3 de dezembro de 2010

Falar Televisão


Medo

Quando leio as declarações levadas a público por Manuela Moura Guedes, que recentemente expressou a sua vontade de trazer consigo para Carnaxide o grosso da equipa que com ela trabalhou na TVI e, em especial, no Jornal Nacional de 6ª, fico bastante receoso.

Tal como a própria Manuela diz, os jornalistas que com ela colaboraram ao longo destes últimos anos em Queluz de Baixo são excelentes profissionais, com provas dadas em sublimes trabalhos de investigação e reportagem feitos a solo. E não é sua qualidade que está em causa. O problema está mesmo no possível conteúdo deste novo formato de Manuela Moura Guedes na SIC, e que, com o passar do tempo, se começa a moldar aos nossos olhos.


Com Manuela reunida dos seus (leia-se, a referida equipa de profissionais), são certamente de esperar episódios tão maus ou piores como os do Jornal Nacional de 6ª. Acusações, calunias, julgamentos em praça publica e ofensas pessoas, enfim, um jornalismo cheio de uma demasiada argumentação ad-hominem, já anteriormente referido e criticado por mim próprio neste espaço de opinião.

Tenho bastante medo que a informação da SIC, no seu cômputo geral, possa vir a ficar bastante prejudicada e denegrida a partir do próximo ano.

Ou será feita uma muito boa gestão na relação entre a informação/ redacção e Manuela Moura Guedes, ou então, um dos principais pontos de interesse da estação de Carnaxide, a informação, começa a apodrecer no meio de polémicas e casos, visíveis ainda há pouco tempo na TVI, onde inevitavelmente os jornalistas são a notícia.

Nenhum comentário: