30 de junho de 2010

Cine-Opinião


Boa noite. Seja bem-vindo a mais um Cine-opinião!

Em exibição nos cinemas - Shirin


Shirin inspira-se na história de amor de uma princesa arménia pelo rei da Pérsia, é uma homenagem às mulheres e um poderoso manifesto político, num país como o Irão em que as estas se apresentam sempre em segundo plano. Cento e catorze actrizes iranianas e uma actriz francesa: espectadoras mudas da representação teatral da peça ”Khosrow e Shirin”, um poema persa do século XII, encenado por Kiarostami.
O desenvolvimento do texto - que sempre apaixonou os espectadores na Pérsia e no Médio Oriente – permanece invisível para o espectador do filme. Toda a história é contada pelos rostos intensos e belos das mulheres que assistem ao espectáculo. Um mapa de ricas e pungentes emoções.
Sem dúvida, uma experiência cinematográfica diferente e enriquecedora.
Este filme é exclusivo do UCI Cinemas.



«Hoover» é o título do próximo filme de Clint Eastwood, uma biografia do polémico fundador do FBI J. Edgar Hoover, que será encarnado por Leonardo DiCaprio. O argumento foi escrito por Dustin Lance Black, recentemente oscarizado por «Milk», mas ainda não foi divulgada a abordagem que a película fará à vida do biografado.

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, o Cine-Opinião entra em linha!

O Mundial da tecnologia

Este Campeonato do Mundo pode não ficar na história pelas grandes partidas de futebol: contam-se pelos dedos de uma mão as partidas verdadeiramente empolgantes nesta competição sul-africana. Mas, para lá dessa praga que o mundo descobriu chamada vuvuzelas, fica marcado seguramente pela qualidade das transmissões televisivas. Irrepreensíveis, na maior parte dos casos.


São muitos os ângulos de abordagem das jogadas: as câmaras-aranha, em que o espectador vê o rectângulo de jogo de cima para baixo, como se de um jogo de computador se tratasse, emprestam uma elegância ímpar ao espectáculo televisivo e tornam claros ao espectador os movimentos técnico-tácticos dos jogadores.


Por outro lado, é muita a informação adicional que é fornecida para casa: o sombreado nas situações de fora-de-jogo que, em 98%, não deixam margem para segundas interpretações; a informação da distância da baliza nos livres directos; a estatística actualizada sobre determinados jogadores e sobre o colectivo são algumas ferramentas que o Mundial da África do Sul tem sabido utilizar com mestria.


É verdade que a hora dos jogos, pelo menos para a nossa realidade, não tem permitido audiências esmagadoras, mas não é seguramente por culpa da televisão. No entanto, hoje se verá, com as audiências do Espanha-Portugal de ontem ao fim da tarde, como um jogo às 19.30 é logo outra loiça. Os operadores de televisão esfregam as mãos de contentes. Só o futebol à noite é que torna verdadeiramente rentável o investimento.

Esta noite..

..a dupla Marta Miranda/Vanessa Dias continua a dar nas vistas com o seu Cine-Opinião! Às 21:00!

Momentos

Boa tarde. O Momento de hoje recorda a segunda oportunidade de Merche Romero na RTP1. O primeiro programa de Factor M foi exibido a 31 de Março de 2007, tendo obtido 3.3% de audiência média e 23% de share. Lembra-se?


António Barreira elogia Lídia Franco


Terminam hoje as gravações de Meu Amor e, como não podia deixar de ser, é tempo de fazer balanços.


É certo que uma das actrizes que mais brilhou nesta produção foi Lídia Franco e, em declarações à TV 7 Dias desta semana, o autor da história enalteceu, precisamente, o trabalho que a veterana actriz desenvolveu.


“Era uma das actrizes equacionadas desde o princípio e ela está simplesmente brilhante. Acho que é a primeira vilã da carreira dela e eu arrepio-me com as cenas que ela faz. Arrepio-me mesmo”, elogiou António Barreira, que ainda descreveu, sucintamente, a personagem que criou: “Estela é uma mulher a quem os sentimentos secaram e isso transforma uma pessoa numa autêntica pedra de gelo”, referiu.

