2 de março de 2011

Cine-Opinião


Boa noite, seja bem-vindo a mais um Cine-Opinião! Hoje falamos do filme “127 horas”, em exibição nos cinemas.
Tendo sido o grande perdedor da noite dos Óscares, a qualidade de “127 horas” obriga porém a que todo o destaque seja dado a um filme absolutamente extraordinário. Realizado por Danny Boyle (que ganhou o Óscar de melhor filme no ano passado com “Quem quer ser bilionário”), o filme baseado em factos verídicos conta-nos a história de Aron Ralston (James Franco). Extremamente jovem e aventureiro, o montanhista Aron vê toda a sua vida sofrer um rumo inesperado quando, após uma queda num desfiladeiro isolado no Utah, se vê entre a vida e a morte. Completamente isolado do Mundo, incapaz de conseguir o auxílio de alguém, durante os cinco dias seguintes, Aron relembra todos os momentos mais marcantes da sua vida, enquanto luta desesperadamente para sobreviver. À medida que as horas vão passando, o jovem apercebe-se que a sua única salvação será ele mesmo.

“127 horas” é um filme que nos faz repensar toda a nossa perspectiva de vida. Não é, de todo, um filme de conteúdo “light”, facilmente visionado e ainda mais facilmente esquecido. O carácter verídico da história revela-nos o nosso lado mais animalesco, no sentido em que Darwin o colocou um dia ao abordar a luta pela sobrevivência e a diferença entre os mais fortes e os mais fracos. “127 horas” é, sem dúvida, um filme a não perder!

O clássico de Victor Hugo de 1831 "O Corcunda de Notre Dame" vai chegar às salas de cinema, com a produção da Warner Brothers. Esta que quer uma dupla formada pelo actor Josh Brolin e pelo realizador Tim Burton à frente do projecto.

Kevin Costner está prestes a regressar aos filmes para entrar no novo filme do "Super Homem", que terá a marca de Christopher Nolan na produção.

O concurso "Curtas de Cinema Documental Jovem" está à procura de jovens realizadores cujo trabalho mostre uma preocupação com o mundo em que vivemos. Uma boa oportunidade para aqueles que ambicionam um trabalho no mundo da realização!

Até para a semana!

Falar Televisão


No ar há 18 anos...


A TVI festejou no dia 20 de Fevereiro o seu décimo oitavo aniversário e quem também esteve de parabéns foram as transmissões da Eucaristia Dominical e do programa Oitavo Dia, bem como o seu apresentador, o padre António Rego.
António Rego iniciou-se no panorama do audiovisual no programa 70X7, o mais antigo e ainda no activo, da RTP. Em 1993 deu a cara pela segunda televisão privada a aparecer em Portugal, como um dos fundadores e o primeiro director de informação da TVI (onde permanece até aos dias de hoje) que há 18, anos era propriedade de entidades ligadas á igreja.

Hoje em dia, António Rego desempenha a função de realizador e apresentador do programa Oitavo Dia. Filmado em estúdio ou no próprio local da Eucaristia, o cónego percorre o país de norte a sul e de uma forma calma serena e envolvente entra em contacto com a população mostrando a riqueza das suas terras, a cultura e a arte relacionando-as com a religião.
Além do programa de domingo é possível ver António Rego fazer o papel de comentador de questões relacionadas com a igreja, nos blocos informativos da TVI e da TVI24.



O que é certo é que dezoito anos passaram e as ligações da TVI com a igreja fazem parte disso mesmo, do passado. Apesar disso, a estação de Queluz continua a manter viva na sua programação a missa de domingo e Oitavo Dia.
A título de curiosidade, na semana do aniversário da TVI, Eucaristia Dominical marcou presença no top 15 dos programas mais vistos da estação de Cotrim Figueiredo.
É por estas e outras razões que deixo aqui os meus parabéns á TVI por ao longo destes dezoito anos continuar a destinar duas horas semanais da sua grelha de programação para a transmissão da Eucaristia Dominical e de Oitavo Dia, afinal de contas, a sociedade portuguesa ainda é composta por uma maioria católica.

Luís Marinho é o novo director-geral da RTP?


A direcção da RTP está reunida desde as nove e meia da manhã desta quarta-feira. Com a saída de José Alberto Carvalho e Judite de Sousa, muitos problemas estão por resolver, ou melhor, lugares por ocupar. Tal como indicavam os últimos rumores, Luís Marinho está a um passo de ser o novo director-geral da RTP. "A redacção gosta dela. Já cá esteve e a coisa correu bem. É uma escolha pacífica", confessou uma fonte da estação pública à TV Guia desta semana.
No entanto, o cargo de director de informação fica ainda por ocupar. Sem certezas sobre nenhum profissional, a referida publicação começa a eliminar alguns dos possíveis candidatos. Carlos Daniel é um deles pois, mesmo sabendo estar pronto para assumir tal função, não é considerado a melhor opção para a desempenhar. José Rodrigues dos Santos também é uma carta fora do baralho, na medida que "quer ter tempo para continuar a escrever livros". "Porquê?", questiona o leitor. A resposta é simples: "Ganha mais na escrita do que com a televisão".

Por fim, e sobre José Fragoso, o facto de manter uma posição e um lugar que muito o agradam acaba por ter um peso superior ao de aceitar novos desafios. "Ele está bem na direcção de Programas e, apesar de ser uma boa solução para o cargo, não quis arriscar. Ia meter-se num saco de gatos", explicou a mesma fonte.

Resta agora esperar por novos desenvolvimentos no mundo da informação televisiva.

Quiosque: TV Guia

José Alberto Carvalho e Judite de Sousa apresentam-se a 1 de Abril


Se nos finais de Fevereiro a imprensa dava conta da saída de José Alberto Carvalho e Judite de Sousa da RTP, depois de terem aceitado um convite da parte da TVI, sabe-se hoje que os dois profissionais vão começar a exercer funções já no dia 1 de Abril.
Segundo avança o Correio da Manhã, José Alberto Carvalho ocupará o cargo deixado livre por Júlio Magalhães, ou seja, director de informação, enquanto que Judite de Sousa irá ocupar o posto de directora-adjunta. São ainda falados na imprensa outros nomes para integrar a nova equipa da TVI, tais como, Maria José Nunes directora-adjunta de produção.
Com a TVI a apostar forte na informação, a RTP continua à procura de elementos para a direcção de informação, tarefa que parece não estar a ser nada fácil, na medida que correm rumores de José Fragoso não querer acumular mais cargos. Depois de alguns dos possíveis profissionais terem sido colocados fora do baralho por parte da TV Guia, parece que Luís Castro é o nome mais apontado para integrar a direcção de informação da RTP.

Quiosque: Correio da Manhã, TV Guia

Esta noite...

... mais uma noite cinematográfica no Televisão-Opinião. O Cine-Opinião está de volta às 21:00, assim como a dupla Marta Miranda & Vanessa Dias!

"Querida Júlia" aposta na actualidade!


Com a estreia de "Querida Júlia" agendada para 14 de Março, o estúdio tem de começar a ser preparado. Assim, e segundo a TV Guia desta semana, será necessário gravar alguns dos episódios de "Companhia das Manhãs".

Mas as novidades não se ficam por aqui! O novo talk-show das manhãs de Carnaxide irá apostar em forte na actualidade. Temas como o espancamento da ex-mulher de Rui Costa e o quinquagésimo aniversário da Guerra do Ultramar serão destacados nas primeiras emissões de "Querida Júlia". Com a ajuda de Pilar Dias, a apresentadora terá uma colega da TVI a seu lado, em busca de casos com grande interesse por parte do público português.

Com a realidade a ser a protagonista do novo projecto de Júlia Pinheiro, Hernâni Carvalho acaba assim por desempenhar um papel fundamental. Ao que parece, o jornalista terá a seu cargo um espaço semelhante ao de "Companhia das Manhãs", mas com casos ainda mais chocantes, com histórias de vida que não deixem ninguém indiferente. Assim, os espaços de humor serão, numa primeira fase, esquecidos. "O programa não terá sketches de humor", confessou fonte de Carnaxide. Para além disso, os artistas musicais também não serão aposta para esta primeira fase de "Querida Júlia": "Só em casos muito especiais teremos artistas a actuar em estúdio".

Resta agora esperar para verificar se todas estas ideias irão surtir efeito no futuro!

Quiosque: TV Guia

Fátima Campos Ferreira a apresentar "Grande Entrevista"?


Depois de 13 anos na mão de Judite de Sousa, brevemente a "Grande Entrevista" passará a ser conduzida por Fátima Campos Ferreira. A jornalista e apresentadora de "Prós e Contra" irá, segundo a TV Guia desta semana, ocupar o lugar da mulher de Fernando Seabra.
Confrontada com esta situação, ou seja, com a continuação de um programa da sua autoria, Judite de Sousa é directa: "O nome Grande Entrevista é uma marca da RTP, mas o programa nasceu e cresceu comigo. Fui eu que tornei a Grande Entrevista numa marca da RTP. Nenhum dos actuais administradores estava há 13 anos na RTP. Dito isto, ninguém é insubstituível".
É assim com alguma tristeza que a jornalista vê o seu trabalho num outro projecto, mesmo tendo transferido-se para a TVI.

Quiosque: TV Guia

Judite de Sousa provou não ser um "dado adquirido"!


A jornalista da estação pública deu esta semana a primeira entrevista depois da sua saída da estação pública. De forma muito esclarecedora, Judite Sousa confessou que o ambiente na RTP não era o melhor, tendo este sido agravado por uma constante falta de agradecimento aos jornalistas da casa. "Uma das conclusões a que cheguei foi que, por mais que fizesse, por mais programas que colocasse em antena, por mais audiências que conseguisse, a empresa nunca iria olhar para mim de forma diferente", explicou à TV Guia.
Sentido-se como um "dado adquirido", num canal que raramente agradecia o seu trabalho, Judite Sousa acabou por aceitar o convite da TVI. Assim, e confrontada com a imagem de sensacionalismo atribuída à informação da estação de Queluz de Baixo, a jornalista apenas frisa que fará o seu melhor depois vestir a sua nova camisola. "Apenas lhe posso dizer que irei colocar todas as minhas energias ao serviço da TVI. Não vou mudar", explicou à publicação da Cofina.

A mulher de Fernando Seabra não esqueceu igualmente que os cortes no sector público podem sufocar qualquer profissional de televisão: "A RTP é uma grande empresa que merece respeito. Infelizmente, voltou a estar no centro do debate político e isso não é bom, nem para a empresa nem para quem lá trabalha. O ambiente no país à volta do sector público está a ser sufocante".

Assim, "começar de novo aos 50 anos" foi a oportunidade que Judite Sousa viu com o convite da TVI. Ciente de que foi totalmente surpreendida, a jornalista que começa a trabalha antes de Abril, só deseja sucesso para o seu trabalho.:"Foi um convite inesperado, numa fase da minha vida em que eu já não contava que uma televisão privada se 'lembrasse' de mim".

Quiosque: TV Guia

Fala-se - 02/03/2011


Muito boa tarde! Seja bem-vindo à edição desta quarta-feira do Fala-se! Assim, os protagonistas de hoje são...



Sofia Fernandes

A repórter do E-Especial, magazine que completou três anos no último sábado, está solteira. Depois de ano e meio numa relação com João Golegã Prazeres, Sofia Fernandes procura um novo amor.
Dona de uma cara bonita, a profissional da estação de Carnaxide confessa que está a ultrapassar uma fase menos positiva da sua vida: "Acabou o namoro, mas está tudo bem. Os fins das relações são sempre tristes".



Rosa Villa


Um dos seus últimos trabalhos em televisão foi em "Rebelde Way", e desde então a sua vida pessoal tem sido marcado por alguns problemas. Segundo a TV 7 Dias desta semana, o quotidiano de Rosa Villa sofreu várias alterações desde o divórcio com Jorge Estreia. "As noites eram uma cegada, parecia um teatro! Ela metia aí homens dentro, eram preto, brancos, tudo o que aparecesse e, depois, também vinham para aí os amigos da droga, era uma fantochada! E depois era toda a noite, até à uma, duas, três da manhã", explicou uma vizinha, Maria.

Apesar de tais alegações, a actriz não confirmou nem desmentiu a realidade descrita pela referida publicação, agrandecendo que não a incomodassem mais.

Quiosque: TV 7 Dias

Revista de Imprensa - 02/03/2011

Muito bom dia! Seja bem-vindo à "Revista de Imprensa" desta quarta-feira!

