2 de março de 2011

Falar Televisão


No ar há 18 anos...


A TVI festejou no dia 20 de Fevereiro o seu décimo oitavo aniversário e quem também esteve de parabéns foram as transmissões da Eucaristia Dominical e do programa Oitavo Dia, bem como o seu apresentador, o padre António Rego.
António Rego iniciou-se no panorama do audiovisual no programa 70X7, o mais antigo e ainda no activo, da RTP. Em 1993 deu a cara pela segunda televisão privada a aparecer em Portugal, como um dos fundadores e o primeiro director de informação da TVI (onde permanece até aos dias de hoje) que há 18, anos era propriedade de entidades ligadas á igreja.

Hoje em dia, António Rego desempenha a função de realizador e apresentador do programa Oitavo Dia. Filmado em estúdio ou no próprio local da Eucaristia, o cónego percorre o país de norte a sul e de uma forma calma serena e envolvente entra em contacto com a população mostrando a riqueza das suas terras, a cultura e a arte relacionando-as com a religião.
Além do programa de domingo é possível ver António Rego fazer o papel de comentador de questões relacionadas com a igreja, nos blocos informativos da TVI e da TVI24.



O que é certo é que dezoito anos passaram e as ligações da TVI com a igreja fazem parte disso mesmo, do passado. Apesar disso, a estação de Queluz continua a manter viva na sua programação a missa de domingo e Oitavo Dia.
A título de curiosidade, na semana do aniversário da TVI, Eucaristia Dominical marcou presença no top 15 dos programas mais vistos da estação de Cotrim Figueiredo.
É por estas e outras razões que deixo aqui os meus parabéns á TVI por ao longo destes dezoito anos continuar a destinar duas horas semanais da sua grelha de programação para a transmissão da Eucaristia Dominical e de Oitavo Dia, afinal de contas, a sociedade portuguesa ainda é composta por uma maioria católica.

Nenhum comentário: