11 de junho de 2010

Os Escolhidos


Boa noite. Estamos quase a chegar à recta final dos Escolhidos. Depois de na semana passada, Cristina Ferreira se ter despedido deste concurso, nesta sexta-feira são apurados mais dois nomeados. Aqui ficam os resultados das votações dos leitores:

"Os nomeados da próxima semana devem ser.."

Judite de Sousa - 29% Vanessa Oliveira - 26%
Paulo Lobo Antunes - 22%
Nicolau Breyner - 17%
Daniel Oliveira - 6%

A jornalista da RTP1 e a Vanessa Oliveira são assim as caras escolhidas para irem a votos até à próxima sexta-feira.

De seguida, é apresentada a análise da semana, com base na seguinte tabela:



Daniel Oliveira e Vanessa Oliveira - Alta Definição e Fama Show falharam. Os resultados das edições desta semana ficaram longe de outros valores alcançados anteriormente. Enquanto o magazine das tardes de sábado se ficou pelos 5,6% de rating, o das de domingo não foi além dos 6,7% de audiência média. Ambos os programas ficaram abaixo dos 30% de share. Depois dos bons resultados que alcançaram nos últimos tempos, Alta Definição e Fama Show acabaram por não conseguir suportar as expectativas que neles estavam depositadas. Daniel Oliveira e as suas meninas estão em terreno negativo nesta semana de Escolhidos.

Nicolau Breyner – O fim de Perfeito Coração provocou alguns estragos na perfomance de Meu Amor. Por exemplo, na quinta-feira, a novela da TVI foi vencida pela da SIC. Enquanto a primeira fez 9,4% de rating e 30,7% de share, a segunda subiu ao top dos 5 programas mais vistos do dia com 11% de audiência média e 36,1% de share. Prova provada de que não é impossível as novelas da estação de Queluz de Baixo ganharem sempre..


Paula Lobo Antunes – Com a novela Mar de Paixão a ser exibida mais tarde, Paula Lobo Antunes viu os ratings da mesma um pouco inconstantes. Se na terça-feira chegou aos 14% de audiência média, na quarta-feira ficou-se pelos 11,5%. De qualquer forma, nota positiva para a produção de Queluz de Baixo que nesta semana esteve em terreno positivo.


Judite de Sousa - Mais uma semana em que nenhum dos programa que a jornalista da RTP1 representa foi para o ar. Torna-se assim impossível de analisar os resultados dos mesmos.


Esta foi a minha avaliação. Resta agora o seu voto para apurar qual das nomeadas vai abandonar Os Escolhidos. Contamos consigo!


Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, Os Escolhidos entram em linha. Não perca!

Grande negócio

Na grelha diária dos canais portugueses, há neste momento 11 novelas. Três à hora de almoço (duas na RTP, uma na SIC), duas à tarde (uma na SIC e outra na TVI), cinco à noite (três na TVI e duas na SIC) e uma ao fim-de-semana (SIC, para lá das da TVI, que também passam ao sábado e domingo). Ninguém duvida que a programação televisiva em Portugal é ancorada, sobretudo nas privadas, neste género de ficção. Mas, pergunto eu, a quem cabe o direito de dizer que é de mais? Aos críticos? Ao público? São os espectadores que têm de responder à questão: e essa resposta é dada cabalmente todos os dias nas audiências.


A verdade é esta: há dois milhões e meio de pessoas em Portugal que seguem as novelas da TVI e da SIC. Gente que, todos os dias, se senta no sofá e vê uma, duas, três histórias. Todas seguidas. Dir-se-á que vêem "aquilo" porque é "aquilo" que lhes dão, como podiam ver concursos, talk shows ou teatro. Admito que, em tese, isso possa ser correcto, mas acho que desvalorizar a capacidade de escolha dos portugueses, numa altura em que o cabo está disseminado por todo o país, é passar-lhes um atestado de estupidez. Recuso-me a contribuir para esse papel.


Os portugueses gostam de novelas. Ponto. E é por isso que o balão não vai estoirar. Nem hoje, nem amanhã, nem, provavelmente, nos próximos 20 anos. Nenhum outro conteúdo de longa duração tem um rácio tão bom: grande audiência versus custo de produção por sessão. Ou seja, junta-se a fome com a vontade de comer. Bom para os espectadores, óptimo para os programadores.