Lili Caneças só aceita "Mulheres Ricas" com uma condição!
Depois de termos publicado que a comentadora de "Você na TV!" era uma das possíveis candidatas a participar no novo programa da TVI, Mulheres Ricas", Lili Caneças vem agora explicar que só fechará contrato com uma condição: "É evidente que se for um programa de mulheres ricas, como fizeram em Espanha, eu fico de fora. Toda a gente sabe que não sou rica! Agora, se for sobre uma vida de glamour, participo com certeza! Tenho uma vida interessante, conheço pessoas no Mundo inteiro e sou convidada para festas exclusívissimas. Tenho acesso a coisas e acontecimentos que o dinheiro não dá".
Ciente de que é necessário dar alguma esperança ao povo português, a ex-mulher de Álvaro Caneças não tem dúvidas que a próxima aposta da estação de Queluz de Baixo vingue nas audiências. "As pessoas estão fartas de miséria. Se virem pessoas que vivem bem, podem pensar que se trabalharem, também podem ter uma vida assim", explicou à TV 7 Dias.


Apesar das críticas a "Mulheres Ricas", Lili Caneças vê no programa uma mensagem muito positiva. Não percebeu ainda esta perspectiva? Se a TVI transmitir imagens de pessoas que vivem com alguma qualidade, então esse pode ser um ponto de partida para novo futuro. "Os portugueses são muito acomodados. Se eu consegui realizar os meus sonhos, toda a gente o pode fazer, sem invejas. O sonho também vende", finalizou.


Nicolau Breyner satisfeito com a estreia de "Nico à Noite"



Foi na última sexta-feira que estreou o novo talk-show da RTP. Apesar das audiências não terem sido as melhores, Nicolau Breyner ficou satisfeito com o seu trabalho. "Correu muito bem. Nós queremos sempre mais, mas acho que correu 98 por cento. Só algumas coisas da minha parte poderiam ter corrido melhor, mas é uma questão de afinação. O óptimo é inimigo do bom. Goto deste formato com quase uma hora, pois assim sei que não caio no erro de saturar as pessoas. Desde que haja bons convidados que falem e deixem falar... Talk não quer dizer que seja só o apresentador falar", confessou à TV 7 Dias orgulhoso.


Com um convidado-surpresa em estúdio, Eurico Cebolo, o apresentador referiu ainda que esse é um dos pontos altos do programa, na medida que dessa forma é possível conhecer novos protagonistas das artes em Portugal. "Penso que é uma das nossas grandes apostas entrevistarmos pessoas que tenham óptimas histórias para contar. Levantámos um pouco a fasquia com este primeiro programa, mas vamos mantê-la assim", explicou.

Citação do dia


"Fazia sentido uma gala destas..."


Catarina Furtado, a propósito da 2ª edição do Prémio Autores 2011 SPA/RTP.


Curiosidade do dia

Jorge Roque, o vencedor da quarta temporada de "Operação Triunfo", já marcou a viagem para Boston. O cantor vai assim aproveitar o prémio do concurso da RTP , partindo de Portugal a 8 de Julho. Quanto ao regresso está agendado para 12 de Agosto, depois de cinco semanas no curso música no Berklee College of Music.


Quiosque: TV 7 Dias

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.


Queluz em grande

1. Na TVI, aparentemente, a recessão combate--se com investimento. Apesar dos maus resultados financeiros da Media Capital, o canal de Queluz torna-se agora, e logo a seguir às contratações de José Alberto de Carvalho e Judite Sousa, na primeira estação nacional a dispor de uma aplicação para iPad, iPhone e iPod Touch. Ao todo, estarão disponíveis, nos terminais Apple em que a aplicação seja instalada, mais de 40 notícias com vídeo por dia. Isto para além de tudo o resto que já é normal em projectos desta natureza: imagens em alta resolução, partilha de conteúdos via redes sociais e acesso à programação do canal. Demorou, mas foi: a crise acaba mesmo por trazer benefícios à criatividade da TV nacional, que parte em busca de novos projectos e de novas plataformas. Têm a palavra a RTP e a SIC, caso contrário a expressão "TV nacional" fará pouco sentido aqui.


2. De resto, Queluz acaba de chamar também Alberto João Jardim para comentador da TVI24. Ora, se em alguma coisa as contratações de José Alberto de Carvalho e Judite Sousa surpreendiam, era precisamente em resultado da clivagem entre os seus estilos e o modelo informativo do canal. Pois a chegada de Alberto João ao canal noticioso parece, enfim, lançar alguma luz sobre a questão. Tanto quanto se pode perceber, a TVI vai investir ao mesmo tempo na sofisticação da sua informação generalista e no carisma da informação que coloca no cabo, onde parece mais disposta a uma colagem ao modelo Fox News, populista e inflamado. Ou muito me engano ou comentadores como Braga de Macedo e Pina Moura não vão encaixar especialmente bem. Mas é difícil não aplaudir a sagacidade da estratégia.