14 de junho de 2010

"Camilo, o Presidente" estreia sábado!


Já é oficial a data de estreia da segunda temporada de Camilo, o Presidente! Depois de adiada devido à visita do Papa Bento XVI a Portugal, a série regressa finalmente este sábado, dia 19! E, como forma de compensar os portugueses, a estação de Carnaxide emitirá um episódio duplo!


Ao contrário da primeira temporada, que era emitida às sextas-feiras, a segunda série será emitida, semanalmente, mas aos sábados. Está assim encontrado o substituto de Mesmo a Tempo!


Segunda série de Camilo, O Presidente, estreia este sábado, não perca, logo após Lua Vermelha, na SIC!

Frente a Frente

Boa noite. Seja bem-vindo ao Frente a Frente desta semana. João Baião e José Figueiras estão em duelo!

As minhas memórias de João Baião remetem-me para o Big Show SIC. Era eu uma criança e lá estava sempre a ver os seus pulos, as suas gargalhadas, a sua enorme energia de palco, aos sábados de tarde. Recordo-me de a minha mãe dizer que “aquele homem não para!” Este foi, sem dúvida, o programa que marcou a carreira de João Baião. Quem o vê hoje brilhar na RTP, nunca se esquece dos tempos do Big Show SIC.


Depois deste formato, o apresentador ainda apresentou outros na estação de Carnaxide, como Campeões Nacionais ou A Culpa é do Macaco, entre outros. Mas, o ciclo no terceiro canal chegou ao fim, e, depois de uma curta passagem pela RTP, no passado, o então director de programas do canal do estado, Nuno Santos, resgatou-o. Uma excelente opção por parte do agora responsável máximo da SIC, que conseguiu a proeza de devolver o êxito à carreira de João Baião.

Hoje, ele é uma das figuras máximas da RTP. Conduz as tardes da estação, com Tânia Ribas de Oliveira, naquela que é uma das melhores duplas da actualidade na televisão portuguesa e, apesar de não ser líder, não baixa os braços e tenta sempre mais. A par de tudo isto, é ele, na maioria das vezes, o escolhido para apresentar emissões especiais do canal, como por exemplo o Mega Pick Nick Modelo, Força Portugal ou Verão Total, entre muitas outras. É aqui que vemos a sua genuidade. O quanto gosta do contacto directo com o publico, o quanto puxa por quem está na assistência, a alegria que é para ele apresentar um programa.


Neste aspecto, ele é o melhor. Não tem medo de pular, rir, brincar, fazer “palhaçadas”, não receia aquilo de que muitos colegas têm medo: cair no ridículo. Até porque esta é a sua natureza, ele está sempre a manifestar felicidade, mesmo quando, por vezes, a vida não corre bem, o que já deverá ter acontecido por diversas ocasiões. É na apresentação que João Baião se refugia, talvez para esquecer esses momentos menos bons. E, quem o vê, jamais imagina que ele não está bem. Muito pelo contrário, o apresentador está cada vez melhor.


Odiado por muito pouca gente, mas amado por meio Portugal, ele é João Baião, o verdadeiro animal de palco. Palavras para quê? Basta vê-lo na RTP, se ainda tiver dúvidas!




José Figueiras estreou-se na SIC em 1992, e por lá ficou até hoje. Se há alguns anos fazia parte da fila da frente da estação de Carnaxide, actualmente é apelidado de bombeiro. Pelas suas mãos já passaram a apresentação da metereologia, aquando dos primeiros anos de vida do terceiro canal, a condução de Ai os Homens, Paródia Nacional, Muita Lôco, Juiz Decide, Às Duas por Três, Big Show SIC, A Ganhar É Que a Gente Se Entende, SIC ao Vivo, entre outos. Actualmente dá vida a Alô Portugal na SIC Internacional, um programa dedicado aos lusos que estão espalhados por todo o mundo. O apresentador sente-se feliz por ter o privilégio de contactar com tantos portugueses, e de sentir o carinho que eles lhe transmitem diariamente.

No entanto, e na minha opinião, não chega. O amor à camisola que Figueiras tem pela SIC merece um programa na generalista. E é aí que entra a minha visão sobre as caras jovens. Sou muito a favor de se apostar em sangue novo para a condução de programas nos vários canais, constituir duplas imprevisíveis.


No entanto, quando vejo a RTP1 a colocar na apresentação de Projecto Moda a modela Nayma, ficou pensativo. Não deveria a estação pública apostar em Isabel Figueira ou Helena Coelho, parte da prata da casa? Para quê apostar numa mulher sem formação? Digo exactamente o mesmo na SIC - a constante aposta em caras jovens tem trazido problemas aos mais velhos. Porquê? Traduzo a razão num provérbio: "Quem muitos burros toca, algum fica para trás". Por outras palavras, quanto mais se procurar lançar actores, apresentadores, pivôs na televisão, muitos irão ficar de lado. A "caixinha mágica" que diariamente vemos é afinal um espaço pequeno para tantas pessoas, tantos profissionais que têm o dom de comunicar.


Daí achar que se tenha de ter cuidado na selecção de novos talentos, pois tais apostas têm repercussões nos mais velhos. José Figueiras é um exemplo de um pequeno "esquecido". Interrogo-me tantas vezes porque é que a SIC foi desencantar Francisco Menzes para a condução do Companhia das Manhãs. Eu acho graça às suas piadas, e considero que até tem jeito para apresentar, mas porque é que o terceiro canal foi buscar "mais um"? O talento dos que estavam na casa não chegava? José Figueiras era uma excelente opção. E não me digam que o público não gosta dele, pois não é verdade!


O apresentador do mítico concurso Ai os Homens merecia uma segunda oportunidade. O talento que tem é bastante superior ao de tantos outros que procuram vingar na comunicação. O seu olhar cativa o telespectador, a ternura das suas palavras sabem a veracidade, e a escuta do que os outros dizem soa a atenção. Para quê ir desencantar outros profissionais quando os que deveriam ser escolhidos para apresentar os novos programas estão na casa? É triste..
Acima de tudo desejo boa sorte ao nosso Figueiras, e que a SIC perceba que ele ainda tem muito a dar à estação!


Iniciado um novo Frente a Frente, damos por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da sondagem que opunha as opiniões Fernando Mendes/Nuno Graciano:

Fernando Mendes, por Tiago Henriques - 63%
Nuno Graciano, por Diogo Santos - 37%

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, o Frente a Frente desta semana espera por si!

Cavaleiros andantes

Há algo de profundamente desconcertante nos comentários de Luís Gonçalves da Silva sobre o arquivamento, pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social, da queixa apresentada por Mário Crespo contra o Jornal de Notícias (JN). Considera o membro do Conselho Regulador que é "abusivo" (sic) o arquivamento ser noticiado como unânime, uma vez que ele próprio, apesar de não ter comparecido à reunião em que a decisão foi tomada, é contra ela. Pois eu não vejo melhor razão para ter-se empenhado em ir à reunião - ou então para, caso a ausência fosse verdadeiramente inevitável, ter ao menos enviado uma mensagem aos restantes conselheiros, vincando a sua posição. De cavaleiros andantes incapazes de se chegarem à frente na hora certa, estamos todos cansados. E pior ainda andaria o país se, de cada vez que fosse necessário tomar decisão a sério, se tivesse de esperar que todos os nossos servidores públicos estivessem sentados no seu devido lugar. Como é que funcionava o Parlamento, por exemplo?


Não menos desconcertante, aliás, é a estranheza de Mário Crespo perante o facto de nenhum outro jornal o ter entretanto convidado para escrever crónicas, finda a sua colaboração com o JN. E mais desconcertante ainda é o argumento de que a sua coluna era interessante porque era "controversa". Se tem alguma relevância a decisão da Entidade Regulado- ra para a Comunicação Social sobre a queixa de "censura" que Mário Crespo apresentou, então o estardalhaço que ele fez foi uma deslealdade para com a direcção do JN. Ora, não pode surpreender ninguém que mais nenhum jornal esteja ansioso por ter um colaborador desleal. Eu, se fosse director de um, não estaria.

Merchandising de "Glee"!


Glee é um fenómeno! A série da FOX que em Portugal é transmitida pela FOX Life e pela TVI, vai passar a estar presente em postais, acessórios, material escolar, jogos, puzzles e karaoke para a consola Wii. O lançamento destes produtos está apontado para Outubro, sendo que ainda neste Verão serão colocados no mercados livros da série.
De referir que a primeira season de Glee já terminou, sendo que foram asseguradas mais duas temporadas da mesma. Aos sábados e domingos, os portugueses podem acompanhar a série na TVI, e na FOX Life, respectivamente.

Quiosque: Diário de Notícias

Parabéns, Manuel Cavaco!

Faz hoje 63 anos que nasceu o grande Manuel Cavaco. Actualmente a brilhar em Meu Amor, o actor tem já uma carreira de sucesso, marcada por grandes papéis na ficção portuguesa.


A Manuel Cavaco, toda a equipa do Televisão - Opinião deseja as maiores Felicidades!


Parabéns, Manuel Cavaco!

Às 21:00..


..entra em linha o Frente a Frente da semana! Não perca!

Fala-se 14/06/2010

Boa Tarde! Seja bem-vindo a mais um Fala-se!


