quiosque: Telenovelas; Notícias TV

Fala-se 03/12/2010


Boa tarde e bem vindo ao último Fala-se da semana!

João Baião

Dois meses depois da morte do seu pai, João Baião faz uma antevisão mais triste do que será o seu Natal.

“Este Natal vai ser muito diferente, aliás, mais nenhum será igual, depois da morte do meu pai”, afirma o apresentador que, no entanto, não vai prescindir das prendas de Natal, mesmo numa altura de crise: “Acabo sempre por fazer as compras de Natal nas vésperas e, às vezes, depois do dia de Natal”, afirma.



Merche Romero

Actualmente e em televisão, apenas aparece pontualmente para dar a cara pelas maratonas especiais da SIC, mas nem isso impediu Merche Romero de festejar o seu 34º aniversário.

Foi no passado Sábado, 25 de Novembro, na sua loja no Porto, My Rule, onde a apresentadora reuniu a sua família e, mais tarde e em privado, também com o seu namorado, o conhecido DJ Vibe.

Quiosque: TV Guia, TV Mais


Madalena Guedes Moniz fala sobre a mãe


"Sempre achei um desperdício ela estar fora da televisão. Faz imensa falta e fazia-lhe bem voltar. Ela está melhor e feliz", é assim que Madalena Guedes Moniz comenta o regresso da sua mãe, Manuela Moura Guedes, aos ecrãs televisivos. Segundo a TV Guia desta semana, a jovem de 15 anos afirmou ainda não saber o tipo de programa pelo qual a nova estrela da estação de Carnaxide dará a cara: "Não sei de nada, mas não importa o formato, desde que ela volte aos ecrã, já fico contente".

Por fim, Madalena, que tenciona seguir o caminho da sua mãe no jornalismo, confessou ser uma telespectadora assídua do Ídolos: "Sou fã do programa. Lá em casa, vemos sempre. Gosto da Carolina e da Sandra".

Quiosque: TV Guia

Revista de Imprensa 03/12/2010


Sexta-feira, dia 3 de Dezembro. A última Revista da semana!

 
Fátima Lopes: "Não havia forma da SIC me dar outras oportunidades"


Cinco meses depois da polémica transferência de Carnaxide para Queluz de Baixo, Fátima Lopes reforçou numa entrevista à TV Guia desta semana as razões que a levaram a deixar a SIC, 16 anos depois.

A apresentadora garante que na SIC não conseguia mostrar ao público outras facetas enquanto profissional: “Percebo todas as opções da SIC, mas não havia forma de me darem outras oportunidades para experimentar outros formatos e mostrar ao público que também sabia fazer outras coisas. Mudei para a tarde, por estar a fazer a mesma coisa durante muitos anos. Espero crescer como apresentadora até ao dia em que me aposentar”

Face às acusações de Luís Marques, director-geral SIC, que acusou Fátima de falta de moral dada a rapidez da transferência, a apresentadora não quis fazer grandes comentários: “O meu processo foi diferente do que é normal. Quando os apresentadores querem mudar, normalmente, fazem-se 50 mil reuniões entre cá e lá. Eu não tive vai-e-vem e, por isso, não tinha nada para falar antes. Respeito o Luís Marques, mas não vou entrar em polémicas, porque a minha vida não tem espaço para isso. Os números falam por si”

Desde Setembro no TVI, com o programa Agora É Que Conta, Fátima Lopes faz um balanço extremamente positivo desta viragem de registo e promete novidades para 2011: “A direcção está satisfeita e eu também, por saber o que eles estão a preparar para mim, para o ano que vem”, remata.



Cotrim Figueiredo promete novos formatos para 2011



Apesar das mexidas na direcção de programa, 2011 promete ser um ano de novas apostas por parte da TVI. Quem garante é João Cotrim Figueiredo, director-geral da estação de Queluz.

A terceira série de Depois da Vida e o novo magazine de Susana Bento Ramos, são algumas das propostas com estreia marcada já para Janeiro de 2011, daqui a pouco mais de dois meses: “Não significa que vá tudo para a frente, mas, por agora, não se pode falar em projectos que foram suspensos”, reforça Cotrim Figueiredo que sobre o novo programa de Teresa Guilherme, Sem Perdão, adianta as mexidas que estão ainda a ser feitas no produto: "Este programa foi, de facto, alvo de uma mexida muito grande em termos de formatação. Ainda não estamos satisfeitos com o que estamos a conseguir e, portanto, ainda não há decisão sobre ele"

Cotrim Figueiredo fala enquanto director-geral da TVI e garante que não assumiu, para já, as funções de André Cerqueira.


CITAÇÃO DO DIA
"É uma manifesta prova de lucidez por parte da SIC"
Mário Crespo,
sobre contratação de Manuela Moura Guedes


NÚMERO DO DIA
24,8
Este foi o resultado, em share, da reportagem da RTP Rua, a Minha Casa onde a jornalista Rosário Salgueiro e o repórter de imagem António Antunes passaram várias noites ao relento a par da vários sem-abrigo de Lisboa.


Quiosque: TV Guia, Correio da Manhã, TV Mais

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.

Para a história da televisão

1 A Praça da Alegria, que acaba de comemorar 15 anos, com uma emissão especial transmitida do Palácio de Cristal, Porto, é caso raro de longevidade no entretenimento televisivo. E é normalmente esquecida quando se fala da batalha das manhãs. Injustamente. Jorge Gabriel e Sónia Araújo têm sabido manter a Praça com um impressionante nível competitivo, atestado aliás pela Marktest. No cômputo deste ano, o programa matinal da RTP luta taco a taco pela liderança das audiências com o Você na TV! de Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira. A SIC não conta para este campeonato. Já aqui falei várias vezes da especificidade dos públicos matinais, menos voláteis, menos atreitos ao zapping, mais conservadores nestas escolhas. É um público maioritariamente constituído por donas de casas e espectadores de mais idade, aquele que vê televisão entre as 10.00 e as 13.00. O mérito da RTP está aí: sabe para quem trabalha. Por isso oferece conteúdos que interessam aos seus públicos, descentralizando realidades e trazendo à TV histórias e protagonistas diferentes dos habituais.


2 A Casa dos Segredos pode ser um programa de sucesso. Sobretudo, nas últimas semanas, cresceu em audiências, à medida que o nível foi baixando. Mas não é um programa marcante. Na rua, quando se fala de TV, ninguém fala do reality show. Pode-se falar da novela da véspera, no decote de Rita Pereira, da crise e do FMI. Mas não da Casa dos Segredos. Ninguém se vai lembrar dele daqui a uns anos, como aconteceu com o Big Brother, que era tema de debate acalorado. Este não, não ficará para a história. Resta saber se valerá o preço que custa à TVI. E se fará sentido fazer uma segunda ou uma terceira edição...