Fala-se 30/06/2010


Boa Tarde! 15 horas é sinónimo de mais um Fala-se!



Rita Pereira


Depois de muitos rumores sobre o seu novo relacionamento, eis que a actriz confirma a boa nova.

Tudo aconteceu durante um dos dias do Sumol Summer Fest, onde Rita Pereira se deixou fotografar ao lado de Miguel Mouzinho para a objectiva da TV 7 Dias.


Será que a fotografia irá calar as bocas mais curiosas, que dizem que a jovem ainda gosta de Angélico Vieira e que o novo “amigo” é apenas uma forma de causar ciúmes no ex-namorado? Segundo a referida publicação, os dois andaram bem juntinhos e trocaram olhares muito cúmplices.


Resta aguardar por declarações da Mel de Meu Amor.




Sofia Ribeiro


Separada de Nuno Janeiro há relativamente pouco tempo, a actriz chegou a ser dada como a nova paixão de António Pedro Cerdeira, que desmentiu de imediato a noticia.


No entanto, parece que a Clara de Meu Amor tem mesmo um novo amor. Segundo a TV 7 Dias, Sofia Ribeiro está perdida de amores pelo manequim português Rúben Rua. A relação é recente, mas segundo fonte próxima da actriz, em declarações à referida revista, “os dois já se conheciam da moda e agora têm passado muito tempo juntos”.


Quiosque: TV 7 Dias

Parabéns, Nicolau Breyner!


Celebra-se hoje o septuagésimo aniversário daquele que é, sem sombra de dúvidas, um dos melhores actores portugueses. Actualmente, brilha como Caetano em Meu Amor, mas já fez muitos outros trabalhos. Recentemente aventurou-se como realizador de cinema, e certamente que fará mais filmes dentro em breve.


Num dia tão especial como este, como não podia deixar de ser, cá estamos para lhe desejar as maiores felicidades




Parabéns, Nicolau Breyner!

Ficção brasileira elogiada por António Barreira


Desde que se soube que SIC e TV Globo fizeram uma parceria para produzir formatos de ficção que muita tinta tem corrido na imprensa.

Se, por um lado, da TVI surgem acusações de a concorrente se preparar para “abrasileirar” a ficção nacional, da estação de Carnaxide vem o desejo de superar a concorrência.


Não entrando em polémicas, o autor de Meu Amor elogiou esta semana, em entrevista à TV 7 Dias, um dos pontos-chave das telenovelas do país irmão, que muito gostava que existisse em Portugal.

Tudo foi dito, quando lhe perguntaram qual o motivo pelo qual escreveu vários finais para a sua mais recente produção: “Obviamente que faço vários finais por vossa causa”, revelou, referindo-se à imprensa, acrescentando depois: “Se fosse como na ficção brasileira, em que as cenas-chave são gravadas à tarde para serem exibidas à noite… Obviamente que aí vocês não iam ter hipóteses de furar o esquema.”

Revista de Imprensa 30/06/2010


Bom dia! São 10 horas e está em linha mais uma Revista de Imprensa!


Nuno Pardal em Morangos com Açúcar VIII


Depois de ter dado vida a Rodrigo Monteiro de Castro, na fase inicial de Espírito Indomável está de volta ao activo. É que Nuno Pardal é um dos nomes confirmados para a oitava temporada da conhecida série juvenil.


Ao que tudo indica, o actor interpretará um dos novos professores da Escola Dom Sebastião, que se preparam para dar as boas-vindas aos novos talentos.

As gravações arrancam já em meados de Julho e a estreia está prevista para o meio de Setembro.


Recorde-se de que a última produção a “longo prazo” de Nuno Pardal em televisão fora em Chiquititas, da SIC.

Super Miúdos termina amanhã

Várias emissões depois, o concurso de Sílvia Alberto conhece esta quinta-feira o seu fim.

Com a tarefa de superar os resultados desastrosos da última temporada de Jogo Duplo, Super Miúdos, embora não tenha feito grandes números, cumpriu com a sua missão. Tanto que José Fragoso apostou numa segunda temporada.


