13 de maio de 2009

Crónica de TV - Joel Neto

Dobragem nunca mais!

'Oprah' teve tudo: uma tradução cuidada e uma locução cheia de ênfases. Mas faltava a atmosfera.

Há um momento exemplar no programa dedicado por Oprah Winfrey a Kate e Gerry McCann (SIC, na segunda-feira). Seguido pelas câmaras, o casal tem uma reunião com o perito forense que está a desenhar um retrato de Maddie em 2009, altura em que a criança tem (ou teria) seis anos. Então, diz Kate: "Acho que essa imagem nos faz lembrar aquilo que nós perdemos. E sobretudo aquilo que a Maddie perdeu." E acrescenta Gerry: "Se essa Madeleine nos entrasse agora pela porta dentro, seria como se nunca se tivesse ausentado."

É um momento constrangedor. Kate e Gerry estão a olhar para o perito, mas a falar para as câmaras. E o espectador de Oprah, naturalmente, volta a questionar-se: "Até que ponto esta gente está a representar?" Pois é precisamente por isso que a dobragem do programa, em vez da sua competente legendagem, foi um erro crasso. Estava lá tudo o que era possível: uma tradução cuidada, uma locução cheia de ênfases - e ainda as pausas, os tiques e as repetições próprias da oralidade. Mas faltava a atmosfera. Faltavam as profundidades de campo das diferentes falas. Faltava o stereo. E faltavam as subtis nuances de tom, que sempre são o que mais significado tem numa conversa.

Talvez seja por isso que a ficção estrangeira desapareceu do nosso horário nobre generalista: porque temos um índice de iliteracia absurdo e muita gente não consegue sequer perceber as legendas. Mas o programa de Oprah não era ficção, pois não? Pois não?

Fonte: Diário de Notícias

Audimentria - 12/05/2009


Ontem o dia foi ganho pela Tvi, seguida da Rtp1. Em 3º lugar ficou o Cabo com 3 décimas a mais que a Sic.
O programa mais visto foi a novela Deixa que Te Leve, que obteve 19,4 de ratio e 47,9% de share. Flor do Mar a começar mais tarde perdeu público. Veremos como será hoje.
Na Rtp1 o Festival da Canção constou no top5, quarto lugar, obtendo quase 30% de share. Um bom resultado tendo em conta o facto de actualmente este desfile de música não ser vivido como antigamente.
A Sic teve outro dia mau. Das 18:00 até às 24:00 horas o programa com mais share foi o Jornal da Noite - 21,7%. Seguiu-se Três Irmãs com 21,2%, sendo que o Especial Insegurança bateu no fundo - 5,4% de ratio e 13,1% de share. Até Duelo Final teve mais audiência - 5,8% de ratio e 14,3% de share.
Telejornal a fazer 7,5% de ratio e 28,6% de share antes do Festival.
De referir a boa estreia da série O Mentalista na Rtp2 - 2,9% de ratio e 9,2% de share.