Jamiroquai em "5 para a Meia-Noite"!


É já segunda-feira que 5 para a Meia-Noite regressa aos ecrãs da RTP2. Preparadas estão já algumas surpresas, nomeadamente com alguns dos protagonistas dos festivais de Verão. Segundo Nilton: "Vamos aproveitar os festivais de Verão, para ter convidados estrangeiros. A entrevista com os Jamiroquai está quase garantida". O apresentador revela ainda que o seu espaço incluirá uma nova rubrica da cinema, com uma pitada de humor. A não perder!

Quiosque: Notícias TV

Inês Pedrosa em «Mulheres da Minha Vida»


A conhecida escritora e também directora da Casa Fernando Pessoa vai ser a próxima convidada de Manuel Luís Goucha em Mulheres da Minha Vida, que vai ter como cenário a casa dedicada ao poeta, em Lisboa.
O programa vai para o ar, como habitualmente, no próximo Domingo pelas 21h00!

Julie Sargeant despede-se da TVI


O contrato de exclusividade de três anos que a actriz tinha com a estação de Queluz de Baixo está a terminar. Sem intenções de renovação por parte da TVI, Julie Sargeant diz assim adeus ao canal da Media Capital. Desde que fez parte dos quadros da empresa, a actriz participou em Fascínios, dois episódios de Casos da Vida, Flor do Mar e na sétima temporada de Morangos com Açúcar.
Quanto ao futuro, nada está certo: "Tenho de parar um bocadinho, vou aproveitar Junho e Julho, os meses em que o Cassiano Carneiro (marido) vai sair para gravar (a série República, RTP1)".

Se existem ressentimentos pelo facto da TVI não renovar o contrato, Julie Sargeant responde o seguinte: "A mim não me interessa um contrato, o importante é que eu faço um bom trabalho e que seja cumprido da minha parte com o profissionalismo que me pediram".


Quiosque: Notícias TV

Fala-se 11/06/2010


Boa tarde! Seja bem-vindo ao último Fala-se! Desta semana!



Rita Pereira


Apesar de a jovem continuar a desmentir, é cada vez mais certo que tem um novo namorado. Depois de terem marcado presença no show privado de Will.I.Am, a imprensa desta semana volta a dar conta de que Rita Pereira e Miguel Mouzinho estão mesmo de namoro pegado.


Apesar de tudo, uma amiga da actriz, em declarações à TV Mais, explicou os motivos do silêncio do casal: “Eles estão muito no inicio do namoro, por isso não querem para já assumir publicamente. Acho que em breve deixarão de esconder a paixão que os une.”




Cláudia Borges


A apresentadora de Fama-Show vai ser mãe de um menino e já escolheu o nome: Rodrigo. A notícia foi recebida quando Cláudia fez o rastreio habitual às trinsomias.


Com quatro meses de gestação, a jovem chegou a dizer à imprensa que gostava de ser mãe de uma menina, mas parece que terá que esperar por outra gravidez.


Contudo, Cláudia Borges e o marido, Samuel Fortuna, não cabem em si de contentes e aguardam, com ansiedade, o nascimento do bebé.

Quiosque: 24 Horas, TV Mais

“Sentimentos” termina no final do mês



A trama de fim de noite da TVI ainda está para durar. Apesar de a sua substituta ter estreado no fim de Maio, Sentimentos só se despedirá dos portugueses nos últimos dias do mês de Junho, de acordo com o gabinete de imprensa da estação de Queluz de Baixo.


Quer isto dizer que a história de Diogo e Leonor conseguirá a proeza de estar um ano no ar, uma vez que estreou a 22 de Junho de 2009.


Embora os resultados da telenovela tenham ficado um pouco abaixo das expectativas, é caso para dizer que “Sentimentos dura, dura…”


Quiosque: 24 Horas



Parabéns, Filomena Gonçalves


A cara conhecida que recebe hoje os parabéns é a terrível professora Linda da sétima temporada de Morangos com Açúcar. Neste dia 11 de Junho, Filomena Gonçalves comemora 49 primaveras. Falta apenas um ano para que celebre meio século de existência!


À brilhante actriz, toda a equipa do Televisão - Opinião deseja as maiores felicidades!


Parabéns, Filomena Gonçalves!

Última Hora - Diogo Morgado é o protagonista de "Caminho de Felicidade"


Já está encontrado o par de Cláudia Vieira em Caminho da Felicidade. Diogo Morgado foi o escolhido, sendo que a SIC volta assim a apostar neste casal, tal como havia feito em Podia Acabar o Mundo. A notícia foi dada no programa A Última Ceia, por Rui Unas.
De referir ainda que Diogo Morgado irá participar no filme Mary, Mother of Christ, cujas gravações começam em Julho. É neste sentido que o actor vai ter de conciliar a participação em ambos os trabalhos.

Revista de Imprensa 11/06/2010

Bom dia! Seja bem-vindo à última Revista de Imprensa desta semana!


Maternidades arranca segunda-feira



É já no inicio da próxima semana que começam as gravações da nova série da RTP. Inspirada no formato italiano Naciera, Maternidades relata o dia-a-dia de uma maternidade, nomeadamente as histórias entre pacientes e médicos.


A trama conta com um elenco de luxo. Lúcia Moniz está já garantida no grupo de actores e dará vida a uma médica obstetra, com um passado recheado de dificuldades e que chefia a unidade hospitalar. Patrícia Bull será outra das profissionais de obstetrícia, bem como Isabel Figueira e Cláudia Semedo, apesar de o papel destas duas últimas ainda não ser bem conhecido. Já José Fidalgo interpretará um obstetra que serviu nos Médicos Sem Fronteiras. Outros elementos masculinos bem conhecidos do público farão ainda parte da série.


Estão lançados os argumentos para um trabalho que se espera de sucesso na RTP. A estreia poderá acontecer ainda este ano e, para já, estão garantidos 13 episódios.


Dribla-se na primeira semana de 5 Para a Meia Noite


É já na próxima segunda-feira que o talk-show de fim de noite da RTP2 regressa à antena. Depois de um período de férias, os cinco apresentadores e restante equipa estão de volta com muitas novidades. O cenário será renovado, com alterações a nível estético e existirá mais espaço para o público.


Em relação à segunda temporada, está prevista uma edição do formato exclusiva de rádio, na Antena 3.


Em semana de estreia, os convidados são muito especiais e o primeiro verbo é “Driblar”. Segunda-feira é Jorge Gabriel quem estará sentado no sofá à conversa com Filomena Cautela. No dia seguinte, Fernando Alvim dribla Marta Rebelo e Carlos Martins e, quarta-feira, é a vez de Nilton receber Carlos Cruz. Quinta-feira, Pedro Fernandes estará à conversa com três convidados: o músico Tim e os actores Alexandre Silva e Pedro Górgia. A fechar a semana, Luís Filipe Borges entrevista João Lagarto.


A animação está de volta à antena do segundo canal do estado!


CITAÇÃO DO DIA:


“Como produtora, nunca apresentei um flop televisivo, mas provavelmente isso também não interessa”


Marina Mota

Número do Dia:


820000


É esta a média de telespectadores da telenovela Perfeito Coração, que termina hoje na estação de Carnaxide.



Quiosque: TV Mais, TV Guia, 24 horas

Para lá das 24

Boa noite. O Para lá das 24 de hoje recorda um programa da SIC, que foi transmitido em 2003. Será que se lembra do seguinte refrão: "Eu vou viver, à sombra da bananeira; à sombra da bananeira, o melhor Verão é aqui; à sombra da bananeira!". Exactamente! À Sombra da Bananeira foi um programa apresentado por João Gamboa, que tinha como objectivo colocar em duelo duas equipas. O mesmo tinha como cenário uma praia, e oferecia aos telespectadores Sinceramente, tenho saudades deste tempo, e deste À Sombra da Bananeira. Um programa descontraído, light, divertido, e que sem as histórias dramáticas dos inícios de tarde que os talk-shows normalmente nos oferecem, conseguia divertir-me. João Gamboa não foi a escolha mais acertada para apresentador, mas ele acabava por ser apenas uma peça da aposta da SIC. Afinal, a estação de Carnaxide tinha também como objectivo levar ao telespectador um pouco de calor, de mar, de areia, de sol e de ondas, a todos aqueles que se encontravam em casa.

Se fazia sentido apostar hoje no À Sombra da Bananeira? Não sei, mas a verdade é que desde que o programa foi para o ar há já uns bons anos, a música do genérico nunca me saiu da cabeça. Marcou-me.