Na semana que se passou, e talvez motivado pelo facto de a estação publica transmitir vários jogos do Mundial 2010, o programa conseguiu superar, por várias ocasiões, os resultados de Salve-se Quem Puder, na SIC.


Mas, se Sílvia Alberto se despede, José Carlos Malato está de regresso. É já na próxima segunda-feira que o apresentador estreia Quem Quer Ser Milionário – Alta Pressão, o substituto de Super Miúdos. Segundo algumas publicações, está em cima da mesa a possibilidade de o concurso com crianças regressar dentro de alguns meses.


CITAÇÃO DO DIA:


“Na verdade, os portugueses têm sabido escolher os concorrentes. Nós temos ajudado no equilíbrio, colmatando, por vezes, as injustiças do publico a nomear bailarinos de grande talento”


César Augusto Moniz

Curiosidade do dia:


Após a passagem por Ídolos, Mariline Hortigueira começa a colher os frutos desta experiencia. É que, desde esse dia, a sua vida mudou. Apesar de ter saído da Clinica Dentária, onde trabalhava como higienista oral, a jovem passou a ter vários convites para presenças em discotecas, bem como já fez várias produções fotográficas. A prova de que o talent-show não ajuda somente à carreira musical.




Quiosque: TV 7 Dias

Para lá das 24


Boa noite! Está em linha a edição de hoje do Para lá das 24!


Aquilo que há muito previa, mas que queria que não se desse, aconteceu nesta terça-feira: o jornal 24 Horas terminou. É o fim de 12 anos de jornalismo “alternativo”, diferente, mas ao mesmo tempo de alta qualidade e da qual era e sou fã.

Foram muito mais de 24 as horas em que o li, “devorei” e que com ele aprendi.


No meu entender, e no de muitas outras pessoas, esta é uma perda não só para a imprensa escrita, como também para a televisão e o mudo do espectáculo. Afinal de contas, era no 24 Horas que, diariamente, havia sempre notícias sobre o pequeno ecrã.

Agora com o seu término, o que será de nós, viciados em televisão? É certo que há revistas especializadas, e há diários generalistas que também dão algum destaque à televisão, mas quanto a mim, é muito pouco.


Confesso que, embora esperasse que isso acontecesse mais dia menos, não o esperava para tão cedo e ao mesmo tempo, surpreendentemente. Até porque, a publicação estava cada vez melhor.

O que será agora das minhas segundas-feiras sem ler a habitual entrevista de Luísa Castel-Branco? Ou das terças-feiras sem a sempre interessante conversa de Teresa Guilherme? Há ainda que ter em conta as não menos boas entrevistas de Pedro Pinto, Júlio Isidro ou Cláudio Ramos, as crónicas dos jornalistas “da casa”, ou os textos de José Carlos Malato.

O 24 Horas auto denominava-se o Jornal das Estrelas e mais do que isso, era também um jornal com estrelas.


No meu grupo de amigos, todos sabiam que era um vício meu “devorá-la”. Por muito que tivesse que fazer, a leitura do 24 Horas tinha que ser sempre feita. Ninguém sabe o que me custaram os dias em que estive fora do território nacional e em que não tive acesso a esta publicação.

É um facto, eu era “viciado” no 24 Horas. Basta perguntar a quem me conhece. Por algum motivo este jornal servia de fonte para vários posts que colocamos on-line.


Hoje, ou melhor ontem, foi um marco na imprensa escrita portuguesa. O dia não deixa de ter 24 Horas, mas a comunicação social perde o 24 Horas.


Oxalá que, em breve, se volte a pegar nesta publicação, no seu conceito, caso contrário poderei sempre dizer aos meus filhos que tive o prazer de acompanhar, de ler, criticar, um jornal que fez despertar em nós, portugueses, um outro lado, que fez com que víssemos determinados assuntos por outro prisma.

Até porque, citando Ana Meireles, a editora de Fecho, “Podem tirar-nos (d)o 24, mas não conseguem tirar o 24 de nós”.


Agora que termino esta crónica, reparo num facto curioso. O nome desta rubrica não podia estar mais adequado. A partir de hoje, passaremos a ver o que está Para lá do 24… Até já, 24 Horas!