Dália Madruga


Depois de se ter reconciliado com o ex-marido em Março passado, a apresentadora da RTP colocou definitivamente um fim no seu casamento.


No entanto, Dália Madruga já tem novo amor. O sortudo é o piloto de ralis Bernardo Sousa, de 23 anos, antigo namorado da actriz brasileira Joana Balaguer. A notícia foi avançada pela revista Lux, mas foi o jornal 24 Horas que mostrou as primeiras imagens dos dois pombinhos, em plena ilha da Madeira.


Em declarações ao referido jornal, a apresentadora não desmentiu a notícia, mas mostrou-se cautelosa a falar sobre o assunto: "Como é uma coisa recente, por enquanto não quero adiantar muito sobre a nossa relação", disse.



Andreia Dinis


Grávida de quatro meses de uma menina, a actriz continua a marcar presença em diversos eventos. E, como não podia deixar de ser, a imprensa continua interessada em saber novidades sobre o estado de graça da Teresa de Perfeito Coração.


Foi em declarações à revista Vidas, que Andreia Dinis revelou que vai receber algumas roupas de Maria, a filha de Cláudia Vieira:"Como a filha da Cláudia Vieira, a Maria, nasceu no Inverno, ela já me disse que eu escusava de comprar muita coisa. A minha melhor amiga também teve uma menina no fim de Janeiro e já me emprestou muita roupinha".

Com tanta curiosidade sobre a bebé, o certo é que a namorada de Daniel Teixeira já só pensa no momento de conhecer a filha. "Estou ansiosa por a ter cá fora, para a ver. Claro que sinto curiosidade para senti-la a mexer-se, porque já me disseram que, nesta altura, os bebés mexem-se imenso, mas essencialmente quero é ver a cara dela", referiu ainda, à mesma publicação.


Quiosque: Vidas, Lux, 24 Horas

Revista de Imprensa 14/06/2010


Bom Dia! Seja bem-vindo à primeira Revista de Imprensa desta semana!



Maternidade com elenco de luxo




É a nova série da RTP, cujas gravações arrancam já esta segunda-feira. Apesar de a estreia só estar agendada para o final deste ano, Maternidade já foi apresentada à imprensa.


Produzida na sua totalidade pela SP Televisão, a série conta com um elenco de luxo. O principal papel, a directora da unidade hospitalar, é de Lúcia Moniz, mas a actriz não é a única estrela da companhia. No elenco feminino estão já garantidas as presenças de: Ariane Garcia, Cláudia Semedo, Custódia Gallego, Isabel Figueira e Patrícia Bull.

Já o lote de actores, também conta com “pesos pesados”: Alexandre de Sousa, Fernando Pires, José Fidalgo, José Mata, Martinho da Silva e Miguel Costa.


Maternidade, uma trama que promete mostrar o outro lado dos profissionais de obstetrícia.


America's Best Dance Crew de volta à MTV

É já hoje à noite que o canal de música estreia a quarta temporada do conhecido programa de dança. A fasquia é alta, uma vez que as edições anteriores deram a conhecer alguns dos melhores grupos de dança dos últimos tempos.


Agora, nove dos mais talentosos grupos de dança dos Estados Unidos da América foram seleccionados para esta batalha, onde terão que dar o seu melhor, caso queiram impressionar o júri.


A não perder, hoje à noite, pelas 22h40, America's Best Dance Crew, na MTV Portugal.


CITAÇÃO DO DIA:


"A TVI dá a liberdade que um actor precisa!"


Maria João Bastos


Curiosidade do dia:


Foi na edição deste sábado do jornal 24 Horas que os portugueses que ainda não conheciam a jovem Micaela Reis, puderam ver uma sessão fotográfica da actriz de Voo Directo, bastante ousada. A produção recriava um ambiente africano, onde decorre o Campeonato Mundial deste ano.


Quiosque: Telenovelas, 24 Horas, Notícias TV

Melissa Freire e Diogo Leal abandonam "Achas Que Sabes Dançar?"

Terminou mais uma gala de Achas Que Sabes Dançar? A noite foi intensa, com excelentes perfomances dos 16 bailarinos finalistas, no entanto o grupo ficou reduzido a 14 concorrentes.


O público teve uma dificil tarefa que à medida que o tempo vai passando se torna cada vez mais complicada. No entanto, houve pares que receberam menos telefonemas. E os menos votados do público foram: Inês Carvalho, Melissa Freire, Tiffanie Jorge, Diogo Leal, João Lopes e Ricardo Pereira.


Após os 30 segundos de solo final, o júri tomou a dificil decisão e resolveu deixar pelo caminho os jovens


Melissa Freire e Diogo Leal